Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SAG e Novabase saem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

SAG e Novabase saem

por TRSM » 15/6/2004 17:52

SAG e Novabase saem
Media Capital e Teixeira Duarte entram no PSI-20 no final de Junho
A Media Capital e a Teixeira Duarte, segundo um comunicado Euronext Lisbon, passarão a integrar o principal índice accionista da bolsa nacional a partir do final deste mês, confirmando a notícia avançada pelo Jornal de Negócios que também dava conta das saídas da Novabase e da SAG de Pereira Coutinho.

--------------------------------------------------------------------------------

Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt


A Media Capital e a Teixeira Duarte, segundo um comunicado Euronext Lisbon, passarão a integrar o principal índice accionista da bolsa nacional a partir do final deste mês, confirmando a notícia avançada pelo Jornal de Negócios que também dava conta das saídas da Novabase e da SAG de Pereira Coutinho.

A Euronext Lisbon anunciou hoje em comunicado que a Media Capital [Cot] e a Teixeira Duarte [Cot] vão integrar o PSI-20 a partir do fecho da sessão de 30 de Junho.

O critério da liquidez determinou as saídas da Soluções Automóvel Globais (SAG) [Cot] e da Novabase [Cot].

A concessionária de automóveis liderada por Pereira Coutinho abandona assim o cabaz quatro anos depois de ter sido integrada no mais importante índice da Euronext Lisbon, tendo na altura sido chamada para ocupar o lugar deixado vago pelo Banco Pinto & Sotto Mayor.

Nessa altura, a Sonaecom [Cot] foi também chamada a ocupar o lugar do Banco Mello. Ambos os bancos foram alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte do Banco Comercial Português (BCP) [Cot].

A Novabase passou a fazer parte deste índice em Janeiro de 2001, mas o facto de ser a 21ª empresa menos liquida da bolsa nacional (com uma média diária de negociação de 125,4 mil euros), determinou a saída hoje confirmada pela Comissão Gestora do índice.

Media Capital estreia-se três meses após IPO

A Media Capital fará a sua estreia no PSI-20, três meses depois da oferta pública inicial (IPO) de 31 de Março. A empresa liderada por Paes do Amaral vai beneficiar da mesma regra que possibilitou a entrada da Gescartão [Cot] para o índice, ou seja, apesar de não ter um registo de seis meses de cotação, a Euronext extrapolou um volume de negócios comparável.

Na lista das emitentes mais líquidas nos últimos seis meses (foram considerado dados até ao final Maio), a dona da TVI surge como a 13ª mais liquidez, com cerca de 598 mil euros movimentados por dia, enquanto a construtora liderada por Pedro Queiroz Pereira figura na 16ª com uma média diária de 366 mil euros.

Acções das quatro empresas nos últimos três meses

Teixeira Duarte é a emitente mais instável no cabaz


Nas últimas cinco revisões, ordinárias e extraordinárias, do PSI-20, a Teixeira Duarte aparece sempre nas entradas ou nas saídas.

Em Novembro de 2001, a construtora foi chamada ao PSI-20 para substituir a PTM.com, na sequência da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela PT Multimédia [Cot].

No final de 2002, a Teixeira Duarte saí do «benchmark» para dar lugar à empresa de restauração Ibersol [Cot]. Quatro meses depois, a empresa de Pedro Teixeira Duarte volta ser solicitada para ocupar o lugar da Telecel, que foi alvo de uma OPA por parte da casa-mãe, a britânica Vodafone.

No final de 2003, uma nova alteração ordinária do PSI-20 volta a determinar a saída da empresa do índice. Na carteira desenhada pela Comissão Gestora do índice para o primeiro semestre de 2004, deixou de constar a Teixeira Duarte e a Ibersol, que cederam os seus lugares à Gescartão e à Corticeira Amorim [Cot].

As acções da Novabase encerram a valorizar 0,66% para 6,10 euros, a SAG fechou inalterada a marcar 1,32 euros, a Media Capital aumentou 0,98% para 4,14 euros e a Teixeira Duarte permaneceu inalterada a valer 1,13 euros.

A nova carteira do PSI-20

Empresas Ponderação
PT 20,39
BCP 19,95
EDP 15,05
BES 10,55
Brisa 8,09
BPI 7,46
Sonae SGPS 4,51
PTM 3,57
Cimpor 3,30
Jerónimo Martins 1,36
Portucel 1,30
Media Capital 0,89
Teixeira Duarte 0,61
Impresa 0,61
Semapa 0,58
Sonaecom 0,55
Cofina 0,50
ParaRede 0,29
Gescartão 0,24
C.Amorim 0,21

* Simulação dos pesos em % com base nas

cotações de fecho de 15 de Junho
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado: