Gráficos Actualizados - Mercado Nacional (14/09/2004)
22 mensagens
|Página 1 de 1
Marco Antonio citou:
A ideia que me fica é essa que cita em cima.
Considero que seus graficos são uma das mais valias deste forum, penso mesmo que me parecem opiniões muito imparciais.
Eu, agradeço-lhe por o fazer, até me parece que termos um position trade a postar grafios com opiniões para o curto-prazo e em vista o medio-prazo é sempre uma grande valia.
O forum é um conjunto de visitantes e registados e devera ser visto como tal tentando satisfazer a maior parte possivel, a parte discordante podera tambem postar suas opiniões.
Continuação de bom forum.
Nota: 1-Não são opiniões do forum do caldeirão que movem cotações da Euronext-Lisboa.
2- Sou Position trade e compreendo suas opiniões e suas explicações,Marco.
3- Excelente forum este, conservem-no, todos saem a ganhar.
4-Quem tiver ideias DIFERENTES, deveria postar Topico e fazer concorrencia ao Marco, seria salutar para forum e seus participantes e permitiria analisar-se outros pontos de vista.
Eu tento que os mesmos seja úteis ao maior leque de investidores e escrevo para esse leque alargado de investidores.
A ideia que me fica é essa que cita em cima.
Considero que seus graficos são uma das mais valias deste forum, penso mesmo que me parecem opiniões muito imparciais.
Eu, agradeço-lhe por o fazer, até me parece que termos um position trade a postar grafios com opiniões para o curto-prazo e em vista o medio-prazo é sempre uma grande valia.
O forum é um conjunto de visitantes e registados e devera ser visto como tal tentando satisfazer a maior parte possivel, a parte discordante podera tambem postar suas opiniões.
Continuação de bom forum.
Nota: 1-Não são opiniões do forum do caldeirão que movem cotações da Euronext-Lisboa.
2- Sou Position trade e compreendo suas opiniões e suas explicações,Marco.
3- Excelente forum este, conservem-no, todos saem a ganhar.
4-Quem tiver ideias DIFERENTES, deveria postar Topico e fazer concorrencia ao Marco, seria salutar para forum e seus participantes e permitiria analisar-se outros pontos de vista.
- Registado: 14/9/2004 15:46
SNC
Mais um caso paradigmático do cenário descrito: uma primeira resistência por volta dos 3.32€ - uma quebra em alta desta referência constituírá um primeiro sinal bullish para o médio-prazo - com confirmação na realização de novos máximos acima dos 3.50€...
Mais um caso paradigmático do cenário descrito: uma primeira resistência por volta dos 3.32€ - uma quebra em alta desta referência constituírá um primeiro sinal bullish para o médio-prazo - com confirmação na realização de novos máximos acima dos 3.50€...
- Anexos
-
- snc-20040914a.png (19.15 KiB) Visualizado 735 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ficarem a faltar dois títulos, outros dois que se encontram na situação referida nos primeiros posts e que portanto não necessitam de grandes comentários adicionais.
SON
SON
- Anexos
-
- son-20040914a.png (16.59 KiB) Visualizado 746 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Re
JAS Escreveu: Se os teus comentários se referissem apenas ao médio prazo não se justificava uma Análise Diária, não era?
Em primeiro lugar, a análise não é diária mas, em média, a cada três dias!
Mais, os meus comentários e os meus gráficos não servem unica e exclusivamente para transmitir a minha opinião. Tenho a certeza que são úteis para imensos utilizadores que os consulta assiduamente e tento colocar no gráfico referências que não considero tão importantes mas que poderão ser importantes para outros investidores que investem em planos temporais diferentes dos meus.
JAS Escreveu:E se apenas interessam movimentos de dezenas de "por cento" isso será difícil em mercados que nem variam 15% por ano. Terias que ficar de fora anos a fio.
Completamente errado. Queres mesmo que coloque aqui dezenas de variações de dezenas de pontos percentuais nos últimos anos?
Por vezes terá de se ficar meses a fio parado, mas nem isso é assim tão vulgar quanto isso pois pressupõe uma lateralização bastante prolongada (como a que atravessam alguns títulos presentemente).
