Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC continua tecnicamente bastante perigosa...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 9/6/2004 2:57

Como disse neste comentário, acima dos 8.60 desfazia-se o padrão e a situação começava a ficar mais confortável (até aí há coincidência).

Mas para médio-prazo (que é a minha perspectiva, quer de investimento quer de análise, prioritária) a PTC ainda terá de provar mais do que fez até agora.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Touro » 9/6/2004 2:50

Eu fico-me pela grande esperança 'bullish'...
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Touro » 9/6/2004 2:49

Eu fico-me pela grande esperança 'bullish'...
Cumprimentos,
Touro

por MarcoAntonio » 9/6/2004 2:45

Bolas... Realmente!
:mrgreen:

Resume-se nesse paragrafo praticamente tudo o que aqui foi dito (consolidação do padrão de baixa, suporte nos 8.30 e resistência nos 8.60, a TA de que o Touro falou e mesmo no que se refere a referências passadas como os 8.85€) e acresce ainda que saiu no mesmo día: na última sexta-feira, dia 4 de Junho.

A cereja em cima do bolo é a projecção para os... 7.50€.
:lol:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Touro » 9/6/2004 2:36

Li esta análise da Futop à PTC e penso que está interessante, porque aponta os padrões que temos vindo aqui a discutir.

http://www.semanarioeconomico.iol.pt/ar ... 0de%202004

Será que a esperança dos touros de que falam se está a confirmar?
Cumprimentos,
Touro

por Touro » 8/6/2004 0:51

Sendo assim não serve para nada sndar a identificar triangulos, não é verdade?

JAS,

Não é bem assim. Como eu disse, e penso que o Marco concorda, é que estas figuras devem valer pela consolidação em si, independentemente se serem triângulos ascendentes ou descendentes, cunhas, bandeirolas, bandeiras. O mais importante é identificar para que lado se dá a rotura .

Isto não inviabiliza o facto de determinadas figuras serem mais propícias a certos movimentos, como vem nos livros. Devemos considerar estes padrões como regra, mas não podemos esquecer a excepção.
Cumprimentos,
Touro

Triangulos

por JAS » 8/6/2004 0:24

Touro Escreveu:Aliás, quando dizes que a rotura dum triângulo ascendente pode ser para qualquer dos lados, estas a admitir que ele pode aparecer num topo ou num fundo.

Sendo assim não serve para nada sndar a identificar triangulos, não é verdade?

No caso concreto da PTC ela "fugiu", durante a queda, a todos os padrões habituais.
Não me admira que agora, durante a subida, não ligue muito às resistências conhecidas.

JAS

P.S. - Eu sei que o Marco não liga muito a figuras geométricas e acho que tem toda a razão nisso.

Registado: 5/11/2002 0:05

por Touro » 7/6/2004 18:05

Claro que estou, Touro. Eu não tenho estado a dizer outra outra coisa (que os triangulos tanto funcionam como figuras de inversão como como figuras de continuação, repara bem).

Não tinha ficado claro para mim essa tua posição. Obrigado pelos esclarecimentos.
Cumprimentos,
Touro

por MarcoAntonio » 7/6/2004 17:45

Touro Escreveu:Caro Marco,

Vamos primeiro começar por sintonizar a terminologia. Parece-me que consideras pendão 'pennant' (a que eu chamo bandeirola)uma consolidação de preços em forma de triângulo, seja ele simétrico, ascendente ou descendente.

Sim, é praticamente igual à bandeira, apenas em vez de termos um canal em counter-trend a servir de consolidação, temos um triângulo (normalmente associado a uma perda progressiva de volatilidade e de volume).

Touro Escreveu:A questão está em definir a transição de 'pennant' para triângulo, isto é, trata-se de saber o que consideras como tempo necessário para que uma consolidação possa ser chamada de triângulo. Eu considero que uma 'pennant' dura no máximo três semanas.

O meu critério é semelhante (apenas para cunhas «aceito» um espaço de tempo superior pois são consolidações tipicamente demoradas).

Mas para bandeiras e pendões, até 3 semanas ou um mês.

Já um triângulo poderá demorar bastante mais tempo (é normal demorar dois ou três meses).

Touro Escreveu:No caso concreto da PTC, a figura que se desenvolveu tem cerca de três semanas, o que significa que está na transição entre 'pennant' e triângulo, sendo que a consideração deste último não me parece errada.

O pendão não deixa de ter um triângulo. A razão de eu considerar o conjunto dos dois movimentos tem a ver como o movimento antecendente (queda violenta a que se denomina «haste», o ponto de partida para uma bandeira ou um pendão) e, depois no movimento de consolidação, a perda progressiva de volatilidade e os fracos volumes.

