Factos Relevantes 26 Julho - Empresas & Sectores
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Factos Relevantes 26 Julho - Empresas & Sectores
Factos Relevantes 26 Julho - Empresas & Sectores
(PTC:LIS) A VIVO, operadora móvel participada pela Portugal Telecom no Brasil, apresentou resultados que se situaram globalmente abaixo das nossas estimativas. As receitas de serviços ascenderam a 2.267Bn reais, 8% abaixo do esperado. O EBITDA (cash-flow operacional) foi de 888.7Mn reais, 2% abaixo do esperado. A PT tem recomendação de Compra (Médio Risco), com preço alvo de Eur10.35 para o final do ano.
(SON:LIS) Segundo o Jornal de Negócios, as negociações entre a Sonae e a Europac, sobre o futuro da parceria na Gescartão, chegaram a um impasse. Na nossa opinião, após a venda da participação da Sonae na Portucel, a Gescartão passa a ser um activo não faz sentido em termos estratégicos, pelo que achamos possível a sua alienação a médio prazo. A Sonae tem recomendação de Compra (Alto Risco), com preço alvo de Eur1.08 para o final do ano.
(BPI:LIS) Na sequência da apresentação dos resultados do BPI, na passada semana, revimos em baixa o seu preço alvo de Eur3.80 para Eur3.60 e mantemos a recomendação de Compra (Baixo Risco).
(EAD:PAR) Segundo fontes oficiais, os Estado Unidos pretendem que a União Europeia negoceie um novo acordo de aviação civil, que impeça ajudas financeiras governamentais à Airbus no futuro.
(SGP:NYS; MRK:NYS) A comercialização do medicamento contra o colesterol, Vytorin, da Schering-Plough e Merck & Co foi aprovada pela FDA.
(MSFT:NAS) A revista Barron?s afirmou na edição do passado fim-de-semana que a Microsoft transacciona a um preço atractivo. O artigo adianta que é de prever crescimentos adicionais nas receitas e um crescimento mais rápido nos lucros.
(HON:NYS) A revista Barron?s afirmou na edição do passado fim-de-semana que a Honeywell transacciona a um preço atractivo. Segundo o artigo, a Honeywell deverá beneficiar do aumento da procura de componentes para aviões.
(T:NYS) De acordo com artigo publicado na Newsweek, a AT&T poderá ser alvo de uma OPA.
2004/07/26 - 11:33
Hot Stocks
(IMPR:LIS) A Impresa apresentou resultados hoje de manhã, que surpreenderam pela positiva. As receitas consolidadas ascenderam a Eur73Mn, 5% acima do esperado; o EBITDA (cash-flow operacional) ascendeu a Eur20.6Mn 9% acima do esperado; o resultado líquido foi de Eur4.3Mn, o que compara com as nossas estimativas de Eur2.0Mn. Pela positiva, destacamos o crescimento da TV (margem) via publicidade. A Impresa tem recomendação de Compra (Médio Risco), com preço alvo de Eur4.80 para o final do ano.
(ANL:LON, SAN:MAD) O Santander anunciou um acordo para a compra do Abbey National. O banco espanhol irá oferecer uma acção sua por cada acção do Abbey National acrescida de 31p em dinheiro, fazendo uma oferta no valor de cerca de £8.5Bn (ou cerca de $15.63Bn).
2004/07/26 - 11:31
Fecho dos Mercados
Portugal. O PSI20 encerrou com uma perda de 0.33% nos 7.204 pontos, perto dos mínimos do dia e em linha com as restantes praças europeias. Os títulos que mais pressionaram o índice foram a PT (-1%), BCP (-0.6%) e EDP (-0.4%). O PSI20 também encerrou a semana em terreno negativo, tendo a Sonaecom (-5%), o BCP (-4%) e a Sonae (-2.5%) liderado as perdas. Por sua vez, a PTM destacou-se pela positiva, com uma valorização semanal de 2%. Esta semana será bastante rica na Euronext Lisbon em termos de apresentação de resultados, com destaque para a Impresa, EDP, Sonaecom, Sonae Industria. Será ainda revelado o tráfego da Brisa.
