Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semicondutores, SOX e Nasdaq - Algumas Considerações

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Os semicondutores e a discussão

por Jobeta » 9/9/2004 19:09

Caro forense:
Os semicondutores estão presentes em todas actividades da sociedade.Hoje já é impossivel pensar em produtividades sem eles ou atreverme-me-ia a dizer viver sem eles ,Medicina defesa,quimica,matérias energia e por aí fora.
As resistências que apontou são verdadeiras mas vão todas ser furadas porque a onda que se iniciou é de ordem superior (C) que irá concluir com o mercado baixista que se iniciou em outubro de 2002.Na verdade o minimo que indiquei onteontem num dos meus posts não significa o inicio dum mercado altista mas sim a conclusão da correcção (zigzag invertido) do mercado baixista que se iniciou em outubro de 2002 e que seguramente irá levar os indices acima dos máximos (fev-Março) deste ano.Embora eu não seja fundamentalista sou ateu o argumento que dos fundamentalistas -Que sem emprego não há economia- è a pedra de toque da contração da economia.
Cumprimentos
 
Mensagens: 214
Registado: 29/7/2004 20:58
Localização: Lisboa

Semicondutores, SOX e Nasdaq - Algumas Considerações

por Visitante » 9/9/2004 18:11

Bem rapazes, vamos lá ver o pano de fundo da questão :



O SOX, desde os minimos (Out 2002) aos máximos (Jan 2004) fez uma forte recuperação baseada nas expectativas que a economia dos EUA ia crescer a uma taxa entre 3-4 % e aliviava ao mesmo tempo do estado oversold que se encontrava desde as fortíssimas quedas impostas pelo terrivel bear market 2000-2003. Isto é do conhecimento geral.

Acontece que as expectativas de crescimento da economia depois de toda a injecção de liquidez pelo FED, para já confirmam-se, mais ou menos á taxa prevista, restando apenas a recuperação no mercado de trabalho para que as nuvens desapareçam do horizonte de médio prazo.

Mas neste momento a maioria das empresas do SOX estão sem "pricing power". Porquê ? Porque á medida que os anos vão passando este sector vai tornar-se cada vez mais competitivo e as margens são esmagadas reduzindo naturalmente os lucros e eliminando as empresas ineficientes. Por isso, muitas empresas já faliram e outras encontram-se em sérias dificuldades, adiando continuamente lucros de trimestre para trimestre, como se tem visto nas pobres “guidances” que surgem na divulgação dos resultados trimestrais e no “outlook” para os trimestres seguintes. Claro que isto implica directamente menos contratação e mais despedimento de mão-de-obra. Daí os problemas que a economia está a atravessar com a débil criação de novos empregos como se pode constatar pelos fracos números do “Non farm payrolls”.

Por outro lado, os preços que se praticam actualmente neste sector altamente competitivo, estão na sua maioria, desajustados face á procura actual. Resultado há que baixar preços, via redução das margens e dos custos de produção, etc. Mas nem todas as empresas têm capacidade para se ajustar no imediato. Há que dar tempo e muitas ficarão pelo caminho ... ou serão compradas para suprirem ineficiencias de outras empresas. É a economia a funcionar !


De igual modo, este sector que é um “leading indicator” actualmente para as empresas tecnológicas, irá aos poucos atingir a sua maturidade e nesse caso, esta fase de forte crescimento tenderá a dar lugar a crescimentos cada vez mais pequenos, onde as margens cada vez serão mais apertadas, principalmente nos produtos de grande escala e de grande consumo. Para além disso os Asiáticos tenderão a esmagar via preço neste segmento as empresas Europeias e Americanas, como costuma ser seu apanágio, ou então serão as empresas do ocidente a deslocalizar a produção para esse lado do mundo, mantendo na casa mãe as competências de base e gerando nelas inovação estratégica de elevado valor acrescentado.


Resumindo, é um sector em AJUSTAMENTO estrutural face ás novas condições de mercado e de procura globais. Mas não é só este sector !! No domínio da tecnologia outros estão também em idênticos processos de ajustamentos estrutural e isso leva o seu tempo. Quanto tempo mais ?? Não se sabe ao certo !!


Em termos de situação técnica do SOX, verifico que fez para já uma retracção que ronda os clássicos 61.8 % de Fibonacci e que deverá em princípio encontrar algum suporte nesta área dos 350 pontos. Não consigo aferir de momento se este nível desconta todas as “bad news”, mas sei que em caso de “rebound” a próxima resistência no semanal ronda os 450 pontos. Possivelmente catalizado por alguma "guidance" favoravel para 2005 e dependendo da evolução do ciclico e importante 4º trimestre.

Resulta daqui que se o SOX não se suportar nos níveis actuais, então visitaremos a zona dos 300 pontos, devendo chegar lá num estado bem “oversold” de médio prazo, principalmente se a queda acelerar, seguindo-se uma nova reacção “counter trend” que não deverá ultrapassar os 380-400 pontos.
Tecnicamente e nos próximos 3 meses não deverá haver lugar para mais nada a não ser qualquer coisa deste género, salvaguardando a hipótese de uma lateralização mais prolongada entre os 350 - 400 pontos, como que esperando por novos dados que catalizem o próximo movimento.


As implicações deste índice no nasdaq, não as consigo quantificar, pois não disponho de dados em relação ao peso do SOX no nasdaq, mas provavelmente, no caso bull poriam o nasdaq a 2000-2050 e no caso bear a rondar os 1650 que constituem também, respectivamente, resistências e suportes semanais. Claro que estou a partir do principio que os outros sectores tenham um comportamento constante ou ligeiramente idêntico ao SOX

Espero ter contribuído com alguma argumentação para desmistificar um pouco a evolução do SOX e agradeço qualquer tipo de críticas construtivas para o debate.


Cumprimentos


Strategor
Visitante
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, hugob0ss, Karra, latbal, Luzemburg, Massao1, mjcsreis, nickforum, OCTAMA, PAULOJOAO, Pedro1974, Pmart 1, Shimazaki_2 e 65 visitantes