Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tendência marcadamente descendente...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

artista

por Profitaker » 28/7/2004 0:33

artista,

Tens a tua resposta no outro tópico, e cordialmente te digo, que é indelicado intrometeres-te nesta conversa, que é só entre mim e o JAS. Obrigado.

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

por artista_ » 27/7/2004 23:11

Profitaker,

Estás a brincar com o pessoal não estás?!! ok é um humor um bocado negro mas... :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/3/2003 22:51

desculpem

por Profitaker » 27/7/2004 20:58

Desculpem, mas o link correcto para a análise mencionada é este:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=24097
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

Re: BCP

por Profitaker » 27/7/2004 20:37

JAS Escreveu:- qual dos nossos analistas, aqui do Caldeirão, previu uma queda do BCP para estes níveis?
(a posteriori todos acertaram mas se algum o previu antecipadamente que o transcreva pois eu não li...)
JAS

Já que hoje é dia de partir a loiça toda, também tu, meu caro JAS, ficas com resposta à tua pergunta acima, que eu li na altura, e que desde então ficou a ecoar na minha mente, mas que, por modéstia, decidi não comentar na altura.

http://64.4.26.250/cgi-bin/linkrd?_lang ... 1%23157451

Um abraço.
Anexos
20040727-BCP-ProfitakerSellSignal.GIF
20040727-BCP-ProfitakerSellSignal.GIF (23.33 KiB) Visualizado 798 vezes

por Patdav » 24/7/2004 11:46

:wink:

Obrigado e BfS

Abraço
patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por aa » 23/7/2004 15:33

Patdav Escreveu:Bom dia a Todos :wink:

já agora aproveito para cumprimentar o AA, e ao mesmo tempo para o felicitar pelos seus gráficos.

Abraços
Patdav

Agradeço as palavras elogiosas do Patdav que naturalmente retribuo por igualmente apreciar as suas excelentes intervenções neste fórum.

Os meus melhores cumprimentos

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

Re: Marco António

por MarcoAntonio » 23/7/2004 14:24

Anonymous Escreveu:É muito fácil o Marco estar sempre certo... o Marco e bem prevê todos os cenários... o que lhe garante 100% de acerto.

Curiosamente, mesmo assim consigo falhar. Tanto que de cada vez que falho não falta quem aponte a falta de acerto.
:lol:

Agora, com toda a certeza quem não erra são os visitantes anónimos.
:wink:

E também não acrescentam nada de útil ao espaço...

Anonymous Escreveu:O Marco acertou no cenário de quebra do Bcp, mas falhou no cenário de lateralização e quebra em alta,

O Marco diz há vários meses que o BCP está desinteressante e pouco convidativo a posições longas.

O visitante falava de quê e defendía o quê relativamente ao BCP?

Anonymous Escreveu: daqui se conclui que o Marco tem uma probabilidade de estar certo com o seu trading de cerca de 33% o que é muito pouco para se poder ganhar em bolsa de forma sustentada...

Daqui se concluí que o Marco não perdeu dinheiro com o BCP enquanto ele caía. Em Bolsa e em acções isso já é muito bom...

Agora, o que é muito fácil é vir, principalmente na qualidade visitante anónimo, criticar e deitar abaixo, principalmente usando falsas verdades ou meias verdades e não acrescentar nada de útil.

Então dizer que a taxa de acerto é esta ou aquela, isso é que é fácil. Embora isso só revele ignorancia sobre os mercados, sobre o trading e sobre a análise...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Marco António

por Visitante » 23/7/2004 13:39

É muito fácil o Marco estar sempre certo... o Marco e bem prevê todos os cenários... o que lhe garante 100% de acerto.
O Marco acertou no cenário de quebra do Bcp, mas falhou no cenário de lateralização e quebra em alta, daqui se conclui que o Marco tem uma probabilidade de estar certo com o seu trading de cerca de 33% o que é muito pouco para se poder ganhar em bolsa de forma sustentada...
Visitante

Aqui fica o meu boneco...

por pergas » 23/7/2004 12:06

....só para referir que a cotação está a 1 tick dos 1,75€ ( valor da venda dos 110M da CGD). Apartir de agora é que vamos ver o rumo do BCP...uma entrada nestes níveis com stop apertadinho, pode dar um bom trade!

Cumpts
Anexos
bcp2307.png
bcp2307.png (14.01 KiB) Visualizado 1042 vezes
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Incognitus » 23/7/2004 11:37

Mesmo não gostando "estruturalmente" de BCP, devo dizer que a opção do Ovos moles de alongar com um stop a 1.74 parece-me boa. Se isto furar os 1.75 cai como um calhau, mas a pressão de venda que trouxe o papel a 1.75 acabou (o negócio fez-se). Logo, faz sentido um longo com stop a 1.74.

Registado: 6/11/2002 19:27

BCP

por Razao_Pura » 23/7/2004 11:29

Depois de um mês de Julho demolidor para o BCP já era de esperar toda esta celeuma. Ou não fosse ele o menino dos olhos de tanta gente.

Bem, depois de cair tanto, é natural que alguns investidores achem que é uma boa altura para entrar, tentando adivinhar um fundo e antecipar o rebound, que ainda não se vislumbra!
Para quem gosta de entrar curto e se sente confortável nessa pele, já devia ter entrado no início do mês, agora já é um bocado tarde, não?

Se calhar a melhor estratégia é mesmo ficar de fora, como algumas almas esclarecidas já aqui vieram dizer.

O BCP está a descer e ainda não deu sinal de inversão, e nem que virem os gráficos do avesso se consegue ver outra coisa.

Bons trades.
r.p.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Patdav » 23/7/2004 10:43

Bom dia a Todos :wink:

já agora aproveito para cumprimentar o AA, e ao mesmo tempo para o felicitar pelos seus gráficos.

E embora, seja uma presença um pouco “rara” aqui no Caldeirão, apresenta sempre uns gráficos muito simples, e com muito sumo :wink: (digo eu) falo nomeadamente nos seus gráficos das “Sonaes”

Abraços
Patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Ovos Moles » 23/7/2004 9:58

Realmente o Caldeirão continua a ser o melhor local de discussão de assuntos da bolsa. Parabens a todos os que participaram nestes posts sobre o BCP. O nivel técnico de alguns participantes está ao rubro, vamos continuar a comentar outros titulos com esta mesma euforia, que ninguem para o caldeirao
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por aa » 23/7/2004 9:56

O Visitante anterior era eu.

Cps

AA

Re: UNFILLED GAPS.... UNFILLED HOPES....

por Visitante » 23/7/2004 9:52

Olá Profitaker

Sobre os Gaps

Profitaker Escreveu:Só para dizer que a teoria de "os GAP são sempre preenchidos" nem sempre funciona.

É verdade Profitaker e eu tenho consciência disso.

No entanto, sou da opinião de que os GAPS têm grandes probabilidades de virem a ser fechados no curto prazo, sobretudo quando se tratam de GAPS abertos em movimentos de exaustão. No médio e sobretudo no longo prazo não os considero relevantes como pontos de referência mas no curto prazo é frequente os movimentos de correcção terminarem milimetricamente no fecho de GAPS abertos nas sessões imediatamente anteriores.

A teoria dos GAPS é como qualquer outra, nenhum indicador é infalível sobretudo quando utilizado isoladamente sem ter em conta o comportamento de outros indicadores nem o contexto em que os diversos sinais devam ser considerados relevantes.

No caso presente do BCP, continuo a pensar que o GAP anteriormente aberto ainda tem grandes probabilidades de vir a ser fechado no curto prazo embora estas venham diminuindo à medida que nos afastamos do momento da abertura do dito GAP.

