Caldeirão da Bolsa

Quero aprender

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 16/10/2004 23:46

Gato das Botas, além de sublinhar o que o JN disse (e o que ele disse é bem verdade, muito cuidado com algumas ilusões que podem criar resultados iniciais aparentemente bons... é sempre possibilidade mas o sucesso nos mercados não se avalia num tempo tão curto quanto um ano). Aliás, há muito quem defende (eu por exemplo) que só se aprende realmente quando passamos por uma fase em que as coisas correm realmente mal...

Relativamente aos produtos alavancados também lhe aconselho a limitar-se ao estudo e se resolver fazer experiencias fazê-lo com valores muito pouco significativos pois caso contrário poderá ter uma desagradável surpresa. Mesmo para um investidor experiente o sucesso em produtos alavancados é mais difícil. Quanto mais para um investidor com pouca experiência.

Relativamente ao estudo da AT, em termos de livros pode consultar um artigo do ulisses precisamente sobre isso. Eu considero interessantes a generalidade dos livros a que ele faz referência e pouca coisa acrescentaría aquela lista.

Além disso pode aprender alguma coisa em sites (incluindo aqui no caldeirão, mas não só) pois existe muito material para consulta na internet (deixo o exemplo do Stockcharts.com, um site que conta com a colaboração/orientação de John Murphy e onde pode encontrar alguma documentação, ainda que introdutória sobre diversos aspectos da AT).

Existe uma forte predominância de material em inglês portanto convém que esteja preparado e domine o inglês...

Tem ainda disponíveis os cursos de formação que o Caldeirão aqui disponibiliza que permitem, de uma forma bastante rápida e personalizada, aprender bastante sobre AT e ficar com uma boa preparação sobre esta matéria que depois poderá ser evoluída/aprofundada mais facilmente a partir daí. Não vou aqui fazer a apologia dos mesmos por razões óbvias mas pode consultar no forum as impressões daqueles que já o realizaram e optaram por deixar aqui as suas impressões.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Gato das Botas_CALD » 16/10/2004 23:25

Caro JN,
Tanx pela resp e pelo conselho porem eu escrevi q quero aprender e n investir em alavancados!! Riscos tais como perda de capital a 100% ate me dao arrepios na espinha! :)
E qt a AT? Tenho formacao superior em matematica por isso acho q posso e quero comecar a perceber um bocado da coisa.. Recomenda-me estudar alguma coisa em concreto?
Saudacoes.

Registado: 16/10/2004 21:52

por JN » 16/10/2004 22:13

Caro amigo,
pelo que percebo voçe entrou ha um ano para a bolsa e tem um lucro de 14%, agora quer aprender alavancar para ganhar muito mais.

Um conselho; deixe-se estar assim porque voçê ainda é muito novo nisto e a gancia é o principal problema deste negócio.

Eu entrei para a bolsa quando a PT entrou e nessa altura fazia-se 14 ao mes e até muito mais. Só que isso não quer dizaer nada, isso não quer dizer que se percebe alguma coisa de bolsa e muito menos quer dizer que já se está preparado para productos alavancados.
Essa rentabilidade (14%) faz inveja até a alguns profissionais, acredite! No entanto isso foi uma fase, voçê ainda tem que passar pela fase dos prejuizos, como dizia em tempos um amigo meu; neste negócio primeiro temos que provar que conseguimos subreviver, depois pensa-se em voar.
Quanto ao problema das ordens stop no seu banco, deve preguntar directamente a elles, se nao lhe souberem explicar então mude de banco, o que não falta neste país são bancos.

Um abraço
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Quero aprender

por Gato das Botas » 16/10/2004 21:45

Boas!
Comecei a investir em accoes ha cerca de 1 ano, sempre c calma 8-) q o $$$inho custa mt a ganhar!
N tenho perdido mas tb n tenho ganho muito. Estou c uma rentab liq de ~14%/ano.
No entanto, apesar de ja ter lido todos os artigos didacticos do Ulisses (tanx :wink: )bem como qs tudo aqui no caldeirao, queria aprender mais, principalmente sobre AT e alavancados, dos quais nada, mas mm nada, sei! Assim ficava mt agradecido a quem me possa indicar alguma literatura (websites ou livros) sobre a materia.

Tenho ainda outro problema. Costumo transacionar online atraves do banco BEST, principalmente no DAX. Porem, atraves do BEST, nesta plataforma n tenho possibilidade de dar ordens como por ex. "stop loss" (alguem me conseguirah explicar pq :-k ), podendo apenas dar ordens simples de compra/venda. Ora, isto n eh la mt conveniente! Por isso, mais uma vez agradecia a quem me possa indicar intermediarios mais capazes de trading online a ver se n arranjo nenhum 31 quando chegar aih o big bear :oh:...

Obrigado e espero q leiam o testamento ate ao fim!
Gato das Botas

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 122 visitantes