Comissões sobre dividendos
Re: Comissões sobre dividendos
Parece-me que o novo banco ainda tem uma comiisak de abertura do trading pro de 500€ mais uma de manutenção de 250€.
As compras e vendas de 7,9€ é equivalente ao bigonline
As compras e vendas de 7,9€ é equivalente ao bigonline
- Registado: 10/6/2014 9:24
Só para acrescentar que a nova plataforma do Novo Banco, a PRO, não cobra pelo tratamento dos dividendos MAS têm as comissões de compra e venda mais caras que as Degiros e XTBs da vida.
No Montepio também não me cobram mas isso é por ter Fundos de Investimentos deles já há alguns anos e recebo essa "isenção".
No Montepio também não me cobram mas isso é por ter Fundos de Investimentos deles já há alguns anos e recebo essa "isenção".
- Registado: 8/9/2015 13:04
traderh Escreveu:Pessoal fiquei escandalizado com os 2% de comissão cobrada pela entrega de dividendos da navigator do banco big online.
Para valores altos tem algum banco que aconselhem ou corretora.
Mas tem de ser uma cena mesmo segura.
Mas usa o BIG? Francamente... Eu também já usei, até perceber do abuso a olhos vistos e vender tudo para depois recomprar numa broker condigna.
- Registado: 24/2/2023 16:54
Para as comissões que os bancos cobram até no dividendos que obtemos e não podemos descontar o seu custo, as declarações dos bancos para o preenchimento do irs são muito muito fracas.
- Registado: 30/10/2012 18:30
Dividendos:
- se não tiver havido a retenção portuguesa a 28% e respetiva entrega ao estado PT, é obrigatório declarar. É facultativo englobar.
- para se ter a possibilidade de declarar só 50%, é preciso declarar tudo categoria E e englobar. E a parte da declaração de 50% apenas funciona para empresas com sede em PT, ou na UE (e aqui tens de ter contigo uma declaração das finanças do país da sede da empresa).
- depois tens de declarar agrupando por país.
O que alguns bancos enviam é um quadro idêntico ao quadro dos impressos das finanças. Enviam para ti esse quadro/excel.
Depois tens de fazer copy paste para o quadro do IRS oficial, que não vem pré preenchido.
Neste forum, e pelo google há muita explicação.
É procurarem em vez de esperarem a papinha toda!
- se não tiver havido a retenção portuguesa a 28% e respetiva entrega ao estado PT, é obrigatório declarar. É facultativo englobar.
- para se ter a possibilidade de declarar só 50%, é preciso declarar tudo categoria E e englobar. E a parte da declaração de 50% apenas funciona para empresas com sede em PT, ou na UE (e aqui tens de ter contigo uma declaração das finanças do país da sede da empresa).
- depois tens de declarar agrupando por país.
O que alguns bancos enviam é um quadro idêntico ao quadro dos impressos das finanças. Enviam para ti esse quadro/excel.
Depois tens de fazer copy paste para o quadro do IRS oficial, que não vem pré preenchido.
Neste forum, e pelo google há muita explicação.
É procurarem em vez de esperarem a papinha toda!
- Registado: 29/11/2007 4:19
niceboy Escreveu:Dividendos, nacionais ou estrangeiros, corretora nacional ou estrangeira não vêm pré preenchidos na declaração de IRS.
Vendas de ativos (outros quadros, outros anexos), vem pré preenchida só a parte da venda (e mesmo assim sem o dia). Não vêm preenchidos os detalhes ca compra.
Na parte dos dividendos tem razão ( até porque pode ou não compensar não sendo obrigatório o englobamento). No documento das transações do banco invest vem tudo preenchido como se fosse o anexo G e J ( com datas de compra e venda, é só fazer copy paste) do irs das finanças. É claro que a declaração do irs não vêm totalmente preenchida.
Para quem tem valores elevados de dividendos em ações nacionais dê uma olhadela ao preçário ao abanca. Lá só se paga 0,25%, mas o negativo são comissões mais altas e 40€ de comissões trimestrais. Pesquisei hoje por curiosidade e provavelmente daqui a 2 anos já deve compensar mudar se se manter como está o precário.
