Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae.com - Próxima a arrancar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 8/10/2004 0:09

Acções em destaque em Portugal...
Sonae soma e segue...

05-10-2004, André Veríssimo, averissimo@economica.iol.pt

A Sonae continua a dar boas notícias ao mercado. No início da semana, a Sonae Imobiliária, anunciou que está a estudar a criação de um fundo imobiliário para o Brasil, à semelhança do que já fizera na Europa com a constituição do fundo SIERRA, no ano passado. A venda de parte do capital do maior centro comercial de que é proprietária no Brasil através do fundo, permite à Sonae financiar novos investimentos sem recurso ao endividamento. Com dificuldade em arranjar um parceiro, a Sonae poderá conseguir diversos parceiros participantes no fundo que a ajudem a crescer no Brasil.
Numa nota divulgada na segunda-feira, o BPI considerou que, a ser efectivamente criado, o fundo terá um impacto positivo nas acções da Sonae. Os investidores não esperaram, e as acções do conglomerado presidido por Belmiro de Azevedo valorizaram 2,27% na segunda-feira. No espaço de um mês, acumulam um ganho de 4,60%.
Na terça-feira, a Sonae anunciou a concretização da venda, em Operação Pública de Aquisição, dos 25% que detém na Portucel, à Semapa. A empresa de Belmiro de Azevedo obteve uma mais-valia de 75 milhões de euros com a venda. No mesmo dia, a Sonae fez saber que irá interpor uma acção contra o Estado português e a Portucel por perdas na sequência da privatização da Gescartão. O conglomerado pede uma indemnização nunca inferior a 40 milhões de euros. Há duas semanas, a Sonae anunciou um crescimento de quase nove vezes do lucro líquido no primeiro semestre para 24 milhões de euros.
Visitante

entalado...

por tutosat » 7/10/2004 21:16

acho q hoje fiquei entalado na SNC a 3.40, parece q o mercado vai corrigir forte... e na SNC poderá ter sido um falso breakout da resistência, amanha é de esperar possivilmente mais um dia de queda. será q os 3.32 terão força para suportar a acção? qual será a melhor opção saltar fora ou aguardar?
Mais uma colherada no Caldeirão...

Registado: 7/11/2002 23:19

por MarcoAntonio » 7/10/2004 21:13

marafado, a minha opinião mantém-se de facto, principalmente enquanto a cotação se mantiver acima dos 3.30/3.32€...

A situação da SNC é idêntica à da PTC ou à da JMT. Depois de ter quebrado em alta a resistência, algumas sessões de consolidação ou até de correcção parece-me saudável para que possa então vir mais tarde a atacar/testar em melhores condições as respectivas resistências seguintes (o que continuo a acreditar que nesta altura é o mais provável). Não quer dizer é que isso tenha de acontecer já no imediato.

Na SNC abaixo dos 3.30, na PTC abaixo dos 8.90 ou na JMT abaixo dos 9.00€ (valores aproximados) é que a coisa começará a ter um aspecto mais preocupante.

Nota: como é lógico estou a aproveitar para estender o comentário às outras duas pois considero-as em situações técnicas semelhantes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por marafado » 7/10/2004 20:58

Marco António:

Se por acaso achar conveniente, gostava de ler a sua opinião sobre a Sonae.com hoje.
Se achar que não vale a pena acrescentar nada aos anteriores post´s nem vale a pena responder.

Um abraço e a minha admiração
Marafado

Registado: 5/10/2004 16:59

por Visitante » 7/10/2004 11:27

Caroa amigos:

Julgo que na bolsa na maior parte do tempo todos têm razão ou não têm razão nenhuma. Por cada um que acha que deve comprar e compra, há um que acha que deve vender e vende. E todos têm razões válidas.

Eu infelizmente não pude acompanhar a sessão de ontem. Mas penso ainda hoje o que pensava anteontem. É que romper com força a barreira dos 3.3e pouco com força era sinal de compra e hoje lá fui às compras. Vou ficar com elas e aguardar que o mercado não me dê razão mas me dê dinheiro. :lol:

É que subidas e razoáveis quando preço do petróleo sobe para valores record, parece indicar que o bull chegou mesmo. E temos de apostar naquelas que parecem ter maior potencial de altas subidas.

Parece que as más notícias nada significam e os bancos estão cheios de dinheiro para investir.

Por agora chega de pôr gasolina para a fogueira.

Um abraço
Marafado
Visitante

por Andre Gita » 7/10/2004 11:11

Jabreu claro que não me senti ofendido:) tambem respondi mais directo pq não tenho assim mt tempo para respostas mais elaboradas:) Abraço.
Remember this: When you are doing nothing, those speculators who feel they must trade day in and day out, are laying the foundation for your next venture. You will reap benefits from their mistakes.

Registado: 23/9/2004 23:13

por jabreu » 7/10/2004 11:02

Caro André,
Não disse isso para te ofender... disse-o pq é o que penso... mas se calhar és tu que tens razão.. Nisto nunca se sabe... O meu comentário foi curto e grosso mas apenas uma opinião. Só acho que está na hora dela tocar máximos historicos..
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por Andre Gita » 7/10/2004 10:52

Caro Jabreu, meter lucros ao bolso nunca é mau :) Se vai aos 3.50 já ou não, isso pertence ao futuro que nao consigo prever, apenas verifico que poderá ir testar o suporte para aliviar um pouco e ganhar novo folego, mas posso estar enganado. De qq maneira, recolher os ganhos é sempre bom e se subir já até esse valor fico contente pelos que estão lá. :)
Remember this: When you are doing nothing, those speculators who feel they must trade day in and day out, are laying the foundation for your next venture. You will reap benefits from their mistakes.

por jabreu » 7/10/2004 10:37

Fizeste mal... vai em direção aos 3,5

por Andre Gita » 7/10/2004 10:25

Vendi de manha pois acredito que ela irá testar o agora suporte 3.32, aliviando os indicadores um pouco. Este movimento durante a quebra das resistências fortes é muito normal, especialmente se tiver os indicadores algo sobrecomprados e os mercados em geral um pouco confusos. Se aguentar a zona da anterior resistencia é mt bom sinal e vai prepara.la para novos voos.

por MarcoAntonio » 6/10/2004 19:01

Eu já deixei o meu comentário hoje à SNC noutro local mas fica aqui também. Depois de terminada a sessão de hoje a minha opinião mantém-se: quebrados os 3.32€ (e parece-me que se tratou de uma quebra genuína) o mais provável é os 3.50€ serem testados no curto-prazo.

Bastará para isso que os mercados não descambem e esse teste surgirá, na minha opinião, com naturalidade.

Caso esse valor venha também a ser quebrado em alta ficaremos com um segundo sinal muito importante (o meu target nesse caso passaría para os 3.85-4.00€ muito embora nessa altura seja essencial que os mercados em geral se encontrem em condições idênticas).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por jabreu » 6/10/2004 18:50

Fecho a 3,39 com volume.... Acho que até sexta chega aos 3,5... opiniões sobre este fecho??!!!

por Andre Gita » 6/10/2004 12:11

Não é necessário agradeceres. Estamos cá para tentar ajudar, aprender com os pontos de vista de outros e com isso aumentar as probabilidades de ganho nos mercados. Bjs.

por MarcoAntonio » 6/10/2004 12:10

tutosat Escreveu:já agora marco, cm é achas q esta sessão de correcção poderá afectar a SNC? será q poderá ser um falso arranque devido à correcção do mercado?

Não creio que afecte a menos que a situação se degrade bastante. Se for apenas uma sessão de correcção ligeira para consolidação das subidas a que temos assistido é possível até que a SNC venha a fazer o mesmo algures entre os 3.32 e os 3.50 o que até considero benéfico para o papel depois poder então quebrar com toda a força a segunda resistência, os 3.50€, e entrar então em novos máximos (relativos mas desde 2001).
Imagem

Administrador Fórum

por anas » 6/10/2004 12:01

obrigado --andre gita

Registado: 29/2/2004 22:20

por Andre Gita » 6/10/2004 11:56

Sim teve um bom arranque logo pela manha, quebrando a resistência que se fazia sentir há algum tempo, os 3.32 aproximadamente. O que se passou a seguir, ela recuar um pouco é muito natural, não só pq os mercados estão hj em fase de correcção/consolidação, mas também pela facto de muitas vezes a acção recuar até à sua antiga resistência, agora funcionando como suporte. É a chamada 2ª oportunidade, que as acções costumam dar. Um fecho abaixo dos 3,32 era mau, representando o chamado traders remorse, mas até agora está a portar-se mt bem:)

sonae.com

por anas » 6/10/2004 11:45

ja arancou e bem, :roll: so que alguem nao quer que ela passe dos 3,36,ja viram as vendas a 3.36 tao pequenas 20.30,60.300.etc.vamos ver como fecha hoje com os mercados no vermelho ela ate se esta a portar bem. :clap:

Registado: 29/2/2004 22:20

por tutosat » 6/10/2004 10:03

já agora marco, cm é achas q esta sessão de correcção poderá afectar a SNC? será q poderá ser um falso arranque devido à correcção do mercado?
Mais uma colherada no Caldeirão...

Registado: 7/11/2002 23:19

por MarcoAntonio » 6/10/2004 9:34

Nem de propósito. Hoje e até um pouco contra a corrente da sessão (que está para já a ser uma sessão de ligeira correcção) a SNC «acordou», passou violentamente a resistência e já fez 3.42€...

Entretanto retraiu um pouco mas está ainda a subir 2%...
Anexos
snc-20041006a.png
snc-20041006a.png (20.94 KiB) Visualizado 1156 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 6/10/2004 2:33

Marafado, é certo que muita coisa foi para o mercado a preços bem acima do seu valor real de forma meramente especulativa. contudo também temos que ter em conta um aspecto: Os cálculos eram feitos usando como referência números de outras empresas do sector de diversos períodos. Em 2000, como todos sabemos, as acções estavam a preços altíssimos, o que fazia com que - usando esses valores para definir alguns rácios dessas empresas que iam para os mercados - elas fossem colocadas em Bolsa a preços exorbitantes.

E eu pergunto o seguinte: Em 2000 faria sentido vender uma Sonae.com a preços bem abaixo (em termos comparativos) do que estavam a cotar as suas congéneres?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por marafado » 6/10/2004 1:48

Que está com bom aspecto não há dúvida. Para completar o ramalhete para mim falta-lhe o já falado montante diário movimentado e o romper com volume aquela linha nos (3.3e pouco)onde já mais do que cheirou 4 vezes nos últimos meses.
Acresce que as notícias são boas e os resultados quando comparados com os anos anteriores muito bons.

Aguardemos pela onda certa...mas parece-me que é de estar atento a esta acção.

Não sei se ajuda mas relembro que andou nos 10€ durante os meses em que entrou na bolsa até iniciar a sua queda. Será que a prazo pode recuperar para valores onde os sindicatos bancários a colocaram? onde a fina flor de certas casas de investimentos puseram o seu crédito com análises que hoje nos parecem absurdas? Vamos indo e vamos vendo...e se possível aproveitando uma boa maré

Um abraço
Marafado
Marafado

Registado: 5/10/2004 16:59

sonae.com

por sol » 6/10/2004 0:03

Se será a proxima, não sei como ninguém devera saber.
Encontra-se dentro do canal onde se tem vindo a movimentar há algum tempo, o volume transacionado, é fraco e não está a ajudar muito o título, a meu ver para romper a resistência dos 3,30 está a faltar um pretexto que a faça soltar que poderia ser uma puxada por via da Casa Mãe ou uma qualquer notícia na sua área de actuação.

No melhor dos cenários, não acredito que vá além dos 3,41 no curto prazo.

Sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por MarcoAntonio » 5/10/2004 20:30

Viva,

a minha visão é muito idêntica (as diferenças são de pormenor) mas quería apenas chamar a atenção para um valor que é no entanto relativamente significativo e que servirá de confirmação de um arranque significativo: trata-se da zona dos 3.50€...

Este valor, além de ser practicamente o máximo relativo actual (3.48 em Março/2004) foi também suporte em 2001 durante algumas sessões e depois daquela explosão em Novembro de 2001 a SNC nunca mais fechou acima desse valor tendo desde então passado a funcionar como resistência (ou seja, desde Novembro de 2001 que a SON não consegue fechar acima dos 3.50€ apesar de vários testes e tentativas).

Portanto há que tomar este valor também em consideração...
Anexos
snc-20041005a.png
snc-20041005a.png (20.27 KiB) Visualizado 1463 vezes
snc-20041005b.png
snc-20041005b.png (25.35 KiB) Visualizado 1451 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Sonae.com - Próxima a arrancar?

por Andre Gita » 5/10/2004 20:08

Estou a colocar este gráfico mais extenso para se verificar uma curiosidade. A projecção do triângulo ascendente é exactamente no valor correspondente ao anterior máximo, verificado antes da queda que levou a sonae.com a mínimos. Está numa excelente condição técnica e a uns escassos ticks da quebra da resistência nos 3.34 que tem projecção nos 3.80. Atenção a este papel.
Anexos
sonae.png
sonae.png (18.57 KiB) Visualizado 1483 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, marketisnotefficient, niceboy e 117 visitantes