Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Rumores e Notícias - Artigo de Opinião

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 26/1/2003 22:46

JAS

Não sei se posso merecer a atenção que o seu comentario me significa.
Apenas pretendia estrutrar.simplificando, tantas informações e comentários, por vezes contraditórios, que se vão lendo por aqui....
Se tiver oportunidade, ainda um dia exporei de uma forma objectiva o que queria dizer. Não é uma forma lenta....pretende-se com ela uma rapidez ...como em campanha operacional de guerra. O doutor Braga no seu livro "Ganhar em Bolsa" refere varios indícios de inversão de tendência dos mercados....apoiados em indícios decorrentes da análise economica da empresa e da análise tecnica da evolução das cotações... . Hei-de ver e compilar...
Essa do 11 de setembro....faz-me sorrir..... eu estava a ver a televisão e vi em directo o segundo embate....ou impacto do 2º avião....em termos de pesquisa de notícias....era um facto sem qualquer valor para o planeamento.....era já acção....

De resto quero dizer-lhe....que já li no caldeirão alguém que para fundamentar a afirmação que fazia.....sintetisava os tais indícios tecnicos que a verificarem-se determinariam o caminho mais provavel do mercado...
Mas eu penso que tem razão naquilo que afirma.....eu talvez não me tivesse explicado muito bem....sobre aquilo que talvez seja uma utopia...
mas que tem o seu fundamento.....tem....e a velocidade para acção é a da guerra....
Voltarei a falar -lhe disto...logo que tenha ideias mais claras sobre um assunto que tenho que relembrar.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Re: comentario

por JAS » 26/1/2003 21:07

(a resposta é especialmente para o Jotabil mas pode ter interesse geral)
jotabil Escreveu:Eu de facto não conheço por exemplo quais são os indicios tecnicos que determinam a quebra da tendência descendente dos mercados.....

Não existe, como é evidente, o método infalível para ganhar na bolsa.
Existe, sim, um conjunto de regras com vista a diminuir as perdas e a ampliar os lucros.
Mas se eu advogo, como escrevi noutro post, que "num mercado, no qual a maioria segue as indicações da AT, devemos procurar antecipar as movimentações do mercado" isso significa que eu irei infringir essas regras muitas vezes.
Por essa razão não serei eu a pessoa indicada para dar a listagem das mesmas ao Jotabil...
jotabil Escreveu:Estava a tentar dizer um modo mais estruturado de obter notícias e sequentes informações para satisfazer a necessidade de conhecimento de um investidor.Para mim notícia ou rumor são muito próximos....ou têm o mesmo valor.....o que procuro é a informação. que pressupõe um estudo e análise dessas notícias.....feita de uma forma estruturada e coerente.....

Sistematizar a informação, e possuir tudo em arquivo, parece-me trabalhoso e supérfulo.
Advogo que devemos entrar preferencialmente nos títulos que conhecemos bem mas convém não abusar nas consultas ao arquivo...
Ter a informação na cabeça parece-me útil porque permite tomar decisões rápidas, ter uma informação excessiva, que implica demoradas consultas, permite fundamentá-las melhor mas corre-se o perigo de as tomar tardiamente.

Em face de determinada informação parece-me mais importante a rapidez da actuação do que ir averiguar de uma forma exaustiva as possíveis consequências da mesma antes de tomar a decisão.
Para exemplificar esse raciocínio citemos o 11 de Setembro.
Um tipo até podia ter no computador tudo o que se relacionava com as Twin Towers, podia ter lá quem eram as empresas em cada piso, etc, etc, mas em face da notícia de um "acidente com um pequeno avião que chocou com uma delas" poucos terão relacionado de imediato que a bolsa funcionava nessa zona, poucos também iriam ao computador (ou à lista telefónica...) verificar isso.
Ao chocar o 2º avião já houve muito mais gente a concluir que não se tratava de um acidente mas que era de certeza um atentado.
Aqui o que interessava era tomar a decisão rápida de vender e não ir consultar o arquivo para verificar se a Sede daquela empresa da qual tínhamos títulos ficava ou não num dos andares que estavam em chamas...
E a rapidez da aquisição da informação ainda é muito mais importante.
Quem estava com a TV ligada viu o que se estava a passar e pode tirar conclusões antes mesmo dos comentadores começarem a pôr a hipótese de se tratar de um atentado.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Matraquilho » 26/1/2003 18:45