Touro Escreveu:Quanto a considerar um triângulo como padrão de inversão ou não, isso é discutível. Por exemplo o Jack Schwager diz que: 'Triangles, which are among the most common continuation patterns, can be top and bottom formations as well'

Exacto, a minha opinião é exactamente a mesma (é isso mesmo que tenho estado a dizer, os triangulos funcionam quer como figuras de continuação quer como figuras de inversão).

Touro Escreveu:Aliás, quando dizes que a rotura dum triângulo ascendente pode ser para qualquer dos lados, estas a admitir que ele pode aparecer num topo ou num fundo.

Claro que estou, Touro. Eu não tenho estado a dizer outra outra coisa (que os triangulos tanto funcionam como figuras de inversão como como figuras de continuação, repara bem).
Imagem

Administrador Fórum

por Touro » 7/6/2004 17:33

Caro Marco,

Vamos primeiro começar por sintonizar a terminologia. Parece-me que consideras pendão 'pennant' (a que eu chamo bandeirola)uma consolidação de preços em forma de triângulo, seja ele simétrico, ascendente ou descendente.

A questão está em definir a transição de 'pennant' para triângulo, isto é, trata-se de saber o que consideras como tempo necessário para que uma consolidação possa ser chamada de triângulo. Eu considero que uma 'pennant' dura no máximo três semanas.

No caso concreto da PTC, a figura que se desenvolveu tem cerca de três semanas, o que significa que está na transição entre 'pennant' e triângulo, sendo que a consideração deste último não me parece errada.

Quanto a considerar um triângulo como padrão de inversão ou não, isso é discutível. Por exemplo o Jack Schwager diz que: 'Triangles, which are among the most common continuation patterns, can be top and bottom formations as well'

Aliás, quando dizes que a rotura dum triângulo ascendente pode ser para qualquer dos lados, estas a admitir que ele pode aparecer num topo ou num fundo.
Cumprimentos,
Touro

Re: Ou seja? MarcoAntónio

por MarcoAntonio » 7/6/2004 16:36

Anonymous Escreveu:... desculpa mas não entendi a conclusão que tiras da tua dissertação da figura técnica!

Neste momento? Simplesmente que se desfez o padrão (pendão de baixa).

Anonymous Escreveu:...
Em função desta quebra da linha horizontal, a confirmar-se no fecho, e com esta amplitude, e fraco volume, até agora, quais as ilacções que se poderão retirar, na tua opinião?

Um abraço

Em vez de partir para uma segunda leg down, quebrou em alta a pequena resistência com um volume que não é particularmente entusiasmante.

Agora, as próximas resistências prováveis encontram-se pelos 8.85 e pelos 9.00€. Vería agora um teste a um desses valores com naturalidade (portanto, em termos de curtíssimo-prazo não está má agora). No entanto não é esse plano temporal que tenho em vista nas minhas análises, a PTC (e não só) ainda tería de fazer bastante mais para eu a considerar interessante.
Anexos
ptc-20040607b.png
ptc-20040607b.png (18.83 KiB) Visualizado 1555 vezes
Imagem

Administrador Fórum

para Ovos Moles

por Visitante » 7/6/2004 16:31

... espero que seja tão apetitosa quanto o são os "Ovos-moles" de Aveiro... :lol: :wink:
Visitante

por MarcoAntonio » 7/6/2004 16:30

Ovos Moles Escreveu:A ilação é que o Marco queria dizer que a PTC estava tecnicamente apetitosa e não perigosa. A lingua portuguesa é muito traiçoeira :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Não, não quería, Ovos Moles. Quería mesmo dizer que estava perigosa...

Agora não estará tanto, desfez o padrão que estava a desenvolver e passou assim para uma situação técnica mais confortável. Ainda assim não considero que esteja particularmente interessante.

Como é sabido eu não invisto no curtíssimo-prazo nem os meus comentários têm em vista movimentos de um dia ou dois (é lógico que a sessão de hoje foi uma sessão bastante interessante na PTC com a única pecha de o volume não ter sido nada de especial).
Imagem

Administrador Fórum

por Ovos Moles » 7/6/2004 16:23

A ilação é que o Marco queria dizer que a PTC estava tecnicamente apetitosa e não perigosa. A lingua portuguesa é muito traiçoeira :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

Ou seja? MarcoAntónio

por Visitante » 7/6/2004 16:20

... desculpa mas não entendi a conclusão que tiras da tua dissertação da figura técnica!

Em função desta quebra da linha horizontal, a confirmar-se no fecho, e com esta amplitude, e fraco volume, até agora, quais as ilacções que se poderão retirar, na tua opinião?

