Gráficos Actualizados - Mercado Nacional (27/09/2004)
Re
No longo-prazo acho que nunca estivémos em desacordo pois esperamos subidas.
No médio-prazo acho que estamos actualmente ainda em desacordo.
Ou melhor eu já estou convencido das subidas e a ti já só falta um bocadinho.
No curto-prazo, que é o meu período de eleição, é natural que os desacordos surjam muitas vezes.
Ainda por cima eu ando essencialmente no curtíssimo-prazo de 1 ou 2 dias onde a AT, pelo menos para mim, não é suficiente para me direccionar.
Por exemplo, no caso concreto do DAX, acho que estamos de acordo que temos uma resistência aos 4.000 pela frente.
A mim interessa-me se ele a passa na 2ª feira pois estou com um put que leva KO aos 4025...
A ti ser esta 2ª ou ser na outra 2ª feira a seguir é quase indiferente embora isso possa vir a ser interpretado como "consolidação para se preparar para passar" ou, se demorar tempo a mais venha a ser classificado como "dificuldade em passar".
Eu tenho que ir à procura de outros sinais para basear a minha decisão. Tu podes aguardar tranquilamente que haja mais sinais no gráfico.
Hoje o meu raciocínio foi simples: O DAX subiu demasiado numa única sessão.
E a minha expectativa é que haja uma retração na 2ª feira, pelo menos, de manhã.
O petróleo acima dos 50,00$ daria jeito.
No fim de semana os americanos ficarem mais convencidos de que o Bush não ganhou ontem o debate também pode ser uma achega.
Existir a resistência dos 4000 acho que pode ajudar mas passar resistências sem parar é vulgar em períodos Bull.
(Hoje o JAOR bem me acenou com a LTD e ele nem parou...)
A resistência só por si não me faria entrar no put, era capaz de apenas me aconselhar a ficar de fora.
Quanto ao PSI, e às acções, há alguns títulos em que eu consigo ler algumas coisas nos cof's.
Coisas que no final do dia, ou no dia seguinte, vão parar aos gráficos.
Às vezes antecipo-me à AT, outras vezes foram falsos sinais ou sou muito simplesmente enganado...
Está claro que numa JMT nunca estaremos de acordo sobre a validade da AT.
Tal não é possível enquanto tu não acreditares que há por lá uma manipulação frequente.
(se é que podemos chamar manipulação a um investidor andar a comprar ou vender as acções que detém ao preço que lhe apetece e, se calhar, ainda a fazer passagens entre as 3 sociedades...)
Bom fim de semana,
JAS
No médio-prazo acho que estamos actualmente ainda em desacordo.
Ou melhor eu já estou convencido das subidas e a ti já só falta um bocadinho.
No curto-prazo, que é o meu período de eleição, é natural que os desacordos surjam muitas vezes.
Ainda por cima eu ando essencialmente no curtíssimo-prazo de 1 ou 2 dias onde a AT, pelo menos para mim, não é suficiente para me direccionar.
Por exemplo, no caso concreto do DAX, acho que estamos de acordo que temos uma resistência aos 4.000 pela frente.
A mim interessa-me se ele a passa na 2ª feira pois estou com um put que leva KO aos 4025...
A ti ser esta 2ª ou ser na outra 2ª feira a seguir é quase indiferente embora isso possa vir a ser interpretado como "consolidação para se preparar para passar" ou, se demorar tempo a mais venha a ser classificado como "dificuldade em passar".
Eu tenho que ir à procura de outros sinais para basear a minha decisão. Tu podes aguardar tranquilamente que haja mais sinais no gráfico.
Hoje o meu raciocínio foi simples: O DAX subiu demasiado numa única sessão.
E a minha expectativa é que haja uma retração na 2ª feira, pelo menos, de manhã.
O petróleo acima dos 50,00$ daria jeito.
No fim de semana os americanos ficarem mais convencidos de que o Bush não ganhou ontem o debate também pode ser uma achega.
Existir a resistência dos 4000 acho que pode ajudar mas passar resistências sem parar é vulgar em períodos Bull.
(Hoje o JAOR bem me acenou com a LTD e ele nem parou...)
A resistência só por si não me faria entrar no put, era capaz de apenas me aconselhar a ficar de fora.
Quanto ao PSI, e às acções, há alguns títulos em que eu consigo ler algumas coisas nos cof's.
Coisas que no final do dia, ou no dia seguinte, vão parar aos gráficos.
Às vezes antecipo-me à AT, outras vezes foram falsos sinais ou sou muito simplesmente enganado...
Está claro que numa JMT nunca estaremos de acordo sobre a validade da AT.
Tal não é possível enquanto tu não acreditares que há por lá uma manipulação frequente.
(se é que podemos chamar manipulação a um investidor andar a comprar ou vender as acções que detém ao preço que lhe apetece e, se calhar, ainda a fazer passagens entre as 3 sociedades...)
Bom fim de semana,
JAS
Re: Re
Assim sim, deste formato gosto muito mais. Então deixa-me responder-te...
Sem dúvida. Mas isso é agora. À data dos +0.2% eu não tinha nada em que me basear para mudar de opinião e o saldo não era negativo.
Eu não sou bruxo e portanto não adivinhava (nem prevía) o que vinha a seguir. E só que veio a seguir podería mudar a minha opinião.
A minha opinião mudou substancialmente. Não tinha mudado com aqueles 0.2% porque além de serem nitidamente insignificantes tratavam-se de uma sessão isolada.
E apesar de ter poucos comentários, foi notório no dia seguinte e no outro e no outro (tu próprio o notaste) que o meu discurso já não era exactamente o mesmo.
Ontem pretendía fazer a actualização aos gráficos mas não me foi possível por motivos de logística (este computador que é onde tenho todo o trabalho simplesmente não arrancava). Em todo o caso não vem daí mal ao mundo pois as minhas opiniões não são válidas para o dia seguinte. Eu formulo opiniões que normalmente duram bastante tempo (a excepção é quando estão erradas e sou obrigado a revê-las).
Sem dúvida!
E por isso me dispus a responder.
