Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "A ditadura das emoções"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 14/9/2004 18:38

Obrigado a todos. :)

Zé Povinho, cada vez mais me convenço que cada um deve usar o método que melhor se adequa ao seu estilo de "trading" e até ao seu estilo de vida. 8-)

Uma coisa é certa: Para mim, quem conseguir eliminar as emoções na hora da tomada de decisão tem muito maiores condições de ter sucesso nos mercados. E não há dúvida que nos sistemas mecânicos tal acontece.

Por que é que então eu não adiro a esses sistemas? Primeiro, porque também para os elaborar é preciso arte e trabalho. E depois porque acredito que há factores subjectivos que influenciam a minha decisão e que jamais conseguiria incluir num sistema. De que falo? Das aberturas dos "Telejornais", da conversa com o barbeiro, das capas das revistas, do nervosismo nos fóruns, entre outras coisas.

Ou seja, apesar de acreditar que tudo está nos gráficos, acredito que ainda há alguns aspectos que são mais facilmente identificáveis a olho nu. Sobretudo quando chega a hora de identificar factores emotivos...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por semprefrio » 14/9/2004 18:30

Ulisses,
Faço uma pausa numas miniférias de apoio à família para te dar os parabéns.

Disseste tudo; nem mais, nem menos. :wink:

Abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

por xico » 14/9/2004 18:12

Ullisses:

Mais um belo artigo, cheio de perspicaz análise ao nível a que já nos habituas-te.

Um grande abraço,
Xico

Registado: 5/11/2002 12:32

por djovarius » 14/9/2004 17:43

Obrigado, Ulisses, por algo que jamais podemos esquecer e que, por isso, convém estar permanentemente a ser lembrado.

Parabéns e um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por zé povinho » 14/9/2004 17:32

Ulisses

se deixar-mos de lado totalmente as emoções, não valerá mais arranjar-mos todos um sistema de investir, no género daquele de que o "Cem" fartas vezes tem falado?

ps: problemas no fórum? - tinha escrito um texto bem maior, que se perdeu.

Registado: 4/11/2002 23:38

Simples e conciso ....

por Xanax » 14/9/2004 17:20

a forma como sistematizas as asneiras que às vezes cometo :wink: .Interessante era ordenar essas emoções por ordem crescente de gravidade ou de implicação financeira; ou seja; eu por exemplo revejo-me claramente naquele sindroma " Por exemplo, muitos investidores quando estão a ganhar dinheiro num determinado negócio começam a fazer as contas a quanto dinheiro já estão a ganhar naquela posição, o que os leva muitas vezes a fechar a sua posição e a limitar os ganhos, mesmo quando os motivos que o levaram a abrir a posição permanecem intactos que " acontece que que a implicação financeira desta emoção não é propriamente um prejuizo, será talvez o chamado trade da treta que nem para a bica dá, e depois olha é ver o titulo a continuar a subir e a fazer contas ao que deixei de ganhar. Agora imagina se eu não tomasse umas paletes de vez em quanto, se calhar nem para as corretagens dava.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

por R_Martins » 14/9/2004 17:10

Nunca é demais lembrar estes temas.
Bravo Ulisses. Excelente!!!
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

Obrigado

por inf02 » 14/9/2004 16:50

Ulisses,

obrigado por esta formação que vai de encontro a muitas outras que já recebi.

cumprimentos
inf02

por valves » 14/9/2004 16:46

Excelente artigo ao teu melhor nivel no contexto gostaria de parafrasear aqui uma frase do Dr.Braga de Matos que elucida de forma lapidar aquilo que tu disseste :

Se não te conheces a ti proprio os mercados podem ser locais extremamente despendiosos para te descobrires a ti proprio.

Um abraço

Vasco :wink:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Novo artigo: "A ditadura das emoções"

por Ulisses Pereira » 14/9/2004 15:26

Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "A ditadura das emoções".

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], mjcsreis, PacoNasssa, PMP69 e 229 visitantes