Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

fig, não te parece que o gráfico das treasury....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

correcto fig, apenas estava a vêr o gráfico de 60 minutos...

por rato » 13/1/2003 12:35

que postaste...
abraço
rato

Registado: 7/11/2002 23:34

por MarcoAntonio » 13/1/2003 2:16

A porpósito desta observação, fui buscar o gráfico do Put/Call Ratio dos últimos 3 anos e cheguei a esta conclusão: o Put/Call Ratio encontra-se numa perspectiva de curto-prazo relativamente <i>bearish</i> mas numa perspectiva de longo-prazo encontra-se <i>bullish</i> ou pelo menos mais <i>bullish</i> do que nunca...

É intrigante este aspecto mas se olharmos para a MM200 verificamos que em termos médios e de longo-prazo o Put/Call Ratio encontra-se nos valores mais elevados de todo o <i>bear market</i>. Mas numa perspectiva de curto-prazo o valor encontra-se relativamente baixo (ou seja, poucas posições put, por outras palavras, está momentaneamente <i>bearish</i>). Talvez seja a razão porque nos encontramos a lateralizar (ver o SPX por exemplo). O excesso de posições call (e de sentimento <i>bullish</i>) estará a impedir subidas (maiores) nesta altura e a obrigar os índices a consolidar (o que encaixa por exemplo com a minha análise ao SPX - http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... php?t=3858 ).

Mas numa perspectiva de longo-prazo, nunca este indicador andou em valores tão elevados (ou seja, nunca esteve tão <i>bullish</i>).

Se alguém possuir históricos mais antigos deste indicador e tiver a gentileza de os colocar à nossa disposição sería interessante, para verificar até que ponto estes valores do Put/Call Ratio são <i>bullish</i> em termos históricos (o que aqui coloquei tem apenas 3 anos e cobre apenas praticamente o <i>bear market</i>).
Anexos
cpc-20030110a.gif
cpc-20030110a.gif (20.86 KiB) Visualizado 784 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 13/1/2003 2:01

<i>«Quanto aos mercados, repara que até agora ninguem acredita nas subidas a não ser eu pelos vistos ....mas lá vamos subindo e continuando amanhã a subir.
Penso que muita gente anda a shortar estas subidas que quanto a mim é sinal bullish...»</i>

Fig, infelizmente (e digo infelizmente porque um mercado <i>bullish</i> sería sinal que a economia estaria bem... ou menos mal... ou com perspectivas de melhorar) não é isso que os números mostram. Quase todos os indicadores de sentimento de mercado apresentam a vantagem do lado dos Bulls (o que é <i>bearish</i>). Os indicadores revelam um ligeiro «alívio» nas últimas sessões do sentimento <i>bullish</i> mas ainda assim este encontra-se em clara vantagem sobre o sentimento <i>bearish</i> (ver o Bull/Bear e o Put/Call Ratio, p.ex/). O indicador de sentimento de mercado que se encontra numa situação menos <i>bearish</i> é o VIX que ainda assim se encontra numa zona neutra (bem longe dos valores <i>bullish</i> correspondentes a excesso de pessimismo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Caro rato

por fig » 13/1/2003 1:44

...não sei onde vê um H&S nas treasury, o que vejo é o possível duplo topo ou consolidação em alta par novas quedas.
Quanto aos mercados, repara que até agora ninguem acredita nas subidas a não ser eu pelos vistos ....mas lá vamos subindo e continuando amanhã a subir.
Penso que muita gente anda a shortar estas subidas que quanto a mim é sinal bullish, pois a quebra do maximo relativo vai provocar um forte short covering e aí sim todos começam a acreditar na subida e logo a seguir consolidamos de uma forma mais forte com quedas bruscas dos principais titulos para assustar, e depois voltarmos ás subidas.
O DAX se quebra o maximo relativo penso poderemos atingir os 4000, mas isso é a minha opinião.

fig
Anexos
Treasury.gif
Treasury.gif (15.27 KiB) Visualizado 810 vezes

Registado: 5/11/2002 1:51

fig, não te parece que o gráfico das treasury....

por rato » 13/1/2003 0:15

Boa noite fig, parece ser um H&S, já com o reteste feito à neckline.....
O gráfico tem cerca de mês e meio... é pena não ser possivel confirmar se os volumes até ao topo do 2º ombro foram menores e depois aumentaram ......
Parabéns pela perspicácia...., vou continuar fora, a ver se o dax chega lá para os 3200 para shortar....( é o que faz negociar Warrant´s, mas uma coisa é certa, se nos despenharmos a seguir, por muito que o MM faça jogos sujos, a volatilidade terá muito para explodir.....)
Não me parece que passemos os máximos relativos, e se tal acontecer, penso que será por pouco, isso faria o vix bater quase os minimos (+- 20 ).... , e pelas contas, dava um cenário quase perfeito...do dia 31/12/02 até 10/01/03, a descida das tresury, equivale a uma subida de 125 pts no indice, desta forma atingiriamos os 1600 +-...
abraço
rato

Registado: 7/11/2002 23:34

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], smog63 e 131 visitantes