- Registado: 4/11/2019 21:29
tomateverde Escreveu:Então não ajuda a recuperar os impostos dos dividendos? Tinha interesse nisso e não sei como se faz
Não vem pré preenchido, até porque não é obrigatório declarar no irs. Mas pedindo, eles enviam a declaração de dividendos recebidos, e basta preencher na declaração (colocando apenas metade do valor recebido), para ter o retorno dos 50% dos impostos retidos.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Então não ajuda a recuperar os impostos dos dividendos? Tinha interesse nisso e não sei como se faz
- Registado: 13/3/2024 13:16
Dividendos, nacionais ou estrangeiros, corretora nacional ou estrangeira não vêm pré preenchidos na declaração de IRS.
Vendas de ativos (outros quadros, outros anexos), vem pré preenchida só a parte da venda (e mesmo assim sem o dia). Não vêm preenchidos os detalhes ca compra.
- Registado: 29/11/2007 4:19
Minsk Escreveu:tomateverde Escreveu:Ferreiratrade Escreveu:Para mim o combo ideal é Banco invest para carteira de ações de dividendos nacionais/ longo prazo e degiro para americanas que não paguem dividendos. E confirmo no invest é tudo as claras sem as tipicas comissões que existem noutros lados, mandam a declaração de irs já toda preenchida é so copy paste, o apoio/suporte é imediato, já sou cliente a 10 anos. Quem quer investir nas americanas a longo prazo com poucas compras e vendas até é aceitável em comparação com os bancos nacionais. Agora quem é trader é melhor ter conta na degiro e similares.
Como disse anteriormente no activo bank só se paga 1% de comissões sobre os dividendos, tem a vantagem de a primeira transação do mês ser gratuita, seja nacional seja estrangeiro. Mas como desvantagem comissões bastante pesadas no resto. Mas quem recebe grandes quantias de dividendos a partir de certa altura compensa face a essas comissões exageradas. O meu foco é dividendos mas ainda não compensa passar para o activobank, mesmo com as benesses que tem.
Eles mandam o IRS preenchido para recuperar os 50% cobrados sobre os dividendos?
Invest funciona bastante be, cliente desde 2010. E realmente a declaração vem pré-preenchida.
Outro detalhe importante, que não sei se se verifica noutros bancos: O Invest apenas comunica à AT a venda de activos mobiliários, não a a compra. E é isso que a AT verifica por default. Deixo o resto das conclusões para bom entendedor....
Já tinha reparado nisso, mas com as alterações sobre os impostos nas mais valias, duvido que a AT continue a só verificar a data de venda por default.
tomateverde Escreveu:Ferreiratrade Escreveu:Para mim o combo ideal é Banco invest para carteira de ações de dividendos nacionais/ longo prazo e degiro para americanas que não paguem dividendos. E confirmo no invest é tudo as claras sem as tipicas comissões que existem noutros lados, mandam a declaração de irs já toda preenchida é so copy paste, o apoio/suporte é imediato, já sou cliente a 10 anos. Quem quer investir nas americanas a longo prazo com poucas compras e vendas até é aceitável em comparação com os bancos nacionais. Agora quem é trader é melhor ter conta na degiro e similares.
Como disse anteriormente no activo bank só se paga 1% de comissões sobre os dividendos, tem a vantagem de a primeira transação do mês ser gratuita, seja nacional seja estrangeiro. Mas como desvantagem comissões bastante pesadas no resto. Mas quem recebe grandes quantias de dividendos a partir de certa altura compensa face a essas comissões exageradas. O meu foco é dividendos mas ainda não compensa passar para o activobank, mesmo com as benesses que tem.
Eles mandam o IRS preenchido para recuperar os 50% cobrados sobre os dividendos?
Invest funciona bastante be, cliente desde 2010. E realmente a declaração vem pré-preenchida.
Outro detalhe importante, que não sei se se verifica noutros bancos: O Invest apenas comunica à AT a venda de activos mobiliários, não a a compra. E é isso que a AT verifica por default. Deixo o resto das conclusões para bom entendedor....
- Registado: 29/2/2012 0:44
Ferreiratrade Escreveu:Para mim o combo ideal é Banco invest para carteira de ações de dividendos nacionais/ longo prazo e degiro para americanas que não paguem dividendos. E confirmo no invest é tudo as claras sem as tipicas comissões que existem noutros lados, mandam a declaração de irs já toda preenchida é so copy paste, o apoio/suporte é imediato, já sou cliente a 10 anos. Quem quer investir nas americanas a longo prazo com poucas compras e vendas até é aceitável em comparação com os bancos nacionais. Agora quem é trader é melhor ter conta na degiro e similares.
- Registado: 13/3/2024 13:16
Basta enviar um email para clientes@degiro.pt com uma Certidão de Residência (pode ser tirada do portal das finanças), acompanhado do seguinte texto:
"Autorizo a DEGIRO a fornecer, direta ou indiretamente, a qualquer parte da cadeia de custódia uma cópia do documento 'CERTIDÃO DE RESIDÊNCIA'. Eu forneço este documento livremente e entendo que tal será partilhado com terceiros que poderão processar dados do formulário, incluindo dados pessoais.
I authorize DEGIRO to provide, directly or indirectly, to any party in the custody chain a copy of document 'CERTIDÃO DE RESIDÊNCIA’. I provide this document freely and understand that this will be shared with third parties who will process data from the form, including personal data."
Note-se que fazem isto apenas 2 vezes por ano, no final de cada semestre (devolvem o acumulado). No entanto, eles frisam que isto é apenas uma cortesia da parte deles, e que não são obrigados a fazê-lo - não é garantido que no futuro o continuem a fazer.
"Autorizo a DEGIRO a fornecer, direta ou indiretamente, a qualquer parte da cadeia de custódia uma cópia do documento 'CERTIDÃO DE RESIDÊNCIA'. Eu forneço este documento livremente e entendo que tal será partilhado com terceiros que poderão processar dados do formulário, incluindo dados pessoais.
I authorize DEGIRO to provide, directly or indirectly, to any party in the custody chain a copy of document 'CERTIDÃO DE RESIDÊNCIA’. I provide this document freely and understand that this will be shared with third parties who will process data from the form, including personal data."
Note-se que fazem isto apenas 2 vezes por ano, no final de cada semestre (devolvem o acumulado). No entanto, eles frisam que isto é apenas uma cortesia da parte deles, e que não são obrigados a fazê-lo - não é garantido que no futuro o continuem a fazer.
tami Escreveu:Também tenho conta no Invest e na Degiro, que cobram 2% e 0% respetivamente. No entanto, prefiro receber os dividendos no invest, é tudo mais "clean" e compensa. No ano passado experimentei receber dividendos pela degiro, e tive que esperar 3 ou 4 meses que devolvessem a diferença dos 35 para os 28% - quando são valores elevados, como era o caso, faz diferença ter esse valor empatado sem se poder reinvestir.
Olá Tami, como fazes para receber a diferença dos 35% para 28%?
Recebo todos os meus dividendos na degiro.
- Registado: 20/12/2024 15:18
tami Escreveu:Ferreira, e o activo tem comissão trimestral de gestão de conta, para mim é logo condição para excluir à partida.
Dai eu dizer depende o montante a receber de dividendos importe. Suponhamos que você recebe anualmente cerca de 30K brutos anuais em dividendos, o que poupa em menos 1% de comissão é mais do que paga nas outras comissões. E ainda tem a vantagem de poder declarar só 15k no irs porque é pago por um banco nacional.
Ferreira, e o activo tem comissão trimestral de gestão de conta, para mim é logo condição para excluir à partida.
Para mim o combo ideal é Banco invest para carteira de ações de dividendos nacionais/ longo prazo e degiro para americanas que não paguem dividendos. E confirmo no invest é tudo as claras sem as tipicas comissões que existem noutros lados, mandam a declaração de irs já toda preenchida é so copy paste, o apoio/suporte é imediato, já sou cliente a 10 anos. Quem quer investir nas americanas a longo prazo com poucas compras e vendas até é aceitável em comparação com os bancos nacionais. Agora quem é trader é melhor ter conta na degiro e similares.
tami Escreveu:Opcard33 Escreveu:Na verdade não consigo encontrar o banco ou corretora ideal ,
Trabalho com DEGIRO , BPI em Portugal ,fora Saxo talvez a melhor e paga juros , e D&B .
Estou infeliz com todas , a parte boa de cada daria a plataforma ideal .
Pois, percebo-te. Eu estou com o Invest há uns 7 anos (já tinha experimentado o Best, Carregosa e Activo anteriormente) e estou globalmente satisfeito (apoio, documentação IRS, clareza em todos os processos, ausencia de comissões de gestão de conta), mas as elevadas comissões principalmente nas americanas (14$) levaram-me a manter lá os investimentos de longo prazo (e as que recebo dividendos), que raramente negoceio, e a abrir uma conta na degiro para o mercado americano e investimentos de curto/médio prazo.
No ano passado ainda abri conta na IB, mas ainda não comecei a usar - parece-me que pode ser um meio-termo entre degiro e Invest.
Sobre a Invest o único defeito é o preço ? É uma corretora de direito português ?
Uma ordem dada se levar vários dias a executar , paga só uma vez .
Gosta da Degiro pelo preço para pequenos investimos, e para os USA no D&B tinha contas em várias divisas evita custos acrescidos como escrevi não existe o que eu preciso ‘
- Registado: 9/9/2013 15:13
Opcard33 Escreveu:Na verdade não consigo encontrar o banco ou corretora ideal ,
Trabalho com DEGIRO , BPI em Portugal ,fora Saxo talvez a melhor e paga juros , e D&B .
Pois, percebo-te. Eu estou com o Invest há uns 7 anos (já tinha experimentado o Best, Carregosa e Activo anteriormente) e estou globalmente satisfeito (apoio, documentação IRS, clareza em todos os processos, ausencia de comissões de gestão de conta), mas as elevadas comissões principalmente nas americanas (14$) levaram-me a manter lá os investimentos de longo prazo (e as que recebo dividendos), que raramente negoceio, e a abrir uma conta na degiro para o mercado americano e investimentos de curto/médio prazo.
No ano passado ainda abri conta na IB, mas ainda não comecei a usar - parece-me que pode ser um meio-termo entre degiro e Invest.
Na verdade não consigo encontrar o banco ou corretora ideal ,
Também tenho conta no Invest e na Degiro, que cobram 2% e 0% respetivamente. No entanto, prefiro receber os dividendos no invest, é tudo mais "clean" e compensa. No ano passado experimentei receber dividendos pela degiro, e tive que esperar 3 ou 4 meses que devolvessem a diferença dos 35 para os 28% - quando são valores elevados, como era o caso, faz diferença ter esse valor empatado sem se poder reinvestir.
Relativamente à impossibilidade de englobar, desconhecia (foi o primeiro ano que recebi dividendos de empresas nacionais lá), mas é mais um forte argumento para "não inventar". O que poupei em comissões (cerca de 70€), pelos vistos vai-me sair quase 10x mais caro em impostos (mais de 900€ que não recupero).
Ps: a unica coisa que me chateia no Invest foi terem mudado a plataforma de negociação do ano passado, supostamente um "upgrade". A tradicional era a melhor de todas, e não há outra igual.
Relativamente à impossibilidade de englobar, desconhecia (foi o primeiro ano que recebi dividendos de empresas nacionais lá), mas é mais um forte argumento para "não inventar". O que poupei em comissões (cerca de 70€), pelos vistos vai-me sair quase 10x mais caro em impostos (mais de 900€ que não recupero).
Ps: a unica coisa que me chateia no Invest foi terem mudado a plataforma de negociação do ano passado, supostamente um "upgrade". A tradicional era a melhor de todas, e não há outra igual.
No banco invest também é 2 %, mas também não se paga mais nenhuma comissão de guarda nem comissões trimestrais. As corretoras internacionais tem o inconveniente de serem mais taxados e não dar para englobar só 50%. Eu já fiz todas as pesquisas de bancos nacionais e no meu entender e para os valores que tenho o melhor é o banco invest. Claro que as comissões de venda e compra não são competitivas em relação as corretoras internacionais, mas dentro das nacionais é das melhores.
No activobank por exemplo só cobram 1%, mas depois tiram na comissão de guarda, comissão trimestral, o que deixa de compensar comparando com o banco invest.