Europa. A Europa terminou o dia negativa, tendo o Eurostoxx encerrado com uma perda de 0.1%. A excepção foi para a praça londrina, a beneficiar da possibilidade de uma OPA ser lançada sobre o Abbey National. A performance negativa de Wall Street, com os investidores preocupados com a incapacidade das previsões das empresas surpreenderem pela positiva, ajudaram a penalizar os mercados europeus. O sector financeiro registou ganhos significativos, reflectindo a notícia de que o Santander (-4%) está interessado em adquirir o Abbey National (+18%). No sector automóvel, a Volkswagen aliviou dos máximos do dia, depois de ter alertado que os resultados de 2004 vão ficar abaixo do previsto e ter sofrido uma descida no seu rating.
EUA. Nova Iorque encerra em forte queda, penalizada por números decepcionantes de empresas de referência e pelo alerta de ataque terrorista nos Estados Unidos, com receios de um ataque durante a convenção democrata que terá início hoje. O Dow Jones quebrou, encerrando abaixo dos 10 000 pontos. A Microsoft caiu 3%, depois de descer as suas previsões de resultados. A Coca-Cola caiu 7.8%, apresentando dados de volume fracos. Também a Amazon caiu 12.8% depois de anunciar resultados e vendas abaixo do esperado. O rácio de ganhos/perdas foi de 0.2. O volume na NYSE foi de 1.29Bn, abaixo da média de três meses de 1.36Bn.
2004/07/26 - 11:26
Revista de imprensa internacional
Algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje.
--------------------------------------------------------------------------------
Estas são as algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje:
Governos autónomos de Espanha pedem mais poder na distribuição eléctrica (Cinco Días) O Governo mantém contactos preliminares com alguns responsáveis autonómicos para analisar a situação das redes de distribuição eléctrica, cujas deficiências estão a causar sérios problemas de fornecimento e para tornar mais claras as devidas competências. O Executivo deve transpor nos próximos meses a directiva europeia sobre a liberalização dos mercados energéticos e poderá aproveitar a ocasião para oferecer às comunidades uma participação na gestão das redes. A directiva obriga a separar a propriedade e a operação das redes de distribuição de gás e electricidade do que é propriamente a sua gestão. Alguns sectores do Governo apostam nesta solução e, em todo o caso, existe uma certa unanimidade que as competências das comunidades autónomas deveriam clarificar-se, «algo a que resistiram sempre as companhias eléctricas e algumas instâncias do Estado», de acordo com fontes do sector.
EUA ataca Chirac por causa do acordo sobre a agricultura (Financial Times) Os EUA acusou Jacques Chirac, o presidente francês, de realizar esforços de última hora a fim de «boicotar» o acordo mundial de comércio de Doha alimentando dúvidas acerca da vontade da União Europeia em liberalizar o comércio de produtos agrícolas. Robert Zoellick, representante dos EUA, fez a acusação ao mesmo tempo que os delegados da Organização Mundial de Comércio preparam-se para uma nova ronda negocial esta semana de forma a chegarem a um plano para se iniciarem as negociações entre as partes. Ele disse que os seus esforços falharem a negociação de Doha será mais difícil de concluir com êxito.
Após a falência, os contornos da nova Parmalat definem-se (Le Monde) O ministro da indústria italiano aprovou, no passado dia 20 de Julho, o plano apresentado pelo administrador designado pelo governo para gerar um grupo asfixiado por 13 mil milhões de dívidas. O grupo irá reconcentrar-se sobre os lacticínios e os sumos de fruta e cederá certas actividades no estrangeiro
Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
--------------------------------------------------------------------------------
Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:
Autarquias sem limites para se endividar (Jornal de Negócios) O programa do Governo, que amanhã começa a ser discutido no Parlamento, reflecte uma nova orientação que coloca o crescimento económico no centro das atenções. O saneamento das finanças públicas permanece como uma aposta, mas desce na lista das prioridades.
Lucros do BES poderão crescer 11,5% impulsionados por comissões (Jornal de Negócios) O Banco Espírito Santo deverá apresentar um resultado líquido de 128,2 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, segundo a média de estimativas de um conjunto de quatro analistas sondados pelo Jornal de Negócios. Este valor representa um crescimento de 11,5% face aos 115 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2003.
Governo assume primado da economia sobre as finanças (Diário Económico) O ministro dos Assuntos Económicos e do Trabalho, Álvaro Barreto, desempenhará no Governo de Pedro Santana Lopes o papel entregue por Durão Barroso a Manuela Ferreira Leite: Barreto é o número dois do Executivo e será o rosto de uma política económica mais liberal e virada para as empresas.
Caixa quer aumentar resultados em 500 milhões até 2007 (Diário Económico) A CGD quer aumentar os seus resultados brutos, antes de assumido o serviço da dívida (EBIT) e antes de interesses minoritários, em mais de 500 milhões de euros até 2007. O objectivo, que consta do novo plano estratégicos do banco, foi avançado pela comissão executiva, liderada por Mira Amaral, numa reunião de quadros em 15 de Julho.
Concurso para controlo das contas públicas envolto em polémica (Público) A ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite acolheu, a 5 de Julho passado, a sugestão do júri que dá a vitória ao consórcio SAP/NovaBase/CaseEdinfor, entre as cinco propostas pré-seleccionadas, para desenvolver a aplicação do Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP), consensualmente tido como o instrumento mais poderoso de gestão e controlo das contas públicas. Mas vários concorrentes sustentam ter o júri favorecido a proposta vencedora.
Alterações nos impostos dependem do crescimento económico (Público) O Governo pode prometer descidas de impostos, mas sem crescimento económico que as sustente, não pode haver justiça fiscal, defenderam os economistas João Salgueiro e Medina Carreira, horas antes de ser conhecido o programa de Governo, entregue sexta-feira passada ao Parlamento.
fonte - ab7 e CN
(PTC:LIS) A VIVO, operadora móvel participada pela Portugal Telecom no Brasil, apresentou resultados que se situaram globalmente abaixo das nossas estimativas. As receitas de serviços ascenderam a 2.267Bn reais, 8% abaixo do esperado. O EBITDA (cash-flow operacional) foi de 888.7Mn reais, 2% abaixo do esperado. A PT tem recomendação de Compra (Médio Risco), com preço alvo de Eur10.35 para o final do ano.
(SON:LIS) Segundo o Jornal de Negócios, as negociações entre a Sonae e a Europac, sobre o futuro da parceria na Gescartão, chegaram a um impasse. Na nossa opinião, após a venda da participação da Sonae na Portucel, a Gescartão passa a ser um activo não faz sentido em termos estratégicos, pelo que achamos possível a sua alienação a médio prazo. A Sonae tem recomendação de Compra (Alto Risco), com preço alvo de Eur1.08 para o final do ano.
(BPI:LIS) Na sequência da apresentação dos resultados do BPI, na passada semana, revimos em baixa o seu preço alvo de Eur3.80 para Eur3.60 e mantemos a recomendação de Compra (Baixo Risco).
(EAD:PAR) Segundo fontes oficiais, os Estado Unidos pretendem que a União Europeia negoceie um novo acordo de aviação civil, que impeça ajudas financeiras governamentais à Airbus no futuro.
(SGP:NYS; MRK:NYS) A comercialização do medicamento contra o colesterol, Vytorin, da Schering-Plough e Merck & Co foi aprovada pela FDA.
(MSFT:NAS) A revista Barron?s afirmou na edição do passado fim-de-semana que a Microsoft transacciona a um preço atractivo. O artigo adianta que é de prever crescimentos adicionais nas receitas e um crescimento mais rápido nos lucros.
(HON:NYS) A revista Barron?s afirmou na edição do passado fim-de-semana que a Honeywell transacciona a um preço atractivo. Segundo o artigo, a Honeywell deverá beneficiar do aumento da procura de componentes para aviões.
