Caldeirão da Bolsa

Ajuda (DIALER.11.AF)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Muitíssimo Obg...

por XCalibur » 29/10/2004 20:11

Info... e maya
fico contente pela vossa total disponibilidade, e, obviamente, agredeço imenso todas as dicas deixadas. Fiquei completamente esclarecido quanto à minha dúvida, que no geral era mais saber se tinha ou não acesso à bios,se eventualmente o SO tivesse ido à vida, pelo meio aprenderam-se mais umas coisas.
Obg aos dois.
Não sei se vou tentar já instalar o XP, pois tenho várias coisas a fazer, nem sei até se o posso fazer nos próximos dias, contudo estou esclarecido. Tenho a descendência a chamar.

Bom fds e obg,
Cumps,
XCalibur.

Registado: 10/1/2003 3:26

Pois....

por maya » 29/10/2004 19:20

No essencial acho que é isso tudo...

Não sei se vale a pensa estar a instalar o partition magic (Claro que é muito bom... ) mas é capaz de demorar a arranjar...) o xp permite criar partições... depois de mandar apagar a existente... ele permite criar uma... Se não se usar todo o espaço existente, então ele depois deixa criar outra partição com o espaço adicional...
(É uma boa coisa isto de criar várias partições... não extremamente necesária , mas util)

Os drivers... procura bem... que não te faltem em especial ....os do modem... seja que modem for...proque se depois nao tiveres acesso à internet a coisas complicam-se....

VÊ se tens o login, pawword e numero do teu ISP... tb é importante....

Mais... ( a formmatar formata claro em ntfs... usa o modo normal... não o modo quick.... (Convem como j´anão formatas há muito tempo) porque o modo normal vai tentar analisar sectores de disco que estejam danificados... e marca-os ou repara-os de modo a depois não perturbarem o funcionamento do sistema...

No windows logo no início segue os passos, nao passes a frente...porque se não puseres password de administrador... fica um buraço... para alguem aceder ao teu pc....

Acho que ta tudo... Boa Sorte...

Se tiveres dúvidas diz!
Cumprimentos,
O Maya

" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Registado: 23/10/2004 23:08

re

por Info.... » 29/10/2004 19:09

X... a bios não depende do SO que esteja no PC... e não está protegida de fãbrica por password uma vez que tu dizes que acedes a ela.. por isso "no problem"... tens sempre acesso a ela.

eu estou a ver é se encontro um tutorial com "bonecos" desde o 1º passo em que arranca o cd do XP para tu imprimires ou colocares noutro pc ou portátil que aí tenhas.

tenho aqui um .... vamos lá ver se tens dúvidas em alguma coisa
http://www.babooforum.com.br/idealbb/vi ... cID=223059

na parte inicial do BIOS.. preocupa-te somente como alterar a sequência de boot... e se já saber fazer isso... passa aquilo tudo da bios...
Depois Na altura da formatação.. convém ser NTFS
Depois durante a instalação são as coisas do costume.. não deverás ter dúvidas.

btw... Maya ou outrem .. vejam aí se isto tem alguma coisa rara que eu não esteja a ver.

quanto a criar outra partição com calma podes usar o partition magic ou outro programa análogo que corra em Windows para teres uma melhor visão da criação de oura partição... tens o partiton magic?... é que aquilo usa uns wizards bem inteligíveis?

O XP já tráz muitas drivers de hardware... mas vê se tens por aí drivers para XP do hardware todo que tens no caso de ser preciso... se não tens alguma vai ao site do fabricante e grava depois em qq lado .
Info....

Em princípio

por maya » 29/10/2004 19:07

A bios é independente de todo o sistema... até podes nem ter dico... que a bios funciona... ou seja... é um pre-software que corre... e configura o básico do hardware do pc... assim em principio terás sempre acesso à bios...

Ou seja se agora tens acesso... terás sempre!
Cumprimentos,
O Maya

Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.

Eu uso um sistema difrente... já expliquei mais ou menos...

por maya » 29/10/2004 19:02

Ja expliquei mais ou menos mas fica um post... para "baterem no ceguinho".

Eu faço o seguinte por causa de virus, spýware e essas cenas...foi a melhor forma que arranjei de me proteger.