Um abraço
Visitante

por MarcoAntonio » 7/6/2004 16:04

Tinha-me esquecido de anexar a imagem...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/6/2004 15:55

Touro Escreveu:Não percebi bem o que o Macco António pretendeu dizer quando falou em 'triângulo isolado'; aquilo que se pode por em causa é se um triângulo deste tipo pode ou não ser considerado como padrão de inversão. Eu penso que pode.

Quer dizer o seguinte: o triângulo surge após um forte movimento de baixa, é um triangulo que se forma num espaço de tempo relativamente apertado e a ele está associado um fraco volume. Toda esta sequência forma um pendão de baixa (que não se está a confirmar).

O pendão é uma figura de continuação de tendência e não de inversão pelo que neste caso o que sería de esperar sería uma segunda leg down. Mas a AT é assim mesmo e apesar do padrão estar até sexta-feira desenhado na perfeição pode sempre falhar (e para já está a falhar).

Ainda relativamente ao triângulo frizo o seguinte: mesmo o triangulo (ascendente ou descendente) não é considerado um padrão de inversão. O triangulo surge muitas vezes como padrão de continuação (a estatística é de quase 50/50). Tal como o rectangulo, é um padrão que tanto pode funcionar como figura de inversão como como figura de continuação de tendência.

Já agora deixo aqui o link do Stockcharts.com (um site que conta com a colaboração de John Murphy como é sabido, uma das grandes autoridades da AT clássica) onde os triangulos surgem até catalogados na categoria dos padrões de continuação de tendência e não nos de inversão:

http://stockcharts.com/education/ChartA ... index.html

É importante não analizar o triângulo isoladamente. Eu dou exemplo: durante o bear market surgiram muitos triangulos descendentes que não passavam de consolidações junto de um suporte recém atingido. Estes triangulos descendentes tendiam a ser quebrados em baixa. Durante o bull market de 2003 surgiram muitos triangulos ascendentes junto de resistencias recém atingidas: estes triangulos tendiam a ser quebrados em alta.

Este é o triangulo típico que surge como figura de continuação de tendência.

No entanto, este triangulo ascendente da PTC era totamente diferente, enquadrava-se num pendão em formação, após um forte movimento de baixa.

Outro padrão identico ao pendão (mas que tende a demorar mais tempo) é cunha ascendente em counter-trend (uma cunha ascendente após um forte movimento de baixa). Nesse caso temos uma rising wedge (duas LT's ambas ascendentes e a aproximarem-se e portanto a formarem um triangulo a apontar para cima), tratando-se nesse caso de uma figura de continuão de tendência (estando associada a um movimento de consolidação). Já a mesma rising wedge, se surgir após um movimento ascendente tenderá a funcionar como padrão de inversão (estando associada a uma perda de momentum sendo natural nessa altura assistir-se a divergências em diversos indicadores em simultâneo).
Anexos
ptc-20040607a.gif
ptc-20040607a.gif (20.17 KiB) Visualizado 1624 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Touro » 7/6/2004 15:36

O triângulo ascendente na PTC (descendente no gráfico invertido apresentado pelo Marco) de que falei aqui parece-me que tem toda a legitimidade para existir. O único senão é a quebra da linha de resistência (hoje) com volume baixo, isto é, a vela longa que se parece estar a formar não é confirmada pelo volume, sendo este apenas o único senão.

Não percebi bem o que o Macco António pretendeu dizer quando falou em 'triângulo isolado'; aquilo que se pode por em causa é se um triângulo deste tipo pode ou não ser considerado como padrão de inversão. Eu penso que pode.
Anexos
ptc20040607.png
ptc20040607.png (30.09 KiB) Visualizado 1672 vezes
Cumprimentos,
Touro

Caro Ovos moles...

por pergas » 7/6/2004 10:59

...completamente de acordo e se for feita com volume! A resistência dos 8,82€/8,85€ está logo ali...

Cumpts
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Ovos Moles » 7/6/2004 9:23

Um fecho acima dos 8.6 confirma quebra de tendencia, estou certo que não estou com os óculos de ver ao longe (conforme alguns diziam), um teste aos 9 rapidamente sera efectuado.´

Bull Power
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por MarcoAntonio » 5/6/2004 15:32

A resposta vai por mensagem privada.
Imagem

Administrador Fórum

por D1as » 5/6/2004 15:03

Exactamente! :)
Acho que finalmente percebeste...

Eu não quero manter uma discussão!

Prefiro somente trocar opiniões.

É lamentável que um moderador de um Forum não saiba fazer a distinção destas duas possíbilidades. E chego à conclusão que és a pessoa errada a quem dar a minha opinião.

Já reparaste que mais gente se queixa do mesmo? Geralmente dizem "o Marco tem a mania que fica sempre com a ultima palavra", ora isto não é mais do que uma forma indirecta de as pessoas dizerem que tu és a pessoa errada para gerir um forum de opiniões, pq para ti só há discussões... e estás convencido q se fores o ultimo a falar "ganhas" a discussão...