Um abraço,

AA
Visitante

por MarcoAntonio » 23/7/2004 2:21

JAS Escreveu:Marco, a "piada" não era para ti.
Do teu meio-acerto eu sei.

Ok, ilucidado então.

Respondi no outro post (então desnecessáriamente) mas não faz mal. A falar é que a gente se entende...

JAS Escreveu:Não vi ninguém prever a queda e agora todos parecem ter acertado.
Só que afinal todos perderam o negócio pois não sei de ninguém que tivesse assumido posições curtas no BCP.

Sobre as posições curtas volto a sublinhar que esta é um tipo de queda que não considere apetecível para posições curtas. Claro que à posteriori é muito fácil de dizer que as posições curtas davam lucro e até podemos escolher onde tinhamos comprado e onde tinhamos vendido.

Mas isto é à posteriori. No momento, «em tempo real», o exercício é bastante mais complexo.

Neste contexto de mercado a minha opção é estar de fora...

JAS Escreveu:E isto não é uma crítica aos AT.
Os AF também falharam pois não vi nenhum dizer que o BCP iria cair quando vendesse a S&P.

E eu, assumidamente jogador de poker e que persigo a venda da S&P há quase um ano, também falhei.
Se a minha actual posição longa a 1,77 dará frutos vamos ver...

(Pelo menos já estará 7 ou 8% positiva quando o MA tiver sinal de entrada...)

É possível, JAS.

Mas isso para mim não é relevante. Tu negoceias dias e eu negoceio muitas semanas e meses.

Possivelmente quando eu tomar uma posição ficarei com ela muitas semanas ou meses e durante «dezenas de pontos percentuais», se correr bem.

Eu não quero apanhar, já disse hoje, nem todos os movimentos nem todo o movimento.

Só quero entrar bem a maior parte das vezes e evitar estar contra o mercado o mais possível.

A parte que perco de ganhar não me interessa. Intessa-me a parte que ganho e as perdas que evito.

Ou seja, se eu entrar quando já estás a ganhar 7 ou 8% é porque eu considero que ainda vou buscar «o suficiente» (outros 10 ou 20 ou 30%). E são esses que me interessam...

Se não achar isso, não entro, obviamente.

(nota: isto é obviamente não quer dizer que eu acerto sempre)
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Touro » 23/7/2004 1:50

Boa noite JAS,

Mas esse milhões de acções não foram vendidos por 'book building'? O que entendo disso é que foram vendidos tipo OPV, sem afectar o mercado de forma directa.

Quanto às previsões isso é difícil fazer, ninguém sabe onde a coisa irá parar, agora quem seguiu os sinais da AT de forma disciplinada vendeu por volta dos 2 euros (ou pelo menos reduziu drasticamente a posição) e não voltou mais a entrar, pois nunca mais apareceu um sinal convincente para nova entrada.

Por muito que custe, onde se está melhor na maioria do tempo é mesmo de fora. Lembro-me do Livermore que dizia que as boas oportunidades não chegam a meia dúzia num ano. A melhor posição no mercado é a de observador.

Obrigado por esta deriva para os fundamentais, porque confesso que a discussão sobre os sinais técnicos já estava a ficar saturada, o que para mim é sintoma de que não são claros. Ou melhor, são claros no sentido de indicar que se deve estar de fora. E como disse, isto já vem acontecendo desde Março.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

BCP

por JAS » 23/7/2004 1:44

Marco, a "piada2 não era para ti.
Do teu meio-acerto eu sei.

Não vi ninguém prever a queda e agora todos parecem ter acertado.
Só que afinal todos perderam o negócio pois não sei de ninguém que tivesse assumido posições curtas no BCP.

E isto não é uma crítica aos AT.
Os AF também falharam pois não vi nenhum dizer que o BCP iria cair quando vendesse a S&P.