1.º Tenho 3 partições no disco (O meu disco tem 60 gb) assim tenho uma partição com 13 Gb, outra com 40gb e outra com 7gb... A preimeira e a segunda é ntfs a terceira é em fat32)

2.º A terceira é para fazer transição entre linux e Windows... assim emules e c&a estão na partição fat32, à qual acedo com o linux... com os programinhas que tiram cenas p2p... os quais mesmo que tenham spyware não acedem às partições onde teria coisas importantes (Vg. a 2.ª). Depois de tirar por exemplo uma música em linux, quando entrar em windows conseguirei usar o ficheiro que tirei com o linux porque o windows também consegue aceder à partição fat32.

(O linux que uso é um cd que se instala só daquela vez... portanto de todas a vezes que uso linux ele instala-se em ram... demora aproximandamente 2 a 3 min...a fazer esta instalação) Quando desligo o pc... regressa ao windows sem ter mexido nos discos do windows (mas poderia mexer se quisesse)Mexe só no de fat32... porque eu quero é onde ficam os ficheiros que tiro com o linux)

Ok!

Depois quanto ao windows... faço o seguinte...
uso um programa de Ghost : Norton... Na base o que este programa faz é fazer uma cópia do primeiro disco onde tenho o sistema operativo. Copia esta que posso restaurar em qualquer momento.

Depois tenho o segundo disco com mais espaço 40gb... que é onde guardo tudo...todos os documentos.

Firewall uso a do windows e outra.... agora a sygate outras vezes a norton... (POde ser shareware... porque como tenho o ghost que aplico em 20 min... posso sempre renstalar tudo e começa a contar o prazo de 1 mes...) Depois em window snão isntalo outros programas... quando instalo um qualquer programa duvidoso, a seguir aplico o ghost (de notar que o ghost tem o sistemo operativo limpo, sem spyware porque não tem programas nos quais nao confie, sem virus e com os updates todos)

O facto de comular duas firewals... não me stressa desde que o pc não stresse.... e ele nao stressa.

Claro que os links para os docs que estão no segundo disco são actualizados automaticamente... ou seja.. no fundo so o sistema operativo é que se altera... mas de resto não perco nada... nem mails... (Só não me posso esquecer de guardar os favoritos... mas já os tenho por defeito guardados... porque uso pocket pc que syncronizo com o windows e que faz sincronização dos favoritos.

Claro que faço copia de segurança de todos os documents com alguma frequência.

Quanto a passwqords uso uma difrente para tudo!

Ok! Isto é como eu me protejo... aonda uso mais umas coisitas... mas isto é o essencial!

Secalhar sou um pedacinho "paranoico" mas sinceramente não me alegra nada o facto pensar que alguem pode estar a aceder ao meu pc ou a saber o que faço ... não que tenha alguma coisa a esconder.... mas sinceramente não tem graça nenhuma... (assim se alguem quiser aceder terá muito traalho... além de que depois não encontra nada de geito! Se toda a gente fizesse assim... eles desistiam por exaustão.)

Abraço
Cumprimentos,
O Maya

Pois...

por XCalibur » 29/10/2004 18:59

É que se aquela hipótese acontecer, o que parece mais provável depois do que me sucedeu na actualização anterior do windows, eu vou na realidade precisar de instalar o SO, seja o XP, seja o 2000. Consigo sempre instalar atravéz do CD ?

Cumps,
XCalibur.

Ok..

por XCalibur » 29/10/2004 18:51

Info...
Obg.mais uma vez.
Eu sei ir à Bios e alterar a ordem de boot, a dúvida é se a Bios está sempre acessível, mesmo sem sistema operativo nenhum no pc, ou seja , no caso de começar por formatar o Pc atravéz do CD do XP,fazendo uma instalação de raíz, limpinha, o CD começa por eliminar o SO anterior, se por qualquer motivo não conseguir instalar o XP e dar o mesmo erro que obtive inicialmente ficarei sem SO,nada de grave sobre os meus dados se tiver feito os meus backups). Pergunto é se naquela hipotética situação,é possivel acontecer,deixar de ter acesso à bios (pois presumo que devo necessitar de lá ir, no caso da ordem de Boot não começar por CD) ?
Se assim for, como se faz ?
Como não conheço concretamente como e aonde se encontra a Bios, daí esta dúvida. Ela é independente do SO ? Sei que é lá que se encontra a configuração do PC. O que é concretamente a Bios ?

Cumps,
XCalibur.

Re: Ok...Ok...

por Visitante » 29/10/2004 18:47

XCalibur Escreveu:LTCM
O Giant antispyware parece ser um excelente programa, já o tive instalado, mas desinstalei, o PC ficou muito mais lento a reiniciar e o programa em si, que fica activo no tabuleiro de sistema, parece que nunca mais abre. Demora imenso tempo. Isto acontece contigo ?

Isso de facto é o maior problema do "animal", lembrei-me dele para eliminar a pasta. Depois disso arrumado, podes desisntalar e colocar o Lava e o Spyboot.

Ou então (para tratar de vez da questão), Fazer umas cópias, levar a máquina a uma loja informática "amiga" e por €30/€40 instalas tudo de novo(SP2 e quejandos)
Visitante

Sim...

por maya » 29/10/2004 18:33

Terás contudo problemas se alguem mudou ou estabeleceu a password da Bios... (Por vezes nas lojas de infomática metem-se nessas aventuras!)
Contudo mesmo que não tivesse a password da bios ... Teria de abrir o pc... trocar um jumper de sítio e ligar o pc.. e estaria feito o reset da password da bios (Há sistemas em que é mais complicado... em especial nos portáteis...)

Mas não deve haver crise! Quer dizer.. basta par saber, desligar o pc... e quando carregar ou em f2 ou f11 ou Del.. penso que um deles permitirá ver se tem a bios protegida ou não por password.
Cumprimentos,
O Maya

erro

por Info.... » 29/10/2004 18:23

ops... pic errada em
"depois vais ao menu Boot e terás uma coisa deste tipo
http://www.babooforum.com.br/idealbb/fi ... o%2013.jpg "

mas ao entrates nesse menu boot.. se for o caso.. vais ver a zona onde orientas a seguência d boot

intel

Cump.
Info....

re

por Info.... » 29/10/2004 18:19

xcalibur... se a tua bios for minimamente recente, quando acederes deve ser uma coisa deste tipo

http://www.babooforum.com.br/idealbb/fi ... o%2012.jpg

depois vais ao menu Boot e terás uma coisa deste tipo

http://www.babooforum.com.br/idealbb/fi ... o%2013.jpg

aí... cou o + e - podes rearranjar a ordem de boot

depois f10 para save and exit

se for mais antiga deve ser qq coisa deste tipo

http://www.lejabeach.com/Guide/k7s5a_bios_01.jpg

entras na 1ª opção e tens uma coisa deste tipo

http://web.edunet4u.net/~han0416/하드웨어%20강좌/chapter3/image/bios_features_setup.jpg

vais para baixo até boot sequence e com + e - coloca na sequência que queres depois ESc e depois f10 para save and exit

Cump.
Info....

Ok...Ok...

por XCalibur » 29/10/2004 17:55

Info, já me compraram o cd com o SP2 do XP em Português.
Aqueles links que deixaste foram uma grande dádiva (Como é que nunca encontrei isto :roll: :?: )
Preciso da revista deste mês para assim ficar com o SP2 do XP em inglês, no caso de querer mudar de linguagem, é que o inglês adapta-se muito melhor, mesmo em questôes de funcionalidade de software.
Entretanto estou a fazer o download naqueles links do SP4 do 2000.
Não, não tenho o disco particionado, mas sei que é uma excelente opção, e assim funcionar noutra partição quando ando nas experiências.
"Thanks"

LTCM
O Giant antispyware parece ser um excelente programa, já o tive instalado, mas desinstalei, o PC ficou muito mais lento a reiniciar e o programa em si, que fica activo no tabuleiro de sistema, parece que nunca mais abre. Demora imenso tempo. Isto acontece contigo ?
O AV KASPERSKY é dos poucos que nunca experimentei, mas já ouvi falarem muito bem dele.

maya...

por XCalibur » 29/10/2004 17:27

Ram tenho 256 MB, chega e sobra.
O Spy Sweeper está muito bem referenciado, e já eliminou, a mim e muito mais pessoal, spyware que outros programas como o Ad-Aware e Spybot não detectaram, mas nada é certo, e até é bem provável que tenha qualquer coisinha de errado neste programa, como dizes, ele próprio ser spyware. Por comparação, uma das mais referenciadas firewalls de software existentes no mercado, é tb referida por vários utilizadores como contendo spyware, e eu não tenho grandes dúvidas, já que a usei durante bastante tempo e reparei sempre num comportamento muito estranho da Cpu, precisamente a ZoneAlarm Pro.

Eu sei que o W2000K e o XP arrancam por eles próprios, sem disquete, mas no caso de ter um pc novinho em folha, sem qualquer sistema operativo, é possível que a Bios não esteja com a ordem de boot a iniciar em CD ?
Já agora, depreendo que é sempre possível ir à bios mesmo sem nenhum sistema operativo instalado, bastantando para isso ligar o PC e fazer Del. Estou certo ???

Cumps,
XCalibur.

