Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 4 Novembro - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRSM » 4/11/2004 13:07

Revista de imprensa internacional
Algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


Estas são as algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje:

Nokia acusa Sagem de copiar design de telemóveis (Financial Times) A Nokia, maior fabricante de telemóveis do mundo, acusa a francesa Sagem de alegadamente plagiar o design do seu equipamento, de acordo com Arja Suominen, porta-voz da companhia finlandesa. A Nokia já iniciou um processo judicial para que a Sagem retire o modelo de telemóveis myX5-2 e pague uma indemnização, já que, defende a companhia, tal equipamento infringe o design registado pela finlandesa. Esta é a primeira vez que a Nokia iniciativa tal tipo de acção, num momento em que a francesa a está a derrotar no seu mercado como mais popular fabricante de modelos.

Governo espanhol apoia procurador-geral no caso Sanatander (Cinco Días) O governo espanhol apoia a posição do procurador geral e do advogado de defesa do Estado, considerando que não foram cometidos quaisquer crimes pelos executivos do Santander Central Hispano no caso da atribuição de empréstimos. O ministro da Economia, Pedro Solbes, apoiou a posição perante um testemunho no Congresso, revelou o jornal Cinco Dias.

Cambridge e Oxford entre as 10 melhores universidades do mundo (The Times) As universidades britânicas Oxford e Cambridge estão entre as 10 melhores universidades do mundo, de acordo com um relatório hoje divulgado pelo jornal inglês. A norte-americana Universidade de Harvard lidera o ‘ranking’, onde Oxford figura em quinto lugar e Cambridge em sexto.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Factos Relevantes 4 Novembro - Empresas & Sectores

por TRSM » 4/11/2004 11:32

Factos Relevantes 4 Novembro - Empresas & Sectores

Lista de espera do PSI20 no final de Novembro. A Euronext Lisbon revelou ontem após o fecho que a Reditus está no topo da lista de espera das empresas para integrar o PSI20. A Efacec Capital que ocupava a primeira posição nesta lista caiu para terceiro lugar e a Novabase manteve-se em segundo. Mantemos inalterada a nossa opinião, que a Novabase é a empresa com maior probabilidade de vir a integrar o PSI20 na próxima revisão em 31 de Dezembro.

(CSGN:ZUR) O Credit Suisse apresentou um crescimento nos seus lucros para Chf1.35Bn, superando o consenso que apontava para Chf964Mn, apresentando benefícios fiscais nas unidades de seguros e investimento no valor de Chf257Mn. A empresa espera bons resultados em 2004, não prevendo, no entanto, que o mercado de serviços financeiros cresça significativamente nos próximos trimestres, pelo que o crescimento dos resultados terá que ser efectuado através de cortes de custos.

(EAD:PAR) A EADS apresentou bons resultados do 3ºtrimestre. Os lucros da empresa detentora da Airbus atingiram Eur210Mn, superando o consenso de Eur120Mn. As vendas cresceram 26% para Eur6.89Bn, superando os Eur6.23Bn esperados. Também o EBIT de Eur515Mn superou o consenso de Eur323Mn. A empresa subiu a sua previsão para o EBIT de 2004 pela terceira vez desde Março de Eur2.1Bn para Eur2.2Bn.

(HVM:FRA) O resultado líquido do HVB Group caiu 97% no 3ºtrim. de Eur196Mn para Eur6Mn, abaixo do consenso de Eur41Mn. Adiantou ainda que não irá cumprir os targets para 2004, citando fraqueza, maior que a esperada, na área de trading. As receitas provenientes desta rubrica caíram 50% para Eur111Mn.

(ADS:FRA) A UBS reviu em baixa o preço alvo da Adidas de Eur123 para Eur118.

(SZE:PAR) O CSFB reviu em baixa a recomendação da Suez de neutral para underperform.

(BMW:FRA) O ING reviu em baixa o preço alvo da BMW de Eur45 para Eur37 e a recomendação de buy para hold.

(G:MIL) O ING reviu em alta o preço alvo da Generali de Eur23 para Eur25 e a recomendação de buy para hold.

(SONS:NYS) A Sonus Networks subiu quase 5% no after-hours, após ter apresentado bons resultados. No 3ºtrim., a empresa registou um EPS de $0.04 acima do consenso de $0.02.

(TWX:NYS) A Time Warner apresentou uma queda no EPS de $0.12 para $0.11 no 3ºtrim. e o estabelecimento de uma provisão para fazer face a uma investigação à sua contabilidade.


2004/11/04 - 09:39
Fonte: Millennium bcp investimento

Hot Stocks

(BNP:PAR) O resultado líquido do BNP Paribas registou um crescimento de 14% para Eur1.1Bn no 3ºtrim. acima do consenso de Eur1Bn, beneficiando da redução das provisões para crédito malparado e melhoria nos resultados das áreas seguradora e gestão de activos. As receitas cresceram 3.4% para Eur4.53Bn. O banco reduziu as provisões para crédito malparado em mais de dois terços para Eur116Mn.

2004/11/04 - 09:38
Fonte: Millennium bcp investimento
Tecnológicas penalizam Europa

Um dia após a proclamação de vitória de G.W.Bush, as principais praças europeias iniciaram a sessão em terreno ligeiramente negativo. O sector tecnológico liderava as quedas, penalizado pela performance negativa do Philadelphia Semiconductor. O sector energético limitava as quedas.

O Eurostoxx anulava os ganhos de ontem, registando uma perda de 0.2%. A SAP e a Nokia eram os títulos que mais pressionavam o sector tecnológico. Ontem, a casa de research IDC revelou que a venda global de semicondutores vai abrandar no próximo ano, tendo revisto em baixa as estimativas de vendas de semicondutores de um crescimento de 7.5% para uma queda de 2%.

O preço do petróleo subiu ontem 2.5%, para os $50.88, a recuperar dos mínimos, reflectindo a possibilidade da petrolífera russa Yukos declarar falência e o assumir da vitória por parte de Bush, que afasta um cenário de suspensão da constituição das reservas estratégicas de petróleo. Esta manhã o petróleo estava a descer 0.7% para os $50.50.

O Euro subia face ao Dólar para os 1.2824, reflectindo o receio que a política de Bush leve a um agravamento do déficit.

O Credit Suisse (+1.3%) apresentou um crescimento nos seus lucros para Chf1.35Bn, superando o consenso que apontava para Chf964Mn, apresentando benefícios fiscais nas unidades de seguros e investimento no valor de Chf257Mn. A empresa espera bons resultados em 2004, não prevendo, no entanto, que o mercado de serviços financeiros cresça significativamente nos próximos trimestres, pelo que o crescimento dos resultados terá que ser efectuado através de cortes de custos.

O resultado líquido do BNP Paribas (-1.7%) registou um crescimento de 14% para Eur1.1Bn no 3ºtrim. acima do consenso de Eur1Bn, beneficiando da redução das provisões para crédito malparado e melhoria nos resultados das áreas seguradora e gestão de activos. As receitas cresceram 3.4% para Eur4.53Bn. O banco reduziu as provisões para crédito malparado em mais de dois terços para Eur116Mn.

A EADS (-1%) apresentou bons resultados do 3ºtrimestre. Os lucros da empresa detentora da Airbus atingiram Eur210Mn, superando o consenso de Eur120Mn. As vendas cresceram 26% para Eur6.89Bn, superando os Eur6.23Bn esperados. Também o EBIT de Eur515Mn superou o consenso de Eur323Mn. A empresa subiu a sua previsão para o EBIT de 2004 pela terceira vez desde Março de Eur2.1Bn para Eur2.2Bn.

O resultado líquido do HVB Group (-0.2%) caiu 97% no 3ºtrim. de Eur196Mn para Eur6Mn, abaixo do consenso de Eur41Mn. Adiantou ainda que não irá cumprir os targets para 2004, citando fraqueza, maior que a esperada, na área de trading. As receitas provenientes desta rubrica caíram 50% para Eur111Mn.

A UBS reviu em baixa o preço alvo da Adidas (-1.2%) de Eur123 para Eur118.

O CSFB reviu em baixa a recomendação da b(-1.9%) de neutral para underperform.

O ING reviu em baixa o preço alvo da BMW (0%) de Eur45 para Eur37 e a recomendação de buy para hold.

O ING reviu em alta o preço alvo da Generali (-0.2%) de Eur23 para Eur25 e a recomendação de buy para hold.

Hoje reúnem o Banco Central Europeu e o Banco de Inglaterra, reuniões onde não se espera alteração nas taxas directoras. Nos Estados Unidos, destaque para a divulgação dos pedidos de subsídio de desemprego e da produtividade (excluindo sector primário).


2004/11/04 - 09:29
Fonte: Millennium bcp investimento
Fecho dos Mercados

Portugal. O mercado nacional encerrou em terreno negativo, não tendo acompanhado a valorização dos mercados europeus e norte-americanos, animados com a reeleição de George W. Bush como presidente norte-americano. A Sonae apresentou os resultados ontem após o fecho do mercado, tendo liderado as quedas, recuado das recentes valorizações. O BCP também fechou em queda, dado que hoje negociou sem direito ao dividendo intercalar. O PSI20 registou uma queda de 0.26% para os 7.542 pontos, registando 8 quedas e 8 subidas.