E eu, assumidamente jogador de poker e que persigo a venda da S&P há quase um ano, também falhei.
Se a minha actual posição longa a 1,77 dará frutos vamos ver...
(Pelo menos já estará 7 ou 8% positiva quando o MA tiver sinal de entrada...)

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por MarcoAntonio » 23/7/2004 1:32

JAS Escreveu:Apenas pergunto:
- Diga o gráfico o que disser o que acontece a qualquer título do nosso PSI se alguém colocar à venda de repente 110M de acções?

JAS, curiosamente respondi-te à questão no outro tópico.

A minha análise não é dos últimos 4 dias ou dos últimos 15 dias. É dos últimos 4 meses...

JAS Escreveu:- qual dos nossos analistas, aqui do Caldeirão, previu uma queda do BCP para estes níveis?

Sinceramente eu não previ quedas. Mas lá que disse (e venho dizendo) há vários meses que o BCP estava desinteressante para posições longas ai isso disse.

Mais do que isso é pedir muito. Já só isto e como o mercado está considero bastante bom. Até porque a tendência de baixa é relativamente lenta e pouco aproveitável como já defendi (desinteressante para posições curtas, principalmente se tomada em warrants... esse ponto até já foi discutido neste tópico se pesquisares para trás).

JAS Escreveu:(a posteriori todos acertaram mas se algum o previu antecipadamente que o transcreva pois eu não li...)

À posteriori não que não tem interesse. Mas à priori pelo menos meio acerto (e um meio acerto que considero bem importante) tive. Tenho mesmo de transcrever?
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 23/7/2004 1:16

jonhy Escreveu:O resto é como o meu amigo jas, costuma dizer..é poker e intuição...

Ainda bem que não estive cá durante o dia e assim fiquei dispensado de entrar neste post...

Apenas pergunto:
- Diga o gráfico o que disser o que acontece a qualquer título do nosso PSI se alguém colocar à venda de repente 110M de acções?
- qual dos nossos analistas, aqui do Caldeirão, previu uma queda do BCP para estes níveis?
(a posteriori todos acertaram mas se algum o previu antecipadamente que o transcreva pois eu não li...)

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por jonhy » 22/7/2004 23:12

olá
Neste momento exuberante, quase, ressuscitador, do Caldeirão, gostaria de botar a minha faladura...
De facto, o Caldeirão esteve, menos atractivo nos ultimos tempos~, não por ter perdido qualidade, mas por motivos de férias dos seus mais activos participantes, alguns, administradores...com o seu regresso, como se vê, já mexe...
Quanto á questão fulcral...BCP...análise técnica é analise, e, como tal, fria e implacável...há quem saiba, mas não goste...eu também não, quando a ignoro. O resto é como o meu amigo jas, costuma dizer..é poker e intuição...
um abraço
Jonhy

Registado: 30/8/2003 23:07

por Pata-Hari » 22/7/2004 22:55

E aqui apareço eu toda lampeira a querer meter a colher na discussão, hehehe.

A meu ver e independentemente de concordar com o marco em como a tendência mais relevante para o trading que a maior parte de nós fazemos (que é de médio e curto prazo), é efectivamente descendente, a questão que eu me estou a colocar é se fará sentido correr riscos de uma entrada longa neste momento e dada a violência da queda de há três dias. Penso que fará mais sentido neste momento sentido esperar por uma reacção positiva, que poderá ser lida como o fim dos despejos e como uma oportunidade de aproveitar um upswing potencialmente interessante. Quanto a entradas curtas que são as aparentemente as que mais fazem sentido dada a tendência de médio prazo, francamente acho que faz mais sentido do ponto de vista de rácio risco beneficio esperar pelo fim deste swing, por um upswing e aí sim... apostar na queda. Faz sentido? se não fizer, façam favor de reclamar mas não insultem muito que eu ainda estou fresca das férias :mrgreen:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

UNFILLED GAPS.... UNFILLED HOPES....

por Profitaker » 22/7/2004 22:02

Olá caro AA,

Só para dizer que a teoria de "os GAP são sempre preenchidos" nem sempre funciona.