(T:NYS) De acordo com artigo publicado na Newsweek, a AT&T poderá ser alvo de uma OPA.
2004/07/26 - 11:33
Hot Stocks
(IMPR:LIS) A Impresa apresentou resultados hoje de manhã, que surpreenderam pela positiva. As receitas consolidadas ascenderam a Eur73Mn, 5% acima do esperado; o EBITDA (cash-flow operacional) ascendeu a Eur20.6Mn 9% acima do esperado; o resultado líquido foi de Eur4.3Mn, o que compara com as nossas estimativas de Eur2.0Mn. Pela positiva, destacamos o crescimento da TV (margem) via publicidade. A Impresa tem recomendação de Compra (Médio Risco), com preço alvo de Eur4.80 para o final do ano.
(ANL:LON, SAN:MAD) O Santander anunciou um acordo para a compra do Abbey National. O banco espanhol irá oferecer uma acção sua por cada acção do Abbey National acrescida de 31p em dinheiro, fazendo uma oferta no valor de cerca de £8.5Bn (ou cerca de $15.63Bn).
2004/07/26 - 11:31
Fecho dos Mercados
Portugal. O PSI20 encerrou com uma perda de 0.33% nos 7.204 pontos, perto dos mínimos do dia e em linha com as restantes praças europeias. Os títulos que mais pressionaram o índice foram a PT (-1%), BCP (-0.6%) e EDP (-0.4%). O PSI20 também encerrou a semana em terreno negativo, tendo a Sonaecom (-5%), o BCP (-4%) e a Sonae (-2.5%) liderado as perdas. Por sua vez, a PTM destacou-se pela positiva, com uma valorização semanal de 2%. Esta semana será bastante rica na Euronext Lisbon em termos de apresentação de resultados, com destaque para a Impresa, EDP, Sonaecom, Sonae Industria. Será ainda revelado o tráfego da Brisa.
Europa. A Europa terminou o dia negativa, tendo o Eurostoxx encerrado com uma perda de 0.1%. A excepção foi para a praça londrina, a beneficiar da possibilidade de uma OPA ser lançada sobre o Abbey National. A performance negativa de Wall Street, com os investidores preocupados com a incapacidade das previsões das empresas surpreenderem pela positiva, ajudaram a penalizar os mercados europeus. O sector financeiro registou ganhos significativos, reflectindo a notícia de que o Santander (-4%) está interessado em adquirir o Abbey National (+18%). No sector automóvel, a Volkswagen aliviou dos máximos do dia, depois de ter alertado que os resultados de 2004 vão ficar abaixo do previsto e ter sofrido uma descida no seu rating.
EUA. Nova Iorque encerra em forte queda, penalizada por números decepcionantes de empresas de referência e pelo alerta de ataque terrorista nos Estados Unidos, com receios de um ataque durante a convenção democrata que terá início hoje. O Dow Jones quebrou, encerrando abaixo dos 10 000 pontos. A Microsoft caiu 3%, depois de descer as suas previsões de resultados. A Coca-Cola caiu 7.8%, apresentando dados de volume fracos. Também a Amazon caiu 12.8% depois de anunciar resultados e vendas abaixo do esperado. O rácio de ganhos/perdas foi de 0.2. O volume na NYSE foi de 1.29Bn, abaixo da média de três meses de 1.36Bn.
2004/07/26 - 11:26
Revista de imprensa internacional
Algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje.
--------------------------------------------------------------------------------
Estas são as algumas das principais notícias na imprensa internacional de hoje:
Governos autónomos de Espanha pedem mais poder na distribuição eléctrica (Cinco Días) O Governo mantém contactos preliminares com alguns responsáveis autonómicos para analisar a situação das redes de distribuição eléctrica, cujas deficiências estão a causar sérios problemas de fornecimento e para tornar mais claras as devidas competências. O Executivo deve transpor nos próximos meses a directiva europeia sobre a liberalização dos mercados energéticos e poderá aproveitar a ocasião para oferecer às comunidades uma participação na gestão das redes. A directiva obriga a separar a propriedade e a operação das redes de distribuição de gás e electricidade do que é propriamente a sua gestão. Alguns sectores do Governo apostam nesta solução e, em todo o caso, existe uma certa unanimidade que as competências das comunidades autónomas deveriam clarificar-se, «algo a que resistiram sempre as companhias eléctricas e algumas instâncias do Estado», de acordo com fontes do sector.
