NOVO ARTIGO - A indefinição e as referências...
D1as Escreveu:Qt tempo é para ti médio prazo?
Já disse por diversas vezes o que é para mim o médio-prazo. Só tens de procurar...
D1as Escreveu:Faz-me confusão alguem fazer uma análise para o médio prazo quando um indice está a lateralizar há meses.
Vou ser sincero: a mim o que me faz consfusão é alguém criticar tanto. Talvez sintas a necessidade de escrever...
D1as Escreveu:Ou sentes necessidade de escrever por escrever dado q numa lateralização não se consegue saber q lado vai ceder, logo, é inutil formar uma opinião para o médio-prazo.
É importante ir fazendo análises para, entre outras coisas, constatar ou verificar se as condições se mantêm. Em 15 dias as condições podíam ter-se alterado. Por acaso não se alteraram...
O mais curioso é que aqui retiras a substancialidade das tuas primeiras críticas: se achas que em 15 dias nem sequer havería motivo para comentar o mercado (de novo) como é que, inicialmente, achavas que o mercado me estava a contradizer.
Algo não bate certo aqui. Talvez seja a tal necessidade de escrever para criticar.
D1as Escreveu:Se se faz uma análise, sabendo q está a lateralizar, então essa análise é para o curto-prazo, dado q para dizer o óbvio mais vale tar calado, dado q já tinhas dito q estava a lateralizar...
Já tinha dito que estava a lateralizar e continuarei a dizer que está a lateralizar enquanto considerar que está a lateralizar.
Se é óbvio ou não, não é relevante para mim. Se é óbvio para uns não é óbvio para outros.
Por exemplo: para ti ontem não era óbvio, tanto que criticaste. Hoje já é obvio. Valeu a pena a análise...

D1as Escreveu:Se n é nenhuma das duas de cima, pq puxar este tópico de novo, logo após um dia de quedas, mas sem mudanças significativas desde q o artigo foi escrito?
Exactamente para isso: para sublinhar que as condições se mantêm, que o aspecto dos volumes mantêm-se e se reforçou e para actualizar os gráficos.
Da próxima vez, envio-te o requerimento para ver se dás autorização para eu fazer a actualização.
D1as Escreveu:está-me a querer parecer q continuas com um bias bear, como em relação à PTC. estarei errado?
Sim, estás errado.
Se o meu bias fosse negativo no plano temporal que mais me interessa (médio-prazo) defendia posições curtas (como defendi em 2001 e parte de 2002).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Como é claro das minhas intervenções, o plano temporal que estou a analisar é o Médio-Prazo.
Qt tempo é para ti médio prazo?
Faz-me confusão alguem fazer uma análise para o médio prazo quando um indice está a lateralizar há meses. Das duas, três;

está-me a querer parecer q continuas com um bias bear, como em relação à PTC. estarei errado?
Re: Análise
JAOR Escreveu:Portugal ,não ganha um jogo neste Europeu (...) Agora ,Pf , nada de pancadões
Só não dou pancadão, porque tenho medo que tenhas razão, no entanto ainda acredito!
Espero que não tenhas razão e que no próximo domingo possa dizer "que venha a França, pela terceira vez".
-
Visitante
Re: Análise
jarc Escreveu:Agora que tudo se compara ao futebol, cá vai:
-Independentemente do resultado final, do esforço e da clareza da táctica, o mais que pode resultar é algum adepto (participante do fórum) dado ao fanatismo dizer uma ou outra "patacoada". De resto os verdadeiros actores (actuantes) tem que apanhá-las com a mesma disponibilidade com que se come uma cereja, caso não ultrapassem as linhas (laterais e de fundo), claro está!
Tinha que ser eu a dizer a patacoada, não resisto ,ando para aqui a dizer,não escreves, eles vão cair em cima de ti(

Portugal ,não ganha um jogo neste Europeu acredito nisto ,como tenho a certeza que o Marco tem razão quando diz que o mercado anda de lado ,ponto final

Fica a patacoada e mais uma vez, foi só um desabafo

A todos ,um abraço e
Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Análise
Agora que tudo se compara ao futebol, cá vai:
-Independentemente do resultado final, do esforço e da clareza da táctica, o mais que pode resultar é algum adepto (participante do fórum) dado ao fanatismo dizer uma ou outra "patacoada". De resto os verdadeiros actores (actuantes) tem que apanhá-las com a mesma disponibilidade com que se come uma cereja, caso não ultrapassem as linhas (laterais e de fundo), claro está!
Re: Análises
jarc Escreveu:Desta vez temos daquilo que particularmente gosto. Coragem e risco calculado com fundamentação qb. Estamos num momento em que "amanhã e nos próximos dias veremos". As análises apresentadas não deixam grande espaço para dúvidas, mas por outro lado são de uma evidência tão linear e tão comum que eu não acredito. Perguntam porquê? Porque são evidentes, dispensam lupa e são tão do domínio público que não deve faltar muito para deixarem de ser.
É uma questão sensível, jarc. De facto sinto também algum desconforto quando as coisas me parecem tão evidentes.
Relativamente à lateralização (que já dura há meses), no entanto, não me sinto minimamente motivado para apostar num arranque sem ter o mínimo sinal credível nesse sentido apenas porque se tornou demasiado evidente que estamos laterais.
Nada me diz que não possa durar mais uma data de semanas ou mesmo meses...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Análises
Desta vez temos daquilo que particularmente gosto. Coragem e risco calculado com fundamentação qb. Estamos num momento em que "amanhã e nos próximos dias veremos". As análises apresentadas não deixam grande espaço para dúvidas, mas por outro lado são de uma evidência tão linear e tão comum que eu não acredito. Perguntam porquê? Porque são evidentes, dispensam lupa e são tão do domínio público que não deve faltar muito para deixarem de ser.
Re: Deculpa, não formulei bem a questão...
heterocedastico Escreveu:Viva Marco,
Será este um bom sinal para se entrar curto, visto a maior parte dos índices ter batido nas resistências e recuado?
Se não, que confirmações adicionais exigirias para entrar curto?
Obrigado.
Depende do espaço temporal em perspectiva. Se este for o de muito curto-prazo creio que faz algum sentido abrir posições curtas com um stop acima dos últimos máximos tendo assim em perspectiva um trade de risco limitado (perdas limitadas) e com um potencial de ganho interessante pois os suportes credíveis estão distantes.
Numa perspectiva temporal mais alargada (médio-prazo), não considero as posições curtas interessantes dado que a tendência, embora tenuamente descendente (máximos e minimos sucessivamente mais baixos), é demasiado lenta, praticamente lateral. Numa perspectiva de médio-prazo só se se viesse a verificar uma acelaração das quedas eu vería essas posições como realmente interessantes.
Pessoalmente considero inclusivamente que os mercados vão a prazo (semanas, meses) voltar às subidas mas não tenho qualquer ideia de quando isso se vai verificar.
D1as Escreveu:...
Todos os índices, apesar de terem caído bem nos últimos dias, ainda estão mais "caros" do que qd escreveste o artigo, há 12 dias atrás. Para "indefinição", "fragilidade", blá, blá, blá, até q n está nada mau...
...
Como é claro das minhas intervenções, o plano temporal que estou a analisar é o Médio-Prazo.
Ora, o artigo do dia 3 de Junho não foi o primeiro, nem pouco mais ou menos, em que defendi a tese da lateralização e da indefinição. Na realidade venho-o defendendo desde Março e a generalidade dos índices e títulos está ou sensivelmente nos mesmos valores ou em valores mais inferiores.
Nestes cerca de 3 meses o comportamento do mercado tem estado de acordo com aquilo que tenho vindo a defender.
Para o médio-prazo, o espaço temporal que estou a analisar, a variação desprezável (valores mais abaixo) que se regista nesta altura não tem qualquer expressão.
Quanto à frase do Larry Williams, nunca defendi que era o volume que pagava. Entendo o volume como um importantíssimo indicador e é nessa qualidade que ele entra nas análises (normalmente com resultados preciosos mas não infalíveis obviamente).
Quanto à sugestão de que o mercado não está indefinido e frágil não percebi a demonstração de que não está uma vez que todos os índices em análise estão praticamente nos mesmos valores (DAX +0.8%; S&P +0.35%; NAS -0.95%).
Em termos de Médio-Prazo nada se alterou desde que escrevi o artigo...
PS: Dado que o artigo foi escrito com base nos gráficos do dia 2 e os States ainda nem tinham aberto à hora a que coloquei o artigo, os valores que servem para comparação são os do dia 2 de Junho.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/6/2004 22:47, num total de 3 vezes.
Deculpa, não formulei bem a questão...
Viva Marco,
Será este um bom sinal para se entrar curto, visto a maior parte dos índices ter batido nas resistências e recuado?
Obrigado.
Obrigado.
Price is where you get paid. It never is time or volume. - Larry Williams
Todos os índices, apesar de terem caído bem nos últimos dias, ainda estão mais "caros" do que qd escreveste o artigo, há 12 dias atrás. Para "indefinição", "fragilidade", blá, blá, blá, até q n está nada mau...
Eu acho que, até ao fim do mês, as LTd vão ser todas quebradas em alta.
Se n forem quebradas em alta é pq estarei errado na minha análise...
Eu acho que, até ao fim do mês, as LTd vão ser todas quebradas em alta.
Se n forem quebradas em alta é pq estarei errado na minha análise...