Já desde o terrível Bearmarket americano de 1929, e na sua subsequente recuperação em 1932, ficaram por tapar alguns GAPS (na subida) de em alguns índices... ora, esses GAPS encontram-se prái a 99% abaixo da cotação actual desses índices, e o AA acredita realmente que venham a ser "tapados" algum dia?!

Mas também em 2000 ficaram uns GAPS (na descida) de alguns índices e acções, quando este Grande Bearmarket começou... e alguns desses gaps estão MILHARES porcento acima das suas cotações actuais... vão ser tapados? Sim? Quando? antes ou depois do GAP de 1932 lá em baixo, ser tapado primeiro?

Reconheçamos de uma vez por todas e acabemos de uma vez por todas com esse mito nascido da "má análise técnica"... Essa teoria que impõe como garantia, que todos os gaps se fecham, FALHA, realmente, algumas vezes!

Um abraço, até amanhã.

já agora....

por aa » 22/7/2004 21:50

tb deixo o meu gráfico do BCP.

Embora acredite que antes disso ainda possa ir fechar o gap aberto acima, sou da opinião de que os 1.66 acabarão por ser alcançados.

De momento não detenho qualquer posição no BCP.

Cps

AA
Anexos
BCP.png
BCP.png (30.75 KiB) Visualizado 1321 vezes

Sabiam que...O BCP ESTÁ EM BEARMARKET HÁ 17 (DEZASSETE ANOS)

por Profitaker » 22/7/2004 21:21

Ulisses Pereira Escreveu:Profitaker,
Realmente a questão do horizonte temporal é decisiva. Pessoalmente, não creio que haja um interesse grande em definirmos tendências de dezenas de anos, mas se consideras importante, penso que o melhor é deixarmos aqui o gráfico desde a entrada do BCP em Bolsa para vermos qual a tendência de longo prazo.

Caro amigo Ulisses,

Desde já, obrigado por participares nesta conversa, que só a enriquece! :)

Eu confesso que o gráfico que eu postei desde 1997 não era o gráfico completo do BCP desde que ele entrou na Bolsa... mas o teu desde 1988, também não é! :wink: Por acaso, eu sei que é dificílimo encontrar registos completos das cotações do BCP nos anos anteriores a 1988, porque já o tentei, junto da SIBS e tudo... e como a nossa realidade "truncada" é apenas desde 1988 (porque foi assim que obtivémos a base de dados histórica de uma empresa aqui na net), assumimos naturalmente que isso é tudo o que existe... mas não é!

Sei com toda a certeza, que o Grupo Totta, mantinha um índice antigo, chamado BTA index, da nossa bolsa, e que começava nos ANOS 70 !... não sei se continua a ser actualizado ou divulgado, mas mesmo que não continue, pelo menos, seria interessante se alguém que estiver a ler isto conseguisse obter esse índice histórico, pelo menos até 1994, e o colocásse aqui em formato Excel/texto... depois, com esse índice, poder-se-ia fazer um ajuste ao índice PSI20 actual, e adicioná-lo ao antigo "índice BTA", com vista a simular um "índice da bolsa nacional" começado desde os anos 70 até à actualidade !... fica a idéia... tu, Ulisses, com os contactos que certamente tens, talvez pudésses tentar qualquer coisa! ;)

Ulisses Pereira Escreveu:Deixo dois gráficos porque num deles, a acção ainda não era negociada de forma contínua, mas as conclusões são as mesmas, ou seja, a tendência de super-longo prazo (expressão inventada agora por mim :)) é ascendente.