Em relação a considerações pessoais, tenho de dizer que até tenho estado com muita paciencia para te responder. Não é meu habito escrever tanto posts num topico. E mesmo apesar disso, que mostra interesse no assunto e na conversa, foste tu que começaste a fazer considerações pessoais ao afirmares que eu não tinha o minimo de interesse em ouvir a tua opinião. Se começaste com concideraçoes pessoais, n estás à espera que eu o faça diferente, pois n?

Registado: 7/11/2002 19:47

por MarcoAntonio » 5/6/2004 11:21

Este espaço é um Forum de Discussão.

Se não sabes ou não queres manter uma discussão (lançar uma opinião e não querer receber respostas e contra-respostas é não querer ou não saber manter uma discussão) então estás no local errado. O objecto de discussão deste forum são os Mercados. Se terminas a discussão que não queres manter fazendo considerações de ordem pessoal e juízos de valor acerca do teu interlocutor então estás no local errado.

Tudo isto parte do facto de queres lançar a tua opinião e não a quereres ver discutida. É lamentável...
Imagem

Administrador Fórum

por D1as » 5/6/2004 3:54

Marco,

Não se coloca a questão de estar ou deixar de estar interessado na tua opinião. A meu ver a questão é antes:

:arrow: Estás interessado em opiniões diferentes das tuas? Ou será que estás preocupado é em "ter razão" na tua opinião?

É que repara, tu deste a tua opinião. Eu peguei na tua opinião e disse que não concordava com isto ou aquilo ou o quer que seja, que para o efeito, já nem é importante. E pronto, "a coisa" era suposto ficar por aqui; tinhas emitido uma opinião e eu tinha discordado dizendo porque discordava.

Mas não...

Depois de eu discordar, tu vens discordar e eu depois venho discordar e depois tu vens discordar e depois eu venho discordar e pedir para "a coisa" acabar senão nunca mais saímos daqui... :roll: e depois tu dizes que discordas mas que eu não quero ouvir... :roll:

Marco, tu não tens de ter a mesma opinião que eu tenho. Get it?

Nós aqui só temos, e no meu caso até só é porque quero dado que não represento o site, que dar a nossa opinião. E dar a nossa opinião não significa convencer quem quer que seja, bem pelo contrário! Se estivermos em concenso, melhor (ou não... :mrgreen: )!
Se no Mercado existem sempre posições antagónicas, porque não num forum sobre Mercado, essas posições diametralmente opostas serem avivadas, por oposição a ser só uma delas a "final" de concordância?

Eu acho que tu, na maioria das conversas, partes para elas no pressuposto que tens razão no teu ponto de vista. É normal que assim o seja e estás no teu direito. Mas esse direito funciona para os dois lados. Eu tb acho que a minha opinião é que é a correcta, portanto, nada melhor que cada um dar a sua opinião e ficarmos por aí ao invés de tentarmos esgrimir argumentos para que só uma opinião prevaleça.

Um abraço e bom fim de semana :)

Registado: 7/11/2002 19:47

por MarcoAntonio » 5/6/2004 2:50

jp.s Escreveu:lí este tópico da ptc porque é o que mais me interessa, e ao fim de ler fiquei muito assustado porque investi na ptc, visto que á opiniões negativas e eu fiquei com duvidas na ptc, mas tendo uma perspectiva que a ptc tem espaço para subir mais
a curto espaço derivado esse onda pessimista do mercado já ter aliviado bastante ,”petróleo etc..."
na minha opinião penso as próximas semanas haja
espaço para subir alguma coisa até ao final do mês e já agora gostaria de saber
o que acham disto .

http://www.semanarioeconomico.iol.pt/ar ... 76&pai_id=

ou

http://www.semanarioeconomico.iol.pt/ar ... _id=342076

ou

http://www.semanarioeconomico.iol.pt/ar ... _id=342076

Estimado jp.s,

não deve ficar «muito assustado» porque as Análises não são escritas para assustar. São escritas para partilhar opiniões...

No fim de ler esta e outras deve fazer a sua avaliação e formular a sua opinião.

Para mais, a análise não era assim tão pessimista que desse para assustar (continha um cenário bastante pessimista, é certo, mas que mesmo que se venha a evoluir nesse sentido e tal cenário se venha a verificar ainda haverá tempo mais do que suficiente para agir).

Por fim, relativamente às notícias, da minha parte não as vou comentar visto que não analiso notícias nem lhes dou qualquer peso nas minhas análises.
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, danielme1962, Google [Bot], nbms2012, Phil2014 e 72 visitantes