Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 21 Outubro - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 21 Outubro - Empresas & Sectores

por TRSM » 21/10/2004 11:03

Factos Relevantes 21 Outubro - Empresas & Sectores

(EDP:LIS, Compra, Preço Alvo Eur2.70). A Hidrocantábrico celebrou um acordo com a espanhola ONO no sentido de alienar a esta empresa a sua participação de 34,964% do capital social da Retecal (operador regional de telecomunicações por cabo). A ONO exerce, assim, o seu direito de preferência sobre a participação detida pela Hidrocantrábico na Retecal. O valor de venda a ser realizado em numerário, é de Eur57.5Mn. Este valor está em linha com o valor que a EDP já tinha anunciado (Eur58mn) aquando do anúncio do aumento da sua participação na Hidrocantrábico, pelo que não tem impacto.

(SON:LIS, Compra, Preço Alvo Eur1.08). Segundo entrevista de Belmiro de Azevedo, a Sonae está disposta a vender distribuição no Brasil e não rejeitará uma oferta irrecusável. Continuamos a acreditar que a prazo a Sonae deverá sair do Brasil (note-se que a nossa avaliação dos activos totais da rede de retalho da Sonae no Brasil é de Eur348mn, considerando um EV/Sales de 40%).

(PTC:LIS, Compra, Preço Alvo Eur10.35) De acordo com o Jornal de Negócios, a Colt Telecom considera que o mercado nacional já está preparado para receber a tecnologia VoIP (serviço de voz sobre Internet), prevendo aparecer com algumas novidades em 2005. Apesar deste cenário (pressão no preço e na quota da PT na linha fixa) já estar incorporado na nossa avaliação da Portugal Telecom, acreditamos que este produto poderá prejudicar os operadores incumbentes.

(OR:PAR) A L?Oreal registou um crescimento de 3.7% nas vendas do 3ºtrim. para Eur3.53Bn, beneficiando do crescimento das receitas na China e Rússia, ligeiramente abaixo do consenso de Eur3.54Bn. A empresa reiterou as suas expectativas para o final do ano.

(SAP:FRA) Os resultados líquidos da SAP ascenderam a Eur291Mn acima dos Eur281Mn esperados pelo mercado. As receitas provenientes da venda de licenças de software cresceram 13% para Eur491Mn acima do consenso de Eur466Mn. Reiterou ainda as expectativas de crescimento para as licenças para o final do ano. Assim, para o 4ºtrim. prevê um crescimento entre 7 e 8%.

(STM:PAR) A STMicroelectronics registou um lucro de Eur189Mn no 3ºtrim., acima dos Eur157Mn esperados pelo mercado; as receitas cresceram 23.7% para Eur2.23Bn, ligeiramente abaixo dos Eur2.24Bn esperados. A STM espera que as vendas não cresçam no 4ºtrim. (QoQ). Reviu em baixa as estimativas de margem bruta para o 4ºtrim. de 40% para 38-39%.

(CGE:PAR) A Alcatel anunciou hoje de manhã que ganhou um contrato de fornecimento de equipamento para a SBC Communications no valor de Eur1.7Bn.

(AHLN:AMS) As vendas da Ahold caíram 7.9% para Eur12Bn no 3ºtrim., em linha com o esperado. No entanto, excluindo os efeitos cambiais e a alienação de alguns activos as vendas teriam crescido 1.2%.

(SAN:PAR) As vendas da Sanofi-Aventis cresceram 11% para Eur6.49n, ligeiramente abaixo dos Eur6.5Bn apontados pelo consenso.

(JPM:NYS) Os resultados do JP Morgan, o segundo maior banco norte-americano, registaram uma queda de 13%, tendo sido penalizado pelos custos com a aquisição em Julho do Bank One e a queda das receitas de trading. Excluindo os custo de aquisição, o EPS foi de $0.60 vs consenso de $0.74.

(PFE:NYS) As receitas da Pfizer registaram uma subida de 4% para $12.8Bn, tendo registado um crescimento inferior ao esperado de $13.2Bn.

(EX:NYS) A Kodak registou um EPS de $0.79 no 3º trimestre (excluindo alguns custos) vs consenso de $0.72, tendo beneficiado da sua política de cortes de custos e da aposta nos formatos de imagens digitais. As receitas subiram 1% para $3.36Bn vs consenso de $3.54Bn. A empresa reiterou que o EPS para o final do ano deverá ser entre $2.44 a $2.64.