Agora, nota uma coisa. Do PSI falei logo na quarta-feira pois considerei que aquela sessão era significativa. Do resto, só falei hoje porque ontem não foi notoriamente possível além de que eu não gosto de escrever e opinar em cima do joelho, tal só me tería sido possível à noite e depois de uma tarde cansativa aqui a resolver o problema do PC não estava com a mínima disposíção para colocar a actualização pelo que a deixei para hoje.
Mais questões que considero importante sublinhar:
Estaca-zero: interpretaste-me mal embora eu tenha sido explícito, estava a referir-me a meados de Setembro. Nessa altura não estava pessimista. Como disse na altura e ao longo de várias sessões aqueles eram os níveis críticos que podíam dar para os dois lados. Ali fiquei na expectativa e estava à espera de um sinal. Esse sinal surgiu e foi para baixe e então em 23 de Setembro publiquei a análise onde me encontrava pessimista para o curtíssimo-prazo (esse momento não é o que eu chamo de estaca-zero, esse já tinha ficado para trás).
Afinal caiu muito menos do que eu esperava e tivemos aquilo que eu considero um contra-ataque às resistências (o tal retorno à estaca-zero, voltamos para os níveis de meados de Setembro anulando o sinal de inversão que eu tinha levado em conta).
O pessimismo foi-se, durou pouco, e agora vejo este contra-ataque como muito significativo. Uma autentica reviravolta e uma demonstração de força quando tal não era esperado. Daqui para cima ficarei bastante mais optimista (muito embora a confirmação seja para mim e sempre a realização de máximos relativos na generalidade dos papéis e índices).
Mas este (a confirmar-se e dentro de um par de sessões já o poderemos verificar) é primeiro de dois passos que considero importante realizar para que o mercado possa voltar às subidas de médio-prazo.
Em relação a questões estratégias, neste capítulo é sempre muito difícil estarmos em sintonía pois temos abordagens totalmente diferentes.
Normalmente não entendes os meus comentários nos contextos temporais que eu tenho realmente em mente.
Eu não tenho qualquer problema em ter estado errado durante alguns dias pois tenho sempre em mente contextos temporais mais alargados e é nesses períodos que considero importante estar certo (falo de movimentos de semanas ou meses).
Outros períodos de que falo, mais apertados, são apenas para deixar referências a outras pessoas para quem possam interessar.
Eu não pretendo apanhar todos os movimentos e os movimentos na sua totalidade mas sim estar a maior parte do tempo do lado certo ou se tal me parecer difícil de realizar ou pouco proveitoso (má relação risco versus benefício) pelo menos não estar errado.
É que para se ganhar nos mercados tem de se começar por não se perder desnecessariamente.
E claro, está, aproveitar devidamente as oportunidades que nos surgem dentro do nosso contexto e filosofia de investimento.
Por fim, eu não tenho nada contra as subidas (pelo contrário, só benefício com elas até porque, como já disse por várias vezes ao longo destes meses, eu detive sempre posições longas embora apenas investido a 50%).
Eu, e como disse muitas vezes ao longo destes meses, acreditei e continuo a acreditar que este movimento de lateralização (nuns casos) ou correcção relativamente lenta (noutros) acabará por ser quebrado em alta e por voltarmos às subidas de médio-prazo.
Mas, como investidor de médio-prazo, o que me interessa determinar é o momento em que considero seguro que voltamos às subidas de médio/longo-prazo (como aquelas que tivemos em de meados de 2003 até Fevereiro/Março 2004). São esses os movimentos que considero realmente importantes, as tendências que considero seguras, duradouras e consistentes.
Talvez seja agora e nunca estive, ao longo destes meses, tão sensível a acreditar nisso como agora. O mercado para tal terá de dar dois passos importantes e está agora a dar o primeiro...
JAS Escreveu:Se eu hoje escrevi alguma coisa foi porque achei despropositada aquela tua frase "A estrondosa subida de hoje do DAX de 0.2% não me fez mudar de opinião"
A seguir a essa "estrondosa" subida tivemos anteontem outra subida, ontem uma queda e hoje uma subida de apenas 2,92%.
O saldo é nitidamente positivo.
Sem dúvida. Mas isso é agora. À data dos +0.2% eu não tinha nada em que me basear para mudar de opinião e o saldo não era negativo.
Eu não sou bruxo e portanto não adivinhava (nem prevía) o que vinha a seguir. E só que veio a seguir podería mudar a minha opinião.
JAS Escreveu:Não vi qualquer comentário teu desde aí e gostava de ver.
A minha opinião mudou substancialmente. Não tinha mudado com aqueles 0.2% porque além de serem nitidamente insignificantes tratavam-se de uma sessão isolada.
E apesar de ter poucos comentários, foi notório no dia seguinte e no outro e no outro (tu próprio o notaste) que o meu discurso já não era exactamente o mesmo.
Ontem pretendía fazer a actualização aos gráficos mas não me foi possível por motivos de logística (este computador que é onde tenho todo o trabalho simplesmente não arrancava). Em todo o caso não vem daí mal ao mundo pois as minhas opiniões não são válidas para o dia seguinte. Eu formulo opiniões que normalmente duram bastante tempo (a excepção é quando estão erradas e sou obrigado a revê-las).
JAS Escreveu:Isoo sim, seria discutir coisas sérias...
Sem dúvida!
E por isso me dispus a responder.
Agora, nota uma coisa. Do PSI falei logo na quarta-feira pois considerei que aquela sessão era significativa. Do resto, só falei hoje porque ontem não foi notoriamente possível além de que eu não gosto de escrever e opinar em cima do joelho, tal só me tería sido possível à noite e depois de uma tarde cansativa aqui a resolver o problema do PC não estava com a mínima disposíção para colocar a actualização pelo que a deixei para hoje.
Mais questões que considero importante sublinhar:

Afinal caiu muito menos do que eu esperava e tivemos aquilo que eu considero um contra-ataque às resistências (o tal retorno à estaca-zero, voltamos para os níveis de meados de Setembro anulando o sinal de inversão que eu tinha levado em conta).
