Políticas para Portugal
Re: Políticas para Portugal
Mapa com as taxas praticadas pela ANA e contrato de Concessão da Portela.
https://www.ana.pt/sites/default/files/2023-12/Tabelas%20de%20Taxas%20Reguladas%20Aeroportu%C3%A1rias%202024_22%20de%20Dez%202023_29%20Dez_0.pdf
https://www.anac.pt/SiteCollectionDocuments/noticias/2013/Contrato%20de%20Concessao.pdf
Pedro
https://www.ana.pt/sites/default/files/2023-12/Tabelas%20de%20Taxas%20Reguladas%20Aeroportu%C3%A1rias%202024_22%20de%20Dez%202023_29%20Dez_0.pdf
https://www.anac.pt/SiteCollectionDocuments/noticias/2013/Contrato%20de%20Concessao.pdf
Pedro
Re: Políticas para Portugal
Uma grande parte do custo do aeroporto vem das taxas aeroportuárias
Para o tgv, ponte e acessos há uma parte que é financiado pela União Europeia. A União Europeia apenas não financia a construção de aeroportos.
Para o tgv, ponte e acessos há uma parte que é financiado pela União Europeia. A União Europeia apenas não financia a construção de aeroportos.
Continua a considerar que o novo aeroporto pode ser pago apenas com taxas aeroportuárias?
Foi aquilo que a análise económico-financeira demonstrou. A partir do momento em que a divisão das taxas aeroportuárias, entre o Estado e a ANA, é sobretudo favorável à ANA, claro que a ANA é que tem as taxas aeroportuárias para poder construir o novo aeroporto. Não é por acaso que a Vinci tem 73 aeroportos. A Vinci tinha três aeroportos quando comprou o aeroporto Humberto Delgado e foi à conta do Humberto Salgado e dos outros três, que eram mínimos, que fez todo o seu império de aeroportos. Portanto, se a Vinci teve rendimento suficiente para construir um império de aeroportos, não consegue construir Alcochete?
https://eco.sapo.pt/entrevista/o-maior- ... m-a-vinci/
Re: Políticas para Portugal
Diz Éric Maurice: "No fundo, há também as condições sociais em que esta atmosfera se desenvolve. Porque é que tantas pessoas são suscetíveis à desinformação ou às teorias da conspiração, por exemplo? Porque já não confiam nas autoridades. Essa é uma questão muito complexa. Há o sentimento de vulnerabilidade, há o facto de não se sentirem consideradas pelas autoridades. Pode ser a sua situação económica pessoal, pode ser a sua situação pessoal em termos de coisas muito mais íntimas, mas que se traduzem numa desconfiança em relação à humanidade e às autoridades".
Numa UE que é antro de corruptos hipocritas isto é uma consequencia completamente natural e pode bem ser apenas o começo.
Temos falta de água! O que vamos fazer?
Um novo aeroporto pois...
O perigo para a democracia europeia é também o facto de cada vez menos cidadãos se envolverem na política, ou muitos evitarem recandidatar-se por medo desta violência.
Medo tem a populaçao dos que ocupam cargos de poder.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Políticas para Portugal
No Índice de Perceção da Corrupção 2023, Portugal, que é avaliado no conjunto dos países da Europa Ocidental e União Europeia, obteve 61 pontos, fixando-se na 34ª posição em 180 países.
https://transparencia.pt/indice-de-perc ... pcao-2023/
Portugal ainda deve 47 mil milhões de euros do Programa de Resgate (vídeo)
A Troika saiu de Portugal há precisamente 10 anos. Mas ainda faltam pagar 47 mil milhões de euros do Programa de Resgate. A fatura vai ser paga, com juros, durante os próximos 18 anos.
https://madeira.rtp.pt/politica/portuga ... ate-video/
Re: Políticas para Portugal
Portugueses acreditam que dois em cada três políticos são corruptos
Segundo o relatório “Perceções comparativas da corrupção em Espanha e Portugal”, os inquiridos consideraram que a corrupção é mais prevalente na política e nos negócios, estimando que 50% dos empresários e entre 60% e 70% dos políticos são corruptos.