(LU:NYS) A Lucent registou um EPS de $0.04 (excluindo extraordinários) no 4ºtrimestre, em linha com o esperado. Foi o primeiro ano fiscal em que a empresa registou lucros desde o ano 2000. As receitas no 4º trimestre atingiram os $2.40Bn vs consenso de $2.29Bn.


2004/10/21 - 10:26
Fonte: Millennium bcp investimento
Hot Stocks

(EBAY:NAS) A eBay ganhou 3.3% no after-hours, após apresentar bons resultados. Excluindo extraordinários, o EPS 3ºtrim. foi de Eur0.28 acima dos Eur0.27 esperados pelo mercado. As vendas cresceram 52% para $805.88Mn acima do consenso de $779.74Mn. Reviu ainda em alta as suas estimativas para o final do ano e emitiu comentários optimistas para 2005. Para 2004, prevê vendas de $3.25Bn mais $65Mn que a sua anterior estimativa. Para 2005 prevê receitas de $4.2Bn e EPS de $1.42.

2004/10/21 - 10:25
Fonte: Millennium bcp investimento
Sector tecnológico lidera ganhos na Europa

As principais praças europeias abriram a recuperar parte das quedas de ontem, beneficiando do fecho positivo de Nova Iorque e de alguns resultados positivos que foram divulgados nos últimos dias.

O Eurostoxx registava um ganho de 0.6%, com o sector tecnológico a liderar os ganhos. A Alcatel destacava-se com uma valorização de 4%, após ter anunciado que ganhou um contrato de fornecimento de equipamento para a SBC Communications no valor de Eur1.7Bn.

Os resultados líquidos da SAP (+2.3%) ascenderam a Eur291Mn acima dos Eur281Mn esperados pelo mercado. As receitas provenientes da venda de licenças de software cresceram 13% para Eur491Mn acima do consenso de Eur466Mn. Reiterou ainda as expectativas de crescimento para as licenças para o final do ano. Assim, para o 4ºtrim. prevê um crescimento entre 7 e 8%.

A STMicroelectronics (-0.5%) registou um lucro de Eur189Mn no 3ºtrim., acima dos Eur157Mn esperados pelo mercado; as receitas cresceram 23.7% para Eur2.23Bn, ligeiramente abaixo dos Eur2.24Bn esperados. A STM espera que as vendas não cresçam no 4ºtrim. (QoQ). Reviu em baixa as estimativas de margem bruta para o 4ºtrim. de 40% para 38-39%.

Em Wall Street, após o fecho, os resultados da eBay surpreenderam pela positiva, ajudando a manter suportados os ganhos no sector tecnológico.

A L?Oreal (-0.7%) registou um crescimento de 3.7% nas vendas do 3ºtrim. para Eur3.53Bn, beneficiando do crescimento das receitas na China e Rússia, ligeiramente abaixo do consenso de Eur3.54Bn. A empresa reiterou as suas expectativas para o final do ano.

As vendas da Ahold (-1.3%) caíram 7.9% para Eur12Bn no 3ºtrim., em linha com o esperado. No entanto, excluindo os efeitos cambiais e a alienação de alguns activos as vendas teriam crescido 1.2%.

As vendas da Sanofi-Aventis (0%) cresceram 11% para Eur6.49n, ligeiramente abaixo dos Eur6.5Bn apontados pelo consenso.

O preço do petróleo (contracto de Dezembro no NYMEX) subiu ontem 3.36% para $54.41, recuperando das recentes quedas, suportado pelos fracos números das reservas norte-americanas divulgadas ontem. O preço do petróleo para aquecimento (Heating Oil) subiu 3.4%, pressionado pelo fraco números das reservas do petróleo destilado e a aproximação do Inverno. Esta manhã o preço do petróleo subia ligeiramente 0.04% para os $54.43.

No plano macro-económico, destaque para a divulgação dos pedidos de subsidio de desemprego norte-americanos, Leading Indicators e indicador de actividade económica, Philadelphia Fed.


2004/10/21 - 10:08
Fonte: Millennium bcp investimento
Fecho dos Mercados

Portugal. O mercado nacional encerrou em ligeira alta, não acompanhando a descida dos mercados congéneres europeus. Os fracos números das reservas norte-americanas de petróleo e alguma decepção com os resultados nos EUA levaram os mercados accionistas para terreno negativo, embora o PSI20 se tenha valorizado 0.14% para 7.427 pontos, suportado pelas valorizações da Brisa e da EDP. A ParaRede liderou os ganhos, tendo-se registado 10 subida e 9 descidas.

