Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - A Questão de Olivença: importa aos portugueses?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - A Questão de Olivença: importa aos portugueses?

por JosePLM » 15/7/2024 19:51

PMP69, obrigado por essa nova dica. Vou procurar o livro.

Segue um artigo de opinião sobre as Selvagens, com notas de Olivença:

https://observador.pt/opiniao/a-disputa ... -olivenca/

Há jornais espanhóis em cima de nós e a levantar discussões que interessam a Espanha... Por aqui, tirando honrosas exceções, nada, está tudo bem.

Registado: 11/4/2015 0:25

por PMP69 » 9/7/2024 19:41

JosePLM Escreveu:PMP69, também fui pesquisar sobre Biafra. Muito interessante.

Lê "Os Falcões do Biafra" do Fernando Cavaleiro Ângelo, que te dá uma ideia da participação de Portugal, a pedido do Vaticano.

Tenho a honra de conhecer uma das pessoas que transportava as notas impressas na Casa da Moeda, para o Biafra.

O grande problema de África é ter sido dividida a régua e esquadro.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por JosePLM » 9/7/2024 19:06

MVP, obrigado pela resposta. Não concordo com o conformismo, mas percebo.

Desconhecia a questão de Cabinda! Agradeço o apontamento. Fui procurar saber o que está em causa. O PMP69 resumiu bem a situação.
Aprofundando um pouco: - por altura da Conferência de Berlim (1884-1885), na qual as grandes potências europeias "dividiram" entre si África, 1 dos critérios necessários para que um país tivesse "direito" a possuir determinado território naquele continente, era a solicitação do povo desse território para uma situação de protetorado. Daí resultou o tal Tratado de Simulambuco, assinado a 1 de Fevereiro de 1885 (a Conferência terminou a 26 desse mês...). Ou seja, a partir dessa data, Cabinda tornou-se um protetorado de Portugal e por conseguinte independente de Angola.

É útil acrescentar que Cabinda está fora da fronteira com Angola, se é que me faço entender. Mal comparado é uma espécie de Kaliningrado. O espaço entre Angola e Cabinda é congolês porque, na referida Conferência, os belgas requereram uma saída do Congo para o Atlântico.

Cassete à frente, dá-se o 25/04/74, o Acordo de Alvor, a independência de Angola e Cabinda vai no pacote. Já antes disto, em 1963, havia sido formada a Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), que se bateu pela secessão da província. Não sei se com base no Tratado de Simulambuco nem sei se ainda mantém atividade. Conclusão: pouco ou nada tem que ver com a Questão de Olivença :D O único ponto de contacto será o Direito Internacional.

PMP69, também fui pesquisar sobre Biafra. Muito interessante.

por PMP69 » 8/7/2024 11:01

MVP Escreveu:Já li que existe uma questão semelhante em Cabinda resultante de um tratado, esse sim um pouco mais estratégico, mas até isso oferecemos sem contrapartida :oh:

Tratado de Simulambuco, em que foi pedido a protecção de Cabinda a Portugal.

Em 1956 passou a ser administrada pelo Governo da Província de Angola.

Em 1975, e erradamente foi tomada pelo MPLA.

África está cheia de casos semelhantes, como o Biafra, onde Protugal teve uma intervenção muito activa, e tudo devido à Conferência de Berlim, ao Tratado de Versalhes, e neste caso à trágica e obscura descolonização feita pelos governates portugueses.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por MVP » 7/7/2024 12:46

Não me importa muito. Já visitei e tem traços portugueses, mas não sendo um território estratégico, não vale a pena levantar nacionalismos. Prefiro uma boa relação com os hermanos para não nos cortarem a água :lol: Mas de facto ganhariamos facilmente a questão em tribunal.

Já li que existe uma questão semelhante em Cabinda resultante de um tratado, esse sim um pouco mais estratégico, mas até isso oferecemos sem contrapartida :oh:

Registado: 27/6/2010 23:26

por JosePLM » 6/7/2024 23:57

Uma notícia sobre uma questão algo relacionada com a que dá título ao tópico e que também penso que seja do interesse de todos:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... v/?photo=1

por JosePLM » 21/6/2024 13:27

Olá carlosdsousa,

Antes de mais, convém dizer que não faço parte da Direção nem fui instruído a nada por alguém do Grupo. Como disse acima, lancei o tópico com a intenção de informar, relembrar e debater. Tudo o que disser só a mim me vincula.

Indo à sua observação, começo por responder de forma politicamente incorreta: o que pensa o povo de Olivença não é relevante. Por um conjunto de razões.

1) há um Tratado assinado que obriga Espanha (que também o outorgou) à devolução do território;

2) desde o ano em que Olivença foi tomada (1801) que foram implementados métodos para aculturar os portugueses. Alteração do nome de ruas (normalmente com nomes de homens/mulheres marcantes para a Nação), proibição e ostracização do idioma e costumes portugueses (p.e apelidos portugueses foram banidos nos recém-nascidos) e o povoamento da região com colonos espanhóis.
Nota: quem ler estes métodos e os relacionar com situações idênticas nos 2 principais conflitos no tabuleiro internacional dos dias de hoje, não, não é coincidência. Os tempos mudam, mas, tirando uma inovação ou outra, as "técnicas" continuam exatamente as mesmas.

Os mais de 200 anos que passaram com tudo o que referi no ponto 2 fazem com que seja minimamente razoável pensar que a população atual seria contra... Mas seria uma opinião desvirtuada/corrompida/comprada, pelo que não válida.

por carlosdsousa » 21/6/2024 11:53

Boas

E o povo de Olivença o que pensa dessa intenção? Não vá ser mais uma Gibraltar.

cumprimentos

Registado: 4/6/2008 10:19

OT - A Questão de Olivença: importa aos portugueses?

por JosePLM » 21/6/2024 11:22

Há uns dias vi um vídeo no Youtube (obrigado algoritmo) sobre Olivença. Já conhecia minimamente a história, mas relembrei-a e refresquei-a. Talvez fruto de maior maturidade quis procurar fazer mais que apenas pensar "pois é, aquilo é nosso" e seguir para outro vídeo ou notícia do JdN.

Dei com o site do GAO (Grupo dos Amigos de Olivença), que apresento em baixo:

https://www.olivenca.org/pt

Alegrou-me saber que ainda há quem se preocupe com Portugal e, para além da justeza da questão de fundo, procure a sua afirmação. Filiei-me e tenho para mim que se o fiz, tenho de contribuir com as ferramentas que tenho ao meu dispor. O passa-palavra é uma delas.

Tenho os leitores do CdB como interessados em matérias nacionais e internacionais. Já estamos tão globalizados que as segundas suplantaram (ou canibalizaram) largamente as primeiras? Infelizmente tenho essa perceção. Gostava de saber a vossa opinião.

Cumprimentos a todos e Viva Portugal!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cisne3, Google Feedfetcher, navaldoc, Pedromoreiraaaa, rg7803 e 93 visitantes