O pessimismo foi-se, durou pouco, e agora vejo este contra-ataque como muito significativo. Uma autentica reviravolta e uma demonstração de força quando tal não era esperado. Daqui para cima ficarei bastante mais optimista (muito embora a confirmação seja para mim e sempre a realização de máximos relativos na generalidade dos papéis e índices).
Mas este (a confirmar-se e dentro de um par de sessões já o poderemos verificar) é primeiro de dois passos que considero importante realizar para que o mercado possa voltar às subidas de médio-prazo.

Normalmente não entendes os meus comentários nos contextos temporais que eu tenho realmente em mente.
Eu não tenho qualquer problema em ter estado errado durante alguns dias pois tenho sempre em mente contextos temporais mais alargados e é nesses períodos que considero importante estar certo (falo de movimentos de semanas ou meses).
Outros períodos de que falo, mais apertados, são apenas para deixar referências a outras pessoas para quem possam interessar.
Eu não pretendo apanhar todos os movimentos e os movimentos na sua totalidade mas sim estar a maior parte do tempo do lado certo ou se tal me parecer difícil de realizar ou pouco proveitoso (má relação risco versus benefício) pelo menos não estar errado.
É que para se ganhar nos mercados tem de se começar por não se perder desnecessariamente.
E claro, está, aproveitar devidamente as oportunidades que nos surgem dentro do nosso contexto e filosofia de investimento.

Eu, e como disse muitas vezes ao longo destes meses, acreditei e continuo a acreditar que este movimento de lateralização (nuns casos) ou correcção relativamente lenta (noutros) acabará por ser quebrado em alta e por voltarmos às subidas de médio-prazo.
Mas, como investidor de médio-prazo, o que me interessa determinar é o momento em que considero seguro que voltamos às subidas de médio/longo-prazo (como aquelas que tivemos em de meados de 2003 até Fevereiro/Março 2004). São esses os movimentos que considero realmente importantes, as tendências que considero seguras, duradouras e consistentes.
Talvez seja agora e nunca estive, ao longo destes meses, tão sensível a acreditar nisso como agora. O mercado para tal terá de dar dois passos importantes e está agora a dar o primeiro...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Usualmente estas trocas sucessivas de mensagens que invariavelmente resultam em confronto pessoal parecem ter um participante em commum.
Esse participante escolheu o "clube" A no início da "época", e deseja muito que os outros escolham o "clube" B. Depois, quando no final dos "90 min" o clube B perde, é o prazer supremo...ah... maravilha...agora já pode passar o dia a imaginar mensagens provocatórias para enviar a todos os supostos "adeptos" do "clube" B.
Esse participante escolheu o "clube" A no início da "época", e deseja muito que os outros escolham o "clube" B. Depois, quando no final dos "90 min" o clube B perde, é o prazer supremo...ah... maravilha...agora já pode passar o dia a imaginar mensagens provocatórias para enviar a todos os supostos "adeptos" do "clube" B.
- Registado: 18/5/2003 23:20
Re
Quanto ao facto de eu "andar desaparecido" lembra-te que:
- eu coloco a minha carteira todos os dias.
- nela expresso as minhas opiniões, basta leres.
- deixei de escrever artigos no Café da Esquina por razões obvias e que toda a gente conhece.
- tem sido raro participar em quaisquer discussões no Fórum mas às vezes não resisto como foi o caso.
Tu insistes, mas este comentário mantém-se válido.
Se eu hoje escrevi alguma coisa foi porque achei despropositada aquela tua frase "A estrondosa subida de hoje do DAX de 0.2% não me fez mudar de opinião"
A seguir a essa "estrondosa" subida tivemos anteontem outra subida, ontem uma queda e hoje uma subida de apenas 2,92%.
Não vi qualquer comentário teu desde aí e gostava de ver.
Isoo sim, seria discutir coisas sérias...
JAS
- eu coloco a minha carteira todos os dias.
- nela expresso as minhas opiniões, basta leres.
- deixei de escrever artigos no Café da Esquina por razões obvias e que toda a gente conhece.
- tem sido raro participar em quaisquer discussões no Fórum mas às vezes não resisto como foi o caso.
JAS em 28/09 Escreveu:Mas não vale a pena entrarmos em polémicas sobre as tuas análises pois eu digo que na maioria das vezes acertas.
Lá por teres um dia "não" não é caso para alarme...
Mas não o queiras transformar em dia "sim".
Tu insistes, mas este comentário mantém-se válido.
Se eu hoje escrevi alguma coisa foi porque achei despropositada aquela tua frase "A estrondosa subida de hoje do DAX de 0.2% não me fez mudar de opinião"
Não vi qualquer comentário teu desde aí e gostava de ver.
Isoo sim, seria discutir coisas sérias...
JAS
Gostei do teu comentário, jarc, porque nestes casos, as opiniões daqueles que estão de fora e não tomam grandes partidos, tentando sempre ver o bom e o mau das coisas, são provavelmente as mais valiosas.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
opiniões
"Enterrar" é um verbo a despropósito. A discussão (já longa e duradoura) resulta no essencial de diferentes pontos de vista. Para quem lê, o exercício parece ter implícita uma disputa para ver quem acerta mais. Não é o caso, trata-se mais de uma desforra do Jas que durante um período de fortes correções levou pancadão. O Marco, sempre mais reservado e defensivo (raramente arrisca opiniões explícitas) teve um período menos bom nas previsões, chegando a ser pontualmente desastroso. Para quem tem longos períodos de acerto, um intervalo assim até dá credibilidade à coisa. Não vem concerteza mal ao Mundo e humaniza o Forúm.
nunofaustino Escreveu:Eu faco parte do ultimo grupo de pessoas referidas...
Pois. E creio mesmo que esse grupo é bastante significativo por isso me referí a ele.
Estou mais preocupado com o facto de nos estarmos a enterrar aos dois do que em dizer que é fulano ou sicrano que se está a enterrar mais.
É um tipo de competição com a qual me sinto infeliz só por ela ter lugar neste espaço e tirar o lugar a artigos, posts e discussões bem mais interessantes e por isso evito cada vez mais este tipo de discussão (ou tento, pelo menos).