No activobank por exemplo só cobram 1%, mas depois tiram na comissão de guarda, comissão trimestral, o que deixa de compensar comparando com o banco invest.
aaugustob69 Escreveu:Nightrader Escreveu:traderh Escreveu:Pessoal fiquei escandalizado com os 2% de comissão cobrada pela entrega de dividendos da navigator do banco big online.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Eu agora tenho duas contas na Degiro e Trading212, e que tenha reparado não me cobraram comissões, se bem que recebo poucos dividendos e de baixo valor e não presto muita atenção a isso.
Quanto a ser seguros, acho que todas as plataformas supervisionadas são seguras. Eu tinha conta na Orey-Itrade que foi à falência, ou fechou por ordem do regulador, e eles devolveram tudo o que eu tinha na conta até ao último centavo.
Em Portugal, várias corretoras permitem investir sem cobrar comissões sobre os dividendos recebidos. Aqui estão algumas opções:
--------------------------------
DEGIRO
A DEGIRO não cobra comissões pela receção de dividendos. As suas comissões de transação são competitivas, com taxas a partir de 2€ por operação. No entanto, aplica uma taxa anual de 2,5€ por cada mercado em que o investidor tenha investido.
Rankia
XTB
A XTB não aplica comissões de compra e venda de ações e ETFs, e também não cobra comissões sobre dividendos. Oferece acesso a 16 bolsas mundiais, com mais de 3.000 ações disponíveis. Contudo, aplica uma comissão por câmbio de divisa de 0,5%.
Rankia
Trading 212
A Trading 212 permite investir em mais de 9.000 ativos, entre ações e ETFs, sem comissões operacionais. Não cobra por dividendos, retirada de capital ou manutenção, mas aplica uma pequena comissão de câmbio de 0,15%.
Rankia
GoBulling
A GoBulling, uma marca do Banco Carregosa, não cobra comissões sobre dividendos. As suas comissões de transação variam conforme o mercado e o tipo de ativo. É uma opção a considerar para investidores que valorizam o suporte local e a regulação portuguesa.
1. DEGIRO
Regulamentação:
É regulada pela Autoridade Holandesa para os Mercados Financeiros (AFM) e pelo Banco Central da Holanda (DNB).
Além disso, opera sob as regras da UE, incluindo a Diretiva de Mercados de Instrumentos Financeiros II (MiFID II).
Segurança:
Os ativos dos clientes são mantidos em entidades separadas, protegendo-os em caso de insolvência da empresa.
Oferece um ambiente seguro para login e proteção de dados.
Risco:
Não tem proteção contra saldos negativos, então em certos casos, pode haver riscos maiores em instrumentos alavancados.
Considerações:
É geralmente considerada segura, mas tem menos suporte ao cliente comparado a algumas plataformas maiores.
2. GoBulling
Regulamentação:
É uma marca da Banco Carregosa, uma instituição financeira portuguesa, regulada pelo Banco de Portugal e pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segurança:
Cumpre as normas europeias, incluindo segregação de ativos dos clientes.
Adota medidas robustas de segurança digital.
Risco:
Como todas as plataformas, o risco está na escolha de instrumentos financeiros e no nível de alavancagem que você utiliza.
Considerações:
É amplamente reconhecida como segura, especialmente para investidores portugueses.
3. Trading 212
Regulamentação:
Regulada por várias entidades, dependendo do país:
Reino Unido: Pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA).
UE: Pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbios da Bulgária (FSC).
Chipre: Pela CySEC, para parte das operações.
Segurança:
Segrega os fundos dos clientes dos ativos da empresa.
Oferece proteção contra saldo negativo.
Risco:
Popular entre iniciantes por permitir negociação fracionada, mas isso pode levar a decisões impulsivas.
Cobertura de seguro pode variar dependendo da jurisdição.
Considerações:
É considerada segura para a maioria dos investidores, mas há algumas críticas a respeito de atendimento ao cliente e execução de ordens.
mas nessas corretoras retiram 35 por cento de imposto sobre dividendos portugueses
Os 35% será o menos grave pois é sempre possível de recuperar , tremendo é que não se pode englobar e com isso apenas declarar 50% do valor recebido, por serem correctoras estrangeiras .
Nightrader Escreveu:traderh Escreveu:Pessoal fiquei escandalizado com os 2% de comissão cobrada pela entrega de dividendos da navigator do banco big online.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Eu agora tenho duas contas na Degiro e Trading212, e que tenha reparado não me cobraram comissões, se bem que recebo poucos dividendos e de baixo valor e não presto muita atenção a isso.
Quanto a ser seguros, acho que todas as plataformas supervisionadas são seguras. Eu tinha conta na Orey-Itrade que foi à falência, ou fechou por ordem do regulador, e eles devolveram tudo o que eu tinha na conta até ao último centavo.
Em Portugal, várias corretoras permitem investir sem cobrar comissões sobre os dividendos recebidos. Aqui estão algumas opções:
--------------------------------
DEGIRO
A DEGIRO não cobra comissões pela receção de dividendos. As suas comissões de transação são competitivas, com taxas a partir de 2€ por operação. No entanto, aplica uma taxa anual de 2,5€ por cada mercado em que o investidor tenha investido.
Rankia
XTB
A XTB não aplica comissões de compra e venda de ações e ETFs, e também não cobra comissões sobre dividendos. Oferece acesso a 16 bolsas mundiais, com mais de 3.000 ações disponíveis. Contudo, aplica uma comissão por câmbio de divisa de 0,5%.
Rankia
Trading 212
A Trading 212 permite investir em mais de 9.000 ativos, entre ações e ETFs, sem comissões operacionais. Não cobra por dividendos, retirada de capital ou manutenção, mas aplica uma pequena comissão de câmbio de 0,15%.
Rankia
GoBulling
A GoBulling, uma marca do Banco Carregosa, não cobra comissões sobre dividendos. As suas comissões de transação variam conforme o mercado e o tipo de ativo. É uma opção a considerar para investidores que valorizam o suporte local e a regulação portuguesa.
1. DEGIRO
Regulamentação:
É regulada pela Autoridade Holandesa para os Mercados Financeiros (AFM) e pelo Banco Central da Holanda (DNB).
Além disso, opera sob as regras da UE, incluindo a Diretiva de Mercados de Instrumentos Financeiros II (MiFID II).
Segurança:
Os ativos dos clientes são mantidos em entidades separadas, protegendo-os em caso de insolvência da empresa.
Oferece um ambiente seguro para login e proteção de dados.
Risco:
Não tem proteção contra saldos negativos, então em certos casos, pode haver riscos maiores em instrumentos alavancados.
Considerações:
É geralmente considerada segura, mas tem menos suporte ao cliente comparado a algumas plataformas maiores.
2. GoBulling
Regulamentação:
É uma marca da Banco Carregosa, uma instituição financeira portuguesa, regulada pelo Banco de Portugal e pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segurança:
Cumpre as normas europeias, incluindo segregação de ativos dos clientes.
Adota medidas robustas de segurança digital.
Risco:
Como todas as plataformas, o risco está na escolha de instrumentos financeiros e no nível de alavancagem que você utiliza.
Considerações:
É amplamente reconhecida como segura, especialmente para investidores portugueses.
3. Trading 212
Regulamentação:
Regulada por várias entidades, dependendo do país:
Reino Unido: Pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA).
UE: Pela Comissão de Valores Mobiliários e Câmbios da Bulgária (FSC).
Chipre: Pela CySEC, para parte das operações.
Segurança:
Segrega os fundos dos clientes dos ativos da empresa.
Oferece proteção contra saldo negativo.
Risco:
Popular entre iniciantes por permitir negociação fracionada, mas isso pode levar a decisões impulsivas.
Cobertura de seguro pode variar dependendo da jurisdição.
Considerações:
É considerada segura para a maioria dos investidores, mas há algumas críticas a respeito de atendimento ao cliente e execução de ordens.
mas nessas corretoras retiram 35 por cento de imposto sobre dividendos portugueses
- Registado: 27/6/2024 18:36
Para termos a app gobulling temos dd ter o dinheiro no vanco carregosa correto, eles cobram 40€ por trimestre por manutenção de conta correto?
- Registado: 10/6/2014 9:24
Quem está ligado: