Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Uma opção estratégica - Natalidade -

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por valves » 12/8/2004 15:27

Se quiseres podemos continuar por MP porque a conversa até está bem interessante e como a vida é bolsa e muito mais este é um assunto que se quiseres acharia extremamente interessante continuarmos por MP o que te parece ?

Um beijinho

Vasco :P
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Pata-Hari » 12/8/2004 15:24

Vasco, se pensares um bocadinho, apercebes-te que a mulher só tem que parar umas semanas para ter um filho. Basta o marido após o periodo de recuperação do parto responsabilizar-se pela criança. Acho que ainda não entendeste que a responsabilidade pela criança pode e deve ser dos dois. A unica coisa que a mulher pode fazer e o homem não, é ter fisicamente a criança. Tudo o resto pode ser feito pelo homem sem que a carreira dela seja posta em causa.

Bem, acho que não adianta, falemos de bolsa.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por valves » 12/8/2004 15:15

Repara que se pensares um bocadinho até tem :

Se as mulheres andam de volta da carreira profissional a ver se chegam ás direcções das empresas elas normalmente podem levar 10 anos para conseguir o tão almejado poleiro :mrgreen: ( se conseguirem ) ora esses 10 anos são 10 anos que lhes podem custar muito caro em termos de numero de filhos que podem ter por exemplo se ela tiver o 1ª filho aos 38 anos provavelmente já não terá 3 filhos ou terá menos do que se começasse aos 25 anos e isto Pata por muito que custe a aceitar é a pura realidade que os numeros não escondem.

Um beijinho

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

por Pata-Hari » 12/8/2004 15:09

Não percebi nadica de nada. O que tem o relógio biológico a ver com o decréscimo da natalidade? antes não havia relógio biológico? que eu saiba agora até é menos arriscado ter filhos mais tarde.
Administrador Fórum

por valves » 12/8/2004 15:02

Bem a historia do relogio biologico é facilmente percebivel :

Um homem pode ter ( pelo menos teoricamente filhos até aos 88 anos )

A mulher tem um relogio biologico muito mais apertado já que não conheço por exemplo nenhuma mãe que tenha tido o seu primeiro filho aos 50 anos e mesmo o ideal é ter o primeiro filho não muito depois dos 35 anos acho que com este exemplo percebeste bem o que quero dizer com relogio biologico em relação á segunda parte como é obvio faz parte da vida intima de cada um portanto não comento ...

Beijinhos

Vasco

por Pata-Hari » 12/8/2004 14:56

Olha Vasco, se eu tivesse um marido em lisboa e eu vivesse em gaia e tivesse que tomar conta do filhos dos dois, sozinha, certamente não teria mais nenhum com esse homem. E os homens, desde o instante em que as crianças nascem, podem tão bem quanto as mulheres tomar conta dos filhos. Só não tomam porque não querem, mas depois não podem fazer comentários acerca das escolhas das mulheres quando são os primeiros a evitar o trabalho e a responsabilidade. O teu exemplo é um excelente que para exemplificar o porquê das mulheres não quererem ter mais filhos.

A história do relógio biológico não percebi :shock: .
Administrador Fórum

por valves » 12/8/2004 13:57

Bem Susana posso estar enganado mas tenho a leve impressão que esta queda da natalidade pode ter como uma das causas o facto de haver por aí muitos vintões e trintões com algum egoísmo e medo de se fazerem á vida e muitos até têm os papás e os avós por trás para a ajuda da casa e do carro coisa que por exemplo eu não tive

Beijinhos

Vasco

peço desculpa

por Susana Amado_ » 12/8/2004 13:06

não tinha visto este seu último post.
...não interprete mal o meu último

Beijinhos,
Su

Registado: 5/11/2002 11:12

por Susana Amado_ » 12/8/2004 13:03

:P

:)

Vasco,
eu estáva a debater o assunto inicial: "natalidade".

não sei como está o tempo aí mas, por aqui já dá para ir à praia :mrgreen:

Beijinhos,
Su

por valves » 12/8/2004 12:57

Bem acho que muitos homens sinceramente se não forem as mulheres a puxar por eles não vão querer ter filhos nunca eu por exemplo quando tinha 26 anos com o curso acabadinho de fazer também não queria mas vistas bem as coisas e já com uma certa distancia o meu filho foi a melhor coisa que me aconteceu na vida ... tocava os milhares que já ganhei e os milhões que vou ganhar na bolsa :lol: ... se isso lhe garantisse uma vida feliz

Beijinho

Vasco

valves

por Susana Amado_ » 12/8/2004 12:53

não se trata de ir contra a forma como a natureza está feita, mas sim de que tanto o homem como a mulher têm exactamente as mesmas responsabilidades neste assunto e tudo que o envolve nomeadamente, por exemplo, o facto de também os homens, hoje em dia, quererem/terem ter filhos mais tarde, etc..

Beijinhos,
Su

P/ Susana

por valves » 12/8/2004 12:50

Têm o mesmo grau de responsabilidade pelos filhos do casal embora a responsabilidade se traduza em tarefas diferentes ... muitas mulheres que ainda não tiveram filhos e têm medo do desconhecido vêm com esse discurso de que os homens devem tornar -se verdadeiras mães o que a meu ver é errado porque a natureza dá ás mulheres ( pelo menos á mãe do meu filho deu ) todas as capacidades de exercerem a sua condição de mãe se calhar a principal responsabilidade dos pais é apenas estarem presentes e apoiarem afectivamente a mãe .

Beijinhos

Vasco

por valves » 12/8/2004 12:44

Bem Pata penso de facto que colocaste uma questão muito interessante que eu vou de facto responder -te pela minha experiência de vida :

Repara que obviamente o Pai é fundamental na educação das crianças e eu tenho pena de não puder estar todos os dias com o meu filho até porqueestando eu a viver em Lisboa a Mãe a viver em Gaia só dá para estar com ele aos fins de semana o que eu acho sinceramente pouco embora haja Pais que nem aos fins de semana estão com os filhos. Também é verdade que um pai não tem o relogio biologico a condicioná -lo podendo ter o 1ª filho aos 26 como eu tive o segundo aos 36 anos o 3ª aos 46 anos e o 4 ª aos 56 anos etc etc etc. Agora disseste e muito bem que o pai deve acompanhar a educação dos seus filhos participando nas tarefas mas isso não invalida que no primeiro ano de vida a mãe tenha um papel insubstituível e fundamental ao ponto de o pai ser quase um espectador ( atento e feliz ) mas não muito mais que um mero espectador . O pai só se revela fundamental quanto a criança passa a fase de bébé para ser criança ( apartir dos 2/3 anos até lá por muito que se diga o contrário a natureza encarregou a mãe dos cuidados dos filhos e querer dizer o contrario ir contra ao modo como a natureza está feita ...

Beijinhos

Vasco

Bem...

por Susana Amado_ » 12/8/2004 12:41

...o valves vai ter q me desculpar mas, não é mais um post "machista"?!...
...os homens tão terão exactamente a mesma responsabilidade na matéria?!!!

Beijinhos,
Su

por Pata-Hari » 12/8/2004 12:33

Valves, um filho não chega para a manutenção da população. E se achas que que trabalhar é a causa do problema porque não sugeres que os homens tirem licenças para ficar com as crianças em casa durante uns anos? eu pela minha parte pensaria em ter mais filhos se o meu marido propusesse isso. Eu já dei mais que suficiente para esse peditório.
Administrador Fórum

Uma opção estratégica - Natalidade -

por valves » 12/8/2004 12:27

Bem como me acusaram há dias de ser demasiado machista venho hoje reflectir sobre um tema que está hoje infelizmente arredado dos debates ...

Cada vez mais nas ultimas decadas as mulheres têm apostado (legitimamente) em ingressar na vida profissional o que de facto as torna mais completas como mulheres e também mais interessantes. O que acontece é que cada vez mais as mulheres vão apostando nas suas carreiras profissionais em detrimento de constituirem familia ou seja ao tornarem -se financeiramente independentes as mulheres adiam para cada vez mais tarde a constituição de familia preferindo viver outros prazeres da vida aliás legitimos tipo viajar comprar um bom carro etc etc ...
Agora do ponto de vista economico e social esta opção poderá ser gravissima no medio e longo prazo reparem que provavelmente daqui a 30 anos a Europa será um continente de Velhos onde as pessoas jovens serão ou dramaticamente escassas ou então abundantes mas de varias nacionalidades potenciando conflitos e tensões sociais que nós hoje ainda felizmente não conhecemos na sociedade Portuguesa . Este custo que mais tarde ou mais cedo vai ser pago por todos nós pessoas que ficam com as suas reformas em perigo e também pelas empresas que vão ter que pagar a peso de ouro pelos poucos jovens qualificados que saírão das faculdades.
A unica forma de se resolver este problema por um lado será um real apoio do estado aos casais mais jovens que já descobriram as maravilhas da paternidade / maternidade e estimular os mais jovens através de uma educação um pouco diferente que criar crianças longe de ser um fardo pode mesmo ser uma das senão a experiência mais enriquecedora que uma pessoa pode ter na sua vida e de que existem coisas boas na vida para além de viajar de beber copos ter carros caros e chegar á direcção das empresas. Por outro lado os gestores das empresas devem facilitar a vida ás mulheres que vão ter filhos cabendo também aos colegas homens ajudarem a colmatar as necessarias ausencias das mulheres que vão ter filhos ou estejam a educá -los.
Por ultimo deixo -vos um proverbio chinês que diz que um homem não cumpriu a sua missão de vida se não tiver pelo menos um filho escrever um livro e plantar uma árvore.

Um abraço

Vasco

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, dragom, drcentimo, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PacoNasssa, Phil2014, smog63, trilhos2006 e 265 visitantes