Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ranking das marcas francesas mais valiosas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ranking das marcas francesas mais valiosas

por JCS » 2/7/2004 19:11

Louis Vuitton eleita a mais valiosa

Diana Brito Nunes


" empresa de consultoria Interbrand e a revista francesa Challenges faz um levantamento das marcas mais valiosas entre gauleses. E é neste ‘ranking’ que o ‘glamour’ ganha grande destaque.

Cento e cinquenta anos após a sua criação a marca francesa Louis Vuitton, internacionalmente conhecida pelos seus acessórios e malas, está hoje mais forte que nunca. Desde sempre associada ao luxo e ao ‘glamour’, a prestigiada marca francesa conseguiu adaptar-se às exigências do novo milénio, lançando novas linhas e alargando a sua rede de lojas a nível mundial. Os resultados da sua estratégia não podiam ser melhores. A Louis Vuitton foi recentemente considerada a marca mais valiosa de todo universo das marcas francesas, estando avaliada em 7,588 mil milhões de euros.

A análise da empresa de consultoria de marcas Interbrand e da revista francesa Challenges, revela que apesar de um ligeiro recuo de 5% na valorização da marca de 2003 para 2004, a Louis Vuitton continua inabalável na primeira posição do ‘ranking’ francês.

Em segundo lugar está a L’Oreal, que protagonizou a maior valorização do universo das marcas analisadas, na ordem dos 10% e que a manter-se poderá no próximo ano destronar a Louis Vuitton da primeira posição. Com esta valorização, a marca L’Oreal está avaliada em 6,335 mil milhões de euros, ocupando a mesma posição que em 2003, altura em que valia 5,745 mil milhões de euros. A explicar o crescimento está a forte aposta da marca em novos mercados, nomeadamente na Ásia. Uma estratégia de crescimento a longo prazo e um marketing pertinente, são, para os analistas da Interbrand, os pontos que marcam a diferença.

O BNP Paribas, a Chanel e a Danone são as marcas que se seguem no ‘ranking’ das francesas mais valiosas, posições que se mantêm inalteradas desde 2003, ano em que foi elaborado o primeiro estudo.

«Exemplo de sucesso de uma rede bancária forte e com grande rentabilidade» é o que distingue o BNP Paribas das demais. Avaliada em 5,474 mil milhões de euros, o BNP Paribas é também «o símbolo do ressuscitar de uma nova marca bancária», referem os especialistas, confiantes no potencial de desenvolvimento desta instituição bancária.

E não fosse Paris a capital da moda, a Chanel ocupa o quarto posto da tabela, com uma valorização de 1% face ao ano anterior, valendo actualmente 4,881 mil milhões de euros. Ícone do luxo ‘made in France’, a Chanel continua a demonstrar o valor do seu estilo visionário, que a tornou numa referência mundial. Conotada desde sempre com alta costura, a marca soube alargar o seu portfólio para outras áreas. A Chanel é hoje também o símbolo de perfumes, acessórios, roupa de pronto-a-vestir e moda masculina.

A encerrar a tabela das cinco mais valiosas está a Danone, líder mundial de produtos lácteos, avaliada em 4,793 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 5% face ao ano anterior.

A meio da tabela, na décima oitava e vigésima primeira posição, estão duas das marcas que mais valorização tiveram no último ano. A Lacoste que cresceu 7% face a 2003, estando avaliada nos 1,162 mil milhões de euros e a Renault a valorizar-se 7%, fixando-se nos 1,018 mil milhões de euros. A contribuir para estas valorizações esteve a forte aposta das marcas na internacionalização, com as vendas da Lacoste a disparem nos Estados Unidos e a Renault a posicionar como a segunda marca de automóveis mais vendida nos países do Leste europeu.

No sentido oposto, ou seja, as marcas que mais desvalorizaram, estão a Bic e a Air France, a caírem 7% e 5%, respectivamente.

A fraca aposta da Bic na inovação pode estar na origem dos maus resultados, no entanto, a marca continua a fazer parte da lista das vinte marcas francesas mais valiosas, ocupando precisamente a vigésima posição, estando avaliada em 1,133 mil milhões de euros. Por seu lado, as ameaças terroristas foram determinantes para a queda da Air France que também não foi capaz de enfrentar a concorrência de companhias que oferecem tarifas mais baixas. Em 2003, a companhia aérea francesa valia 0,833 milhões de euros estando actualmente avaliada em 0,789 milhões de euros."
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], Pmart 1 e 388 visitantes