Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Se...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Patdav » 24/7/2004 23:02

Heheheh

Tu e a idade……………..já estou como dizia a Susana – tá velhinho :)

Lolllllllllllll

Que te conto? :roll:

Conto que, com este calor, estive aqui fechado em casa (aproveitei para sair ao fim da tarde, mais pela fresquinha :roll: ) para acabar um trabalho no computador, para ver se também posso ir de férias lá para Agosto.

------------
------------

É bem verdade o calor aperta, :wink: por outro lado deve-te trazer vantagens para o negocio imobiliário. ….

Quando falei de não te “ver” faz tempo, referia-me, como está claro :arrow: a falar de bolsa (o que faz falta), pois quanto ao resto a malta vai-se sempre mantendo em contacto.

Os gráficos que deixei foram mais para ilustrar a vossa conversa….. é bem verdade que o nosso PSI ainda é dos que se vai aguentando, pois o resto é uma miséria :( ………….. com o calor que está era bem mais rentável/vantajoso ir para a Praia Gritar...... :idea: Olhá Batatinha…….. Olhó geladinho ….. Olhá Bola de Berlim …a língua da Sogra (salvo seja) …….suminhos e afins…..

Abraço, muita saude e vai aparecendo :wink:
patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por R_Martins » 24/7/2004 20:36

Caro Amigo Paulo

Que me contas?...
Olha aí, hoje aqui está de morrer. Calor...eu sei porque. São os marroquinos, que decidiram sair da Idade Media e entrar na sociedade de consumo, até fazem faísca!!!
Sabes que eu estou cá sempre no Caldeiro. Não tenho é muito tempo para inventar...
A idade meu amigo, a idade, leva-nos a pensar que os mais novos devem trazer coisas novas.
Um grande abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Patdav » 24/7/2004 16:59

lollllllllll

Olá RMar,

quanto tempo não te "via" no fórum :roll:

Olá Marco,

Para meter a colher e fazer uma experiencia :mrgreen: deixo uns gráficos......

Imagem

Imagem

inté

Abraços :wink:
patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por MarcoAntonio » 24/7/2004 13:43

R. Martins Escreveu:Caro Marco

Sim com certeza, um bom pormenor. Alias temos com o teu raciocínio um factor de informação adicional.
Eu limitei-me a fotografar os números e a observar as diferenças.Aliás entre o +/- enormes.
Parece que o PSI 20, é todavia o melhor.

Sim, sem dúvida que no que leva de decorrido o ano, o PSI20 é o melhor.

Apenas quis chamar a atenção para o facto de ele, apesar disso, também estar nesta altura a cair (e a cair sensivelmente o mesmo que os restantes índices) e a justificar o porquê desse melhor comportamento relativo desde o início do ano.

R. Martins Escreveu:Exactamente também me passou pela cabeça a tendência que o PSI, tem de não alinhar no tempo com os outros índices. Fala-se mesmo que quando o elástico está demasiado esticado lá fora, pegam neste PSI em contra ciclo para ganhar uns trocos.
Neste momento parece-me ser claro que a EDP, é a diferença, como papel com algum significado no índice.

Exactamente. Neste momento é dos 3 pesos pesados aquele que tem, quer nas últimas semanas quer no que leva do ano, apresentando um melhor comportamento relativo. A EDP está a ganhar nada mais nada menos do que cerca de 13% este ano e está a contribuir muito para aqueles valores que indicaste.

A Brisa também tem estado no polo mais positivo dos títulos que compõem o PSI20 mas não tem o peso da EDP...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por R_Martins » 24/7/2004 13:27

Caro Marco

Sim com certeza, um bom pormenor. Alias temos com o teu raciocínio um factor de informação adicional.
Eu limitei-me a fotografar os números e a observar as diferenças.Aliás entre o +/- enormes.
Parece que o PSI 20, é todavia o melhor.
Exactamente também me passou pela cabeça a tendência que o PSI, tem de não alinhar no tempo com os outros índices. Fala-se mesmo que quando o elástico está demasiado esticado lá fora, pegam neste PSI em contra ciclo para ganhar uns trocos.
Neste momento parece-me ser claro que a EDP, é a diferença, como papel com algum significado no índice. Mas como na bolsa tudo sofre por arrastamento, se a tendência for de queda, e eu penso que ainda não parou, lá vamos nós acelerar no sentido do exterior. Tenho no entanto a acrescentar que, penso eu, o BCP, no próximo sinal de «recuperação» das Bolsas, vá dar um salto, o que limitará as nossas quedas percentuais no índice inferior ao exterior.
O sinal de recuperação quando for dado, vamos ter volatilidade enorme, antes de mudança de tendência ascendente, o que para investidores de curto prazo e apostadores das subidas é tempo a pedir paciência, de espera…
Abraço

R. Martins

por MarcoAntonio » 24/7/2004 12:42

É verdade, j.pinto, situações como essa por vezes ocorrem.