Em todo o caso é normal um position trader fazer, em média, uma meia dúzia de trades por ano.
E sabes que mais?
Quer na opinião de investidores conceituados quer nos resultados documentados que existem, existem fortes indícios que no longo-prazo os melhores resultados se obtém precisamente dessa forma e a melhor forma de se conseguir um sucesso consistente.
Pessoalmente não tenho tido qualquer problema em aplica-la em Portugal nos últimos anos.
JAS Escreveu:
Nem te preocuparias em apontar suportes ou resistencias distantes de meros 0,10 (como é o caso da PTC) pois isso é uma variação de apenas 1% que pouco interesse tem sem ser no curto prazo.
Como se vê continuas a não compreender o espírito com que emito os meus comentários.
Eu tento que os mesmos seja úteis ao maior leque de investidores e escrevo para esse leque alargado de investidores.
As decisões cabem a cada um até porque para o mesmo momento é bastante comum existirem vários posicionamentos diferentes relativamente ao mesmo activo se tivermos em conta o perfil de investimento de cada um. Para um investidor de curtíssimo-prazo poderá justificar-se estar curto e no mesmo momento para um de médio ou longo-prazo poderá justificar-se estar longo. Para um investidor a quebra de determinada resistência poderá não ser relevante por não alterar nada nos eu plano temporal (por exemplo, médio-prazo) e para outro (por exemplo, curtíssimo-prazo) a quebra de uma resistência secundária poderá ser importante sinalizando um ressalto ou um pequeno arranque, mas que para esse investidor é importante.
Se me preocupo em fornecer determinada coisa nos gráficos é porque considero que isso terá alguma utilidade. E essa avalia-a cada um. Para uns são tremendamente úteis, para outros são interessantes e ainda para outros será lixo provavelmente.
O que faço, faço porque entendo que faço bem. O resto, cada um que tire as suas conclusões...
JAS Escreveu:
Não me lixes com essa de que são análises para médio prazo e para 6 ou 7 meses...
Eu não te lixo com nada. Aliás, se há coisa que se pode ter a certeza é que nas minhas análises, nas minhas opiniões e na minha presença no mercado... eu não lixo ninguém.
Não devemos ser redutores nem assumir que o que os outros fazem não tem sentido ou não tem uma finalidade mais abrangente do que aquela que nos diz respeito pessoalmente.
Dito de outro forma e repetindo o que ainda no outro dia te disse a ti: eu não escrevo análises expecificamente para ti nem expecificamente para o investidor A nem expecificamente para o investidor B. Escrevo análises para uma larga audiência e tenho em vista uma visão abrangente do mercado. Quanto à minha opinião pessoal, essa, tem em conta um perfil específico: o meu. Mas as minhas análises não se esgotam aí!
Entendo eu de que...
Re
MarcoAntonio Escreveu:JAS, um dos grandes problemas quando se discutem análises e opiniões, nos mercados, é os respectivos time-frames. E isso é bem evidente aqui. Penso que aqueles que me acompanham sabem bem que regra geral (e salvo indicação em contrário) os meus comentários centram-se primordialmente no médio-prazo (aliás tenho sido bastante explícito nisso).
Se os teus comentários se referissem apenas ao médio prazo não se justificava uma Análise Diária, não era?
E se apenas interessam movimentos de dezenas de "por cento" isso será difícil em mercados que nem variam 15% por ano. Terias que ficar de fora anos a fio.
Nem te preocuparias em apontar suportes ou resistencias distantes de meros 0,10 (como é o caso da PTC) pois isso é uma variação de apenas 1% que pouco interesse tem sem ser no curto prazo.
Não me lixes com essa de que são análises para médio prazo e para 6 ou 7 meses...
Um abraço,
JAS
----------------------
RP Escreveu:Pois, isso era até defensável se essa entrada no BCP não tivesse sido em meados de Julho e a 1,77 €.
O que significa que levou mais de um mês a recuperar de um trade perdedor.
Deves estar confundida...
A entrada dele foi no dia 16 Ago e julgo que foi feita a 1,70.
Acho que o trade, se esteve perdedor, foi a 1,69.
Beijinhos,
JAS
O comentário vai ao encontro da tua ideia de base. Ou seja, estamos de facto num momento crítico e por esse facto a grande maioria de nós está a olhar para cima conferindo a este olhar a devida importância, enquanto outros, considerando este plano, estão a conferir uma importância maior a um plano mais abaixo, passe a redundância.
Um abraço,
MozHawk
Um abraço,
MozHawk
Mozhawk, não sei entendi o sentido do teu comentário. O meu não ía sentido do início da frase que citaste...
Esta tua nota introdutória Marco fez-me lembrar os comentários de um convidado do programa da CNBC às 6 e tal da manhã em que ele dizia mais ou menos o seguinte:
Toda a gente acha que os mercados vão cair porque se estão a aproximar de resistências importantes, mas pouca gente está a olhar para suportes que têm estado a aguentar os mesmos.
Um abraço,
MozHawk
Toda a gente acha que os mercados vão cair porque se estão a aproximar de resistências importantes, mas pouca gente está a olhar para suportes que têm estado a aguentar os mesmos.
Um abraço,
MozHawk
BCP
Pois, isso era até defensável se essa entrada no BCP não tivesse sido em meados de Julho e a 1,77 €.
Trade the trend.
E gostaría de ressalvar mais uma vez o seguinte. Pensei que já todos me conhecíam mas... eu nas minhas análises não faço referências às análises de outros e muito menos a polémicas que envolvam outros.
O que referi no início deste tópico refería-se unica e exclusivamente às minhas análises anteriores e à discussão em torno delas.
Os meus posts são canais para a exposição da minha opinião (que dou com agrado e escuta quem quer) e eventuais críticas e comentários a esta e não para a crítica da opinião de outros.
Por isso, digo mais uma vez: não misturemos as coisas!
O que referi no início deste tópico refería-se unica e exclusivamente às minhas análises anteriores e à discussão em torno delas.
Os meus posts são canais para a exposição da minha opinião (que dou com agrado e escuta quem quer) e eventuais críticas e comentários a esta e não para a crítica da opinião de outros.
Por isso, digo mais uma vez: não misturemos as coisas!
Re: Re
JAS Escreveu: Toda a polémica em volta do BCP foi há cerca de 1 mês quando o Bertoluci anunciou que comprara (julgo que a 1,70)e os puristas da AT saltaram-lhe em cima...
JAS, penso que há aqui um equívoco: eu pouco ou nada tive a ver com essa discussão. A participação que tive foi por envolverem o meu nome e eu apenas lá fui dizer que aquela discussão não tinha nada a ver comigo e que o meu nome não era para ali chamado. Se quiseres podes confirmar...
Ao que eu me estava a referir foi a uma outra polémica na altura em que coloquei uma análise, encontrava-se o BCP a 1.78 e referí na altura que a tendência de médio-prazo do BCP era descendente. Essa análise gerou uma grande polémica - com reminescências depois numa data de tópicos, apesar do BCP ter continuado a cair - e o BCP, mesmo agora com os mercados com a força das últimas semanas encontra-se acima desse valor... um centimo.
Mais, o canal de médio-prazo encontra-se ainda em vigor e há outros títulos bem melhores do que o BCP (nos quais eu até tenho estado optimista, como por exemplo a Brisa).
Não misturemos as coisas...
Além disso, o que eu quis referir neste post nem sequer era se eu estava certo ou errado - isso pouco me interessa - mas sim que é a partir destes níveis (se o BCP for capaz disso) que a minha opinião de médio-prazo começará a mudar!
JAS Escreveu:Se fizermos as contas ele está a gamhar 5,9% o que não é nada mau para aquilo que continuam a chamar de mero "ressalto".
Se compararmos as variações dos últimos 30 dias, e se considerarmos apenas os títulos de maior peso no PSI, encontramos de facto alguns bem melhores:
PTM(11,04) - BPI(8,24%) - BRI(7,29) - SON(7,14) - PTC(5,55%)
Há 2 que não constam da tua lista.
A lista acima era meramente exemplificativa. Um deles aí é a PTM. Ora, a meio do ressalto eu já refería que a PTM era das que melhor estava a aproveitar o ressalto e tinha apontado como resistênica os 18.45€ (valor atingido nas últimas sessões).
