Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Put Call Ratio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

open interest PCR

por Red » 15/6/2004 3:31

Comentador,
Descobri uma coisa no site da CBOE que me tinha escapado, e é uma coisa boa :)
Os valores de open interest de calls e puts, em valores diarios desde 1995 para vários activos e total. O único incoveniente é só se poder aceder aos valores de um dia de cada vez. Pelo que percebi é isso...

Fica aqui o link directo: http://www.cboe.com/mktdata/mktstat.asp ... =6&Yr=2004

O Open interest PCR de dia 14 de Junho deverá ser de: 0.857

Em relação a este PCR e vendo pelo gráfico que deixaste, ele segue de facto o mercado em grande parte do tempo. O que correspende a os investidores anteciparem os movimentos de curto prazo, em estilo contrarian. O que por sua vez vai contra a interpretação que fiz do PCR normal. De qualquer forma isto ainda está um pouco confuso na minha cabeça... :shock:

abraço,
red

PS: Ao reler a tua mensagem fiquei na duvida se já tinhas visto estes valores de open interest no site da CBOE ou não... Se sim, mal não faz deixar o link :)

Registado: 6/11/2002 15:42

SPX + PCR + COT

por Red » 15/6/2004 3:19

Olá,
Deixo aqui o gráfico actualizado do SPX com o Put/Call Ratio e também o Commitment of traders, é interessante comparar os dois...
O PCR terminou o dia em 1.32! E a ema21 deu outro saltinho para cima, agora acima de 1! Como seria aliás de esperar já que o PCR aumenta com as quedas.

É interessante também que o COT dos commercials baixou bastante de 25/05 para 08/06 (dados mais recentes.). Ou seja, os commercials parecem apostar nas quedas de curto prazo.
Os particulares, fieis a si mesmo, parecem ter ficado mais bull de uma data para a outra.

abraço,
red
Anexos
spx_lp.png
spx_lp.png (18.91 KiB) Visualizado 583 vezes
spx_cp.png
spx_cp.png (26.41 KiB) Visualizado 589 vezes

por Visitante » 15/6/2004 0:10

Eu, acho estes indicadores muito interessantes, mas será confusão minha ou todos eles indicam uma subida de curto prazo?
Visitante

por Comentador » 14/6/2004 22:18

Caro Amigos,

O prometido é devido!

Este tema, com os últimos desenvolvimentos, é mais interessante do que eu pensava e vale mesmo a pena estudá-lo, mesmo com pouca disponibilidade de tempo.

Em primeiro lugar, consideramos o Total Put/Call Ratio MM21 (rácio A), tal como é correntemente definido e foi utilizado no artigo do Adam Hamilton. Deste modo, “esqueceremos” por agora que este indicador não distingue entre os puts/calls que são para fechar posições e os que são para abrir posições, o que dá logo uma distorção relevante.

Abro aqui um parêntesis para dizer que os que estão habituados a ler os artigos do A. Hamilton talvez concordem comigo quando digo que ele escreve bem, arranja temas interessantes e descobre novidades teóricas, mas muitas vezes tira conclusões precipitadas sobre padrões meramente potenciais. Mas veremos se ele tem razão desta vez.

Continuando, observamos que o CBOE Total Open Interest Put/Call Ratio (rácio B), dada a diferente forma do seu cálculo, tem muito maior estabilidade, dando sinais mais credíveis.

Também parece visível que enquanto o rácio A tem uma relação inversa com o mercado (como o VIX), o B acompanha o mercado, tendendo a dar indicações mais fortes de topos e fundos.

Na impossibilidade actual de obter gráficos dos últimos 2 anos do rácio B, proponho que seja efectuado o seguinte exercício: desde 1 de Junho vamos comparando o andamento dos valores do S&P 500, dos rácios A (e da sua MM 21) e do rácio B. Na listagem que incluo a seguir estão os valores até 6ª. feira passada, bastando que os acompanhemos ao longo do tempo para extrair conclusões. Não dá muito trabalho e é a melhor forma de ver como podemos (ou não) tirar proveito de indicadores de análise técnica.

Junho S&P 500 Rác. A Rác. A 21d Rácio B

1 1.121,20 0.94 1.00 0.855

2 1.124,99 0.91 1.01 0.854

3 1.116,64 1.13 1.01 0.856

4 1.122,50 1.02 1.02 0.857

7 1.140,42 0.85 1.04 0.858

8 1.142,18 0.86 1.03 0.858

9 1.131,33 0.92 1.01 0.858

10 1.136,47 1.15 0.99 0.859

A diminuta variação do índice S&P 500 explica a muito ligeira variação (em subida) do rácio B.

Os puts totais (open interest) são actualmente em número de 64.442.874 (em 26 de Maio eram 58.581.711). Por seu lado, os calls totais (open interest) agora são 75.010.550 quando em 2 de Maio eram 68.385.026.

Com base nos seu estudo do rácio A, Adam Hamilton acha provável que se esteja a preparar um novo fundo de mercado, no médio prazo, podendo caminhar-se para um valor muito inferior ao mínimo de Outubro de 2002, e que tornaria muito provável que o rácio A (MM 21d.) se elevasse muito acima de 1.00.

Eu não sei (nem ninguém …) qual vai ser a evolução do mercado, mas não me parece possível retirar aquela conclusão com base numa situação que está muito longe de ser extrema em termos da relação entre Puts e Calls, nada apontando, para já, que se caminhe nesse sentido.

Mas vamos ver a evolução das próximas semanas.

Um abraço

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por Comentador » 11/6/2004 22:58

Embora com pouco tempo, eis o que posso dizer para já:

O CBOE Open Interest Put/Call Ratio raramente tem contagens inferiores a 0.70, que costuma ser, com alguma segurança, um valor de viragem (para a subida). Pelo contrário, leituras acima de 1.80 não são usuais, não havendo contudo uma ligação clara entre níveis altos do rácio e movimento do OEX (S&P 100).

Junto envio um gráfico com valores só até 2002, que foi o que tinha agora disponível. Claro, o que nos interessa é a evolução até à data actual! Vamos tentar obter isso.

Acho este assunto interessante e seria bom que pudesse haver algum desenvolvimento e “investigação” sobre o mesmo. Como a partir da madrugada de amanhã vou passar o fim de semana fora só poderei dar algum contributo a partir de 2ª. feira.

Bom fim de semana a todos

Comentador
Anexos
openin4.gif
openin4.gif (12.96 KiB) Visualizado 692 vezes

por Ertai » 11/6/2004 21:39

Pelo que vejo, o Put/Call Ratio apenas indica alturas de elevada volatidade.

Aliás, têm lógica, uma vez que os Calls serão historicamente sempre mais altos, numa altura em que mais Puts aparecem, a volatidade dos mercados tenderá a aumentar devido a incerteza dos investidores (que se traduzem num aumento de Puts).

Quanto a tentar prever uma subida e/ou descida consoante o Put/Call Ratio, não me parece que será minimamente viável.

Quanto aos factores do terrorismo, etc.. não me parece que representem aqui seja o que for nos mercados, temos níveis altos de P/C apenas em movimentos rápidos de preços. Isso deve-se a demasiados factores para termos uma prespectiva nítida sobre os mercados.

Comps

Registado: 11/5/2003 12:11

por Red » 11/6/2004 21:26

nunofaustino,
Era isto que pretendias?

Visitante,
Entrando na especulação sobre a questão dos terrosristas... penso não ser possível tirar grandes conclusões do que se passou antes do 11 de set no pcr, pois o mercado já estava em forte queda e o pcr em forte subida... No caso de a 'al qaeda' ter comprado grandes quantidades de puts, isso provavelmente passaria desapercebido, tudo dependeria da quantidade. Concordo que não se pode concluir nada, são apenas bitaites, pelo menos do meu lado :)

Visitante Escreveu:Tenho ideia que te enganaste a escrever, até pelo que dizes depois. Onde dizes Bear, devias querer dizer Bull. Acho eu...

Tens razão, queria dizer "Bull"...

Visitante Escreveu:
Red escreveu:
Mas será que tende a subir porque há um desequilibrio entre posições curtas e longas, ou é apenas uma consequência indirecta?

Pode ser tanta coisa. Pode, por exemplo, ser um aumentar de proteções a posições maiores, longas, noutros produtos.

Referia-me à relação habitual entre o pcr e o mercado, e não a esta subida recente. O normal é os topos do pcr coincidirem com os fundos do mercado, mas se olharmos para alguns indicadores feitos a partir das cotações, observamos padrões semelhantes... O que me perguntava era até que ponto valores altos do pcr implicam uma subida do mercado por haver um desequilibrio entre compradores e vendedores, ou não...

Visitante Escreveu:Red escreveu:
O PCR segue inversamente o mercado, ou seja, se o mercado desce, a maioria compra puts, se o mercado sobe a maioria compra calls.

Será mesmo assim ou será ao contrário?
Poderá ser como dizes ou precisamente o contrário...
Imagina a maioria acreditar que a tendência que domina a futura evolução do mercado é de alta. Quanto mais o mercado sobe, mais se compra calls(exemplo: Novembro e Dezembro).
Agora imagina o mercado ter umas descidas rápidas e ter parado algumas vezes numa resistência. Imagina o mercado a subir mas uma pessoa achar que o mercado está perigoso e que a tendência que actualmente domina a futura evolução do mercado é de baixa. Quanto mais subir, mais essa pessoa acha que é a altura de apostar na descida porque o potencial de queda (para essa pessoa) ainda se torna maior...
Até ao dia que a resistência é quebrada e aí vê que andou a apostar (e tv reforçar) no "cavalo" errado.
Tv seja esta a razão para o PCR estar actualmente a subir. Who knows?

Não sei se compreendi bem... Eu baseei o que disse em duas coisas:
1) Observação da relação entre o pcr e o mercado, topos do pcr coincidem grosseiramente com fundos do mercado e vice-versa. O que dá a ideia de que a maioria dos investidores em opções compra calls quando o mercado sobe e compra puts quando o mercado desce, em vez de adoptarem uma estratégia contrarian. Mas tal como dizes, podem existir muitas estratégias diferentes.
2) A relação entre posições curtas e longas dos particulares e do smart money. Os particulares tendem a seguir o mercado, comprar quando ele sobe e vender quando ele desce. Ao contrario os comercials (smart money) tende a ter um comportamente contrarian, pelo menos no curto prazo.

Foi juntando estas duas que disse o que disse... O comportamento do pcr encaixa mais no comportamento dos particulates.

O que o pcr tem de estranho neste momento não é tanto o valor em si, é a relação com o mercado. O mercado caiu em Abril e Maio, e o pcr subiu como seria de esperar (muito). Mas o mercado depois subiu bastante e o pcr ficou lá em cima.

Como eu nunca usei o pcr nem entendo muito de opções, estou um bocadinho à toa... :)

fproença,
O pcr em si não está em máximos históricos, mas segundo o que percebi da forma como é calculado, o valor de fecho corresponde apenas à relação entre o volume de puts e calls negociado nesse dia. E cada dia é independente dos outros. Tal como disse o Comentador, teria talvez mais interesse um pcr calculado com o open interest.
A média móvel de 21 dias resolve um pouco a questão já que acumula o valor de vários dias, e é essa média móvel que está em valores historicamente altos.

Comentador,
Bem visto!... Eu no site da CBOE não encontro referências a open interest, se conseguires arranjar teria interesse em ver.

abraços
red
Anexos
pcr_spx_lp.png
pcr_spx_lp.png (28.21 KiB) Visualizado 715 vezes
pcr_spx_cp.png
pcr_spx_cp.png (23.88 KiB) Visualizado 719 vezes

por Visitante » 11/6/2004 20:25

Ao contrário do que aqui foi dito, essa média móvel sobe mais de 70% de Maio de 2001, a Agosto de 2001 (antes do 11 de Setembro)

hmmm...a olhómetro: usando o gráfico q o red deixou, o valor mais baixo é de cerca de 0.60 e o valor mais alto 0.90

mesmo se tivesse vindo de 0.60 e tivesse atingido 0.90 (o q n aconteceu em nenhum dos casos, bem pelo contrário), essa subida representaria 50%...

ai essa matemática... :roll:
Visitante

por Comentador » 11/6/2004 16:12

Boa tarde a todos,

Também não uso o Put/Call Ratio, mas merece uma olhadela pois dá alguma informação. No entanto, como sabem, há puts que são comprados para fechar posições e puts que são comprados para abrir posições. O mesmo se passa com os calls. Ora isto são coisas muito diferentes mas são consideradas de igual modo pelo Put/Call Ratio.

Talvez o mesmo rácio mas considerando o open interest fosse muito mais fiável e desse uma discussão mais produtiva.

Se alguém tiver um gráfico calculado desta forma era interessante. Eu vou ver se posso postar algum.

Um abraço

Comentador

por fproenca » 11/6/2004 15:23

Eu não costumo ligar a esse indicador, nunca me preocupei em saber muito sobre ele. No entanto deixo aqui outro gráfico do mesmo periodo que o RED deixou (de julho para cá) e nota-se que de facto as médias estão muito altas, mas por sua vez a relaçao Put/Call Ratio está longe dos seus máximos recentes.