Apesar desta percepçao a generalidade dos portugueses é a favor de ter um estado maior
Nunca percebi como pode um empresario ser corrupto. O acto de corrupçao só é possivel de ser cometido por quem detem o poder. Ora o empresario num estado de direito náo tem qualquer poder especial que o distinga do resto da populaçao, excepto se pertence a uma empresa publica.
Corrupção é uma forma de desonestidade ou crime praticado por uma pessoa ou organização a quem é confiada uma posição de autoridade, a fim de obter benefícios ilícitos ou abuso de poder para ganho pessoal.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
A troca de acusações não pára. Depois da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) ter acudado o ex-ministro das Finanças de ter reduzido a dívida pública em 2023 de forma «artificial», Fernando Medina acusou os técnicos que prestam apoio aos deputados no Parlamento de «erro grave» e de ser «falsa» a afirmação que foi incluída no relatório.
Ao Nascer do SOL, João César das Neves refere que se trata de uma declaração política. «É evidente que não se trata de um erro, mas de uma diferença de interpretação. É evidente que o ministro se dedicou no final do ano passado a um conjunto de operações financeiras que, não interessando nada ao país, permitiam apenas baixar aparentemente o nível da dívida para fazer boa figura no momento delicado. Aliás, fê-lo de forma tão trapalhona que acabou por ter o efeito contrário. A UTAO tem o dever de manifestar isso, e fê-lo».
Também para o economista Luís Aguiar-Conraria «é evidente» que Fernando Medina quis baixar a dívida pública dos 100% antes de sair do Governo e, por isso, «é claro que fez manobras para atingir isso». E acrescenta: «Para uma pessoa como eu, Fernando Medina fez um brilharete, mas é evidente que havia esta parte psicológica de baixar em três dígitos a dívida pública, daí andar com essas manobrazinhas».
O economista reconhece que se trata de uma «politiquice que não é grave», referindo que é «como aqueles Governos que pagam prémios às empresas para inaugurarem as obras antes das eleições para mostrar obra feita». Ainda assim, admite que o ex-ministro das Finanças não o teria feito se soubesse que teria mais um ano de mandato. «Não é escandaloso o que fez, mas não me venha tentar convencer que o teria feito se tivesse mais um ano de mandado. Se tivesse a noção de que teria mais um ano de Governo teria demorado mais um ano a baixar a dívida dos 100%», salienta ao nosso jornal.
Forjar dados de dívida nao é escandaloso...
Pois nao, aliás é crime ou devia ser.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
Climate activists glue themselves to Munich airport runway
O novo aeroporto de Lisboa é do mais obesceno em materia de hipocrisa deste seculo.
Boninto mesmo era chamarem o Guterres para inaugurar as obras.
Enfim um completo desrespeito pela esmagadora maioria da populaçao portuguesa. Uma obra mesquinha para servir os interesses de meia duzia e sem qualquer valor real.
O novo aeroporto de Lisboa é do mais obesceno em materia de hipocrisa deste seculo.
Boninto mesmo era chamarem o Guterres para inaugurar as obras.
Enfim um completo desrespeito pela esmagadora maioria da populaçao portuguesa. Uma obra mesquinha para servir os interesses de meia duzia e sem qualquer valor real.
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― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
Vai formar governo com a IL e o PSD de lá e com um partido agrário de centro direita que não está no Parlamento Europeu
Re: Políticas para Portugal
Parece que o grupo do chega vai conseguir chegar ao governo nos Países Baixos depois do líder do partido ter abdicado de ser primeiro ministro. Ainda não escolheram o primeiro ministro, mas parece que já chegaram a um acordo.
Netherlands: Right-wing parties to form government
Far-right populist Geert Wilders has said the leaders of four right-wing Dutch parties have reached agreement on forming a coalition government. Wilders himself will not be prime minister.
https://amp.dw.com/en/netherlands-right ... a-69090522
Re: Políticas para Portugal
Portugal vai ter mais uma universidade com curso de medicina
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) aprovou a proposta da Universidade de Aveiro para um mestrado integrado em Medicina.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
Não escolheram um político…
Paulo Alexandre Sousa escolhido para provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Licenciado em gestão de empresas e pós-graduado em gestão bancária e em estratégias de exportação, Paulo Alexandre Sousa foi vice-presidente da CVP e é o novo provedor da Santa Casa.
https://eco.sapo.pt/2024/05/16/paulo-al ... de-lisboa/
Re: Políticas para Portugal
E parece ter sido a área internacional que deu mais milhões de prejuízo…
Entre senhas de presença e ajudas de custo, Santa Casa pagou 850 mil euros a dois gestores da área internacional
Empresa de internacionalização da Santa Casa pagou 850 mil euros, entre salários, ajudas de custo e senhas de presença, a dois administradores que foram depois afastados.
https://observador.pt/2024/05/15/entre- ... rnacional/
Re: Políticas para Portugal
Diz-se que Portugal está a ser muito procurado por turistas e que só não recebe mais porque há poucos voos. Isto até pode ser verdade. Mas se houver ainda mais turistas em Lisboa, Porto e Faro, o custo de vida vai aumentar ainda mais e vai tornar-se ainda mais difícil de transitar, seja a pé ou de transportes.
Ainda não estou convencido que vão acabar com o aeroporto Humberto delgado nas próximas décadas
Ainda não estou convencido que vão acabar com o aeroporto Humberto delgado nas próximas décadas
Em congestionamento operacional desde 2018, o aeroporto só tem uma pista. As obras de expansão vão permitir passar dos atuais 38 movimentos por hora para os 45. O objetivo é chegar aos 40 milhões de passageiros em 2030.
https://www.rtp.pt/noticias/economia/ae ... o_v1571536
Re: Políticas para Portugal
Boas,
A Ota ou melhor ainda Santarém seria melhor, com a vantagem de ajudar as regiões turísticas do centro do país, geralmente mais deprimidas do que os grandes eixos turísticos.
Seria fácil de o ligar às redes rodoviárias e ferrovárias atuais, sendo que poderia ser feita uma linha dedicada de alta velocidade para ligação a Lisboa-cidade. Esse comboio teria uma linha (com uma espécie de apeadeiro a meio do percurso onde os comboios se cruzariam), percurso em 20/23 minutos, sempre a sair de Lisboa e do Aeroporto, 24 horas por dia, non-stop, sempre a sair como as bifanas da beira-gare
A linha normal do norte teria também um ramal para o Aeroporto, assim como as principais rodovias que passam lá perto, teriam ligações.
Assim, nada de novas grandes pontes sobre o Tejo, nada de assustar os pássaros, nada de terceiros aeroportos.
A minha ideia antiga para a Portela de Sacavém: acabar com o Aeroporto, dando lugar ao prolongamento da alta de Lisboa (leva tempo devido à necessária despoluição da área), algo que permitiria finalmente fazer casas novas em Lisboa em quantidade!!
Por isso nunca me meti na política: com este pessoal, fica tudo tratado e nada resolvido!!
Abraço
dj
A Ota ou melhor ainda Santarém seria melhor, com a vantagem de ajudar as regiões turísticas do centro do país, geralmente mais deprimidas do que os grandes eixos turísticos.
Seria fácil de o ligar às redes rodoviárias e ferrovárias atuais, sendo que poderia ser feita uma linha dedicada de alta velocidade para ligação a Lisboa-cidade. Esse comboio teria uma linha (com uma espécie de apeadeiro a meio do percurso onde os comboios se cruzariam), percurso em 20/23 minutos, sempre a sair de Lisboa e do Aeroporto, 24 horas por dia, non-stop, sempre a sair como as bifanas da beira-gare
A linha normal do norte teria também um ramal para o Aeroporto, assim como as principais rodovias que passam lá perto, teriam ligações.
Assim, nada de novas grandes pontes sobre o Tejo, nada de assustar os pássaros, nada de terceiros aeroportos.
A minha ideia antiga para a Portela de Sacavém: acabar com o Aeroporto, dando lugar ao prolongamento da alta de Lisboa (leva tempo devido à necessária despoluição da área), algo que permitiria finalmente fazer casas novas em Lisboa em quantidade!!
Por isso nunca me meti na política: com este pessoal, fica tudo tratado e nada resolvido!!
Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Re: Políticas para Portugal
Boas
Dado o futuro da aviação na Europa que implica a redução de voos de curta duração, abaixo dos 600 kms, que terão de ser substituídos por viagens ferroviárias, parece-me absurdo a construção de um novo aeroporto.
Claro que a opção de mudar o atual de local para que ele possa ser interligado por TGV aos outros, essa já poderá ser uma opção com alguma lógica, caso contrário se estamos a construir por motivo de aumento de capacidade tal irá deixar de ser necessária.
Um eixo TGV que atravesse Portugal na vertical Porto - Lisboa ( Alcochete ) - Faro, ligaria os nossos 3 aeroportos, com uma ligação a Norte até Vigo e uma Lisboa - Madrid, podendo tornar Portugal num verdadeiro eixo de entrada em que os 3 aeroporto competiriam entre eles permitindo a entrada por qualquer um com ligação intermodal por TGV aos outros para posterior saída para outro país europeu ou qualquer outro destino internacional.
A redução do custo na construção do TGV via Alcochete e não via Estação do Oriente ajudaria a pagar a nova ponte ferrorodoviaria.
Alcochete seria ligada ao centro de Lisboa por shuttles via Metro ou Bus Expresso, com vantagens para toda a margem sul, diminuindo a pressão urbanistica sobre a capital.
O futuro da Portela não pode ser apenas urbanistico, Lisboa precisa de um pulmão verde que sirva de compensação ambiental por tudo o resto.
Eu diria mesmo que só deveria ser permitida construção habitacional acessível à qual apenas anteriores residentes de Lisboa e seus descendentes poderiam aceder caso quisessem viver novamente em Lisboa de onde pudessem ter sido forçados a sair devido ao anterior boom do alojamento local.
Ao menos desta forma a despesa do novo aeroporto teria outros fins como repor os equilibrios perdidos nos últimos 10 anos e que ainda se irão agravar durante os 10 anos que levará a construção do aeroporto e restantes novas infraestruturas.
BN
Garfield
Dado o futuro da aviação na Europa que implica a redução de voos de curta duração, abaixo dos 600 kms, que terão de ser substituídos por viagens ferroviárias, parece-me absurdo a construção de um novo aeroporto.
Claro que a opção de mudar o atual de local para que ele possa ser interligado por TGV aos outros, essa já poderá ser uma opção com alguma lógica, caso contrário se estamos a construir por motivo de aumento de capacidade tal irá deixar de ser necessária.
Um eixo TGV que atravesse Portugal na vertical Porto - Lisboa ( Alcochete ) - Faro, ligaria os nossos 3 aeroportos, com uma ligação a Norte até Vigo e uma Lisboa - Madrid, podendo tornar Portugal num verdadeiro eixo de entrada em que os 3 aeroporto competiriam entre eles permitindo a entrada por qualquer um com ligação intermodal por TGV aos outros para posterior saída para outro país europeu ou qualquer outro destino internacional.
A redução do custo na construção do TGV via Alcochete e não via Estação do Oriente ajudaria a pagar a nova ponte ferrorodoviaria.
Alcochete seria ligada ao centro de Lisboa por shuttles via Metro ou Bus Expresso, com vantagens para toda a margem sul, diminuindo a pressão urbanistica sobre a capital.
O futuro da Portela não pode ser apenas urbanistico, Lisboa precisa de um pulmão verde que sirva de compensação ambiental por tudo o resto.
Eu diria mesmo que só deveria ser permitida construção habitacional acessível à qual apenas anteriores residentes de Lisboa e seus descendentes poderiam aceder caso quisessem viver novamente em Lisboa de onde pudessem ter sido forçados a sair devido ao anterior boom do alojamento local.
Ao menos desta forma a despesa do novo aeroporto teria outros fins como repor os equilibrios perdidos nos últimos 10 anos e que ainda se irão agravar durante os 10 anos que levará a construção do aeroporto e restantes novas infraestruturas.
BN
Garfield
Re: Políticas para Portugal
O Socrates decidiu igual em 2008 e um ano e tal depois descobriu-se que o país estava falido
Re: Políticas para Portugal
previsor Escreveu:Daqui a uns 10/15 anos talvez já haja aviões elétricos e o aeroporto de Lisboa continue no mesmo sitio ainda por muitas décadas com a ampliação que vai terAvião elétrico pode ser a saída para reduzir as emissões da aviação
A startup holandesa de aviação Elysian está reimaginando tudo que o setor pensava ser possível com aeronaves elétricas
https://fastcompanybrasil.com/impacto/a ... a-aviacao/
Mais depressa vejo a WWIII do que aviões elétricos no ar.
Logo na industria da aviação que nem sequer tens internet na esmagadora maioria dos aviões comerciais por questões de segurança.
As obras propostas são faraónicas, nem mesmo o Sócrates era tão alucinado e tinha inimaginavelmente mais recursos. Agora o cimento tem de ser importado...
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― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
caldeirum Escreveu:Há uma coisa que não entendo: decidem construir um aeroporto, linha de TGV e travessia sobre o tejo sem saberem quanto vai custar?
Talvez me tenha passado ao lado essa informação.
Eu não decido construir uma casa sem saber quanto me vai custar.
Já têm umas estimativas dos custos. Mas agora vão fazer mais estudos e dar valores mais aproximados, e depois acabará por custar um pouco mais como é habitual.
Terceira ponte sobre o Tejo. Estimativas apontam para um custo de "2,2 mil milhões de euros"
https://www.dn.pt/5684059651/terceira-p ... -de-euros/
Eu tentaria evitar a construção do novo aeroporto. Primeiro, realizaria obras no aeroporto de Lisboa para ampliar, faria a ligação do TGV Lisboa-Madrid e também a ligação a Faro. Depois, avaliaria se realmente seria necessário um novo aeroporto e se seria viável aproveitar o aeroporto de Beja. Acho que isso ainda não está excluído. Penso que a decisão sobre o novo aeroporto está relacionada com a escolha do local para a nova ponte do TGV. No entanto, talvez ainda seja possível decidir não construir ou adiá-lo para mais tarde.
Re: Políticas para Portugal
Há uma coisa que não entendo: decidem construir um aeroporto, linha de TGV e travessia sobre o tejo sem saberem quanto vai custar?
Talvez me tenha passado ao lado essa informação.
Eu não decido construir uma casa sem saber quanto me vai custar.
Talvez me tenha passado ao lado essa informação.
Eu não decido construir uma casa sem saber quanto me vai custar.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
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Re: Políticas para Portugal
Daqui a uns 10/15 anos talvez já haja aviões elétricos e o aeroporto de Lisboa continue no mesmo sitio ainda por muitas décadas com a ampliação que vai ter
Estes não apostaram num elétrico
Avião elétrico pode ser a saída para reduzir as emissões da aviação
A startup holandesa de aviação Elysian está reimaginando tudo que o setor pensava ser possível com aeronaves elétricas
https://fastcompanybrasil.com/impacto/a ... a-aviacao/
Estes não apostaram num elétrico
Adamastor apresenta Furia: o primeiro superdesportivo português
Destaques do Adamastor Furia
Primeiro superdesportivo português
Design elegante e agressivo
Motor Ford V6 EcoBoost biturbo de 650 cv
Velocidade máxima superior a 300 km/h
Aceleração 0-100 km/h em 3,5 segundos
Produção limitada a 60 unidades
Preço de 1,6 milhões de euros
https://4gnews.pt/adamastor-apresenta-f ... portugues/
Re: Políticas para Portugal
Quem vai pagar?
O imbecil de sempre. O camelo do contribuinte.
Quem vai usufruir dos terrenos da Portela?
Os políticos e amigos.
O imbecil de sempre. O camelo do contribuinte.
Quem vai usufruir dos terrenos da Portela?
Os políticos e amigos.
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Re: Políticas para Portugal
Os nazis promovem
The EU aims to be climate-neutral by 2050 – an economy with net-zero greenhouse gas emissions. This objective is at the heart of the European Green Deal, and is a legally binding target thanks to the European Climate Law
Na prática constroem um novo aeroporto para funcionar lá para 2035.
Respeito pelo meio ambiente?
0
Hipocrisia?
100
The EU aims to be climate-neutral by 2050 – an economy with net-zero greenhouse gas emissions. This objective is at the heart of the European Green Deal, and is a legally binding target thanks to the European Climate Law
Na prática constroem um novo aeroporto para funcionar lá para 2035.
Respeito pelo meio ambiente?
0
Hipocrisia?
100
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
A decisão do Montenegro em relação ao aeroporto poupa pelo menos mais de 5 mil milhões de euros em comparação com a decisão do Pedro Nuno Santos. A decisão que o Pedro Nuno tomou, e que foi revogada pelo António Costa, previa a construção de dois aeroportos: Montijo, que demorava menos tempo a construir, e Alcochete, que demorava mais tempo. No entanto, ainda há muitos especialistas que não acreditam que esta seja a localização final.
Re: Políticas para Portugal
previsor Escreveu:Os país podem ser responsabilizados pelo menos de duas maneiras: por abandono afetivo e por falta de vigilância.
Abandono de menores é crime (é um crime previsto na lei). Nesse caso os pais teriam praticado um crime. O que é diferente de imputar-lhes um crime que não cometeram que foi do que eu estive a falar o tempo todo. E como isto veio a propósito do caso falado, também aqui vou reiterar o que já disse:
E obviamente também não faço ideia se os pais deviam ser responsabilizados e/ou em que medida...
A presunção de inocência, antes do código penal até, está prevista desde logo na CRP. Eu não percebo muito bem como é que se assume automaticamente que os pais são responsáveis de qualquer coisa e se começa a falar que deviam ser responsabilizados do que supostamente fizeram menores.
Quanto ao outro tema, do dever de vigilância e do exemplo do acordão que trouxeste, tanto quanto eu consigo ver, aquilo é do foro do Código Civil e não do Penal. Ali não se discutem crimes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
Os país podem ser responsabilizados pelo menos de duas maneiras: por abandono afetivo e por falta de vigilância.
Neste caso, os pais pagaram 30 mil euros devido a um acidente de viação causado pelo filho de 15 anos, que estava a conduzir uma mota.
Os pais são responsáveis pelos atos praticados por seus filhos menores de idade e quando estes vêm causar algum dano a terceiros, nesses casos os pais devem repará-los.
https://www.cidp.pt/revistas/ridb/2013/ ... _01841.pdf
Neste caso, os pais pagaram 30 mil euros devido a um acidente de viação causado pelo filho de 15 anos, que estava a conduzir uma mota.
CULPA PRESUMIDA
RESPONSABILIDADE DOS PAIS
MENOR
ACIDENTE DE VIAÇÃO
Decisão:
Nestes termos:
A) – Concede-se parcial provimento à revista da Autora e, consequentemente, condena-se o Réu BB. a pagar-lhe, [tendo em conta a proporção em que ela o menor DD contribuíram o acidente, respectivamente, 25% e 75%] a quantia de € 30.000,00 – a título de danos patrimoniais [por perda de ganho] – e não patrimoniais, , revogando, nessa parte, o Acórdão recorrido.
https://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad ... enDocument
Quem está ligado:
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