Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC muito bem tecnicamente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fernando dos Aidos » 16/1/2003 0:50

Caro Touro,

Se considerar que o dia 1 de Outubro marcou um mínimo de longo prazo, o ABC, de facto, não faz sentido.

Pessoalmente, eu teria cuidado com essa certeza... omercado financeiro é perito em trocar-nos as voltas.

Um abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por Touro » 16/1/2003 0:03

Caro Fernando dos Aidos

Não me parece viável essa hipótese das ondas ABC, ela tem por base o facto das subidas desde o dia 1 de Outubro serem uma correção à tendência de descida.

Na minha opinião, deve-se iniciar uma contagem em ondas de Elliot com o vale em 1 de Outubro, e esquecer-se o que está para trás, que só complica a análise. Neste ponto não tenho dúvidas.

A dúvida pode surgir na contagem a partir daí que nos pode dar na onda 3 (o meu caso) ou na onda 5 (o seu caso) ambas ascendentes. Portanto, tanto a minha análise como a sua prevê uma evolução positiva para a PTC no curto-médio prazo. Não quer dizer que ela não alivie ou corrija ligeiramente no curtíssimo prazo, como aliás fez hoje.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

EW

por Fernando dos Aidos » 15/1/2003 10:59

Caro Antunes,

De facto, as EW só devem ser aplicadas a índices.

Um dos problemas teóricos com a aplicação a uma acção, é a possibilidade de falência (ida a zero) que não é contemplada pelas EW (no longo, loooooooooongo prazo estamos SEMPRE numa onda impulsiva ascendente!). Ora essa possibilidade de falência nunca pode acontecer num índice, claro.

No entanto, devo esclarecer que não negoceio as ondas de Elliott. Tal como já referi, partilho a opinião de outros membros deste forum de que é sempre possível construir um cenário para acontecer qualquer coisa (subida ou descida).

O que as ondas têm de mais interessante, em minha opinião, é a componente psicológica, a chamada personalidade das ondas, que ajudam a compreender o mercado e a traçar cenários para o futuro.

Um abraço

Fernando dos Aidos

Caro Fernando dos Aidos...

por Antunes » 15/1/2003 10:43

...para além de eu considerar a sua possível interpretação mais correcta do que a do Touro, tenho a noção de que as EW só devem ser aplicadas a ínidices, não é verdade?

Um abraço,

Antunes

Registado: 4/12/2002 11:16

por Fernando dos Aidos » 15/1/2003 10:29

Caro Touro,

Aqui vai um gráfico. Esta hipótese era no sentido de se considerar a subida inicial em 7 ondas como um A, a correcção como um B e a onda onde estamos agora como um C.

A diferença prática relativamente à sua contagem reside no que se vai passar a seguir. Se for um ABC como representado neste gráfico, terá que se seguir uma onda impulsiva para baixo (penso que não se pode fugir disto).

Se for a sua contagem que vigorar, depois da W3 ainda teremos as W4 e W5 (que deverá bater o topo da W3), podendo seguir-se uma onda impulsiva ou correctiva para baixo (dependendo da contagem de nível superior).

Um abraço

Fernando dos Aidos
Anexos
ptc.png
ptc.png (6.05 KiB) Visualizado 970 vezes

por Touro » 15/1/2003 3:32

Se não for considerada a zona a que eu chamo de consolidação como uma onda, pare-me que a minha onda 1 é feita em 5 ondas. No entanto, também é aceitável a contagem que nos dá agora na onda 5, o topo da onda 3 coincidiu com os 7,07 euros (anterior máximo relativo), sua segunda hipótese.
Quanto à primeira hipótese do ABC não percebi o que pretendeu dizer, se pudesse juntar um gráfico..., sabe é que uma imagem vale por mil palavras.
Cumprimentos,
Touro

por Fernando dos Aidos » 15/1/2003 2:20

Caro Touro,

Um problema com a sua contagem é a onda 1. Parece-me difícil fugir a uma subida em 7 ondas o que impossibilita a sua caracterização como uma onda 1.

Porque não essa subida ser um abc (c estendida) como início (A) de um "flat" que continua agora com a C? Ou ser W1,W2,W3 (estendida), estando nós agora na W5?

Abraço

Fernando dos Aidos

PTC muito bem tecnicamente

por Touro » 15/1/2003 1:30

Relativamente à PTC já foram aqui feitas várias intervenções para dizer que o título tem dado vários sinais de força, e que as perspectivas para o médio prazo são optimistas. Quando falo em sinais de força, refiro-me mais concretamemte ao rompimento em alta da LTDlp com elevadíssimo volume e ao facto de ter superado o anterior topo nos 7,07 euros.
A acrescentar a isto queria fazer referência à minha visão do título em termos de ondas de Elliot, ressalvando desde já o facto de não ser tão fundamentalista neste aspecto como o nosso amigo GPinto. Eu encaro estas ondas de uma forma mais simplista, e segundo a minha análise a PTC esta em plena onda 3, que é aquela que proporciona maiores ganhos , é a mais "comprida". A onda 2 correspondeu a cerca de 38% de retracement de Fibonacci.
Em jeito de conclusão, o título tem caminho aberto pela frente, com resistências nos 7,3;7,5 e 7,9 euros.
Peço desculpas por o gráfico não estar nas melhores condições, estou com problemas de memória no computador, mas julgo que dá para ver.
Anexos
ptc20030114.jpg
ptc20030114.jpg (277.93 KiB) Visualizado 1086 vezes
Cumprimentos,
Touro

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 66 visitantes