Sei ir à Bios e modificar a ordem de reínicio, fazendo Del...

por LTCM » 29/10/2004 17:08

O "Giant antispyware" permite arrastar uma qq pasta ou ficheiro que o AV não tetecte e depois é só fazer o respectivo delete.

Outra opção é instalar o AV KASPERSKY, que ele limpa isso tudo.
LTCM

re

por Info.... » 29/10/2004 17:02

Jobeta... não é por usares o Mozilla ou o Firefox ou o Opera ou outro browser qualquer que vais deixar de "apanhar" spyware.

Tu tem por aí instalado um programa anti-spyware e corre isso amiúde (e ir acualizando a base de dados).

Cump.

exemplos:
ad-aware
spybot search and destroy
giant antispyware
Info....

A ropósito de dialers...

por maya » 29/10/2004 17:01

Acho que esses dialers que vos tão a dar esse problemas resultam de abrirem queles ficheiros .pif, .exe ou .com que estão constantemente a enviar para os emails que estão publicados na página...no caldeirão por exemplo.

(Esse burlões vão a páginas de foruns retiram os emails, que regra geral são válidos, e depois põem-se pesca: Há sempre alguem que abre o dito ficheiro (Isto se o ficheirro não for automáicamente aberto no caso de haver pré-visualização por parte do pc... por exemplo no caso de usarem o outlook... e em certos casos)

Ora enquanto o incauto se prepara para pagar uma conta de telefone que pode não ser muito pequena.. os tipos que arquitectaram o plano divertem-se ao sol agures... com o resultado da pescaria!

(Não abram essas cenas!- Antes mesmo de pensarem em terem programas para se protegerem!)

Fiquem Bem!
Cumprimentos,
O Maya

Solidariedade

por Jobeta » 29/10/2004 16:55

Boa tarde,
Espero que tenha o problema resolvido
Só vim aqui porque me emocionou ver a solidariedade e os conhecimentos que vocês demonstraram .
Bem hajam
Da leitura do post retiro que spyre (nunca +) e já puxei o Mozilla para passar a usar.
Cmps e obrigado
A vidinha segue

Registado: 29/7/2004 20:58

adenda

por Info.... » 29/10/2004 16:49

revista de Novembro tem SP2 para XP português num cd à parte da microsoft

revista de Outubro tem SP2 para XP inglês na raiz do cd/dvd da própria revista

Cump.
Info....

re

por Info.... » 29/10/2004 16:47

Xcalibur

- o CD da microsoft com o SP2 para os Windows XP vem com a PC Guia de Novembro...

- antivirus... podes usar um qq desses... desde que seja uma versão bem recente para ter a base de dados actualizada

- cds recentes com SP4 para o Windows 2000...hummmmmm
podes downlodear e gravar num cd daqui:

versão portuguesa (129 megas)
http://download.microsoft.com/download/ ... sp4_pt.exe

versão inglesa (129 megas)
http://download.microsoft.com/download/ ... SP4_EN.EXE

- o teu disco já está particionado em pelo menos duas partições... a c: para SO e programas e outra para o resto?
Info....

Pois é.... isso tá complicado!

por maya » 29/10/2004 16:28

DE tudo o que li... parece-me que posso ajudar da seguite forma:

- Faz o teste de compatibilidade do xp... mas em prícpio correrá bem com um péntium II (Eu não neste mas num outro pc que tenho, tenho o xp a correr num pentium !! a 200 mhz...

-Agora Ram é que tens de ter um minímo de 64mb... se não tiveres não vale a pensa meteres-te na aventura (Mas para o 2000 já era exigida por isso também deves ter.

- Esse programa spy qualquer coisa... é dúvidoso... muito duvidoso... eu nunca instalaria isso... acho q ue pode ser bem ele próprio syware e é de certeza o causador de todos os problemas....

- Não sou apologista de upgrades de sistemas.... fica lá sempre uma data de lixo inutil e que muitas vezes vem a dar problemas... portanto acho que o ideal é formatar tudo...
(Se usares o cd do xp... ele arranca directamente (Se não arrancar tens de ir alterar o boot na bios de modo a que ele fça autorun automaticamente)
Depois de ele arrancar o ideial é apagares a partição.... totalmente (Isto é irrecuperável em 98% pelo que antes faz uma CÓPIA de SEGURANÇA dos docs importantes) depois cria duas partições... uma delas vai ser para pores os doc outra será para o sistema operativo (assim se um dia quiseres voltar a formatar o pc não tens de estar a tirar os docs... porque estão na outra partição (claor que continua a ser importante fazer uma cópia de segurança não vão as coisas correr mal!....)