EUA ataca Chirac por causa do acordo sobre a agricultura (Financial Times) Os EUA acusou Jacques Chirac, o presidente francês, de realizar esforços de última hora a fim de «boicotar» o acordo mundial de comércio de Doha alimentando dúvidas acerca da vontade da União Europeia em liberalizar o comércio de produtos agrícolas. Robert Zoellick, representante dos EUA, fez a acusação ao mesmo tempo que os delegados da Organização Mundial de Comércio preparam-se para uma nova ronda negocial esta semana de forma a chegarem a um plano para se iniciarem as negociações entre as partes. Ele disse que os seus esforços falharem a negociação de Doha será mais difícil de concluir com êxito.
Após a falência, os contornos da nova Parmalat definem-se (Le Monde) O ministro da indústria italiano aprovou, no passado dia 20 de Julho, o plano apresentado pelo administrador designado pelo governo para gerar um grupo asfixiado por 13 mil milhões de dívidas. O grupo irá reconcentrar-se sobre os lacticínios e os sumos de fruta e cederá certas actividades no estrangeiro
Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.
--------------------------------------------------------------------------------
Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:
Autarquias sem limites para se endividar (Jornal de Negócios) O programa do Governo, que amanhã começa a ser discutido no Parlamento, reflecte uma nova orientação que coloca o crescimento económico no centro das atenções. O saneamento das finanças públicas permanece como uma aposta, mas desce na lista das prioridades.
Lucros do BES poderão crescer 11,5% impulsionados por comissões (Jornal de Negócios) O Banco Espírito Santo deverá apresentar um resultado líquido de 128,2 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, segundo a média de estimativas de um conjunto de quatro analistas sondados pelo Jornal de Negócios. Este valor representa um crescimento de 11,5% face aos 115 milhões de euros registados no primeiro semestre de 2003.
Governo assume primado da economia sobre as finanças (Diário Económico) O ministro dos Assuntos Económicos e do Trabalho, Álvaro Barreto, desempenhará no Governo de Pedro Santana Lopes o papel entregue por Durão Barroso a Manuela Ferreira Leite: Barreto é o número dois do Executivo e será o rosto de uma política económica mais liberal e virada para as empresas.
Caixa quer aumentar resultados em 500 milhões até 2007 (Diário Económico) A CGD quer aumentar os seus resultados brutos, antes de assumido o serviço da dívida (EBIT) e antes de interesses minoritários, em mais de 500 milhões de euros até 2007. O objectivo, que consta do novo plano estratégicos do banco, foi avançado pela comissão executiva, liderada por Mira Amaral, numa reunião de quadros em 15 de Julho.
Concurso para controlo das contas públicas envolto em polémica (Público) A ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite acolheu, a 5 de Julho passado, a sugestão do júri que dá a vitória ao consórcio SAP/NovaBase/CaseEdinfor, entre as cinco propostas pré-seleccionadas, para desenvolver a aplicação do Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP), consensualmente tido como o instrumento mais poderoso de gestão e controlo das contas públicas. Mas vários concorrentes sustentam ter o júri favorecido a proposta vencedora.
Alterações nos impostos dependem do crescimento económico (Público) O Governo pode prometer descidas de impostos, mas sem crescimento económico que as sustente, não pode haver justiça fiscal, defenderam os economistas João Salgueiro e Medina Carreira, horas antes de ser conhecido o programa de Governo, entregue sexta-feira passada ao Parlamento.
fonte - ab7 e CN
- Mensagens: 23939
- Registado: 5/11/2002 11:30
- Localização: 4
1 Mensagem
|Página 1 de 1