A acção do BCP já era negociada, e isto eu tenho a certeza, imagine-se, já em 1986, e não sei se se recordam, no ano seguinte, assitiu-se ao maior BULLMARKET de sempre da nossa bolsa às mãos do Pedro Caldeira, ainda maior do que o que se viu no ano 2000 e que viria depois, a sofrer um valente "crash" em Outubro de 1987 em simultâneo com o crash de Nova-Iorque... Para teres uma idéia, e isto são valores que registei, que estão documentados e que posso fornecer... No pico máximo de Outubro de 1987, antes do Crash, o BCP negociava nos 130 CONTOS por acção! Sim, 130.000$00, ou seja, 650 Euros por acção... mesmo que este valor fosse ajustado aos stock-splits e dividendos, esse valor é que se deve considerar o valor máximo de sempre das acções do BCP! Logo, pode-se concluir que o BCP está em Bearmarket já desde 1987 !! :wink:

Ulisses Pereira Escreveu:Claro que, pessoalmente, não creio que isto seja relevante para qualquer investidor. Foi apenas para mostrar onde podem chegar os extremos...

Para ser sincero, mesmo que arranjásses o gráfico do BCP desde 1977, e pudésses assim, constatar que podes desenhar uma linha de tendência descendente já desde essa altura, eu continuaria a usar o meu gráfico truncado até 1998 para fazer a minha análise. Isto pode parecer uma contradição sobre o que eu disse antes, sobre nunca se dever truncar gráficos históricos quando se analisa o longo-prazo... mas não é... porquê? Porque apartir de 1997 deu-se uma revolução no nosso mercado de capitais: ele passou a integrar o famosíssimo Índice de Mercados Desenvolvidos da Morgan Stanley, o chamado MSCI... e apartir daí, com a classificação de mercado desenvolvido, e com outras alterações estruturais que a nossa bolsa sofreu nessa altura, o nosso mercado passou a comportar-se de outra forma. Desde já, passou a receber "oceanos" de liquidez vinda do estrangeiro, comparado ao que recebia antes, depois, o tipo de investidores também era diferente: menos investidores internacionais especulativos e mais investidores internacionais gestores de fundos de pensões e outro tipo de capital "estável" que alterou profundamente o movimento dos preços na nossa bolsa (sim, os gráficos técnicos), não se comparando portanto, e estruturalmente, ao que acontecia antes de 97.

Assim, O MEU mercado português nasceu em 1997. E nesse sentido, o pico do Bullmarket deu-se entre 1998 e 2000, e não em 1987, como aconteceria, se tu, Ulisses, ou outro qualquer, tentásse analisar um gráfico do índice nacional de acções desde o pós-25 de Abril. Mas ambos dariam a mesma conclusão: o BCP está em Bearmarket há quase 17 anos!

O "Índice do Totta" (não da acção, mas sim o índice nacional de acções, elaborado unilateralmente pelo banco) seria um excelente começo para tirarmos essas conclusões, se conseguires arranjar isso e colocar aqui, só para tirar as teimas, caro Ulisses ou outro que esteja a ler! :wink:

Os longos-prazos são importantes... estamos nós aqui a falar apenas em 3 décadas de mercado nacional, e já achamos isso desprezável e/ou inútil para as nossas vidas rápidas de curto-prazo... mas os analistas técnicos americanos analisam os índices DOW com mais de 1 século de duração e tiram apartir daí, conclusões surpreendentes (nomeadamente ao nível do estudo dos ciclos), para o curto-prazo ACTUAL dos mercados. Tudo o que o mercado faz HOJE no seu ciclo de curto-prazo é na realidade, uma Herança e está subordinado ao que ele fez/faz nos seus ciclos de longo-prazo ou de "super-longo-prazo" como tu apropriadamente lhes chamaste ! :wink:

Vale sempre a pena alargar os nossos horizontes de observação e análise. Em todas as àreas da vida, até nos históricos da bolsa, por inacreditável que pareça a alguns! :wink:

Excelentes negócios, e um grande abraço.

PS: Fico à espera de notícias sobre este BTAIndex! :)

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Mar58, Mmmartins, smog63 e 157 visitantes