Na realidade eu já vi defenderem duas coisas opostas relativamente ao PSI20 e o que creio, embora nunca tenho estudado isso ao pormenor, é que se passam em espaços temporais diferentes. Isto é:

:arrow: Em prazos temporais mais alargados (médio-prazo, por exemplo), o PSI20 tende a funcionar com um certo atraso (lag) e reage tardiamente a inversões de tendência, a arranques do mercado, a acelerações das quedas, etc.

:arrow: Em prazos temporais muito apertados parece ocorrer por vezes o PSI20 antecipar-se aos movimentos como que parecendo que adivinha o que está para vir, principalmente do lado de lá do atlantico, chegando muitas vezes a contrariar as restantes praças europeias, um pouco como o exemplo que deste.

Infelizmente creio que esse comportamento não é assim tão regular quanto isso e julgo não ser negociável.

Já mais negociável é o primeiro fenómeno dado que, principalmente nas fases de arranque dos mercados e quando o nosso mercado tarda em reagir, vale a pena acumular posições este acabará por reagir e a recuperar o «tempo perdido».
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por j.pinto » 24/7/2004 4:38

Bem visto Marco :shock: :!:
Mas, por falar nisso, o nosso PSI tem sido singular.
O que me deixa intrigado é quando o nosso PSI fecha a ganhar, com a Europa toda negativa, adivinhando o sentido do Nasdaq que estava neutro mas após o nosso fecho farta-se de cavalgar. Parece que o "pobre" PSI adivinha o que está para acontecer na América! Muitas vezes me interrogo: será que é mesmo assim? Se assim fôr, que previlégio estarmos em Portugal, ehehehehh!!!!!!

Abraço
j.pinto

Registado: 5/11/2002 12:53

por MarcoAntonio » 24/7/2004 0:36

R.Martins, atenção a um pormenor importante que altera bastante as conclusões: a maior variação anual (ou melhor, variação year-to-date, variação desde o início do ano) do nosso PSI20 deve-se ao período que vai de Janeiro ao início de Março (o máximo foi realizado a 8 de Março) onde o PSI20 subiu de forma bastante forte e também durante mais tempo (o máximo do PSI deu-se a 8 de Março quando a generalidade dos índices já tinha deixado de subir há cerca de um mês: por exemplo, no Nasdaq as subidas terminaram a 26 de Janeiro, no Dow a 11 de Fevereiro, etc.

Mas agora note-se uma coisa, no que se refere à correcção, nós estamos a acompanhar os restantes mercados. Aqui vão os valores das correcções desde os máximos do ano (realizados entre os finais de Janeiro e o início de Março):

PSI -9.42%
CAC -6.41%
DAX -8.50%
DOW -7.22%
NAS -14.15%

Ou seja, o PSI20 está a acompanhar as quedas dos restantes mercados e está mais ou menos em linha com eles (embora um pouco desfasado pois começou a cair mais tarde).

Aquele início do ano muito forte faz com que, ao olharmos para as variações desde o início do ano, o PSI20 surja ainda positivo.

Relembro ainda que da mesma forma que as subidas terminaram mais tarde cá, também no início delas em 2003 lá fora já se subia há várias semanas e o nosso PSI20 nada, tardava em reagir. Acabou por compensar no final...
Imagem

Administrador Fórum

Espera um pouco

por Jacinto » 23/7/2004 22:23

Mesmo que os indicies não caiam mais daqui a 15 dias estarão bastante mais negativos porque a partir do meio de Agosto é que as subidas do NAS e Dow se fizeram sentir fortemente.

Aqui não o deixam cair mas também ninguém vem comprar .Vão enganando uns quantos até ao desinteresse total.
Jacinto

Se...

por R_Martins » 23/7/2004 22:06

NASDAQ COMP 1.850,38 -2,05%
DOW JONES 9.962,36 -0,88%

Bem se continuar assim por alguns dias, claro que para inverter a tendência , até nem vai ser preciso o preço do petróleo descer...
Mas se olharmos para baixo (Índices)para o bem e para o mal andamos sempre atrasados, melhor dito, ao contrario.
Claro que os mais optimistas dirão: Mas não temos que cair, também podemos esperar por «eles», né?

Índices
Índice Valor Var. Var.Ano
PSI20 7,204 -0.33% 6.76%
CAC40 3,567 -0.16% 0.26%
DAX Xetra 3,797 -0.10% -4.23%
DJIA 9,962 -0.88% -4.70%
NASDAQ 1,849 -2.12% -7.70%
R. Martins

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bar38, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, smog63 e 77 visitantes