Se ticverem alguma dúvida relativamente a alguma destas coisas digam...

Abraço,
Cumprimentos,
O Maya

Ok...

por XCalibur » 29/10/2004 16:22

Quanto às versões tanto do 2000 como XP são as duas Pro.
Quanto ao XP Ugrade Advisor, boa, não conhecia essa possibilidade.
Quanto ao SP2, já fiz um telefonema para comprar a revista. Só uma questão, é a de Outubro (este mês))
É que normalmente custumam sair antes do ínicio do mês a que dizem respeito, e eventualmente teres feito confusão. Já agora, por falares em SP2, o SP4 do W2000K deve andar por aí por uma qualquer revista, talvez já das antigas, que por vezes se encontram nas prateleiras dos quiosques. Sabes de alguma ?
É que sempre que reinstalo o 2000, e isso já aconteceu algumas vezes (pois utilizo o pc tb como máquina de experimentar software, crackado muitas vezes e meia volta lá tenho problemas),tenho que fazer o download do SP4, já que não consigo instalar atravéz de um qualquer fich. de setup (que não encontro), mesmo tendo guardado tudo da pasta do SP4 entretanto criada.A ideia é comprar outro PC (pelo menos) e ficar o actual para essas experiências.
Quanto a antivírus, conheço-os quase todos,desde o BitDefender até ao AVG que tenho com Serials. Por acaso até estou a utilizar a v Pro do avast, preciso é de arranjar uma Serial Number ou Keygen para ele, porque daqui a 60 dias pimba, foi-se.Só encontro fich. crackados para ele, mas nesses confiio muito pouco, já que custumam dar problemas.Últimamente fiquei muito agradado com o AntiVir que é gratuito, mas com uma excelente Base de Dados. Experimenta.

Cumps,
XCalibur.

Meteorologista

por Info.... » 29/10/2004 15:41

se usas uma ligação à net por linha analógia telefónica convém que instales sempre o CheckDialer e que actives a lista branca com os ISP das tuas contas que usas para te ligares... e que fiuqe o programa a correr sempre... uma vez que ele o que faz é evitar que em qlguma altura futura não se nstale o Dilaer e te faça ligações de valor acrescentado.

Cump.
Info....

re

por Info.... » 29/10/2004 15:37

ora bem... portuguesa... vamos ver se arranjo um tutorial em português.... e suponho que seja a PRO? ou é a HOME? isto porque não sei o que usas com o 2000... mas por "defeito" a microsoft recomenda a quem usa o 2000 que passe para a PRO Edition...

antes de instalares o xp recomendava que corresses o Windows XP Upgrade Advisor a ver que incompatibilidades possas ter por aí a nível de hardware e software:
http://www.microsoft.com/windowsxp/pro/ ... visor.mspx
http://download.microsoft.com/download/ ... UpgAdv.exe

se isso não "relatar broncas intransponíveis"... pode-se ir para a frente.

já agora fica já outro lamiré no caso de se ir para a frente... convém que depois de instalares o XP, e mesmo antes de te ligares à net, instales o Service Pack 2 e um antivirus minimamente actualizado.

Antivirus actualizado pode ser uma versão mesmo shareware tirada dum site qq... assim de repente podes ver a versão portuguesa do avast home edition que é free... basta fazer um registo para te enviarem uma chave:
http://www.avast.com/eng/down_home.html

Service Pack 2 português vem por exemplo na PCGuia deste mês... mas se quiseres puxar da net os 200 e tal megas podes ir a:
http://www.microsoft.com/downloads/deta ... lang=pt-pt

Depois dsto tudo diz qq coisa 8-)

Cump.
Info....

Agradeço a todos...

por Meteorologista » 29/10/2004 15:36

...a boa ajuda que me deram e já instalei e corri o CheckDialer e vários programas anti-virus e de spyware gratuítos. Parece-me, contudo, que o meu dialer ainda lá está.
Entretanto como já tenho uma conta de quase 300 Euros mais IVA para reclamação com a PT (que a meu ver também é responsável pela segurança nas redes públicas telefónicas e de transmissão de dados) resolvi não correr mais riscos e formatar o disco.
Já fui hoje comprar uma caixa de DVDs para fazer backups!
Um abraço e muito obrigado a todos.

Registado: 7/11/2002 2:17

Opsss...

por XCalibur » 29/10/2004 15:34

...poder...

CUmps,
XCalibur.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 108 visitantes