DAX
Por fim, o DAX. Não disponho dos volumes do DAX mas ao que parece foram tb bastante fracos ao longo da subida e terão aumentado hoje em dia de queda.
Ficou bem aquém da resistência horizontal neste upswing. Não há até ao momento qq razão para acreditar que a situação técnica no médio prazo melhorou. Antes pelo contrário...
Por fim, o DAX. Não disponho dos volumes do DAX mas ao que parece foram tb bastante fracos ao longo da subida e terão aumentado hoje em dia de queda.
Ficou bem aquém da resistência horizontal neste upswing. Não há até ao momento qq razão para acreditar que a situação técnica no médio prazo melhorou. Antes pelo contrário...
- Anexos
-
- dax-20040614a.gif (14.03 KiB) Visualizado 875 vezes
Nasdaq Composite
No Nasdaq Composite a referência técnica de maior relevo passou a ser a LTd (que já era importante e já estava bastante bem delineada). Linha essa que permanece intocável...
Mais uma vez e tal como no S&P constatamos a fragilidade dos volumes durante o último upswing.
No Nasdaq Composite a referência técnica de maior relevo passou a ser a LTd (que já era importante e já estava bastante bem delineada). Linha essa que permanece intocável...
Mais uma vez e tal como no S&P constatamos a fragilidade dos volumes durante o último upswing.
- Anexos
-
- compx-20040614a.gif (18.31 KiB) Visualizado 888 vezes
Recupero este artigo para actualizar os gráficos e deixar algumas observações.
S&P
Continuo a considerar o S&P como estando em regime lateral. Contudo, a hipótese de um canal ligeiramente descendente (marcado a azul) vai ganhando alguma forma.
O aspecto que mais saliento é o do volume, ao qual já tinha feito referência no artigo original. Os volumes estão a níveis preocupantes nos Estados Unidos pelo que lá como cá o mercado está a ser marcado por uma fase de indefinição e desinteresse.
S&P
Continuo a considerar o S&P como estando em regime lateral. Contudo, a hipótese de um canal ligeiramente descendente (marcado a azul) vai ganhando alguma forma.
O aspecto que mais saliento é o do volume, ao qual já tinha feito referência no artigo original. Os volumes estão a níveis preocupantes nos Estados Unidos pelo que lá como cá o mercado está a ser marcado por uma fase de indefinição e desinteresse.
- Anexos
-
- spx-20040614a.gif (18 KiB) Visualizado 900 vezes
Já agora aproveito e deixo-te uma pergunta: encontras alguma semelhança entre os dois gráficos na parte assinalada?
A mim parecem-me iguais mas um deles em ponto pequeno. Q achas?
Não, considero as circunstâncias do mercado e os time-frames totalmente diferentes.
Pessoalmente não sou apologista de procurar esse tipo de paralelismos, principalmente quando as circunstâncias do mercado mudaram significativamente.
Hoje estamos praticamente num polo oposto a esse: nessa altura havía volume e momentum, o mercado estava hot e tudo mexia (ou para cima ou para baixo).
Hoje vive-se exactamente o contrário: o mercado está bastante indefinido, não há volume, não há momentum... e o mercado está gélido de tanta pasmaceira.
Devo dizer que nessa altura (e digo isto sem qualquer pretenciosismo mas para marcar a forma como vejo esse momento e o actual de formas completamente distintas), quer no 11 de Setembro quer no verão a seguir virei bastante rapidamente para bullish e fiquei bastante optimista perante essas subidas logo na fase inicial (num dos casos, no de 2002, fiquei optimista exactamente na véspera da inversão, inclusivamente posso relatar o que aconteceu na altura e que me fez ficar optimista). Hoje, pelo contrário, não tenho qualquer perspectiva imediata do que movimento significativo o mercado vai fazer se é que vai fazer algum. Ou seja, não vejo nenhum sinal que mereça ser acompanhado e vejo o mercado numa das fases mais desinteressantes que me recordo (ao contrário desses períodos de 2001 e 2002 que considero e considerei na altura interessantíssimos).
Julgo que não vale a pena continuarmos esta discussão pois é evidente que onde estás a ver força eu tou a ver falta dela.
ok, no problem...
Já agora aproveito e deixo-te uma pergunta: encontras alguma semelhança entre os dois gráficos na parte assinalada?
A mim parecem-me iguais mas um deles em ponto pequeno. Q achas?
- Anexos
-
- spx3.JPG (54.3 KiB) Visualizado 1022 vezes
D1as Escreveu:Pois eu acho precisamente o contrário. A recente subida foi causada principalmente por momentum...