Aproveito para deixar uma explicação deste complicado indicador, pode ser que se chegue a alguma conclusão :wink: :

Based on CBOE statistics, the Put/Call Ratio equals the total number of puts divided by the total number of calls. All stock and index options traded on the CBOE are included in the calculation. Typically, there are more calls traded than puts and the ratio is usually below 1. When more puts are traded than calls, the ratio will exceed 1.

As an indicator, the Put/Call Ratio is used to measure market sentiment. When the ratio gets too low, it indicates that call volume is high relative to put volume and the market may be overly bullish or complacent. When the ratio gets too high, it indicates that put volume is high relative to call volume and the market may be overly bearish or in panic.
Anexos
Image1.gif
Image1.gif (28.24 KiB) Visualizado 840 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por djovarius » 11/6/2004 13:54

Eu continuo a considerar que os investidores, apesar do optimismo devido a factores económicos, continuam a considerar que há uma série de riscos.
Desde a questão do petróleo (ainda não acabou), problemas geo-políticos de vária índole, etc.
Para muitos é conveniente estar no mercado, mas nada melhor do que um "hedge" não vá o diabo tecê-las...

Por isso, a compra de puts (lá está a questão da baixa volatilidade, implicando em baixos custos de opções) é uma das boas soluções para protecção.

Penso até que, à medida que o verão corre e que acabem alguns dos grandes eventos que vão decorrer, sem que nenhuma tragédia aconteça, as coisas podem melhorar.
Um bom sinal será a queda do CHF e desse ratio P/C.
Não esquecer, porém, que outro factor de risco são as eleições nos EUA e, do ponto de vista económico, o aumento da inflação obrigar a uma subida de juros mais substancial do que o previsto...

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Put/Call Ratio

por Waterman » 11/6/2004 9:59

Boas!

Meus caros, essa média móvel (21 exp.) tende a subir num BEAR MARKET secular, o que em 2000 era considerado um sinal de venda são hoje níveis "ridículos".

Mais, esse rácio começou a ser "estudado" em 82, pleno começo da maior bollha da história dos mercados financeiros, é natural que não tenhamos ainda conhecimento do que são na realidade os valores extremos num BEAR MARKET secular.

A baixas volatilidades confirmam que não estão a ser pagos prémios exorbitantes pelas opções, pondo totalmente de lado a hipótese de um extremo de sentimento

Ao contrário do que aqui foi dito, essa média móvel sobe mais de 70% de Maio de 2001, a Agosto de 2001 (antes do 11 de Setembro)

O aumento exponencial dos produtos estruturados leva a que haja o correspondente aumento de put options (ou conhecem muitos p.e. que "apostem" em desvalorizações fortes e necessitem de calls para cobertura?)

A interpretação desse indicador não é "fácil" e se querem um conselho de quem olha para isso diariamente há alguns anos, preocupem-se a sério com "ele" em dias fulcrais de grandes up/down gaps, ou junto a suporte e resistências muitas vezes testados anteriormente.

Um abraço
Waterman

por Visitante » 11/6/2004 6:48

Vamos por partes... :)

Red Escreveu:O terrorismo foi a primeira coisa em que pensei quando soube que o PCR estava historicamente alto... Mas se fôr isso, será que são investidores normais a comprar puts ou serão os próprios terrosistas?

Lá por ter sido "ventilado" que Bin Laden ganhou dinheiro com as quedas do mercado na altura dos atentados de 11 de Setembro, isso não significa que seja verdade.
Por mim, este boato pode muito bem ter sido espalhado para incentivar um espírito patriota e motivar compras.
Para além disso, se tal fosse verdade, ou se essa associação pudesse ser feita, então os valores do PCR na altura antes dos atentados seriam semelhantes aos de agora, o que não se verifica.
Portanto, pela análise dos valores do PCR por volta do 11 de Setembro e os valores de agora, não se pode concluir nada, na minha opinião.

Red Escreveu:À primeira vista isto é Bear, pois quando o PCR está alto o mercado tende a subir

Tenho ideia que te enganaste a escrever, até pelo que dizes depois. Onde dizes Bear, devias querer dizer Bull. Acho eu...

Red Escreveu:Mas será que tende a subir porque há um desequilibrio entre posições curtas e longas, ou é apenas uma consequência indirecta?

:)

Pode ser tanta coisa. Pode, por exemplo, ser um aumentar de proteções a posições maiores, longas, noutros produtos.

