PTC - Grafico actualizado e breve comentario...
Re: MA
bertoluci Escreveu:O psi-20 valoriza desde o inicio do ano pouco mais de 6%, a ptc valoriza numa sessão cerca de 2%... Sendo um dos pesos pesados de mercado, a ptc valoriza em termos relativos um valor bastante bom...
O PSI20 está ainda positivo porque nos dois primeiros meses do ano subiu bastante.
Caso não se recorde, nessa altura eu estava claramente optimista.
Caso ainda não se recorde também os títulos foram precisamente aos targets que apontei ou muito perto desses valores como o caso da EDP onde tinha apontado 2.50, BCP 2.15, SON os 1.00 e por aí adiante!...
Está positivo não porque esteja agora a subir (que não está, há 5 meses que não sobe) mas porque subiu no início do ano fortemente, período em que estive francamente optimista!
E pouco depois de parar de subir a minha opinião alterou-se, opinião essa que se veio - até hoje - a revelar-se correcta!
bertoluci Escreveu:É errado dizer que o persigo, que ideia disparatada... não concordo com o que o MA escreve e normalmente não faz parte do meu feitio deixar passar em claro comentários com os quais não concordo... e isso não tem a ver com o sobe ou desce do mercado, mas sim com a falta de opinião(vazio) que o MA revela ter sobre os mercados...
Os comentários são vazios por duas razões:

De resto, reitero tudo o que disse.
Toda a gente saberá que move uma perseguição contra mim diga o que disser.
E toda a gente também já sabe qual é a sua forma de estar aqui no forum.
Quanto à minha, creio que a maior parte saberá qual é. De qualquer das formas deixo cada um fazer essa avaliação por si...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PTC
Se alterou alguma coisa no médio prazo é uma coisa que tu, e toda a gente, só poderá concluir nos próximos dias.
Eu não estou a dizer que alguma coisa se tenha alterado.
Estou apenas a dizer que toda a gente tem falhado nas previsões da PTC. Tu incluído.
JAS
Eu não estou a dizer que alguma coisa se tenha alterado.
Estou apenas a dizer que toda a gente tem falhado nas previsões da PTC. Tu incluído.
JAS
Berluci, nada tenho contra os comentários e não usei o termo "perseguir" - não achas que seria dar uma importancia que as coisas não têm, hehe?
O que estou a dizer é que o teu tom é sempre provocatório. Isso não é forma nem de se discutir, nem de se falar a ninguém. Bem sabes que o marco não precisa que o defendam porque se sabe defender, mas sendo um moderador, fica na posição de não poder simplesmente apagar-te nem de te dizer o que te estou a dizer. Ora eu posso e devo. Não posso permitir que um participante continuamente provoque outro, simplesmente. Não é para isso que o caldeirão existe.
O que estou a dizer é que o teu tom é sempre provocatório. Isso não é forma nem de se discutir, nem de se falar a ninguém. Bem sabes que o marco não precisa que o defendam porque se sabe defender, mas sendo um moderador, fica na posição de não poder simplesmente apagar-te nem de te dizer o que te estou a dizer. Ora eu posso e devo. Não posso permitir que um participante continuamente provoque outro, simplesmente. Não é para isso que o caldeirão existe.
MA
O psi-20 valoriza desde o inicio do ano pouco mais de 6%, a ptc valoriza numa sessão cerca de 2%... Sendo um dos pesos pesados de mercado, a ptc valoriza em termos relativos um valor bastante bom...
É errado dizer que o persigo, que ideia disparatada... não concordo com o que o MA escreve e normalmente não faz parte do meu feitio deixar passar em claro comentários com os quais não concordo... e isso não tem a ver com o sobe ou desce do mercado, mas sim com a falta de opinião(vazio) que o MA revela ter sobre os mercados...
É errado dizer que o persigo, que ideia disparatada... não concordo com o que o MA escreve e normalmente não faz parte do meu feitio deixar passar em claro comentários com os quais não concordo... e isso não tem a ver com o sobe ou desce do mercado, mas sim com a falta de opinião(vazio) que o MA revela ter sobre os mercados...