D1as, praticamente toda a subida deveu-se a uma sessão... A do dia 25 de Maio (a propósito, para a extensão da vela o volume não foi particularmente famoso nessa sessão).
Compara esta subida com as descidas anteriores (repara na quantidade de velas negras longas e volumes associados).
Duas ou três velas daquelas como ocorreram em Março, Abril e Maio e lá se vai toda a subida...
Julgo que não vale a pena continuarmos esta discussão pois é evidente que onde estás a ver força eu tou a ver falta dela.
- Anexos
-
- spx-20040603b.png (18.19 KiB) Visualizado 1061 vezes
Pois eu acho precisamente o contrário. A recente subida foi causada principalmente por momentum: caiu bastante, andou mais de uma semana no mesmo sítio e a maior parte deve ter pensado ...o0( depois destas quedas anda aqui a fingir que vai mas não vai. se não continua a cair então é pq deve subir. enfim, vou comprar a ver o que dá)0o... e mais pessoas foram pensando assim.
Deixo um gráfico. As setas vermelhas, a meu ver, indicam reacção (normal após quedas) e a verde, momentum, tornando o tipo de subida diferente na sua génese.
Abraço
Deixo um gráfico. As setas vermelhas, a meu ver, indicam reacção (normal após quedas) e a verde, momentum, tornando o tipo de subida diferente na sua génese.
Abraço
- Anexos
-
- spx.JPG (27.24 KiB) Visualizado 1081 vezes
D1as Escreveu:
É exactamente isso que quero dizer: demorar mais tempo a subir, a meu ver é Bullish.
Isso, dito assim, é muito controverso.
É óbvio que uma subida violenta tende a terminar mais depressa...
Mas uma subida duradoura que não leva a lado nenhum de especial pode ser tremendamente bearish (neste caso não diria tanto, mas nalguns casos é tremendamente bearish).
Basta dar o exemplo da Bandeira de Baixa ou mesmo o de uma Cunha Ascendente após uma violenta queda, para não ir mais longe.
Mas outros exemplos podería dar: ainda recentemente, um dos aspectos que me deixou bastante de pé-atrás na PTC ainda quando ela alteralizava no range 8.85-9.45 foi o facto de ter demorado imenso tempo (com falta de momentum e de volume) a ir da base do range ao topo do range.
Depois dessa penosa subida, em meia duzia de sessões arrumou com tanto esforço e acabou mesmo a quebrar em baixa o range.
Ora, estamos agora perante uma situação idêntica no S&P. Depois de testado o suporte, vimos a subir penosamente há 2 ou 3 semanas e duas ou três más sessões poderão arrumar com toda a subida num piscar de olhos.
Para mim, venham os índices a subir ou não a partir daqui, é bem evidente que este último upswing nos mercados apresentou fragilidades quer ao nível dos volumes quer ao nível do momentum.
Relativamente à contagem das cores das velas, simplesmente não compreendo o teu argumento pois no que dizes eu vejo mais um sinal de fragilidade: em Março, com menos velas brancas e em bem menos tempo o S&P foi bem mais longe!
É exactamente isso que quero dizer: demorar mais tempo a subir, a meu ver é Bullish.
Em Março demorou menos tempo a subir mais e depois viu-se a consequência em Abril; não fez Higher High e fez Lower High.
Agora está a demorar mais tempo a subir, o que me faz pensar que ainda pode subir mais dado que já não há tanta gente a acreditar em subidas. No entanto, estamos em cima de resistências nos 3 índices americanos e sabendo que a tendência este ano tem sido de baixa, torna mais provável um re-início de downswing.
Em relação ao volume não sei o que dizer...

As razões estão apresentadas no artigo, D1as.
O DAX apresenta clara perda de momentum face a upswings anteriores;
No S&P e no Nasdaq a perda de momentum não será tão evidente mas em contrapartida temos uma clara perda de volume neste último upswing;
Relativamente à contagem das cores das velas, simplesmente não compreendo o teu argumento pois no que dizes eu vejo mais um sinal de fragilidade: em Março, com menos velas brancas e em bem menos tempo o S&P foi bem mais longe!
Tanta vela branca para tão pouca evolução e para a grande probabilidade de se vir a assistir a um lower-high: isso é fragilidade.
Aliás, mais de metade deste upswing no S&P deveu-se a uma única vela branca...

Tanta vela branca para tão pouca evolução e para a grande probabilidade de se vir a assistir a um lower-high: isso é fragilidade.
Aliás, mais de metade deste upswing no S&P deveu-se a uma única vela branca...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, Luzemburg, m-m, malakas, maturidade, Mr.Warrior, niceboy, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, sempreamesma, trilhos2006, VALHALLA, Àlvaro e 104 visitantes