Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Errar é humano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Errar é humano

por Anthìmio » 3/5/2025 16:17

Excelso(s) BearManBull,

Errar é humano e a sua aproximação ao Trading é dos temas mais importantes em que cada um deveria refletir e alocar tempo para isso. De facto o sucesso ou insucesso do trading reside substancialmente na forma como cada um de nós encara o erro; o erro e todas as suas dimensões psicológicas e emocionais,que perturbam o equilíbrio mental no processo da negociação. Estou plenamente convicto de que o domínio, ou o reconhecimento das nossas limitações e o encontrar de mecanismos pessoais para lidar com essas limitações, são os factores mais importantes para se fazer um trading continuo no tempo com um resultado positivo.
Certamente que é importante saber fazer uma análise técnica, e há uma infindável variedade de ferramentas, conceitos e processos de análise, é só escolher. Também há a análise fundamental, e aqui o campo da argumentação é de uma vastidão imensa. Mas no momento em que o nosso dinheiro entra no jogo tudo muda e não bastam essas ferramentas. Com o nosso dinheiro metido na arena, a componente psicológica em todos os seus vetores ganha um relevo extraordinário e, nos caprichos do percurso do Preço, as perceções mudam, os pés nem sempre parecem estar no chão, e aquilo que teoricamente é claro pode deixar de o ser. Esta é a parte mais difícil de todas.
E é aqui também que devemos compreender o que é o Preço. Esse malandro que tem sempre razão mas que nos está sempre a querer enganar e o qual tentamos sempre seguir o mais próximo possível, mas sempre, mais cedo ou mais tarde, acabando por levar uma finta e vê-lo a fugir. E aqui dou o meu primeiro conselho (e único); É preciso saber parar. Parar por semanas e até meses mas nunca, nunca desistir! O erro no Trading é a nossa aprendizagem, é a escola e é um caminho solitário. O que é certo para uns, é errado para outros, cada um tem que encontrar o seu caminho, as suas respostas e os seus mecanismos de defesa. As respostas são individuais e únicas e é preciso sentir as dores.
Saber parar, mais uma vez, na perda. Refletir, encontrar o equilíbrio, pensar, acalmar e continuar. Nunca desistir.
Nos ganhos é igualmente preciso saber parar. Não é uma afirmação descabida; mas cada um terá as suas próprias experiências e ideias. A ganância no trade é também ela um desastre. Parar, usufruir, acalmar, recomeçar. Haverá sempre mais pontos de entrada espetaculares do que aqueles a que poderemos acorrer. Haverá sempre mais marés do que marinheiros.....
Este é o meu contributo para este tópico de grande pertinência!
Obrigado
Anthìmio

Registado: 27/5/2014 23:03

por BearManBull » 2/5/2025 8:30

PIKAS Escreveu:E depois há que ter coragem para o respeitar

Esta parte é a tal machadada que fere o orgulho. Por isso que o trading é para pessoas humildes (mas tenazes e disciplinadas), raramente acredito quem canta muito de galo. Normalmente falam de posições vencedoras mas ocultam as perdedoras.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por BearManBull » 2/5/2025 8:19

PIKAS Escreveu:Qualquer trade a perder 50% é irrecuperável, aliás o erro foi deixá-lo chegar aí.

Sim também me parece que a perda máxima tolerável deve andar na ordem dos 20% a partir desse momento foi p'ro galheiro a probabilidade de recuperar é 1 em 1000 e seria um recuperar em vez de um lucrar.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por PIKAS » 1/5/2025 22:02

Muito boa reflexão, completamente oportuna e muito bem esgalhada.
Também acho que é fundamental um trading plan para uma entrada ( eu tenho sempre, sempre ) e nesse plano devem estar bem delineados os caminhos para a saída, seja com menos ou com mais valias. E depois há que ter coragem para o respeitar ou, sendo bem mais simples, ter ordens pré-definidas porque aí a mão ou a consciência não tremem nem vacilam.
Apesar de não ter nada a ver com isso - o dinheiro não é meu e cada um faz o que quer com o seu dinheiro - fico abismado como é que há investidores que estão a perder 30, 40 ou 50% num trade. Não é possível, não é possível mesmo, mas acontece e vejo isso até por aqui e essas percas são uma das maiores armadilhas do investimento em bolsa.
Exemplificando: compro um título a 10€ e ele cai 50%, logo estará a cotar a 5€. De 10€ para 5€ desceu 50%, é bem verdade. Agora o investidor que caiu nessa armadilha diz-me: " ok, estou a perder mas vai subir 50% e fico empatado ". Não, não, não ficará. Desceu 50% e está a 5€ mas para voltar aos 10€ tem que subir 100% e não os 50% que desceu. Qualquer trade a perder 50% é irrecuperável, aliás o erro foi deixá-lo chegar aí. Agora há que confiar, apenas, na sorte, na mais pura sorte.
Para não cair nessa armadilha é essencial ter um trade planning e respeitá-lo.
Neste mundo ganha-se dinheiro, não é fácil mas ganha-se, mas é muito mais fácil perder dinheiro, mesmo muito fácil. Por isso, também é fundamental preservar o capital nunca deixando um trade ganhador deslizar para trade perdedor.
E depois há a velha máxima: " mais vale perder uma mais-valia que ganhar um prejuízo na carteira ".
Cumprimentos e pronunciem-se.

Registado: 23/8/2006 18:53

Errar é humano

por BearManBull » 1/5/2025 18:37

Uma dos conceitos mais importantes no mercado é auto realização do erro.

Este cliché de que o ser humano está condenado a errar deve ser uma dos axiomas com o qual construímos a nossa estratégia de trading. Digo axioma porque tenho boa margem de segurança para avaliar que qualquer ser humano acaba sempre por cometer erros independentemente da capacidade intelectual, da organização e da dedicação. Podemos quanto muito acreditar que se pode reduzir esse quociente de erros.

Mas vejamos, o que é errar?
Nos mercados para errar é simplesmente estar desalinhado entre a perceção do movimento do mercado e a realidade de como o movimento se acaba por concretizar. Portanto seria por exemplo apostar que um titulo sobe 2 euros para 3 euros quando na realidade o titulo acaba por descer para 1,5 euros. Este movimento não deve ser considerado ad infinitum, a nossa projecção deve ser vinculada com um determinado horizonte temporal. Portanto podemos estabelecer um horizonte que pode ir de alguns minutos a semanas ou mesmo anos.

O que é importante a reter é que quando se compra um titulo deve-se ter claro o critério do nosso objectivo e que se deve ter um plano de saída se esse objectivo não for atingido, que é como quem diz se errarmos na nossa estimativa inicial, aceitar o erro.

Considero que esta humildade de assumir o erro numa posição é uma das principais qualidades para um trader de sucesso. Aceitar-se como humano que erra e não ficar agarrado a posições erróneas (perdedoras) acaba por ser no longo prazo o factor crucial para se ter sucesso nesta actividade.

É impossível controlar todas as variáveis do mercado. A AF não é o único critério que move os mercados e os proprios dados podem estar manipulados. A AT não é determinística e mesmo os grandes maestros AT são confrontados com situações de falsos breaks ou de padrões em metamorfose que começam por exemplo por ter um aspecto de duplo fundo e acabam a convergir numa cunha.

Portanto muito sumariamente num trade é essencial ter um plano e seguir estritamente o delineado nesse plano e se falhar talvez a analise fosse incorrecta, talvez alguma variavel não foi devidamente considerada, talvez não se domine a informação completamente mas o que não se pode fazer é cair na auto flagelação de impor à mente humana o critério inatingível de alcançar 100% de sucesso.
― Leon C. Megginson

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: niceboy e 175 visitantes