bom artigo este JAS um abraço
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Registado: 5/11/2002 1:27

comentario

por jotabil » 24/1/2003 16:51

Para o JAS

Estava a tentar dizer um modo mais estruturado de obter notícias e sequentes informações para satisfazer a necessidade de conhecimento de um investidor.
O que eu abordei,apenas pela rama, são acções empregues em campanha, para desempenho de actividades em clima de tensão e com o tempo todo ocupado e sem hesitações....contava que utilizasse a ideia...porque sei que é muito metódico na analise dos factores. Li com toda a atenção a sua abordagem sobre o modo como o jardim...fez a jogada das obrigações convertíveis e.... julguei então que era uma pessoa para poder agarrar no método.... .
Para mim notícia ou rumor são muito próximos....ou têm o mesmo valor.....o que procuro é a informação. que pressupõe um estudo e análise dessas notícias.....feita de uma forma estruturada e coerente.....se fizermos isso, talvez este procedimento que nos parece errático e caprichoso do mercado...seja menos isso e mais consistente com determinadas leis....por menos deterministas que sejam..do que uma lei de ciência exacta.
Se tiver oportunidade, farei um esquema desse referido plano de pesquisa de notícias....e respectivos indicios tecnicos a confirmar de terminadas hipoteses de informação...... . Quem não tem experiência poderá demorar, no inicio da acção, algum tempo.....mas depois de se encontrar no meio da acção....é com o olhar.... .

Eu de facto não conheço por exemplo quais são os indicios tecnicos que determinam a quebra da tendência descendente dos mercados.....
Se por acaso os conhecer.......enumere-os de forma decrescente de importancia ..pelos menos os mais importantes....que se tiver oportunidade eu lhe apresentarei um esquema.....exemplificativo.
Se enumerar ...quais as fontes de notícias mais credíveis que conhece também seria útil essa contribuição.

Deste modo, estariamos mais amparados na decisão..... . Ler os posts que são editados fica-se indeciso na acção......

Por exemplo......eu li os seus posts sobre a semapa a cimpor....parceu-me lógico o seu raciocínio......mas era apenas uma fonte....mesmo que o tenha como fonte credível.......necessitava que as suas notícias fossem comparadas com outras do mesmo âmbito.....para confirmarem....uma tendência......ou afirmassem uma informação.

Estava a ser sério....acredite..... .

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

por Ulisses Pereira » 24/1/2003 13:43

Jas,

Mas há o mínimo de "credibilidade" exigida. Se aparecr aqui no fórum um tipo qualquer a dizer: "Dentro em breve a SNC vai ser opada", alguém vai ligar a este rumor? Vai provocar sequer uma pequena subida? Quem entrar com base nisto, por mais rápido que seja a entrar, não se vai queimar?

É por isso que eu digo que há rumores e rumores. Os rumores que são verdadeiros são poderosos, isso penso que é indiscutível. Mas mesmo os rumores que não correspondem à verdade podem ser poderosos, só que a diferença é que uns são relevantes outros não.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Respondendo aos comentários...

por JAS » 24/1/2003 11:59

vmerck Escreveu:mas uma coisa é certa o mercado move-se por aquilo q as empresas valem,um investimento tem de ter um retorno em x periodo de tempo e ai é considerado um bom ou mau investimento,os tubaroes INVESTEM com base nisso na MAIOR parte do tempo e sao estes os verdadeiros TIMONEIROS do mercado (...)

Estou de acordo contigo, e disse o mesmo, mas no Médio/Longo Prazo. No Curto Prazo há os movimentos erráticos dos tubarões exactamente a contrariar as tendências e as indicações da AT.

jotabil Escreveu:E JAS temos de saber distinguir......uma notícia de uma informação...... uma notícia tem origem numa fonte de notícias....e tem de ser classificada ....quanto ao seu grau de verosimilhança.....e quanto à autoridade da fonte... (...)

O meu post procurou apenas tratar de Rumores e de Notícias e da sua influencia no comportamento dos títulos.
Para mim Rumor é tudo aquilo que o mercado repete sem existir qualquer confirmação por parte da empresa visada. Não interessa muito que a informação seja verdadeira ou falsa, o que interessa é se ela faz ou não mexer o título.
A Notícia é algo oficial e credível. São os comunicados das empresas, a apresentação de resultados, e pouco mais.
Mas relativamente à tua longa dissertação sobre o "plano de informação" fazes-me lembrar aquele tipo que vai ler o Manual de Instruções em Caso de Incêndio quando lhe começa a cheirar a fumo. Coitado morreu queimado porque tinha sido mais acertado fugir.
Pois bem, para começar eu acho que não devemos entrar em qualquer título ao surgir o Rumor pois só devemos negociar aqueles que conhecemos bem. Apenas nesses estamos habilitados a tomar uma decisão rapida. Nos outros em que ainda temos que pensar e olhar para a AT arriscamo-nos a que o trade já tenha acabado quando acabámos de fazer isso tudo.

vmerck Escreveu:Para mim sendo eu um trader quase PURO interressa-me não o investimento mas sim a analise risco /rentabilidade, q obtenho atraves de varias variantes e uma das quais é lendo noticias, mas aqui ha q selecionar a noticia. (...) NUNCA vou contra a analise tecnica , posso é qd vejo uma grande noticia a dizer compra e a analise tecnica diz vende...reduzir as quantidades, ou não contariando a analise tecnica nunca , não fazer nada até ao final do dia.

vmerck, no meu post, eu dava importância ao Rumor no curto Prazo e dava importância às Notícias no Longo Prazo. E no Curto prazo eu dizia exactamente que me estava nas tintas para a AT, ao aparecer o Rumor, analisando o que se passava num título em queda. Nesse caso temos exactamente uma AT a não aconselhar a entrada... O que eu procurei demonstrar foi que se o rumor provocar uma inversão eu fiz bem em entrar de imediato antes da AT me dar os sinais porque aproveito toda a subida.
Se o rumor não provocar inversão eu digo que o risco é mínimo porque o ele provocou uma paragem momentanea da queda e volto a sair sem grandes perdas.

Ulisses Escreveu:Contudo, o difícil é saber da veracidade/credibilidade de um rumor. Porque quando um rumor é mesmo verdadeiro, a estratégia de comprar forte no rumor e vender na notícia é incontestável. Contudo, se o rumor for apenas isso, estamos sujeitos a qualquer altura (pode ser até um minuto após a nossa entrada) ele perder toda a credibilidade e redundar num monumental "sell off". Por isso é que fica tão difícil negociar nessa base...

Ulisses, há aqui uma parte em que não estou de acordo contigo. A questão da veracidade/credibilidade do rumor já vimos que ocasiona uma subida prolongada ou que ocasiona uma subida ténue seguida de continuação da queda.
Mas para mim o mais importante é a entrada rápida assim que o Rumor aparece. Entrando logo apanha-se também a fatia de 25% da subida que entrando pela AT não se consegue.
Mas a partir do momento que se entra há que estar muito atento à evolução da cotação. Se o título começar a subir tudo bem... "let's profits run" mas deve-se vender quando a subida parar porque há o perigo do tal "sell off". Mas com esta estratégia ganhámos, não é verdade?
Se o título não começar a subir o mais provavel é o rumor não se confirmar e isso originar a continuação da queda e nada mais do que isso. Neste caso o risco é diminuto. O rumor afinal apenas atenuou a queda por um período mais ou menos curto, nós entramos e saímos sem grandes perdas. Neste caso não há qualquer risco de um "sell off" porque afinal não houve ninguém a entrar.

JAS

RESUMO

por Viana » 24/1/2003 11:03

Para mim o que acontece e que ja tive oportunidade de comprovar diversas vezes é que as noticias servem de desculpa para os movimentos do SMART MONEY. O SMART MONEY ja a muito esta posicionado num movimento do papel e antes da noticia, por uma razáo ou outra esta posicionado, seja AT a AF ou insides, ele esta la e náo é para perder dinheiro. Se a noticia servir os seus interesses, optimo, ele até ajuda, caso contrario rema contra a noticia fazendo com que os seus movimentos no valor da cotaçáo sejam avaliaçáo da noticia, ou seja, os resultados sáo bons, as acçóes cairam, entáo afinal apesar de serem bons náo sáo táo bons.

Quando o BCP fez o ultimo AC, era sabido que o SCH estava curto de curto no BCP e queria recomprar o papel, e aproveitou-se da noticia para, no ultimo segundo da pre-abertura, largar 1 milhao ao melhor de forma a manipular o preço que iria servir os seus interesses. :-) Aproveitou a noticia e fez a noticia.

Ha aind mais dois aspectos importantes:

Os titulos movem-se com base nas expectativas dos interevenientes que compram e vende de acordo com o que acreditam que pode ser o movimento seguinte. Numa altura de noticias essas expectativas estáo mais concentradas, ha um consenso, a multidáo inclina para um lado e entra ou sai do papel de acordo com a expectativa do movimento do titulo, dos resultado apresentar, de possiveis noticias e etc. Portanto, quando sai a noticias, os resultados e etc, acabaram-se as expectativas, ou seja a razáo que fez com que o investidor entrasse ou saisse do titulo já náo existe e por isso o investidor tem tendencia a retomar a mesma posiçáo antes de ter alterado/criado expectativas relativamente a noticia, resultado e etc.

Imaginem: Eu acreditava, até era consenco do mercado, que o BCP ia apresentar resultados menos bons, a minha expectativa era que face a esses resultados o titulo caisse, entáo alguns dias antes vendi/shortei BCPs e, no dia depois da apresentaçáo dos resultados, que foram de acordo com as minhas expectativas, deixa de haver razáo para continuar no titulo (neste caso curto), por tal motivo, vou fechar posiçöes.

Depois disto tudo temos os wisper number, que continuam a ser expectativas.
Viana

por Ulisses Pereira » 24/1/2003 1:35

JAS,

Pegaste bem num tema muito interessante. Quando eu falo em multidão não falo nos "insiders", mas sim na imensa multidão que, geralmente, perde dinheiro em bolsa.

Conseguir detectar que quem vende é mesmo um tubarão e quem compra é a "multidão" é uma informação valiosissima.

Completamente de acordo. Sabes que há duas pessoas em Portugal que têm acesso às posições abertas no nosso mercado de futuros? Imagina quão valiosa é a informação que possuem na mão e que não podem, legalmente, divulgar.

E é curioso verificar que há sempre quem defenda que num gráfico temos todas as informações que necessitamos para negociar, outros que defendem que a AT mais não serve para vender livros e outros que entendem que o sistema que fabricaram lhes basta para terem sucesso nos mercados... :)

Cada vez mais sou menos dogmático nestas coisas. Quando leio o "Market Wizards" e vejo os maiores "traders" do mundo com estratégias diferentes ao nível conceptual: Uns com AT, outros com AF, outros com sistemas mecânicos, outros apenas com a intuição... O que posso eu pensar? Que o importante é usarmos o método que resulte connosco. Isto parece "conversa de treta" mas é aquilo em que cada vez mais acredito e que faz com que seja menos dogmático nestas discussões.

Mas voltemos ao teu tema pois já me desviei imenso. Concordo com quase tudo o que dizes. Contudo, o difícil é saber da veracidade/credibilidade de um rumor. Porque quando um rumor é mesmo verdadeiro, a estratégia de comprar forte no rumor e vender na notícia é incontestável. Contudo, se o rumor for apenas isso, estamos sujeitos a qualquer altura (pode ser até um minuto após a nossa entrada) ele perder toda a credibilidade e redundar num monumental "sell off". Por isso é que fica tão difícil negociar nessa base...

Agora como funcionam as coisas, tu sabes bem... Conheço um CEO de um dos maiores grupos portugueses que tinha uma notícia em primeira mão (isto em 2000) para dar a uma jornalista mas que apenas a dava se ela a colocasse no ar no dia que ele determinasse. Ela perguntou que dia seria esse. Ele respondeu que diria de um dia para o outro, pois estava à espera de um dia em que o Nasdaq subisse mais de 5% para essa notícia, no dia seguinte, fazer a empresa subir mais de 30% na nossa bolsa.

Isso aconteceu, não com a minha amiga jornalista mas com outra. E a verdade é que, nesse dia, essa empresa foi o destaque do dia na nossa bolsa com vinte e tal por cento de subida. :shock:

Um abraço,
Ulisses

P.S. Desculpa este post completamente desorganizado e errático, mas escrevi mesmo em dois minutos e isto saiu muito mais desorganizado do que era suposto! :roll:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

comentario

por jotabil » 24/1/2003 0:21

E JAS temos de saber distinguir......uma notícia de uma informação......

uma notícia tem origem numa fonte de notícias....e tem de ser classificada ....quanto ao seu grau de verosimilhança.....e quanto à autoridade da fonte...

De um conjunto de notícias analisadas i. e. comparadas dentro de um plano geral de pesquisa.... pode resultar uma informação ......e isso sim é o que nos pode interessar.....mas mesmo essa informação tem obedecer a um plano de informações previamente elaborado para satisfacer uma determinada necessidade de conhecimento.....consubstanciada em elementos essenciais de informação a obter.....para conseguirmos determinado fim.... de outro modo........como sei que é uma pessoa meticulosa e conhecedora.....podia elaborar um plano de pesquisa....definindo quais os indicios técnicos que confirmam uma subida do mercado......depois obter das mais variadas fontes..... notícias e rumores.... e coloca-las junto dos indícios definidos...para que os possam confirmar.... por vezes uma notícia negativa...tb é util.... e depois de todos os indícios técnicos resolvidos pelos notícias obtidas.....formule uma informação.......que será explorada........e do que resultar da acção.....faça relatório ...para ulterior prossecusão de pesquisa...e assim sucessivamente....
Perdia-mo-nos em considerações ....mas era possível dar coerência.....a esse esforço de informação........de resto além do metodo das possibilidades....há também o método da intenções.... e aí sim.....teriamos de inserir o procedimento dos tubarões.......se soubessemos quem são....e os seus habitos e personalidade......

Desculpe.....é apenas uma "transcorrência"......

cumps
Sun Tzu

Vejamos

por vmerck » 24/1/2003 0:15

a bolsa move-se pq' pq alguem compra e outros vendem...sobe pq e cae pq lei da oferta e da procura..
qt mais curto ´´e o espaço de tempo mais ruido ha, i e , mais intervenientes c\ as + variadas analises , estrat´´egias entram no mercado, influenciado ou pelas ondas ou pelos astros, pelos jornais, pelos insiders etc
mas uma coisa ´´e certa o mercado move-se por aquilo q as empresas valem,um investimento tem de ter um retorno em x periodo de tempo e ai ´´e considerado um bom ou mau investimento,os tubaroes INVESTEM com base nisso na MAIOR parte do tempo e sao estes os verdadeiros TIMONEIROS do mercado claro q por vezes surgem periodos mais belos e outros + tempestuosos , mas ja dizia o meu avo.....vende qd TODOS querem comprar COMPRA qd TODOS querem vender. MEDO e EUFORIA tem de ter um tratamento em bolsa de :OPINIAO contraria
EXemplo amanha alguem acredita q o mercado caia pela manha? se abrir a 0 estaras vendedor ou comprador? eu estarei COMPRADOR
Para mim sendo eu um trader quase PURO interressa-me n~~ao o investimento mas sim a analise risco /rentabilidade, q obtenho atraves de varias variantes e uma das quais ´´e lendo noticias, mas aqui ha q selecionar a noticia. A noticia de fus~~ao de algo em Portugal nas operdoras moveis ``E uma BOMBA.... ao contrario de x empresa fez contrato de venda c\ Y isso ´´e tanga...... NUNCA vou contra a analise tecnica , posso ´´e qd vejo uma grande noticia a dizer compra e a anlise tecnica diz vende...reduzir as quantidades, ou n~~ao contariando a analise tecnica nunca , n~~ao fazer nada at´´e ao final do dia.

Registado: 2/12/2002 0:22

comentário

por jotabil » 23/1/2003 23:43

Os AT......se admitirmos a lógica do JAS.......também fazem parte da multidão......porque os tubarões........não dão sequência aos sinais analisados....dado, como foi referido, as suas acções são propositadas e fora de qualquer lógica ou regra geral, mesmo que, ligeiramente, delineada.
As suas acções são erráticas....ao sabor de um fim qualquer que esteja dentro dos seus interesses....de seláceos que são.
Sou da multidão, mas dela não se podem excluir os AT.....eles são os primeiros a seguir os sinais.....os indicios.....senão não serão isso.....sabem o que é um plano de pesquisa?...os indicios tecnicos.....que configuram uma possibilidade?.....a ocorrência desses indícios comfirma a possibilidade.
Creio que é uma forma do JAS se relevar......mas....penso que perora, como os outros...neste campo absurdo de possibilidades...

Com todo o respeito o digo......

cumps
Sun Tzu

excelente...

por djovarius » 23/1/2003 23:12

... opinião, que está bem fundamentada, mesmo que não corresponda 100% à realidade. Mas existe 100% de realidade no mercado? Responda quem tiver 100% de trades positivos...
Penso que o JAS disse e bem que os tubarões mandam, os AT`s seguem de perto e os patos caem. Ora bem, isso aplica-se bem à taxa de câmbio Euro/Dólar (dou este exemplo porque é o que sigo mais de perto), onde os tubarões pegaram a partir de 0,92 / 0,93, levando-a em força de tal modo que convenceram os day traders e os pip traders... e os patos vão entrando agora para serem enxugados como nos meses de Julho e Agosto.
No essencial, parece-me que o que JAS referiu tem aplicabilidade prática na maioria dos movimentos de mercado, nos diversos mercados.

Registado: 10/11/2002 19:32

Rumores e Notícias - Artigo de Opinião

por JAS » 23/1/2003 22:46

É um assunto que acho que interessa debater e que interessará certamente a todos aqueles que advogam que é fundamental conseguir antecipar os movimentos do mercado.

Lembrei-me de o escrever quando li, por acaso, um dos tópicos do dia de hoje.
Se esse tópico tivesse por título "Nokia" muito provavelmente nem sequer o tinha aberto.
Mas como tinha o muito bizarro título "Isto..." acabou por me despertar a curiosidade e fui averiguar de que tratava "aquilo"...
Quem quiser começar por ler esse tópico o endereço é:
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... php?t=4565

Eu transcrevo aqui algumas partes apenas para se perceber que existe uma maioria de intervenientes para quem Rumores e Notícias não interessam nada.

R. Martins Escreveu: Isto...na minha terra chama-se «escabeche».
A Nokia aumenta mais do dobro os lucros, e cai por isso 5%.
E esta, sobe 14%. «A Texas Instruments (...)

Ulisses Pereira Escreveu: (...)e o amigo sabe bem o peso que o "olhar em frente" tem para os mercados.

Surfer Escreveu:(...)Quem está no mercado de capitais e negoceia com ou anda atrás das noticias, NUNCA ganhará dinheiro na vida.Não são palavras inventadas por mim, muitos experts e investidores com bastante experiência dizem-no vezes sem conta!

allen Escreveu:Não tentes entender . O teu unico contacto com o mercado são as barras de preço e volume . Tudo o resto so confunde.
Tenta ter posiçoes alternativas . Só assim vais ter alguma possibilidade de retirar algum resultado de tudo isto.

Ulisses Pereira Escreveu:Isso é verdade Surfer mas, se houve uma altura em que achava que o melhor mesmo era ignorar as notícias, à medida que os anos foram passado, comecei a achar que conhecer as notícias é muito importante para melhor percebermos a reacção da multidão... ;)
Repara que isto não quer dizer que devamos sempre optar pela "teoria da opinião contrária", mas se percebermos porque se move a multidão, estaremos muito mais aptos a perceber para onde se moverá o mercado.

R. Martins Escreveu:Claro Ulisses, percebo... No entanto a relação entre o previsto e o resultado final, considero absurdo neste caso. (...) Isto é no entanto a Bolsa...