Berluci, confesso que estou absolutamente farta de ver as tuas provocações ao Marco António. Não costumo interferir nos tópicos dele, mas digo-te que certamente e da minha parte, não conto deixar nenhum dos teus posts provocatórios no fórum. A unica razão pela qual não os apagarei, será por pura distração. Parece não te ser óbvio que esse teu tom não só não acrescenta nada à discussão, como é extremamente revoltante de ler para quem nem tem nada a ver com o assunto. Ora como eu ainda sou moderador deste fórum, ficas a saber quais serão as linhas de moderação que se vão aplicar aos teus posts. Acredita que me entristece ter que escrever e fazer isto... é lamentavel. 

Sim, recuperou a perda de... ontem.
Bem, certos comentários de outros ainda entendo. Que tu defendas que a subida de hoje alterou alguma coisa no médio-prazo deixa-me bastante surpreendido.
Bem, certos comentários de outros ainda entendo. Que tu defendas que a subida de hoje alterou alguma coisa no médio-prazo deixa-me bastante surpreendido.
- Anexos
-
- ptm-20040727c.png (19.83 KiB) Visualizado 905 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: PTC
JAS Escreveu:Parece que todos se estão a esquecer de um facto muito simples:
Nos últimos tempos a PTC tem fugido aos padrões e isso significa que a AT se torna muito falível.
JAS
Falível?
Não vejo em quê.
Identifiquei a primeira lateralização bastante cedo, lateralização essa que durou alguns meses. Os vários suportes e resistências de relevo têm sido aqui identificados (por mim e por outros) com elevado grau de fiabilidade).
Sinceramente não vejo o que é que tem sido falível na PTC.
Falhar, falhar, a PTC só tem falhado em fazer novos máximos ou novos mínimos. Mas a lateralização é um estado como outro qualquer (e bastante frequente também).
Mesmo hoje, não vejo nada de surpreendente. Tinha eleito dois valores potenciais para uma reacção de muito curto-prazo: a zona dos 8.30€ (que não é nova e há muito que estava assinalada no gráfico) e os 8.05 (idem, idem, aspas, aspas). Reagiu na primeira, não estou a ver qual é o problema.
É claro, isto é o que diz respeito ao muito curto-prazo. No médio-prazo nada se alterou por enquanto.
Tal como o Dax a PTC tem sido excelente para o trade em warrants dado o canal onde tem vindo a transaccionar, stop no suporte e acreditem que dá muito dinheiro e é isso que todos nos queremos, por isso esuqeçam o Bull e o bear e não se preocupem com as tendências de curto/médio/longo prazo mas sim em fazer $$$$$$$$
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
bertoluci Escreveu:Percebi, desta vez interessa o paragrafo 6:
"Para os que operam em planos temporais mais curtos, poderá ocorrer uma reacção interessante junto de um destes dois suportes (8.05 ou 8.30€) mas nunca é demais sublinhar como é arriscado apostar nestes movimentos contra a tendência de fundo principalmente quando ainda não existem sequer sinais de inversão de swing. "
Devemos focar-nos só neste paragrafo e esquecer os outros por enquanto... é isso?
Não, Bertoluci, devemos centrar-nos no paragrafo que melhor se ajusta ao nosso prazo temporal de investimento.
Para si que investe no muito curto-prazo e que muda de opinião em questão de dias ou de horas é óbvio que a parte do comentário que diz respeito ao médio-prazo não lhe interessa e nada lhe diz.
Não serve para o seu trading nem se ajusta minimamente à forma como vê o mercado.
bertoluci Escreveu:Por enquanto o resto do comentário fica em standby...à espera da inversão da ptc...lol
Não, Bertoluci, nada fica em standby. Na PTC, em standby já eu estou desde os 9 e tal e neste período o Bertoluci já disse uma meia dúzia de vezes que esta ía para novos máximos. Esses novos máximos é que têm estado em standby... Não de agora, nem de ontem, nem de há uma semana, mas já de há vários meses.