No primeiro post deste tópico não pretendi ser exaustivo. Estava apenas a dar alguns exemplos...
JAS Escreveu:Mas o BCP(4,65%) portou-se muito melhor do que a EDP(2,63%) ao contrário do que dizes.
Nada disso!
JAS, esses números é porque estás a olhar para os últimos 30 dias. Eu não falo dos últimos 30 dias pois a actual tendência de médio-prazo dura há muito mais do que isso - cerca de 6 a 7 meses - e é no contexto de todo esse movimento que eu faço obviamente as comparações.
A EDP está a bater largamento o BCP. Aliás a EDP está quase virtualmente junto dos máximos relativos já que teve um desconto de dividendos da ordem dos 9 centimos pelo que os 2.36 actuais correspondem aí a uns 2.45€... muito próximo dos máximos relativos que são de Março a 2.52€!
JAS Escreveu:Como, pelos gráficos, entrar longo não era aconselhavel os títulos subiram e poucos aproveitaram.
Pelo menos foi isso que disseram há um mês sobre estes títulos...
JAS, um dos grandes problemas quando se discutem análises e opiniões, nos mercados, é os respectivos time-frames. E isso é bem evidente aqui. Penso que aqueles que me acompanham sabem bem que regra geral (e salvo indicação em contrário) os meus comentários centram-se primordialmente no médio-prazo (aliás tenho sido bastante explícito nisso).
Ora, para um investidor de médio-prazo (que tem por alvo movimentos da ordem das dezenas de %) os movimentos de que estás a falar, além de dizerem respeito ao curto ou muito curto-prazo, nalguns casos são practicamente «migalhas».
Um position trader não se preocupa em apanhar todos os movimentos de 5 ou 10% mas em apanhar os grandes movimentos, que podem durar meses e dezenas de pontos percentuais. E se há investidor que não deve pretender «adivinhar» movimentos é o position trader pois esse é por definição um seguidor das tendências do mercado. E para a seguir ela tem de estar bem definida e no prazo temporal correspondente.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/9/2004 18:46, num total de 1 vez.
Re
MarcoAntonio Escreveu:BCP
Outro aspecto que me parece importante assinalar: o BCP mesmo depois deste ressalto está muito longe de ter tido um comportamento digno de registo. Apesar de tanta polémica, podemos encontrar no PSI20 diversos títulos que têm apresentado um comportamento francamente melhor do que o BCP. Exemplos: a PTC, a Brisa, o BPI ou até a EDP. Isto para citar apenas alguns exemplos.
Toda a polémica em volta do BCP foi há cerca de 1 mês quando o Bertoluci anunciou que comprara (julgo que a 1,70)e os puristas da AT saltaram-lhe em cima...
Se fizermos as contas ele está a gamhar 5,9% o que não é nada mau para aquilo que continuam a chamar de mero "ressalto".
Se compararmos as variações dos últimos 30 dias, e se considerarmos apenas os títulos de maior peso no PSI, encontramos de facto alguns bem melhores:
PTM(11,04) - BPI(8,24%) - BRI(7,29) - SON(7,14) - PTC(5,55%)
Há 2 que não constam da tua lista.
Mas o BCP(4,65%) portou-se muito melhor do que a EDP(2,63%) ao contrário do que dizes.
Como, pelos gráficos, entrar longo não era aconselhavel os títulos subiram e poucos aproveitaram.
Pelo menos foi isso que disseram há um mês sobre estes títulos...
Um abraço,
JAS
PTM
Forte retracção na PTM. Para os que acreditam nas subidas poderá ser uma boa oportunidade dado que o título encontrava-se muito esticado e junto de uma resistência que não sería certamente facilmente ultrapassada com o upswing tão esticado.
Forte retracção na PTM. Para os que acreditam nas subidas poderá ser uma boa oportunidade dado que o título encontrava-se muito esticado e junto de uma resistência que não sería certamente facilmente ultrapassada com o upswing tão esticado.
- Anexos
-
- ptm-20040914a.png (17.07 KiB) Visualizado 1011 vezes
PTC
A PTC é mais um desses títulos descritos no primeiro post. Não vale a pena estar a repetir-me...
A PTC é mais um desses títulos descritos no primeiro post. Não vale a pena estar a repetir-me...
- Anexos
-
- ptc-20040914a.png (24.04 KiB) Visualizado 1044 vezes
JMT
Um movimento bem ao estilo da JMT e entre duas referências que já estavam bem identificadas: os 8.80 e os 9.00€...
Agora, é aguardar pelo quebra deste range que tendo em conta a sua já longa duração deverá originar um movimento de relevo.
Um movimento bem ao estilo da JMT e entre duas referências que já estavam bem identificadas: os 8.80 e os 9.00€...
Agora, é aguardar pelo quebra deste range que tendo em conta a sua já longa duração deverá originar um movimento de relevo.
- Anexos
-
- jmt-20040914b.png (14.42 KiB) Visualizado 1087 vezes
-
- jmt-20040914a.png (17.79 KiB) Visualizado 1078 vezes
IPR
Não tenho nada a acrescentar a comentários anteriores.
Não tenho nada a acrescentar a comentários anteriores.
- Anexos
-
- ipr-20040914a.png (21.39 KiB) Visualizado 1096 vezes
EDP
A EDP encontra-se numa clara lateralização de médio-prazo, um enorme range de consolidação que se situa entre os 2.14 e os 2.50€...
Um dos aspectos mais curiosos da EDP é o facto de nos últimos tempos ter corrigido sempre alguns dos movimentos mais violentos que tem registado na sequência de algumas notícias e alguns momentos mais quentes.
Não há muito mais a concluir além do facto de, apesar de alguma irregularidade, ter-se aguentado muito bem durante estes meses e, como por diversas vezes assinalei, ter estado sempre confortavelmente acima da sua importante zona de suporte dos 2.14/2.21€...
E é até das que se encontra mais próximas dos máximos relativos, principalmente tendo em conta a distribuição do dividendo que é significativo em % na EDP.
No imediato testou uma das suas mais importantes resistências (em torno dos 2.39€).
A EDP encontra-se numa clara lateralização de médio-prazo, um enorme range de consolidação que se situa entre os 2.14 e os 2.50€...
Um dos aspectos mais curiosos da EDP é o facto de nos últimos tempos ter corrigido sempre alguns dos movimentos mais violentos que tem registado na sequência de algumas notícias e alguns momentos mais quentes.
Não há muito mais a concluir além do facto de, apesar de alguma irregularidade, ter-se aguentado muito bem durante estes meses e, como por diversas vezes assinalei, ter estado sempre confortavelmente acima da sua importante zona de suporte dos 2.14/2.21€...
E é até das que se encontra mais próximas dos máximos relativos, principalmente tendo em conta a distribuição do dividendo que é significativo em % na EDP.
No imediato testou uma das suas mais importantes resistências (em torno dos 2.39€).
- Anexos
-
- edp-20040914a.png (20.62 KiB) Visualizado 1122 vezes
BRI
Depois de ter realizado máximos históricos, a Brisa entrou «convenientemente» em consolidação, consolidação essa que dura já há alguns dias.
Continuo a considerar os 6.50€ um target atingível no curto-prazo e será-lo certamente se a actual consolidação for quebrada em alta.
Mais importante é a excelente situação técnica de médio/longo-prazo em que a Brisa se encontra desde que entrou em máximos históricos quebrando uma zona de resistência importantíssima que durava há imenso tempo.
Depois de ter realizado máximos históricos, a Brisa entrou «convenientemente» em consolidação, consolidação essa que dura já há alguns dias.
Continuo a considerar os 6.50€ um target atingível no curto-prazo e será-lo certamente se a actual consolidação for quebrada em alta.
Mais importante é a excelente situação técnica de médio/longo-prazo em que a Brisa se encontra desde que entrou em máximos históricos quebrando uma zona de resistência importantíssima que durava há imenso tempo.
- Anexos
-
- bri-20040914a.png (22.94 KiB) Visualizado 1168 vezes
BPI
Depois de duas consolidações muito idênticas e que como tinha assinalado na altura era um indicativo bullish o BPI atingiu o importante range dos 2.97/3.05€...
Penso que a partir daqui o BPI terá maiores dificuldades em subir. No imediato julto que o movimento está esgotado e que mesmo que o caminho seja para cima era importante realizar uma consolidação ou pequena retracção por estes níveis.
Depois de duas consolidações muito idênticas e que como tinha assinalado na altura era um indicativo bullish o BPI atingiu o importante range dos 2.97/3.05€...
Penso que a partir daqui o BPI terá maiores dificuldades em subir. No imediato julto que o movimento está esgotado e que mesmo que o caminho seja para cima era importante realizar uma consolidação ou pequena retracção por estes níveis.
- Anexos
-
- bpi-20040914a.png (21.9 KiB) Visualizado 1184 vezes
BCP
Julgo que com um gráfico destes nem seríam precisos grandes comentários. Aliás, o BCP é um dos casos paradigmáticos face ao que acabei de expor no post anterior.
O BCP está agora a consolidar junto da resistência descendente e caso quebre a consolidação em alta teremos então o primeiro sinal minimamente credível de que a tendência de médio-prazo foi quebrada, reforçando-se esses sinais na quebra de duas referências que tem pela frente: 1.85 e 1.90€...
Gostaría de assinalar ainda o seguinte: a minha posição reservada face ao BCP foi algo criticada nos últimos tempos. Ora, a minha opinião deriva do que vejo no mercado e só nele e esta muda apenas quando, segundo os meus critérios, encontro motivos para tal. E se o BCP for capaz dessa «proeza» a minha opinião começará a mudar...
Outro aspecto que me parece importante assinalar: o BCP mesmo depois deste ressalto está muito longe de ter tido um comportamento digno de registo. Apesar de tanta polémica, podemos encontrar no PSI20 diversos títulos que têm apresentado um comportamento francamente melhor do que o BCP. Exemplos: a PTC, a Brisa, o BPI ou até a EDP. Isto para citar apenas alguns exemplos.
Digo isto porque o mercado não é apenas um único papel, por muito mediático e visível que ele seja.
Julgo que com um gráfico destes nem seríam precisos grandes comentários. Aliás, o BCP é um dos casos paradigmáticos face ao que acabei de expor no post anterior.
O BCP está agora a consolidar junto da resistência descendente e caso quebre a consolidação em alta teremos então o primeiro sinal minimamente credível de que a tendência de médio-prazo foi quebrada, reforçando-se esses sinais na quebra de duas referências que tem pela frente: 1.85 e 1.90€...
Gostaría de assinalar ainda o seguinte: a minha posição reservada face ao BCP foi algo criticada nos últimos tempos. Ora, a minha opinião deriva do que vejo no mercado e só nele e esta muda apenas quando, segundo os meus critérios, encontro motivos para tal. E se o BCP for capaz dessa «proeza» a minha opinião começará a mudar...
Digo isto porque o mercado não é apenas um único papel, por muito mediático e visível que ele seja.
- Anexos
-
- bcp-20040914a.png (18.76 KiB) Visualizado 1214 vezes
Gráficos Actualizados - Mercado Nacional (14/09/2004)
Com uma grande quantidade de papéis em cima de resistências importantes e o mesmo se aplicando a diversos índices, os mercados encontram-se num dos pontos mais importantes dos últimos tempos.
De como o mercado sair desta espécie de encruzilha poder-se-ão retirar conclusões importantes.
Sublinhe-se que apesar da força demonstrada pelo mercado durante este ressalto ao longo das últimas semanas, ainda não temos qualquer sinal concreto ou garantía de que não seja mais um movimento idêntico aos realizados em Março ou Julho últimos.
Mas a partir daqui... sim.
De como o mercado sair desta espécie de encruzilha poder-se-ão retirar conclusões importantes.
Sublinhe-se que apesar da força demonstrada pelo mercado durante este ressalto ao longo das últimas semanas, ainda não temos qualquer sinal concreto ou garantía de que não seja mais um movimento idêntico aos realizados em Março ou Julho últimos.
Mas a partir daqui... sim.
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Kooc, macau5m, mjcsreis, PacoNasssa, PMP69 e 207 visitantes