Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

AGOSTO - PSI 20 . . . .. . .Media Capital lidera ganhos.....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

AGOSTO - PSI 20 . . . .. . .Media Capital lidera ganhos.....

por Visitante » 31/8/2004 17:40

Media Capital lidera ganhos com perspectivas de maiores receitas com futebol

31/08/2004 17:39

PSI-20 cai em Agosto pelo segundo mês Media Capital lidera ganhos com perspectivas de maiores receitas com futebol
A Euronext Lisbon fechou Agosto com uma variação negativa marginal de 0,18%, num mês em que as maiores empresas do PSI-20 negociaram 1,2 mil milhões de euros, cerca de metade do habitual. A Media Capital foi a grande vencedora do mês, com o contrato para o futebol a tornar as acções mais caras em 5,71%. As OPA da Semapa e da PT ajudaram a disfarçar a monotonia típica desta época.

O PSI-20 [PSI20] terminou Agosto com um balanço mensal negativo de 0,18%, dando sequência à correcção de Julho, altura em que o principal índice deslizou 3,53%. Num mês em que vários investidores estiveram de férias, as 20 empresas do índice movimentaram 1,2 mil milhões de euros, cerca de metade da média mensal de 2004.

A tendência de Lisboa foi semelhante à das restantes praças na Europa, que perderam, em média, 0,24%. O DAX [DAX] alemão foi o mais castigado, ao deslizar 2,9%, num mês em que o índice belga destoou com um ganho de 3,77%.

Banco BPI lidera quedas
O Banco BPI [BPIN] foi o mais penalizado em Lisboa, em queda de 5,56%. Nos primeiros dias de Agosto, ocorreu a assinatura do acordo para a compra de 40,79% da Galp, por parte da Petrocer, consórcio detido pelo BPI, Arsopi e Grupo Violas.

A Portugal Telecom (PT) [PTC] finda o mês a descer 1,76%, conseguindo recuperar parte das perdas na ponta final do mês, desde que anunciou as ofertas de compra sobre quatro participadas no Brasil. Os analistas aplaudiram a operação, mas alertam que o esforço financeiro poderá comprometer uma eventual nova de recompra de acções.

A Portucel [PTCL], que desde 18 de Agosto está a ser alvo de uma OPA por parte de Semapa [SEMA], operação que se prolongará até 28 deste mês, findou o mês "colada" à contrapartida de 1,55 euros, enquanto a cimenteira liderada por Queiroz Pereira ficou mais cara em 1,06%.

O destaque do lado dos ganhos vai para a Brisa [BRISA], um papel visto como refúgio em alturas de incerteza no mercado. No mês em que anunciou que os lucros semestrais aumentaram 61%, as acções da concessionária apreciaram 2,72%.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP], que no final de Julho comunicou ao mercado o reforço da posição na Cantábrico, e um aumento de capital de 1,2 mil milhões de euros para financiar a operação, conseguiu crescer 2,7%.

O Banco Comercial Português (BCP) [BCP], que em Julho também realizou uma operação de grande envergadura (alienação da unidade e seguros), estabilizou a cotação em Agosto, com uma valorização de 0,58% para os 1,73 euros.

Media Capital lidera ganhos e Impresa ente as mais penalizadas
A Media Capital [MCP] foi a grande vencedora no mês de Agosto, liderando os ganhos do índice com uma valorização de 5,71% para os 4,07 euros, embora continue a cotar 6% abaixo do preço da IPO de 4,35 euros.

Na segunda quinzena de Agosto, a dona da TVI anunciou ter chegado a acordo com a Sport TV para transmissão de um jogo por cada jornada da Superliga, uma investida pelo mundo do futebol que foi aplaudida pelos analistas do sector.

A empresa liderada por Miguel Paes do Amaral vai pagar um total de 12 milhões de euros para a transmissão de 33 jogos da Superliga para as épocas de 2004/2005 e 2005/2006. A empresa desembolsará ainda, em duas épocas, um milhão de euros pelo exclusivo dos resumos dos jogos. Apesar da quantia envolvida, a empresa garantiu que não vai alterar o orçamento de programação da TVI, a principal fonte de receitas do grupo.

A reacção dos analistas ajudou a desenhar um cenário de subida. O BPI defendia que a transmissão do futebol na TVI irá atrair novos tipos de anunciantes e público-alvo, considerando que terá um impacto positivo nas receitas.

A Impresa [IPR], que controla a SIC, a concorrente directa da TVI, e que se apresentou ao concurso para a transmissão dos mesmos jogos, terminou o mês...
Visitante
 

Quem está ligado: