Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo e Energias alternativas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Visitante » 22/5/2004 15:30

Penso que é uma ideia excelente este tipo de discussões porque também se relacionam com a vida empresarial das cotadas e com a actual lógica subjacente à economia mundial fortemente dependente do petróleo.

Penso que o caso português deve ser observado com mais detalhe de forma a expôr a grave situação em que nos encontramos. Como tudo o que é investimento neste país o Estado tem a mania de meter a colherada, especialmente quando se trata de sectores em que existem empresas públicas cuja gestão pertence ao lobby de amigos dos políticos. No caso em apreço podemos falar da EDP ou da Galp.
O investimento em energia eólica tem sido fortemente condicionado (questões de licenciamento, acesso à rede, etc...) pela máquina burocrática do Estado com o intuito de encaminhar as ajudas comunitárias para empresas que pertencem a amigos dos políticos, ou onde estes ocupam lugares de destaque e bem pagos para ólear a máquina Estatal.
No caso de outras energias alternativas como o biodiesel, um dos maiores projectos ainda não arrancou porque o Estado não transpõe a directriz comunitária que obriga à redução ou de preferência eliminação do Imposto sobre produtos petrolíferos (note-se que o biodiesel nem é derivado do petróleo mas apanha com a taxa na mesma pelo que consta) para combustíveis renováveis.
O desenvolvimento do país está a ser condicionado porque há um proteccionismo não ao que é nacional mas ao que é dos lobbies dos partidos.
Visitante

por Aldeão global » 22/5/2004 13:36

Pata-Hari Escreveu:É de facto uma questão curiosa pensar no efeito que teria a diminuição do poder económico das nações produtoras de petróleo pelo efeito da massificação de produção de outras energias.

Em primeiro lugar obrigado pelas boas vindas.
Julgo que o poder económico não está nas nações produtoras de petróleo, mas nas mãos dos detentores do capital internacional. Esses sim "o mercado", (talvez me sinta englobado neles ao negociar em bolsa e fazendo deslocar as minhas poupanças para onde prevejo melhor remuneração) é que controlam a produção e os preços não só do petróleo mas de todas as coisas.
Se conseguir desviar, pouco que seja, a decisão final do "mercado" de que é mais rentavel investir nas energias alternativas do que no petróleo, contribuirei (na minha opinião) para um melhor estilo de vida de todos e para um melhor aproveitamento do Sol que começa a ser só de alguns. Nós em Portugal temos uma percentagem maior do que o resto da Europa e devemos explorar essa diferença.
Bons negócios e melhor viver.
Uma forma simples de acompanhar o mercado é comprar no suporte e vender na resistência.

Registado: 22/5/2004 12:23

por Pata-Hari » 22/5/2004 12:45

Seja muito bem-vindo ao caldeirão!

É de facto uma questão curiosa pensar no efeito que teria a diminuição do poder económico das nações produtoras de petróleo pelo efeito da massificação de produção de outras energias. Até que ponto o combate do terrorismo não poderá e deverá passar pelo combate económico do poder que o petróleo confere a estas nações..?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Petróleo e Energias alternativas

por Aldeão global » 22/5/2004 12:35

A subida do preço do petróleo é benéfica para o aumento da utilização das energias alternativas.
Ao baixar a diferença de preço do custo de unidade energética entre estes dois tipos de energia não só se aumenta a produção das energias renováveis (solar, eólica, ondas do mar) como também se vê aumentada a produção e instalação do equipamento necessário a esta exploração, baixando o preço de instalação inicial (principal factor de custo destas instalações).
Também a investigação visando por um lado a redução do custo inicial das instalações e por outro o aumento do consumo deste tipo de energia ( se ela baixar de preço) vai alterar a relação percentual da utilização dos dois tipos de energia.
As necessidades energéticas mundiais vão continuar a aumentar e a sua satisfação vai ser obtida cada vez mais com as energias renováveis.
Na minha previsão, nos próximos cinco anos o aumento da produção energética pelas energias renováveis vai ter um aumento médio de 20% a 30%, o das energias fósseis de 4% a 6%, para um aumento total de consumo de 5% a 8%.
Claro que este cenário não agrada nem aos senhores do petróleo nem aos senhores da guerra. Aos primeiros por verem a galinha de ovos de ouro a transformar-se em galinha de ovos de prata. Aos segundos por dispersar os locais de produção energética por tudo quanto é mundo, deixando de haver “locais onde fazer a guerra” (Desde a 2ª guerra mundial em meados do século passado estes locais coincidem com aqueles onde há petróleo a ser explorado ou onde pode ser explorado.
Pessoalmente, tenho procurado estudar e divulgar a utilização massiva das energias renováveis. