Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NÃO VAI HAVER GUERRA...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por João Carvalho Fernandes » 27/1/2003 13:00

Concordo que o mais provável é haver guerra; só que não acho que seja agora, porque os custos económicos seriam enormes!

Abraços.

Registado: 10/11/2002 12:02

acho que não....

por SMALL » 27/1/2003 12:43

infelizmente, a máquina da guerra parece um comboio com muita massa em movimento. Não deve ser possível parar a besta.

Além disso, os custos para voltar atrás também são muito altos. Sobretudo porque sabem que mais tarde ou mais cedo TÊM de gastar as armas e munições que andaram a fabricar estes últimos anos. Se não há guerra, não há $$$$$ para as eleiçoes americanas.
SMALL

Sinceramente...

por Curare » 27/1/2003 12:43

Acho que o Bush não estava à espera de tanta contestação pública, e por isso não vai ter outro remédio senão arranjar uma maneira de adiar (para já) as coisas, e eventualmente desistir de rebentar com o Iraque, mas de uma forma que não o faça perder a face perante os americanos...

Até o Blair já anda a dizer que é preciso dar mais tempo aos inspectores...

De qualquer maneira, e no que diz respeito aos mercados, acho que a queda de sexta foi muito motivada pelo "início da guerra" esta semana, e acho que isso não vai acontecer. O resultado prático é bem capaz de ser o início de uma correcção nos próximos dias, a partir do momento em que se souber a conclusão do relatório do Blix...

Abraço.

Registado: 5/11/2002 12:54

caro joao

por pereira » 27/1/2003 12:31

os seus argumentos parecen-me bastante bem observados, so k estando bush no comando das operaçoes qualquer argumento por muito forte k seja nao lhe tira as "ganas" de sangue (leia-se petroleo iraquiano) .
pereira

Confesso que é a primeira vez

por ABsurdo » 27/1/2003 12:28

que vejo explanada essa teoria. Como qualquer teoria 'adivinhatória' poderá parecer um pouco ilusória, mas neste caso, pela sua fundamentação algo simples mas realista parece-me ter uma grande dose de verdade :wink:
Os meus cumprimentos e um abraço

ABsurdo 8-)

Registado: 14/11/2002 11:49

NÃO VAI HAVER GUERRA...

por João Carvalho Fernandes » 27/1/2003 12:22

...pelo menos nos próximos 2/3 meses.

A invasão do Iraque nesta altura iria implicar uma longa recessão. Por isso os EUA, ponderando os prós e os contras, dificilmente atacarão agora.

Concretizando brevemente as razões que me levam a pensar assim, constato:

 A greve geral na Venezuela reduziu fortemente o volume de petróleo extraido.
 O inverno rigoroso levou a aumento do consumo de produtos petrolíferos.
 Há uma grande crise nuclear no Japão (por razões de segurança já foram encerradas 18 centrais nucleares).

Estes três aspectos conjugados levam-me a pensar que um ataque nesta altura seria levar o petróleo para um valor próximo dos 100 dólares o barril, o que seria um perfeito suicídio económico!

Assim, acho que enquanto durarem os problemas na Venezuela, o Sadam Hussein pode dormir descansado!

Registado: 10/11/2002 12:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Google [Bot], Heldroo, HFCA, karaya75, Phil2014, TTM62 e 172 visitantes