Europa. As principais praças europeias também terminaram positivas, mas a aliviar dos máximos do dia. O Eurostoxx subiu 0.2%, com o sector do retalho e construção a liderarem os ganhos. Por sua vez, o sector automóvel e as farmacêuticas limitaram os ganhos. A VW perdeu mais de 3% depois de chegar a acordo com o sindicato em manter 100 mil postos de trabalho em troca de manter os salários congelados durante os próximos 28 meses. A BMW perdeu cerca de 2% após os seus resultados terem surpreendido pela negativa. Nas farmacêuticas, a Sanofi Aventis (-2.7%) foi o título que mais contribuiu para as quedas, na sequência da sua recomendação ter sido revista em baixa por um banco de investimento de referência. Na alimentação & bebidas destaque para a Pernod Ricard (+4%), na sequência dos bons resultados apresentados.

EUA. Wall Street encerrou positiva, beneficiando da reeleição de Bush para a presidência dos EUA, tendo o S&P500 atingido o valor mais elevados dos últimos quatro meses. Petrolíferas e farmacêuticas lideraram os ganhos, tendo a Pfizer valorizado 2.6% e a Merck 4%. Transaccionaram-se 1.7Bn de acções, acima da média dos últimos 3 meses de 1.30Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 5.1.


2004/11/04 - 09:35
Fonte: Millennium bcp investimento

Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Benfica titulariza receitas das bancadas do Estádio da Luz (Jornal de Negócios) A SAD do Sport Lisboa e Benfica está a preparar uma operação financeira de titularização das receitas de bilheteira e de publicidade das bancadas do Estádio da Luz que são ocupadas pelos principais patrocinadores do clube encarnado.

Autoridade da Concorrência detecta indícios de concertação de preços no sector da pasta (Jornal de Negócios) A autoridade da concorrência detectou, durante o processo de investigação em curso, indícios de concertação de preços e abuso de posição dominante dos três produtores de pasta a operar no mercado português – Portucel, Caima e Celbi (grupo Stora Enso).

Barreto critica estratégia do Governo de Durão (Diário Económico) O ministro das Actividades Económicas e do Trabalho, Álvaro Barreto (na foto), lança fortes críticas ao modo como o seu antecessor, Carlos Tavares, geriu o processo da reestruturação do sector energético português, designadamente a falta de contactos com a Comissão Europeia para lhe explicar a estratégia que estava por detrás das decisões nesta matéria.

Seguradoras contestam Bagão (Diário Económico) O presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, António Reis, diz-se desiludido com Bagão Félix por não ter sido contemplado no OE para 2005 a proposta feita pelas seguradoras que passava por tornar os PPR num produto eminentemente de poupança e fraca liquidez, mantendo assim o benefício fiscal.

API insatisfeita com entraves ao investimento (Público) A Agência Portuguesa para o Investimento (API) lamentou ontem que continuem por alterar situações que complica a tarefa de atrair para Portugal investimentos estrangeiros e de segurar projectos nacionais.

Aeroporto de Lisboa já está em cima do limite da sua capacidade (Público) A subida de 12 por cento prevista este ano para o aeroporto de Lisboa significa que a Portela deverá acolher cerca de 10,8 milhões de passageiros até ao final de 2004 - indicou ontem em conferência de imprensa o director do aeroporto, Francisco Severino - o que coloca aquela infraestrutura em cima dos actuais limites de capacidade.

Nova lei das rendas vai aumentar processos judiciais (Diário de Notícias) A Ordem dos Advogados fez ontem duras críticas à nova Lei do Arrendamento. Ouvidos pela Comissão Parlamentar de Obras Públicas no âmbito do debate na especialidade da nova lei, os representantes da Ordem consideram que a futura legislação vai aumentar potencialmente a conflitualidade entre inquilinos e senhorios.

Governo adia apoios fiscais e financeiros aos armadores (Diário de Notícias) Ainda não é hoje que os armadores de pesca industrial deverão ficar a conhecer os apoios que o Governo prepara para o sector, a fim de atenuar os efeitos do aumento do preço do petróleo nos custos do gasóleo. A decisão de parar a frota mantém-se assim, em aberto, e poderá ser decidida amanhã.


fonte CN
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], HFCA, traderh e 45 visitantes