Jerónimo Martins conclui venda do Eurocash na Polónia
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Jerónimo Martins conclui venda do Eurocash na Polónia
Jerónimo Martins conclui venda do Eurocash na Polónia
O Grupo Jerónimo Martins concluiu a transacção alienação do Eurocash, na Polónia, antecipando o recebimento do valor da venda, o que permite ao grupo estar apenas focalizado na cadeia Biedronka, anunciou a empresa em comunicado.
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Alexandra Machado
amachado@mediafin.pt
O Grupo Jerónimo Martins concluiu a transacção alienação do Eurocash, na Polónia, antecipando o recebimento do valor da venda, o que permite ao grupo estar apenas focalizado na cadeia Biedronka, anunciou a empresa em comunicado.
«O Grupo Jerónimo Martins, através da sua participada Jerónimo Martins Dystrybucjs, concluiu a transacção referente à alienação do Eurocash, tendo antecipado já o recebimento do valor de venda e cancelado compromissos assumidos por um período que se poderia prolongar por mais nove anos», diz a empresa.
Aliás, as negociações para o acordo de antecipação do pagamento da participação no Eurocash já tinham sido noticiadas pelo grupo presidido por Luís Palha no dia da apresentação dos resultados semestrais, a 4 de Agosto último.
Na ocasião, a Jerónimo Martins explicava que estava a ultimar negociações com essa intenção, tendo no primeiro semestre feito uma provisão pelas menos-valias que resulta da venda de cerca de seis milhões de euros.
No comunicado de hoje, o grupo português de distribuição explica que deixará, assim, de ter influência no controlo do Eurocash, «eliminando por completo o investimento financeiro que ainda considerava nas suas contas consolidadas (por razões que se prendiam com a recuperabilidade do crédito concedido aos compradores), não se prevendo qualquer impacto significativo nas contas do ano para além do que se encontra provisionado».
Biedronka inaugura 700ª loja
Não referindo no comunicado de hoje qual o valor do encaixe realizado com a venda do Eurocah, o grupo Jerónimo Martins garante, no entanto, que «o valor do encaixe será inteiramente reinvestido na expansão da cadeia Biedronka, que, entretanto, marca mais uma etapa no reforço da sua posição de líder do retalho alimentar na Polónia, com a inauguração, esta sexta-feira, da sua 700ª loja».
Quando, em Fevereiro de 2003, a Jerónimo Martins acordou a venda do Eurocash – ainda com um pagamento a nove anos – anunciava um encaixe de 30 milhões de euros.
A cadeia Biedronka, que opera no segmento «discount» na Polónia, vai inaugurar amanhã a sua 700ª loja, em Buk, cidade próxima de Gniezno.
«Prosseguindo a expansão prevista no plano estratégico do grupo Jerónimo Martins, a nova loja vem reafirmar a posição de liderança destacada da Biedronka no retalho alimentar polaco, reforçando a distância do seu principal concorrente no formato, de quem guarda uma vantagem de mais de 500 lojas», diz a JM em outro comunicado hoje divulgado.
A loja número 700 terá cerca de 600 metros quadrados. A Jerónimo Martins abriu a primeira loja Biedronka em 1995. A cadeia atingiu, em 2003, um volume de vendas de mil milhões de euros, tendo conseguido o «break even» operacional nesse ano. 2004 será o primeiro ano de resultados líquidos positivos, diz ainda a empresa em comunicado.
Com 700 lojas, a área de vendas total da Biedronka será de 325 mil metros quadrados, empregando a cadeia mais de 10 mil trabalhadores.
As acções da Jerónimo Martins seguiam a descer 0,34% para os 8,81 euros
O Grupo Jerónimo Martins concluiu a transacção alienação do Eurocash, na Polónia, antecipando o recebimento do valor da venda, o que permite ao grupo estar apenas focalizado na cadeia Biedronka, anunciou a empresa em comunicado.
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Alexandra Machado
amachado@mediafin.pt
O Grupo Jerónimo Martins concluiu a transacção alienação do Eurocash, na Polónia, antecipando o recebimento do valor da venda, o que permite ao grupo estar apenas focalizado na cadeia Biedronka, anunciou a empresa em comunicado.
«O Grupo Jerónimo Martins, através da sua participada Jerónimo Martins Dystrybucjs, concluiu a transacção referente à alienação do Eurocash, tendo antecipado já o recebimento do valor de venda e cancelado compromissos assumidos por um período que se poderia prolongar por mais nove anos», diz a empresa.
Aliás, as negociações para o acordo de antecipação do pagamento da participação no Eurocash já tinham sido noticiadas pelo grupo presidido por Luís Palha no dia da apresentação dos resultados semestrais, a 4 de Agosto último.
Na ocasião, a Jerónimo Martins explicava que estava a ultimar negociações com essa intenção, tendo no primeiro semestre feito uma provisão pelas menos-valias que resulta da venda de cerca de seis milhões de euros.
No comunicado de hoje, o grupo português de distribuição explica que deixará, assim, de ter influência no controlo do Eurocash, «eliminando por completo o investimento financeiro que ainda considerava nas suas contas consolidadas (por razões que se prendiam com a recuperabilidade do crédito concedido aos compradores), não se prevendo qualquer impacto significativo nas contas do ano para além do que se encontra provisionado».
Biedronka inaugura 700ª loja
Não referindo no comunicado de hoje qual o valor do encaixe realizado com a venda do Eurocah, o grupo Jerónimo Martins garante, no entanto, que «o valor do encaixe será inteiramente reinvestido na expansão da cadeia Biedronka, que, entretanto, marca mais uma etapa no reforço da sua posição de líder do retalho alimentar na Polónia, com a inauguração, esta sexta-feira, da sua 700ª loja».
Quando, em Fevereiro de 2003, a Jerónimo Martins acordou a venda do Eurocash – ainda com um pagamento a nove anos – anunciava um encaixe de 30 milhões de euros.
A cadeia Biedronka, que opera no segmento «discount» na Polónia, vai inaugurar amanhã a sua 700ª loja, em Buk, cidade próxima de Gniezno.
«Prosseguindo a expansão prevista no plano estratégico do grupo Jerónimo Martins, a nova loja vem reafirmar a posição de liderança destacada da Biedronka no retalho alimentar polaco, reforçando a distância do seu principal concorrente no formato, de quem guarda uma vantagem de mais de 500 lojas», diz a JM em outro comunicado hoje divulgado.
A loja número 700 terá cerca de 600 metros quadrados. A Jerónimo Martins abriu a primeira loja Biedronka em 1995. A cadeia atingiu, em 2003, um volume de vendas de mil milhões de euros, tendo conseguido o «break even» operacional nesse ano. 2004 será o primeiro ano de resultados líquidos positivos, diz ainda a empresa em comunicado.
Com 700 lojas, a área de vendas total da Biedronka será de 325 mil metros quadrados, empregando a cadeia mais de 10 mil trabalhadores.
As acções da Jerónimo Martins seguiam a descer 0,34% para os 8,81 euros
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