Por outro lado deve dizer o seguinte:

Pois, se notar e se fizer um esforço pela memória, as suas críticas vêm da PTC acima dos 9 euros, do BCP na casa dos 2 euros e por aí adiante.
À data criticava-me a posição neutra a que me remetía, criticava o facto de eu estar neutro e perguntava-me a quanto eu iría defender posições longas e sugería que isso iría ocorrer a valores mais elevados do que os daquela data.
Hoje a PT está a 8.50... quase 10% abaixo.
Hoje o BCP anda pelos 1.77... mais de 10% abaixo!
E por aí adiante...
A minha opinião de médio-prazo tem estado correcta: estive (bastante) optimista durante quase todo o ano de 2003. Reservei-me a uma opinião mais moderada e neutra pouco depois das subidas terem terminado tendo sido dos primeiros a identificar a tendência de médio-prazo que ainda hoje vigora, passado uns 3 ou 4 meses.
Estou portanto muito satisfeito com as opiniões que tenho defendido sem, até ao momento, necessidade de alterar (a necessidade, frequente, que o Bertoluci tem por seu turno).
Não nos esqueçamos do que defendeu por diversas vezes relativamente à PTC para dois ou três dias depois, tendo sido contrariado pelo mercado, mudar o bico ao prego.
Não nos esqueçamos do que defendeu para a SON há poucas semanas atrás, que os 0.90 e 0.95 eram meros «não sei quê» que nem valía apenas falar neles. Hoje estamos a 0.84€ e parece que valía a pena ser cauteloso.
Bertoluci, está na hora de se deixar de perseguições cegas e despropositadas e de se preocupar mais consigo, com as suas opiniões e com a sua incoerência e inconstância.
A mim, deixe-me em paz que tenho mais do que fazer do que perder tempo com estas coisas de interesse nulo.
A credibilidade que eu tenho e a utilidade que tenho avaliará cada um à sua maneira. Muitos são os que apreciam as minhas intervenções, as consultam (os meus posts estão entre os mais lidos deste espaço), os que me contactam em privado para receberem uma opinião especifica ou mais atenta, etc. Alguns não apreciam. É como tudo, não escrevo para agradar a poucos e nem tão pouco faz parte das minhas prioridades agradar. Escrevo aquilo que em consciência vejo no mercado...
Não gosta?
Passe à frente.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/7/2004 15:40, num total de 1 vez.
PTC
A PTC, no curto prazo, está a negociar dentro do range lateral balizado pela a resistência dos 8,85 e o suporte dos 8,30.
No médio prazo, mais precisamente desde Março, está claramente numa tendência descendente. É muito fácil desenhar ali uma LTD.
Logo, não posso dizer que o target deste upsing será a resistência, mas antes a projecção da LTD.
r.p.
No médio prazo, mais precisamente desde Março, está claramente numa tendência descendente. É muito fácil desenhar ali uma LTD.
Logo, não posso dizer que o target deste upsing será a resistência, mas antes a projecção da LTD.
r.p.
Percebi, desta vez interessa o paragrafo 6:
"Para os que operam em planos temporais mais curtos, poderá ocorrer uma reacção interessante junto de um destes dois suportes (8.05 ou 8.30€) mas nunca é demais sublinhar como é arriscado apostar nestes movimentos contra a tendência de fundo principalmente quando ainda não existem sequer sinais de inversão de swing. "
Devemos focar-nos só neste paragrafo e esquecer os outros por enquanto... é isso?