Europa. A Europa terminou em queda. A abertura negativa de Wall Street aliada à recuperação do preço do petróleo, foram os principais catalisadores do sentimento negativo. Alguns resultados decepcionantes nos EUA também ajudaram a manter os mercados pressionados, nomeadamente o sector tecnológico, na sequência das expectativas de vendas da Motorola terem ficado abaixo do esperado. O Eurostoxx perdeu 1%. As seguradoras mantiveram a tendência de queda dos últimos dias, após o Procurador Geral do Estado de Nova Iorque anunciar que vai aprofundar as investigações a alegada corrupção ao sector.

EUA. A subida do preço do petróleo e alguma desilusão com os resultados apresentados penalizaram os mercados accionistas, mas a subida das petrolíferas ajudaram à recuperação do mercado. O sector financeiro esteve em desataque pela negativa, Citigroup (-0.7%), Bank of America (-1.4%). A Motorola reagiu em baixa aos resultados, descendo 7.6%. As petrolíferas estiveram em alta, Exxon Mobil (+1.2%). As tecnológicas fecharam positiva, tendo a Microsoft subido 1.9%, dada a expectativa quanto aos resultados. Transaccionaram-se 1.64Bn de acções, acima da média dos últimos 3 meses de 1.27Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 0.99.


2004/10/21 - 10:22
Fonte: Millennium bcp investimento
Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt



Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Santana Lopes recupera o tema do choque fiscal (Jornal de Negócios) Em entrevista a um jornal alemão, Santana Lopes diz que vai corrigir a política de austeridade dos últimos dois anos. Já em Lisboa, perante os empresários participantes nas Jornadas da Competitividade organizadas pela AIP, o primeiro-ministro não assumiu qualquer compromisso de datas ou taxas para concretizar o choque fiscal.

Governo recusa intervir no preço dos combustíveis (Jornal de Negócios) O Conselho de Ministros aprova hoje um pacote de medidas para atenuar o impacto, na economia, da escalada do petróleo que está a custar mais três milhões de euros por dia que em 2003. Afastada a intervenção nos preços, o Governo admite compensações para os sectores mais penalizados pela subida dos combustíveis como o das pescas.

Santana desmente Bagão Félix e admite baixa do IRC (Público) O primeiro-ministro anunciou ontem que o Governo está a ponderar uma nova descida de IRC em 2006. Essa eventual descida está em linha com o prometido pelo Governo chefiado por Durão Barroso, mas não com o programa do seu Executivo, o qual abandonou precisamente essa medida.

Governo recupera proposta da banca de 2002 (Público) A Associação Portuguesa de Bancos (APB) sugeriu, em 2002, o repatriamento de capitais, mesmo de fluxos transferidos fraudulentamente, previsto agora no Orçamento de Estado (OE) de 2005. O OE de 2003, apresentado por Manuela Ferreira Leite, não chegou a contemplar a medida, porque, de acordo com indicações não comentadas oficialmente na altura, foi vetada pelo então primeiro-ministro Durão Barroso.

Lei do arrendamento pretende evitar «despejos de raiva» (Diário de Notícias) O Governo introduziu várias alterações à sua proposta de Lei do Arrendamento Urbano apresentada em Setembro, que pretendem, segundo fonte do Ministério das Cidades, atenuar os «despejos de raiva», ou seja, aqueles em que o senhorio não tem qualquer intenção de chegar a acordo com o inquilino. Estas alterações são hoje apresentadas à discussão na Assembleia da República.

«Estado fica autofavorecido como inquilino» (Diário de Notícias) Os proprietários prometem lutar com todas as armas para evitar que o Governo mantenha «congeladas» cerca de metade das rendas anteriores a 1990, tal como prevê a proposta de Lei do Arrendamento Urbano, e que correspondem a inquilinos maiores de 65 anos com baixos rendimentos.

Governo recua no artigo 35 para evitar falências (Diário Económico) A solução que o Governo está a ultimar para aligeirar as consequências da aplicação do artigo 35º do Código das Sociedade Comerciais (CSC) deverá passar pela flexibilização das condições de dissolução das empresas.

Álvaro Barreto avança com plano contra a dependência energética (Diário Económico) O ministro das Actividades Económicas, Álvaro Barreto, vai hoje a Conselho de Ministros apresentar um programa de actuação para reduzir a dependência de Portugal em relação ao petróleo

fonte CN
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, BullDuck, edufarinhoto, latbal, LCRLCR, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, vaskom1973 e 143 visitantes