JAS Escreveu:O problema foi que tu, a seguir, tentaste dar a volta ao prego e tentaste dizer que tinhas acertado em todas.
Aí eu tive que te mostrar que não...
Não fazía intenções de responder, mas lamentavelmente os teus posts estão cheios de imprecisões e factos clara e objectivamente distorcidos. E perante tanta adulteração é-me bastante difícil ficar calado...

O que eu disse é que os erros não eram tantos e tão grandes como os estavas a querer tornar.
Onde é que eu virei o bico ao prego e tentei passar por ter acertado em todas?
JAS Escreveu:Nessa estaca zero tu previas quedas se bem te lembras...
Bem, aqui o teu lapso é de ordem diferente. Trata-se de um lapso por má interpretação e desatenção:
A estaca-zero refere-se - como está escrito - ao momento que o mercado atravessava em meados de Setembro, ou seja, a meio do mês e não à data do artigo A Dança, publicado a 23 de Setembro, algum tempo depois onde de facto estava pessimista.
De facto prevía quedas, erradamente, mas a 23 de Setembro. Não prevía quedas em meados de Setembro.
JAS Escreveu:Os diversos comentários que fizeste no entretanto foram neste post.
Mais uma lamentável imprecisão. Olha lê o que disseste anteontem:
JAS em 29 de Setembro Escreveu:Quanto ao nosso PSI já vi que tinhas mudado.
Como é que viste? Por obra do espírito-santo? Ou tería eu escrito alguma coisa que te levou a pensar que eu tería mudado de opinião?
JAS Escreveu:Quando acertas tens inúmeros fãs a fazerem salamaleques, não é preciso eu cá vir.
Ponto 1 : Parece que às vezes acerto.
Ponto 2 : Sou o primeiro a desincentivar determinados «apoios» mais exagerados. Não gosto nem de apoios exagerados nem de atitudes persecutórias.
JAS Escreveu:Quando não acertas acho apenas que devias ser desportista...
Ponto 1 : Parece que às vezes não acerto;
Ponto 2 : Quando não acerto sou muitas vezes o primeiro a reconhece-lo ou dizendo nos meus comentários que o mercado não fez aquilo que eu esperava e/ou alterando a opinião se tal se justificar.
De resto eu não estou no mercado por DESPORTISMO.
Só essa forma de catalogar as coisas na minha opinião já diz muito (ou tudo) sobre a forma diferente como abordamos o mercado. Eu não invisto nem dou opiniões por desporto. Se errar não devo ser desportista, devo reconhecer o erro (se de facto existir) e reavaliar o mercado o que é totalmente diferente.
JAS Escreveu:Quanto ao "mudar de opinião no dia seguinte" acho que serve para alterar uma estratégia mas não serve para definir a estratégia.
Se calhar a falha até é minha (penso que não) mas esta frase não me diz absolutamente nada.
JAS Escreveu:Mas tu és sempre pouco explícito e abstens-te de opinar se vai subir ou se vai descer...
Não obstante isso, parece que às vezes acerto e então tenho alguns fans e parece que às vezes erro e então tenho-te a ti e a mais alguns.
JAS Escreveu:Assim não consigo dizer-te se concordo ou não.
Pois, normalmente só consegues dizer se concordas ou não no dia seguinte ou uns dias depois.
Se estava certo nunca chegas a conseguir dizer.
Se estava errado torna-se tudo muito explícito, rapidamente te apercebes que eu estava errado e és bem capaz de vir dizê-lo.
JAS Escreveu:Acho bem que não alimentes a discussão pois quem ler isto vê que cada vez te enterras mais.
Eu não vou discutir quem é que se está a enterrar ou deixa de estar.
Como é óbvio, eu olho para esta discussão, para a forma como pegaste nela, para a forma como a continuas e para as tuas constantes imprecisões e contradições, todas elas muito «convenientes» e tenho uma opinião bem diferente da tua.
Quanto à opinião das outras pesssoas para além dos nós os dois, acho que cada um formulará a sua opinião.
Para alguns se calhar estamos a enterrar-nos os dois...
Re
MarcoAntonio Escreveu:Ponto 1: Quem começou a falar do resto foste tu mesmo (post de 28/9/2004 às 15:25)!.
JAS Escreveu:Ontem estiveste particularmente infeliz nas análises mas é evidente que era isso que se via nos gráficos.
PTC, PTM, DAX e EDP por exemplo.
Há sempre dias em que não se pode sair à rua....
Foi apenas isto que eu disse, no post das 15:25, não era qualquer crítica.
O problema foi que tu, a seguir, tentaste dar a volta ao prego e tentaste dizer que tinhas acertado em todas.
Aí eu tive que te mostrar que não...
MarcoAntonio Escreveu:Ponto 2: Eu já estou a actualizar os gráficos e os comentários noutro tópico, este é de há 4 dias atrás e depois dele já fiz diversos comentários;)
MarcoAntonio hoje Escreveu:Apesar disso o recuo acabou por ser bastante discreto e estamos agora de volta aos níveis críticos a que eu fazía referência em meados do mês de Setembro. Ou seja, voltamos à estaca zero...
Foi exactamente por eu já ter lido a actualização que trouxe ao de cima este post.
Nessa estaca zero tu previas quedas se bem te lembras...
Os diversos comentários que fizeste no entretanto foram neste post.
MarcoAntonio Escreveu:Ponto 3: É de mau tom vir «colher justificações» quando as coisas correm num sentido e não vir quando correm noutro sentido. Eu nunca fui aos teus tópicos perguntar-te se já tinhas mudado de opinião não obstante já termos discutido imensas vezes opiniões sobre o mercado e em muitas das situações o mercado ter demonstrado que quem estava do lado certo era eu e não tu.
Quando acertas tens inúmeros fãs a fazerem salamaleques, não é preciso eu cá vir.
Quando não acertas acho apenas que devias ser desportista...
Dares-me esta resposta enxofrada mostra que ainda não o és.
MarcoAntonio Escreveu:Ponto 4: Eu levo o mercado (os investimentos e as análises) muito a sério e não tenho paciência para este tipo de discussão de pescadinha de rabo na boca e para este estilo «zombeteiro». A minha opinião muda em função do que o mercado me transmite e não em função das discussões que possa ter contigo ou com sicrano e muito menos em função de piadas e piropos. Tenta compreender isso....
Não eram piadas nem piropos. Quando disse que tinhas "sido infeliz" naquele dia estava a falar muito a sério.
Quanto ao "mudar de opinião no dia seguinte" acho que serve para alterar uma estratégia mas não serve para definir a estratégia.
MarcoAntonio Escreveu:Se não percebeste o que isto quer dizer eu digo-te de forma mais clara: este tipo de intervenção pouco séria e objectiva interefere com um trabalho que desenvolvo e onde, se mudo de opinião isso transparece. Ou seja, se queres saber se eu já mudei de opinião ou não só tens de ler o que eu tenho escrito. Depois, ou concordas ou não...
Eu já tinha ido ler.Mas tu és sempre pouco explícito e abstens-te de opinar se vai subir ou se vai descer...
Assim não consigo dizer-te se concordo ou não.
MarcoAntonio Escreveu:Tudo o resto parece-me que acrescenta pouco e serve apenas para alimentar discussões infindáveis. Discussões que tu só tentas retomar quando as coisas te correm de feição. Quando não correm não dizes nada e não as puxas para a frente. Não gosto desse tipo de atitude e portanto não vou alimentar esse tipo de discussão!
Eu também não...
Só te respondi porque achei que ainda não tinhas aprendido a aceitar desportivamente um erro.
Acho bem que não alimentes a discussão pois quem ler isto vê que cada vez te enterras mais.
MarcoAntonio Escreveu:Não gosto dessa forma de estar, não to faço a ti, mesmo que tenha oportunidade, e gostaría que tu não o fizesses a mim.
O que tu gostas ou não é problema apenas teu.
Eu não deixarei de discutir o que me apetecer.
Mas, como és Administrador, tens o previlégio de me apagares.
Um abraço,
JAS
JAS,
Ponto 1: Quem começou a falar do resto foste tu mesmo (post de 28/9/2004 às 15:25)!
Ponto 2: Eu já estou a actualizar os gráficos e os comentários noutro tópico, este é de há 4 dias atrás e depois dele já fiz diversos comentários;
Ponto 3: É de mau tom vir «colher justificações» quando as coisas correm num sentido e não vir quando correm noutro sentido. Eu nunca fui aos teus tópicos perguntar-te se já tinhas mudado de opinião não obstante já termos discutido imensas vezes opiniões sobre o mercado e em muitas das situações o mercado ter demonstrado que quem estava do lado certo era eu e não tu.
Ponto 4: Eu levo o mercado (os investimentos e as análises) muito a sério e não tenho paciência para este tipo de discussão de pescadinha de rabo na boca e para este estilo «zombeteiro». A minha opinião muda em função do que o mercado me transmite e não em função das discussões que possa ter contigo ou com sicrano e muito menos em função de piadas e piropos. Tenta compreender isso...
Se não percebeste o que isto quer dizer eu digo-te de forma mais clara: este tipo de intervenção pouco séria e objectiva interefere com um trabalho que desenvolvo e onde, se mudo de opinião isso transparece. Ou seja, se queres saber se eu já mudei de opinião ou não só tens de ler o que eu tenho escrito. Depois, ou concordas ou não...
Tudo o resto parece-me que acrescenta pouco e serve apenas para alimentar discussões infindáveis. Discussões que tu só tentas retomar quando as coisas te correm de feição. Quando não correm não dizes nada e não as puxas para a frente. Não gosto desse tipo de atitude e portanto não vou alimentar esse tipo de discussão!
Não gosto dessa forma de estar, não to faço a ti, mesmo que tenha oportunidade, e gostaría que tu não o fizesses a mim.
Ponto 1: Quem começou a falar do resto foste tu mesmo (post de 28/9/2004 às 15:25)!
Ponto 2: Eu já estou a actualizar os gráficos e os comentários noutro tópico, este é de há 4 dias atrás e depois dele já fiz diversos comentários;
Ponto 3: É de mau tom vir «colher justificações» quando as coisas correm num sentido e não vir quando correm noutro sentido. Eu nunca fui aos teus tópicos perguntar-te se já tinhas mudado de opinião não obstante já termos discutido imensas vezes opiniões sobre o mercado e em muitas das situações o mercado ter demonstrado que quem estava do lado certo era eu e não tu.
Ponto 4: Eu levo o mercado (os investimentos e as análises) muito a sério e não tenho paciência para este tipo de discussão de pescadinha de rabo na boca e para este estilo «zombeteiro». A minha opinião muda em função do que o mercado me transmite e não em função das discussões que possa ter contigo ou com sicrano e muito menos em função de piadas e piropos. Tenta compreender isso...
Se não percebeste o que isto quer dizer eu digo-te de forma mais clara: este tipo de intervenção pouco séria e objectiva interefere com um trabalho que desenvolvo e onde, se mudo de opinião isso transparece. Ou seja, se queres saber se eu já mudei de opinião ou não só tens de ler o que eu tenho escrito. Depois, ou concordas ou não...
Tudo o resto parece-me que acrescenta pouco e serve apenas para alimentar discussões infindáveis. Discussões que tu só tentas retomar quando as coisas te correm de feição. Quando não correm não dizes nada e não as puxas para a frente. Não gosto desse tipo de atitude e portanto não vou alimentar esse tipo de discussão!
Não gosto dessa forma de estar, não to faço a ti, mesmo que tenha oportunidade, e gostaría que tu não o fizesses a mim.
Re
Marco Antonio Escreveu:Ponto 3 : A estrondosa subida de hoje do DAX de 0.2% não me fez mudar de opinião. Saí à rua há pouco, por necessidade, e não tive qualquer proble
Convém não esqueceres o que disseste há poucos dias.
Acho que já terá mudado de opinião.
Os gráficos, particularmente no DAX, enganaram muita gente...
Um abraço,
JAS
P.S. - E não te esqueças que eu só intervim neste post por causa da JMT. Quem começou a falar do resto foste tu.
Re
[quote=MarcoAntónio"]Ponto 3 : A estrondosa subida de hoje do DAX de 0.2% não me fez mudar de opinião. Saí à rua há pouco, por necessidade, e não tive qualquer problema;[/quote]
E o DAX lá vai subindo, talvez tenhas que mudar de opinião.
Quanto ao nosso PSI já vi que tinhas mudado.
Um abraço,
JAS
E o DAX lá vai subindo, talvez tenhas que mudar de opinião.
Quanto ao nosso PSI já vi que tinhas mudado.
Um abraço,
JAS
Xiii... vvv, não é preciso escrever com letras tão grandes!

Re: jas
vvv Escreveu:Gostava de saber em que é que o jas se baseava para prever esta subida espontanea
JAS em 01 SET Escreveu:Voltei a reentrar pois começou novamente a mexer e não quero estar muito tempo de fora de um título que tem boa AF.
Acho que os 8,80 lhe servem agora de suporte e reforcei a 8,82.
vvv, eu não previ esta subida espontânea...
Os motivos porque ando frequentemente na JMT são essencialmente devido à AF.
Para determinar pontos de entrada e de saída limito-me a observar os cof's e a usar uma certa experiência que tenho no título.
O que eu continuo a dizer é que a AT tem pouca aplicação na JMT pois, normalmente, estes arranques dão-se de surpresa e provavelmente são comandados pelo BPP que é o "artista" de serviço neste título.
Para perceberes melhor o porquê desta afirmação vai aqui.
Um abraço,
JAS
jas
A análise gráficada da queda da JMT é acertada pelo Marco, só poderia ver o que lá está e não prever o futuro.
Errou? Eu tb errei, pois vendi nos 8,90 para reentrar nos 8,80 mas como quebrou não entrei pois fiquei pessimista, pela analise a queda SERIA O MAIS PROVAVELe acabei por não acompanhar este "spike" de 3,40%(pois ja estou dentro outra vez).
Gostava de saber em que é que o jas se baseava para prever esta subida espontanea.
Abraço forense
vvv
Errou? Eu tb errei, pois vendi nos 8,90 para reentrar nos 8,80 mas como quebrou não entrei pois fiquei pessimista, pela analise a queda SERIA O MAIS PROVAVELe acabei por não acompanhar este "spike" de 3,40%(pois ja estou dentro outra vez).
Gostava de saber em que é que o jas se baseava para prever esta subida espontanea.
Abraço forense
vvv

JAS Escreveu:Tu hoje estás chato, daqui a pouco ainda me convences que ontem previste que tudo subia...Marco Antonio Escreveu:Começando pelo DAX, eu ontem practicamente nem falei do DAX, a última vez que o analisei foi no dia 23, estava pessimista (e para já continuo, não é o facto de hoje estar a subir umas décimas que me faz mudar de opinião). E quer o DAX, quer o S&P e quer o Nasdaq Composite estavam bem acima quando lancei essa análise e opinião pessimista (que até ver, mantenho).Marco Antonio em 27 Set Escreveu:Os mercados internacionais prosseguem o seu swing descendente, nalguns casos com alguma violência como por exemplo no Nasdaq Composite ou no DAX.
Com uma frase destas eu leio que pensavas que "prosseguia a descida violenta"...
--------------------Marco Antonio Escreveu:Eu practicamente nada disse sobre a EDP até porque ela practicamente não tem mexido. Portanto nem disse nem sim nem sopas.Marco Antonio em 27 Set Escreveu:EDP
Permanece practicamente inalterada a lateralizar no muito curto-prazo essencialmente entre os 2.34 e os 2.38€. Sem mais comentários, fica o gráfico.
Não disseste nem sim nem sopas?
Previste a continuação dentro de um range e ela saíu de lá violentamente pois quebrou-o em 0,03 o que na EDP é muito.
--------------------Marco Antonio Escreveu:A PTC mantê-se no range dos últimos dias e também pouco mexe. Por acaso já há vários dias que a estou a considerar em consolidação (e não em queda).Marco Antonio em 27 Set Escreveu:PTC
Com uma «pequena retracção» junto da importante zona de resistência a PTC está agora a consolidar e nas últimas sessões pouco tem mexido. Os 8.60€ poderão servir novamente de referência para detectar um eventual piorar da situação...
Na PTC é um facto que tens falado mais em lateralização do que em queda.
De qualquer forma aquela frase, que pode nem sequer traduzir o que pensavas, parece deixar antever que o "piorar da situação" é o mais provavel.
-----------------Marco Antonio Escreveu:Sobre a PTM disse que estava a cair lentamente e hoje sobe alguma coisa. Enfim, é das poucas que está a subir algo que se veja.Marco Antonio em 27 Set Escreveu:PTM
Tem caído mas lentamente, compensando de alguma forma aquela forte correcção inicial. Podemos considerar um pequeno suporte de muito curto-prazo pelos 17.50€ mas é uma referência de segundo plano.
Ao dizeres que os 17.50 são "uma referencia de 2º plano" eu fiquei com a ideia, se calhar errada, que o teu verdadeiro suporte estava mais abaixo.
E não concordo muito contigo em considerar que a subida de hoje seja "algo que se veja"...
Pelo menos nos cof's não vi nada de especial.
--------
Quanto à JMT não vou falar do acerto dos 11,00 (pois já nem me lembro quando foi...) ou do acerto nos suportes.
O problema neste título é sempre o mesmo e chama-se BPP.
É quase certo que eles também olham para os gráficos e que muito provavelmente escolhem determinados pontos para fazerem entradas e saídas. Acredito que eles constroiem muito bem o gráfico...
Continuo a dizer que a única forma de prever alguma coisa, em termos de curto-prazo, é pela observação dos cof's.
Ou então pensemos nela em termos de médio/longo prazo e investimos porque tem uma boa AF.
Mas não vale a pena entrarmos em polémicas sobre as tuas análises pois eu digo que na maioria das vezes acertas.
Um abraço,
JAS

PS: Este ponto diz respeito a um post anterior. Quando dizes que temos tido posições bastante antagónicas deduzo que não deverás ter acompanhado as minhas opiniões com a devida atenção nos últimos tempos dado que eu identifiquei a entrada no ressalto no dia 17 de Agosto e, a meio do movimento de alta, no dia 26 de Agosto disse com todas as letras que achava que tinha potencial para continuar a subir tendo inclusivamente apontado targets, que por sinal até funcionaram com alguma precisão. Teremos estado assim tão antagónicos?... Presumo que não.
Re
Tu hoje estás chato, daqui a pouco ainda me convences que ontem previste que tudo subia...
Com uma frase destas eu leio que pensavas que "prosseguia a descida violenta"...
--------------------
Previste a continuação dentro de um range e ela saíu de lá violentamente pois quebrou-o em 0,03 o que na EDP é muito.
--------------------
De qualquer forma aquela frase, que pode nem sequer traduzir o que pensavas, parece deixar antever que o "piorar da situação" é o mais provavel.
-----------------
Ao dizeres que os 17.50 são "uma referencia de 2º plano" eu fiquei com a ideia, se calhar errada, que o teu verdadeiro suporte estava mais abaixo.
E não concordo muito contigo em considerar que a subida de hoje seja "algo que se veja"...
--------
Quanto à JMT não vou falar do acerto dos 11,00 (pois já nem me lembro quando foi...) ou do acerto nos suportes.
É quase certo que eles também olham para os gráficos e que muito provavelmente escolhem determinados pontos para fazerem entradas e saídas. Acredito que eles constroiem muito bem o gráfico...
Continuo a dizer que a única forma de prever alguma coisa, em termos de curto-prazo, é pela observação dos cof's.
Ou então pensemos nela em termos de médio/longo prazo e investimos porque tem uma boa AF.
Mas não vale a pena entrarmos em polémicas sobre as tuas análises pois eu digo que na maioria das vezes acertas.
Um abraço,
JAS
Marco Antonio Escreveu:Começando pelo DAX, eu ontem practicamente nem falei do DAX, a última vez que o analisei foi no dia 23, estava pessimista (e para já continuo, não é o facto de hoje estar a subir umas décimas que me faz mudar de opinião). E quer o DAX, quer o S&P e quer o Nasdaq Composite estavam bem acima quando lancei essa análise e opinião pessimista (que até ver, mantenho).
Marco Antonio em 27 Set Escreveu:Os mercados internacionais prosseguem o seu swing descendente, nalguns casos com alguma violência como por exemplo no Nasdaq Composite ou no DAX.
--------------------
Marco Antonio Escreveu:Eu practicamente nada disse sobre a EDP até porque ela practicamente não tem mexido. Portanto nem disse nem sim nem sopas.
Marco Antonio em 27 Set Escreveu:EDP
Permanece practicamente inalterada a lateralizar no muito curto-prazo essencialmente entre os 2.34 e os 2.38€. Sem mais comentários, fica o gráfico.
--------------------
Marco Antonio Escreveu:A PTC mantê-se no range dos últimos dias e também pouco mexe. Por acaso já há vários dias que a estou a considerar em consolidação (e não em queda).
Marco Antonio em 27 Set Escreveu:PTC
Com uma «pequena retracção» junto da importante zona de resistência a PTC está agora a consolidar e nas últimas sessões pouco tem mexido. Os 8.60€ poderão servir novamente de referência para detectar um eventual piorar da situação...
-----------------
Marco Antonio Escreveu:Sobre a PTM disse que estava a cair lentamente e hoje sobe alguma coisa. Enfim, é das poucas que está a subir algo que se veja.
Marco Antonio em 27 Set Escreveu:PTM
Tem caído mas lentamente, compensando de alguma forma aquela forte correcção inicial. Podemos considerar um pequeno suporte de muito curto-prazo pelos 17.50€ mas é uma referência de segundo plano.
--------
Um abraço,
JAS
Nota: os 11€ são os actuais 9.75€ pois o título sofreu correcção.
JAS Escreveu:A raridade tem sido eu colocar quaisquer posts além dos da minha Carteira.
Acho que nos últimos tempos temos tido opiniões bastante antagónicas pois eu andei a apregoar subidas (e a aturar a Consciência...) e ultimamente até tenho andado "a não acreditar nas quedas".
Bem, JAS, eu não estou a ver em que é a Consciência para aqui chamada. Por outro lado, eu não sei exactamente quais têm sido as tuas opiniões porque honestamente não tenho dado grande atenção mas as minhas têm estado bastante correctas (bastante mesmo) nos últimos meses.
JAS Escreveu:Ontem estiveste particularmente infeliz nas análises mas é evidente que era isso que se via nos gráficos.
Há sempre dias em que não se pode sair à rua...
Hiiii, JAS, que exagero!...
Começando pelo DAX, eu ontem practicamente nem falei do DAX, a última vez que o analisei foi no dia 23, estava pessimista (e para já continuo, não é o facto de hoje estar a subir umas décimas que me faz mudar de opinião). E quer o DAX, quer o S&P e quer o Nasdaq Composite estavam bem acima quando lancei essa análise e opinião pessimista (que até ver, mantenho).
Eu practicamente nada disse sobre a EDP até porque ela practicamente não tem mexido. Portanto nem disse nem sim nem sopas. Hoje está a mexer mas por acaso, mesmo assim, não vejo motivo para grandes comentários. De qq das formas, se tivesse ou vier ter algo para dizer sobre a EDP é hoje e não ontem.
A PTC mantê-se no range dos últimos dias e também pouco mexe. Por acaso já há vários dias que a estou a considerar em consolidação (e não em queda). E se tu fores ler realmente o comentário que lhe fiz (que suponho que deves ter lido apenas na diagonal para fazer esse comentário e incluí-la nessa lista) vais constatá-lo...
Sobre a PTM disse que estava a cair lentamente e hoje sobe alguma coisa. Enfim, é das poucas que está a subir algo que se veja. Mas pronto, se queres considerar que eu ontem estive muito mal e pegar por aí, tudo bem.
Enfim, meteste exagero neste teu comentário e com fermento!
JAS Escreveu:Só falei na JMT porque já vem de longe eu criticar a aplicação da AT a um título que só mexe quando o BPP quer.
Ó JAS, tu só falaste da JMT porque me apanhaste, digamos, virado ao contrário. Tão simples quanto isto. Coisa que tu vais fazendo sempre que ocorre de uma forma mais ou menos evidente como neste caso mas que, tudo somado, até é raro ocorrer.
Apontas este falhanço da AT para defenderes a tua tese mas não apontaste os dois acertos anteriores:

Foi onde o título parou e inverteu e nada disseste sobre este acerto da AT.

Foi precisamente onde o título parou e por um longo período de tempo e nada disseste acerca deste acerto da AT.
JAS, é bem notório que quando encontras estas falhas (que são naturais, só não as tem quem não analisa e não opina ou quem não anda no mercado de todo) as vens apontar para defender as tuas teses (que eu respeito mas com as quais não concordo). E quando, pelo meio, há inúmeros acertos, nada dizes...
Um abraço.
Re
JAS Escreveu:Além do mais, este tipo de «viragem» repentina nem é nada comum dada a raridade com que colocas posts a assinalar estes factos nos meus tópicos, não é?
A raridade tem sido eu colocar quaisquer posts além dos da minha Carteira.
Acho que nos últimos tempos temos tido opiniões bastante antagónicas pois eu andei a apregoar subidas (e a aturar a Consciência...) e ultimamente até tenho andado "a não acreditar nas quedas".
Ontem estiveste particularmente infeliz nas análises mas é evidente que era isso que se via nos gráficos.
Há sempre dias em que não se pode sair à rua...
Só falei na JMT porque já vem de longe eu criticar a aplicação da AT a um título que só mexe quando o BPP quer.
E advinhar pela AT o que ele quer, e quando, sempre me pareceu muito dificil...
Um abraço,
JAS
Caro visitante, está equivocado pois se reparar a JMT vem de uma longa fase onde atingiu e estagnou precisamente nas resistências que eu anticipei (zona 8.80/9.00€) e antes disso tinha ido visitar precisamente o suporte que eu tinha antecipado (zona dos 8.25€).
Portanto, tomando em consideração os últimos 3 movimentos (contabilizando o de hoje) só falhei na antecipação deste suporte tendo acertado no suporte e na resistência anterior, isto para ficar só pelos 3 últimos exemplos.
Agora, o que é um facto é que o JAS, dado que defende determinada tese aponta apenas os momentos em que eu naturalmente falhei (e o que é impossível de evitar seja qual for a tese que se defende pois o falhanço é inerente ao mercado).
O falhanço em si não me preocupa e não é este comportamento hoje da JMT que me faz deitar por terra a utilização da AT (na JMT ou em qq outro título) da minha parte. Era no mínimo idiota da minha parte deixar-me influenciar por uma ocorrência «negativa» no meio de tantas ocorrências positivas.
Ontem não acreditava na JMT. Hoje acontece isto. Qual é exactamente o problema?
É o tipo de coisa que acontece todos os dias? Por acaso foi o que ocorreu nos movimentos anteriores?
Portanto, tomando em consideração os últimos 3 movimentos (contabilizando o de hoje) só falhei na antecipação deste suporte tendo acertado no suporte e na resistência anterior, isto para ficar só pelos 3 últimos exemplos.
Agora, o que é um facto é que o JAS, dado que defende determinada tese aponta apenas os momentos em que eu naturalmente falhei (e o que é impossível de evitar seja qual for a tese que se defende pois o falhanço é inerente ao mercado).
O falhanço em si não me preocupa e não é este comportamento hoje da JMT que me faz deitar por terra a utilização da AT (na JMT ou em qq outro título) da minha parte. Era no mínimo idiota da minha parte deixar-me influenciar por uma ocorrência «negativa» no meio de tantas ocorrências positivas.
Ontem não acreditava na JMT. Hoje acontece isto. Qual é exactamente o problema?
É o tipo de coisa que acontece todos os dias? Por acaso foi o que ocorreu nos movimentos anteriores?
Fantástico o comportamento da JMT. Estou a chegar agora de uma curta ausência e, bom, é um comportamento mesmo à JMT.
Foi por aí acima como uma flecha...
Mas, JAS, não concordo é com as tua conclusões: o que vejo na JMT neste momento e à luz da AT é que fechando acima dos 9 euros fica excelente e poderá/deverá continuar a subir.
O facto de ontem não ser previsível isto acontecer hoje pouco ou nada tem a ver com a falibilidade/eficiência da AT dado que esta não é Futurologia e ocorrência como estas (com contornos diferentes conforme o título) acontecem em qualquer papel. A função da AT não é propriamente a de adivinhar o futuro mas sim preparar o posicionamento e agir em conformidade conforme as ocorrências.
Se ontem não acreditava particularmente na JMT, hoje acho que ficará com um aspecto muito interessante se não recuar abaixo dos 9 euros até ao fecho.
Bom, parece-me perfeitamente aceitável dado que não é suposto eu adivinhar tudo quanto acontece. Além do mais, este tipo de «viragem» repentina nem é nada comum dada a raridade com que colocas posts a assinalar estes factos nos meus tópicos, não é?

Foi por aí acima como uma flecha...
Mas, JAS, não concordo é com as tua conclusões: o que vejo na JMT neste momento e à luz da AT é que fechando acima dos 9 euros fica excelente e poderá/deverá continuar a subir.
O facto de ontem não ser previsível isto acontecer hoje pouco ou nada tem a ver com a falibilidade/eficiência da AT dado que esta não é Futurologia e ocorrência como estas (com contornos diferentes conforme o título) acontecem em qualquer papel. A função da AT não é propriamente a de adivinhar o futuro mas sim preparar o posicionamento e agir em conformidade conforme as ocorrências.
Se ontem não acreditava particularmente na JMT, hoje acho que ficará com um aspecto muito interessante se não recuar abaixo dos 9 euros até ao fecho.
Bom, parece-me perfeitamente aceitável dado que não é suposto eu adivinhar tudo quanto acontece. Além do mais, este tipo de «viragem» repentina nem é nada comum dada a raridade com que colocas posts a assinalar estes factos nos meus tópicos, não é?