Divergência Dow/Nasdaq
7 mensagens
|Página 1 de 1
Jobeta, eu conheço a Teoria mas essa teoria tem mais de um seculo e foi criada (pelo proprio Dow Jones) numa altura em que não existia o Nasdaq (nem o S&P) e portanto, não se refería à divergência que referes mas a uma divergência muito específica entre os dois índices por ele criados o Dow Transportation e o Dow Industrial Average. Ele nem lhes chamava índices mas sim médias, que é mais o que o Dow de facto é. O conceito de índices veio só depois (e os processos de calculos são também diferentes, mais cuidados)...
Acontece que na altura os índices (as tais médias) poderíam fazer sentido mas mais de um seculo depois foram completamente distorcidos além de terem perdido a representatividade global que teríam na altura.
Acontece que na altura os índices (as tais médias) poderíam fazer sentido mas mais de um seculo depois foram completamente distorcidos além de terem perdido a representatividade global que teríam na altura.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Diverências Industriais/Tranportes
Boas,
Marco sem dúvida que é pertinente o que me disseste.
Desculpa voltar a insistir neste momento, no entanto a divergência entre aqueles 2 indices é uma das pedras basilares aonde assenta teoria do Dow.
Está em marcha uma inversão quando os transportes sobem e as industriais descem ou o contrário.
No entanto a divergência existe se é condição para inversão nesta teoria desconhece.
Se alguém conhece a teoria agradecia dissese algo
Cmps
Marco sem dúvida que é pertinente o que me disseste.
Desculpa voltar a insistir neste momento, no entanto a divergência entre aqueles 2 indices é uma das pedras basilares aonde assenta teoria do Dow.
Está em marcha uma inversão quando os transportes sobem e as industriais descem ou o contrário.
No entanto a divergência existe se é condição para inversão nesta teoria desconhece.
Se alguém conhece a teoria agradecia dissese algo
Cmps
A vidinha segue
- Mensagens: 214
- Registado: 29/7/2004 20:58
- Localização: Lisboa
As divergências
Boa tarde,
Marco António ,obrigado pelo comentário.Ainda ontem dava comigo a falar com os meus botões e pensar exactamente o que tu me escreves-te.
Mas olha que o index:Mut.x Dow 10 indice (Cboe)-que não sei qual a constituição dá-me uma leitura elliotista clara sem ruído nenhum-Impressionante para discernir a direcção do mercado ao milimetro e ao kilómetro
Abraço
Marco António ,obrigado pelo comentário.Ainda ontem dava comigo a falar com os meus botões e pensar exactamente o que tu me escreves-te.

Mas olha que o index:Mut.x Dow 10 indice (Cboe)-que não sei qual a constituição dá-me uma leitura elliotista clara sem ruído nenhum-Impressionante para discernir a direcção do mercado ao milimetro e ao kilómetro

Abraço
A vidinha segue
- Mensagens: 214
- Registado: 29/7/2004 20:58
- Localização: Lisboa
Jobeta, eu aconselhava a não comparar o comportamento do Dow com o de qualquer outro índice pois trata-se de um índice absurdo na forma como é calculado e é muito natural que ocorram grandes disparidades.
Por exemplo, durante mais de um ano neste último Bear Market o Dow practicamente lateralizou (a diferença face aos máximos em meados de 2001 era de uns meros 10%! quando nos restantes índices era da ordem dos 30% - 50%...
É preferível utilizar de preferência o S&P500 que além de ser bastante representativo do mercado em geral (é provavelmente o índice mais global que existe) tem ainda a vantagem de ser calculado de uma forma que tem pés e cabeça.
Para que se perceba a questão (e também para que se perceba porque é que por vezes se assiste a divergências enormes no Dow face a outros índices), o Dow não entra com as capitalizações bolsistas (além de que entra com apenas 30 empresas o que para um índice global é o mesmo que nada... o S&P 500 entra com 500!).
O Dow era o equivalente a um PSI 4 em Portugal constituido por:
PTC
EDP
BCP
PTM
em que a PTM pesava mais que as outras todas juntas só porque a sua cotação ronda os 18 euros (PTC sensivelmente 9 euros e EDP e BCP a rondar os 2 euros cada, tudo somado daría à roda de 14 euros). O índice valería então uns 32 ou 33 pontos com a PTM a pesar mais de 50% apesar de se tratar precisamente da mais pequena empresa das 4.
Neste caso, a PTM - uma subsidiária da PTC - pesava mais no índice do que a própria PTC somada à EDP e ao BCP. Trata-se obviamente de um exemplo mas o processo de cálculo do Dow é precisamente este e o tipo de situações que pode ocorrer é semelhante...
Por exemplo, durante mais de um ano neste último Bear Market o Dow practicamente lateralizou (a diferença face aos máximos em meados de 2001 era de uns meros 10%! quando nos restantes índices era da ordem dos 30% - 50%...
É preferível utilizar de preferência o S&P500 que além de ser bastante representativo do mercado em geral (é provavelmente o índice mais global que existe) tem ainda a vantagem de ser calculado de uma forma que tem pés e cabeça.
Para que se perceba a questão (e também para que se perceba porque é que por vezes se assiste a divergências enormes no Dow face a outros índices), o Dow não entra com as capitalizações bolsistas (além de que entra com apenas 30 empresas o que para um índice global é o mesmo que nada... o S&P 500 entra com 500!).
O Dow era o equivalente a um PSI 4 em Portugal constituido por:
PTC
EDP
BCP
PTM
em que a PTM pesava mais que as outras todas juntas só porque a sua cotação ronda os 18 euros (PTC sensivelmente 9 euros e EDP e BCP a rondar os 2 euros cada, tudo somado daría à roda de 14 euros). O índice valería então uns 32 ou 33 pontos com a PTM a pesar mais de 50% apesar de se tratar precisamente da mais pequena empresa das 4.
Neste caso, a PTM - uma subsidiária da PTC - pesava mais no índice do que a própria PTC somada à EDP e ao BCP. Trata-se obviamente de um exemplo mas o processo de cálculo do Dow é precisamente este e o tipo de situações que pode ocorrer é semelhante...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Divergência Dow/Nasdaq
Boa tarde,
Já repararam na divergência destes dois índices.
Para mim isto faz-me pensar no futuro breve.
Boa sorte bons negócios
Já repararam na divergência destes dois índices.
Para mim isto faz-me pensar no futuro breve.

Boa sorte bons negócios
A vidinha segue
- Mensagens: 214
- Registado: 29/7/2004 20:58
- Localização: Lisboa
7 mensagens
|Página 1 de 1