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Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 6/4/2025 11:29

Kawasaki revela um veículo do futuro



https://x.com/creapills/status/19085377 ... ut%3Ablank
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 31/3/2025 18:31

MVP Escreveu:Quem me dera 80-90% :lol:


Os carros deviam ter poucos kms e fizeram uma condução aborrecida.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 31/3/2025 18:30

m-m Escreveu:O teste que apresentaste tem apenas condução em AE, que por sinal é onde os elétricos se sentem menos à vontade...


Porque?

Até entendo a grandes velocidades mas o teste foi feito nos limites da lei ou seja deve ter sido numa velocidade média que nem chegou aos 100km/h (pararam muitas vezes).
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MVP » 31/3/2025 17:20

BearManBull Escreveu:

Os fabricantes mentem sobre a autonomia máxima chegando a real a ser 80% da anunciada. A Tesla anda na ordem dos 90%.


Duvido desses numeros. Salvo melhor opinião, a minha experiencia com um EV é de conseguir até 65% da autonomia anunciada em trajeto misto (urbano e AE), e já com alguma "poupança", senão era 55-60%

Quem me dera 80-90% :lol:
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por m-m » 31/3/2025 17:19

A autonomia anunciada pelos fabricantes é o resultado de um teste normalizado conhecido como WLTP, que combina circulação em cidade, fora da cidade e autoestrada numa proporção fixa: https://pplware.sapo.pt/informacao/o-que-e-e-como-funciona-o-teste-wltp/

O teste que apresentaste tem apenas condução em AE, que por sinal é onde os elétricos se sentem menos à vontade...

Agora, também é verdade que o WLTP é demasiado optimista, e vai ser alterado em breve.
Editado pela última vez por m-m em 31/3/2025 17:21, num total de 1 vez.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 31/3/2025 15:14



Os fabricantes mentem sobre a autonomia máxima chegando a real a ser 80% da anunciada. A Tesla anda na ordem dos 90%.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por caldeirum » 10/3/2025 21:24

Sinedrio Escreveu:Chineses os campeões da imitação...


Devíamos fazer o mesmo.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 10/3/2025 21:11

Autoeuropa vai produzir elétrico de 20 mil euros - Automóvel - Jornal de Negócios

A fábrica do Grupo Volkswagen em Palmela vai ter a cargo a produção do iD.Every 1, o automóvel elétrico com um preço de 20 mil euros.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 22/2/2025 8:39

Eu tenho estado à espera do eléctrico perfeito e pouco a pouco …os actuais vão ser lixo , não acredito que um dia sejam obras de coleção .

 “A Renault desenvolveu uma inovação chamada “Fireman Access” para facilitar o combate a incêndios em veículos elétricos e híbridos. Este sistema consiste numa abertura selada no invólucro da bateria que permite aos bombeiros introduzir água diretamente no seu núcleo em caso de incêndio, reduzindo o tempo de extinção de várias horas para cerca de cinco minutos. 

Além disso, a Renault decidiu disponibilizar gratuitamente a patente desta tecnologia para toda a indústria automóvel, com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária global. 

Outra inovação relevante é o “SD Switch”, um interruptor mecânico que desliga a bateria do circuito elétrico, garantindo segurança adicional durante intervenções de emergência. 

Estas soluções resultam de uma colaboração contínua entre a Renault e os bombeiros desde 2010, visando aprimorar a segurança e a eficiência nas operações de resgate envolvendo veículos elétricos. 
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Sinedrio » 7/2/2025 18:01

Chineses os campeões da imitação...
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 7/2/2025 17:56

Xiaomi quer acelerar produção de veículos elétricos após sucesso do SU7 - Empresas - Jornal de Negócios

A Xiaomi lançou o SU7 em março de 2024, e as vendas excederam até as previsões internas da empresa, ultrapassando as 135 mil unidades até ao final do ano passado.



Vende bem. Mas, se calhar, metade do crédito devia ir para a Porsche...

MarcoAntonio Escreveu:O Porsche Taycan e o Xiaomi SU7.

Ou é ao contrário?...


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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 2/2/2025 19:01

Para os a Hidrogénio ainda está pior ‘

“ Na Toyota, as vendas são tão baixas que o fabricante acaba de implementar um desconto espetacular na Califórnia, um estado tradicionalmente na vanguarda das energias alternativas nos EUA: um desconto de 70% no preço de venda do carro, exibido US$ 17.000 em vez de US$ 51.285! Em sua versão premium Limited, passa de 68.210 para 25.210 dólares.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 7/1/2025 17:00

Sony apresenta o seu primeiro carro elétrico. Afeela custa mais de 80 mil euros - Automóvel - Jornal de Negócios

Após a Xiaomi, outra empresa famosa de um setor diferente aventura-se no mercado dos carros elétricos. A Sony, em parceria com a Honda, acaba de anunciar o seu primeiro automóvel elétrico: o Afeela. O veículo de segmento 'premium' será produzido nos EUA e as primeiras entregas estão previstas para meados de 2026.


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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 10/12/2024 17:33

Xiaomi apresenta SUV elétrico YU7 para rivalizar com Model Y da Tesla - Automóvel - Jornal de Negócios

A chinesa Xiaomi, mais conhecida como fabricante de smartphones mas que começou este ano a produzir automóveis elétricos, apresentou esta terça-feira o YU7, um SUV elétrico com que pretende concorrer com o Model Y da Tesla.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 25/10/2024 17:09

O mês de setembro foi um mês forte para eléctricos e híbridos (57% dos novos registos a nível europeu).

Os valores do gráfico são médias trimestrais:

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fonte: acea
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 17/10/2024 15:41

Aperto do Governo a apoios para compra de elétricos aplica-se já este ano - Automóvel - Jornal de Negócios

O Governo publicou esta quinta-feira o aviso relativo aos apoios para a aquisição de veículos de emissões nulas aplicável este ano. Os critérios que tinham sido anunciados a 4 de outubro afinal vão ser aplicados retroativamente já para os incentivos a conceder em 2024.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 14/10/2024 6:21

Um editorial que é um alerta mas Bruxelas não vai ouvir ,

« Entre a con­ver­são for­çada para total­mente elé­trica e o mare­moto Chi­nês, o setor está pas­sando por um buraco de ar ver­ti­gi­noso.

Como sím­bolo, o gigante da VW está con­si­de­rando, pela pri­meira vez em sua his­tó­ria, o sacri­lé­gio de fechar locais na Ale­ma­nha. A mesma bata­lha com todos os seus con­cor­ren­tes e com os fabri­can­tes de equi­pa­men­tos, onde estão a ser pre­pa­ra­das rees­tru­tu­ra­ções e des­pe­di­men­tos. "Está em jogo a sobre­vi­vên­cia do sec­tor", alerta a pro­fis­são. Por que tanto pânico? Mesmo que esta não seja a única expli­ca­ção, o auto­mó­vel é uma cari­ca­tura daquilo que o fre­nesi nor­ma­tivo apli­cado à eco­no­mia pro­duz.

Em nome da tran­si­ção eco­ló­gica, a Europa impõe-se a um dos seus sec­to­res de exce­lên­cia, que apoia directa ou indi­rec­ta­mente cerca de 14 milhões de pes­soas, uma das con­ver­sões mais bru­tais da his­tó­ria indus­trial, com o bani­mento dos moto­res tér­mi­cos em 2035. O carro elé­trico é muito caro? A infra-estru­tura é insu­fi­ci­ente? Os cli­en­tes não estão lá? Inde­pen­den­te­mente disso, os retar­da­tá­rios da agenda de Bru­xe­las paga­rão milha­res de milhões em mul­tas no pró­ximo ano, sob o olhar atento dos chi­ne­ses. Ou como, em nome do dog­ma­tismo cego, pra­ti­car a auto­des­trui­ção. »
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 11/10/2024 17:49

CEO da Polestar perde a paciência: "Temos de vender carros, não mostrá-los"

A fabricante sueca de veículos elétricos continua a ter um desempenho comercial abaixo do esperado e o novo presidente-executivo da empresa deixa um sério aviso para a necessidade de uma melhor estratégia comercial.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 10/10/2024 1:46

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 6/10/2024 23:06

Elétricos põem UE e China em choque. Pequim pode retaliar

Com Portugal a abster-se e a Alemanha a votar contra, a UE aprovou o aumento das tarifas sobre a importação de elétricos chineses. Pequim pode não deixar Bruxelas sem resposta.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 4/10/2024 16:33

Governo aperta apoios à compra de carros elétricos. Incentivo de 4.000 euros mas tem de se dar veículo para abate

No caso dos ligeiros de passageiros, a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros, mas obriga ao abate do ligeiro de passageiros atual.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 4/10/2024 11:16

Tarifas da UE sobre veículos da China avançam. Quase metade dos países abstêm-se

Como esperado, a Alemanha votou contra a imposição destas tarifas, juntamente com outros quatros países. Doze Estados-membros abstiveram-se.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 1/10/2024 12:36

Alfa Trader Escreveu:
Opcard33 Escreveu:Ė de investir nos carros elétricos comprei BYD não o carro mas ações , vamos ser obrigados o gatilho fiscal obriga e vai chegar a todos os países da Europa .

Paga a partir 118 g/km chega aos € 60.000 se passa os 194 g/km de CO2.

Este é o nível atual do malus ecológico francês de 2024, que agora penaliza carros urbanos modestos com motor a gasolina, como o Dacia Sandero básico (120 g/km de CO2) e sobrecarrega em 60.000 €, por exemplo, para o Toyota GR Yaris .

Sem surpresa, será ainda pior em 2025 se acreditarmos limite de disparo está agora previsto em 113 g/km, o que significa que mesmo pequenos carros micro-cidade como o Renault Twingo (116 g/km com seu motor de 65 cavalos) ou o Toyota Aygo X (114 g/km) serão penalizados.

Quanto ao malus máximo, aumentaria para € 70.000 a partir de 189 g/km de CO2. Com seus 186 g/km de CO2, um Honda Civic Type R terá quase direito à penalidade máxima no próximo ano. O suficiente para dissuadir os últimos clientes deste tipo de carro .



Então os usados mais potentes vão subir de preço.
Ainda vou ganhar € no meu Alfa Romeo Giulietta QV de 241CV com uns generosos 157g/km :D :D


Na verdade e por enquanto os veículos usados não estão sujeitos a « malus ecológicas «  pagam pelo CO2 e pelo peso .
De fato, os « malus » são calculados no momento do primeiro registro.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Alfa Trader » 1/10/2024 12:29

Opcard33 Escreveu:Ė de investir nos carros elétricos comprei BYD não o carro mas ações , vamos ser obrigados o gatilho fiscal obriga e vai chegar a todos os países da Europa .

Paga a partir 118 g/km chega aos € 60.000 se passa os 194 g/km de CO2.

Este é o nível atual do malus ecológico francês de 2024, que agora penaliza carros urbanos modestos com motor a gasolina, como o Dacia Sandero básico (120 g/km de CO2) e sobrecarrega em 60.000 €, por exemplo, para o Toyota GR Yaris .

Sem surpresa, será ainda pior em 2025 se acreditarmos limite de disparo está agora previsto em 113 g/km, o que significa que mesmo pequenos carros micro-cidade como o Renault Twingo (116 g/km com seu motor de 65 cavalos) ou o Toyota Aygo X (114 g/km) serão penalizados.

Quanto ao malus máximo, aumentaria para € 70.000 a partir de 189 g/km de CO2. Com seus 186 g/km de CO2, um Honda Civic Type R terá quase direito à penalidade máxima no próximo ano. O suficiente para dissuadir os últimos clientes deste tipo de carro .



Então os usados mais potentes vão subir de preço.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard33 » 1/10/2024 11:30

Ė de investir nos carros elétricos comprei BYD não o carro mas ações , vamos ser obrigados o gatilho fiscal obriga e vai chegar a todos os países da Europa .

Paga a partir 118 g/km chega aos € 60.000 se passa os 194 g/km de CO2.

Este é o nível atual do malus ecológico francês de 2024, que agora penaliza carros urbanos modestos com motor a gasolina, como o Dacia Sandero básico (120 g/km de CO2) e sobrecarrega em 60.000 €, por exemplo, para o Toyota GR Yaris .

Sem surpresa, será ainda pior em 2025 se acreditarmos limite de disparo está agora previsto em 113 g/km, o que significa que mesmo pequenos carros micro-cidade como o Renault Twingo (116 g/km com seu motor de 65 cavalos) ou o Toyota Aygo X (114 g/km) serão penalizados.

Quanto ao malus máximo, aumentaria para € 70.000 a partir de 189 g/km de CO2. Com seus 186 g/km de CO2, um Honda Civic Type R terá quase direito à penalidade máxima no próximo ano. O suficiente para dissuadir os últimos clientes deste tipo de carro .
 
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