Red Escreveu:O PCR segue inversamente o mercado, ou seja, se o mercado desce, a maioria compra puts, se o mercado sobe a maioria compra calls.

Será mesmo assim ou será ao contrário? :)
Poderá ser como dizes ou precisamente o contrário... :)
Imagina a maioria acreditar que a tendência que domina a futura evolução do mercado é de alta. Quanto mais o mercado sobe, mais se compra calls(exemplo: Novembro e Dezembro).
Agora imagina o mercado ter umas descidas rápidas e ter parado algumas vezes numa resistência. Imagina o mercado a subir mas uma pessoa achar que o mercado está perigoso e que a tendência que actualmente domina a futura evolução do mercado é de baixa. Quanto mais subir, mais essa pessoa acha que é a altura de apostar na descida porque o potencial de queda (para essa pessoa) ainda se torna maior... :)
Até ao dia que a resistência é quebrada e aí vê que andou a apostar (e tv reforçar) no "cavalo" errado.
Tv seja esta a razão para o PCR estar actualmente a subir. Who knows?

Red Escreveu:Isto quer dizer que a maioria dos investidores que usa opções vai atrás do mercado e não o contraria! Serão então na sua maioria particulares e não smart money?

O que se sabe é que a maioria está sempre errada nos extremos. Estamos a valores extremos do PCR. Os valores dizem que a maioria está a apostar na queda.

Red Escreveu:E se a maioria dos investidores em opções vai atrás do mercado em vez de o antecipar, parece estranho que de repente tenham mudado de comportamento. A mim parece-me.

A maioria n vai atrás do mercado. Vai atrás do que acredita... :)

abraço
Visitante

por nunofaustino » 11/6/2004 3:39

Tb n tenho nenhuma conclusão muito lógica para este fenómeno...

Já agora Red, será que poderias sobrepor o PCR com o gráfico das cotações...

Um abraço
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Red » 11/6/2004 3:22

O terrorismo foi a primeira coisa em que pensei quando soube que o PCR estava historicamente alto... Mas se fôr isso, será que são investidores normais a comprar puts ou serão os próprios terrosistas? Não tenho a noção dos valores, talvez seja difícil um pequeno grupo influenciar significativamente um indice como o PCR...

Há bocado puz-me a pensar em possíveis interpretações para estes valores... À primeira vista isto é Bear, pois quando o PCR está alto o mercado tende a subir, é o que acontece.
Mas será que tende a subir porque há um desequilibrio entre posições curtas e longas, ou é apenas uma consequência indirecta? (Por exemplo, os topos do estocastico coincidem com os topos do mercado!).

O PCR segue inversamente o mercado, ou seja, se o mercado desce, a maioria compra puts, se o mercado sobe a maioria compra calls. Isto quer dizer que a maioria dos investidores que usa opções vai atrás do mercado e não o contraria! Serão então na sua maioria particulares e não smart money?
E se a maioria dos investidores em opções vai atrás do mercado em vez de o antecipar, parece estranho que de repente tenham mudado de comportamento. A mim parece-me.

Enfim... divagações :)

Um abraço,
red

por nunofaustino » 11/6/2004 2:15

Penso que é provável que tenha algo a ver com o que o Dj descreveu na crónica semanal dele...

O facto de haver eventos importantes este ano (potenciais locais de ataques terroristas) faz com que muita gente opte por ter activos nos dois lados da barricada (longos e curtos).

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Ulisses Pereira » 11/6/2004 1:57

Não sei, Red. Pode mesmo ser algo específico que não sabemos, mas os ursos não devem gostar muito desses gráficos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Red » 11/6/2004 0:36

Alguém me sabe dizer mais alguma coisa sobre o porquê de o PCR estar tão alto?
Obrigado,
red

Put Call Ratio

por Red » 11/6/2004 0:34

Olá,
Criei hoje uma base de dados com os valores do Put Call Ratio, usando os valores existentes no site da CBOE, e deixo aqui uns gráficos. Este PCR é relativo ao total, indices mais acções.

A linha vermelha é a média móvel exponencial de 21 dias que penso ser o normalmente utilizado para este indicador.

O PCR disparou recentemente até valores muito altos historicamente. Parece-me que já li alguem referir que existe uma explicação para este comportamento, relacionada com a forma como são feitos certos investimentos...

red
Anexos
pcr_lp.png
pcr_lp.png (24.53 KiB) Visualizado 1023 vezes
pcr_cp.png
pcr_cp.png (19.44 KiB) Visualizado 1017 vezes