Ulisses Pereira Escreveu:Aqui está como eu e o AS temos posições diametralmente opostas nesta matéria. :)

(Nota: Neste post do Ulisses o AS referido é o Allen)

R. Martins Escreveu:Caro Surfer. Concordo integralmente consigo...
Não deve ser essa a base principal de negociação, as noticias.
Melhor perder uns «quatrinos» de uma eventual subida, que acreditar em bruxas.

CURTO PRAZO
Comecemos por aqui. Uma regra sempre muito citada, e na minha opinião muito acertada, diz que se deve comprar no rumor e vender na notícia.
Se o rumor for positivo, é claro.
Vejamos então o que sucede quando o rumor começa a circular. Haverá uns tantos que lhe ligam e muitos outros, segundo parece em maior número, que não lhe ligam nenhuma.
Partamos da hipótese que se trata de um título em trajectória descendente pois o caso torna-se mais interessante de analisar.
O simples facto de existirem "alguns" para quem acendeu a luzinha com o letreiro "comprar" implica por si só um aumento da Procura. E não provoca qualquer variação na Oferta.. Portanto haverá, de imediato nesse título, uma variação na relação Oferta/Procura o que origina uma imediata subida de cotação ou, pelo menos, uma atenuação da queda.
A partir daqui temos 2 casos.
- Se há uma inversão da queda, muito mais gente vai reparar no título e alguns dos que não ligaram ao rumor vão entrar por terem detectado o sinal de inversão. A partir daí, com rumor verdadeiro ou rumor falso, normalmente o título sobe. Entram os "AT's" e saem os patos distraídos que nem ouviram qualquer rumor nem olharam para qualquer gráfico. E nasce o chamado "rumor ampliado" que provoca uma subida desmesurada e especulativa. Quando sai a notícia acaba a especulação e o título corrige automaticamente. Os patos distraídos leram no jornal que está a subir, portanto é bom, e vão comprar. Vão comprar aos AT's, fundamentalmente, porque os tubarões é que fixam em que dia sai a notícia e já venderam a maior parte.
- Se há apenas uma atenuação da queda muito provavelmente o rumor não tem fundamento ou não é suficientemente positivo. Neste caso dá-se apenas uma paragem da queda, que pode ser mais ou menos prolongada, mas o título acaba por retomar o seu caminho sem sequer gerar alterações de volume detectáveis.

Até aqui, muito provavelmente, ainda toda a gente estará de acordo comigo e eu teria aqui uma excelente oportunidade para afirmar que afinal o Rumor é uma coisa muito importante e que devemos desatar a comprar assim que o ouvimos.

Mas falta ainda um pequeno/grande pormenor.
Costuma dizer-se que não há fumo sem fogo e toda a gente se esquece que para haver o fogo alguém tem que o atear... Pois é, estávamo-nos a esquecer dos Insiders...
Ora estas simpáticas criaturas, antes de darem as dicas que originam o dito rumor, trataram de enganar os patos. Só que aqui trata-se dos patos esclarecidos (eu incluído, modéstia à parte...) que olhando para o gráfico ou accionando stop-loss ainda estão a vender. Está claro que à mistura também há patos distraídos que viram num jornal económico que a acção está a cair, portanto é má, é melhor vender.

Isto até nem gera qualquer suspeita, não é? Todos os indicadores apontam para baixo, quem não vender não percebe nada do assunto e, aqui no Fórum, o último a vender é burro com certeza.

Mas o raciocínio está errado, dirão alguns, porque há aumento de volume e nós, os esclarecidos, damos por isso.
É assim? Queda com aumento de volume até é sinal de venda, não é verdade?

Agora que o pessoal já está todo baralhado, que até já nem quer ouvir falar naquele malvado título de gráfico pior que horrível, e que apenas os patos muitíssimo distraídos ainda mantêm posições longas por esquecimento ou por ausência no estrangeiro e quando os patos esclarecidos já estão todos de calções curtos (shorts, em inglês)... Bom é altura de ter haver um almocinho com um jornalista económico e deixar sair, apenas por meias palavras e off-record, o dito rumor.

E o ciclo repete-se.
Devem voltar a o Princípio e lerem tudo outra vez.

Para terminar falta-me dizer se ligo ou não ligo aos Rumores e às Notícias.
Eu diria que, para o Curto Prazo, ligo muito mais aos rumores como sinal de compra do que às notícias entendidas como sinal de venda .
Ligo aos rumores quando os considero credíveis e quando simultaneamente os considero positivos. Nesse caso não tenho grandes dúvidas em entrar no título procurando entrar no tal ponto de lucro máximo.
Se sobe, tudo bem mas é preciso ficar atento para a saída da Notícia que acaba com a especulação. Como nunca se sabe quando esta sai o mais aconselhável será ir subindo o stop-profit tomando como referência, por exemplo, o fecho ou o mínimo do dia anterior. Preservar os lucros a todo o custo.
Se o título não sobe com o rumor, paciência mas também não é grave. O rumor faz, em geral, atenuar a queda e é uma questão de usar um stop-loss apertado.

Posto isto, vejam se devem ou não devem ligar aos Rumores.
E não se esqueçam que, em geral, os grandes trades, originados por Rumores, se fazem em períodos muito curtos e é mesmo uma peninha ficar à espera da confirmação e vê-los passar...

MÉDIO/LONGO PRAZO
Aqui os Rumores não interessam muito para além de nos poderem dar o sinal de entrada.
E as Notícias boas não merecem ser consideradas como sinal de saída.
Se uma empresa A apresenta excelentes resultados (notícia boa) a sua cotação acaba por subir ou, no caso de um período Bear, a sua linha de tendência será muito menos inclinada do que a do índice do mercado em que está inserida. Será uma em que será arriscadíssimo shortar.
Se uma empresa B apresenta prejuízos enormes (conhecem uma no PSI.20 que teve prejuízos maiores que as vendas?) esta deve ser considerada uma notícia má e o melhor é vende-la rapidamente. A cotação, por muitas puxadas que lhe façam, tende para zero. E se isso se repete muitas vezes até tende exponencialmente para zero quando estiver mesmo à beira da falência.

Quer se queira quer não a AF é importante no médio/longo prazo.
Se influencia ou não a AT é uma discussão para outra altura.

Portanto no Médio/Longo prazo ligo bastante mais às Notícias do que aos Rumores.
Mas, se dizem respeito a empresas muito más, acharei sempre pouco credível o aparecimento de Rumores ou Notícias boas e não entro nelas em termos de M/L prazo...

PRAZO DRUIDA OU PRAZO INTEMPORAL
O nosso Druida ainda é o único, de todos os intervenientes, que liga um bocadinho aos Rumores e às Notícias. Pois bem, eu devia estar de acordo com tudo o que ele disse mas hoje estou do contra e em desacordo com todos.
Ulisses Pereira Escreveu:(...) à medida que os anos foram passado, comecei a achar que conhecer as notícias é muito importante para melhor percebermos a reacção da multidão... ;)
Repara que isto não quer dizer que devamos sempre optar pela "teoria da opinião contrária", mas se percebermos porque se move a multidão, estaremos muito mais aptos a perceber para onde se moverá o mercado.

Amigo Ulisses no teu texto não explicas bem essa história da "multidão"...
Eu quando li a primeira vez entendi que a "multidão" era o JG e mais uns quantos mas nunca lhe tinha ouvido chamar isso.
Nem aquele Visitante, que embirra com o homem, lhe chama isso.

Os tubarões é que indicam o caminho, eles é que fazem mexer o mercado para baixo e para cima. A "multidão"está do outro lado.

É importantíssimo sabermos para onde se move a "multidão". Mas isso muitas vezes é difícil porque, numa transação, há sempre um que compra e outro que vende. E os tubarões sabem muito bem camuflar 1 ordem grande em 100 ordens pequeninas.

Conseguir detectar que quem vende é mesmo um tubarão e quem compra é a "multidão" é uma informação valiosissima.
Garante que nos colocamos do lado certo...
Multidão de um lado e nós do outro.
(mas não convém dizeres isso a toda a gente porque te arriscas a ter uma 2multidão" do lado de cá e estraga logo o negócio...)

E por hoje já chega pois corre aqui um insistente rumor, muito credível mesmo, que são horas de jantar...

JAS

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, niceboy, PAULOJOAO, PiFer, Pmart 1 e 180 visitantes