Por enquanto o resto do comentário fica em standby...à espera da inversão da ptc...lol
Por enquanto o resto do comentário fica em standby...à espera da inversão da ptc...lol
vamos la ver
parece q estão todos a falar do mesmo a ptc está claramente a lateralizar até quebrar 8.85/9€.
agora está a reagir em alta ao suporte 8.30.
gostaria se possivel que me indicassem um target na vossa opinião para este movimento de upswing ?
não esquecendo que o mesmo está fortemente condicionado por NY que tb deverá estar neste momento a inverter a sua tendência.
o ano passado no principio de agosto a ptc estava a 5.95 +/- e depois disparou .... será que a situação se está a repetir ? uma vez que esta como sempre irá apresentar resultados em Set que se esperam animadores.
agora está a reagir em alta ao suporte 8.30.
gostaria se possivel que me indicassem um target na vossa opinião para este movimento de upswing ?
não esquecendo que o mesmo está fortemente condicionado por NY que tb deverá estar neste momento a inverter a sua tendência.
o ano passado no principio de agosto a ptc estava a 5.95 +/- e depois disparou .... será que a situação se está a repetir ? uma vez que esta como sempre irá apresentar resultados em Set que se esperam animadores.
bertoluci Escreveu:retirado do comentário do marcoantónio:
"No gráfico de prazo mais alargado podemos constatar que a tendência da PTC é tudo menos de alta. Mais uma papel pouco convidativo principalmente para quem opera no médio-prazo..."
já que não entendo o que escreve pode explicar este paragrafo acima?
Exactamente o que diz aí. Nem mais nem menos!
Ou para si médio-prazo são 7 horas de negociação?
Em que é o que o que se está a passar hoje colide com o que foi dito?
Será que o bertoluci, que anda aqui há tanto tempo, ainda não entendeu conceitos e princípios básicos do trading e dos mercados?
bertoluci Escreveu:Não se esqueça que quando publicou o comentário a ptc estava a 8.32€(referência actual)
E daí?
Além disso, leu tudo?
retirado do comentário do marcoantónio:
"No gráfico de prazo mais alargado podemos constatar que a tendência da PTC é tudo menos de alta. Mais uma papel pouco convidativo principalmente para quem opera no médio-prazo..."
Não se esqueça que quando publicou o comentário a ptc estava a 8.32€(referência actual)
Não se esqueça que quando publicou o comentário a ptc estava a 8.32€(referência actual)
Posso muito bem estar enganado mas aquilo que foi dito há 2 meses atrás quando alguem veio dizer que a PTC ia para os 11 Euros e se lhe respondeu que com mais probabilidade ela ia testar o seu suporte fundamental de longo prazo que salvo erro está nos 7,5 me parece intacta essa possibilidade não no curtissimo prazo mas existe uma vaga hipotesse de lá para o final do verão ela der um mergulho abaixo dos 8 Euros
Cumpts
Vasco
Cumpts
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Re: Milagre...ptc a 8.49
bertoluci Escreveu:A bolsa tem a mania de contrariar quando tudo parece certo...lol
tens toda a razão
bertoluci Escreveu:Na sequência daquilo que ultimamente venho a dizer....
Acho que é desta que vamos ter um novo máximo.... cuidado aos neutros e especialmente ao curtos, que podem sofrer algumas perdas se não identificarem a tendência do mercado...
A PT está com muito bom aspecto e tudo indica que vai para máximos... :lol:![]()
![]()
Abraços e bons negócios
isto foi o que escreveste com a PT a 8.86...
-
bertinho
bertoluci Escreveu:Qual é o parágrafo que interessa do comentário?
Todos!
Re: Milagre...ptc a 8.49
bertoluci Escreveu:Então!!! não é que a ptc está mesmo a subir...lol
Olha que linda surpresa... ohcaptain ou marcoantónio ou quem seja... espero que não tenhas entrado curto e que te tenhas mantido neutro....lol
A bolsa tem a mania de contrariar quando tudo parece certo...lol
O seu comentário só revela que não entende o que lê.
Milagre...ptc a 8.49
Então!!! não é que a ptc está mesmo a subir...lol
Olha que linda surpresa... ohcaptain ou marcoantónio ou quem seja... espero que não tenhas entrado curto e que te tenhas mantido neutro....lol
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bar38, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, smog63 e 77 visitantes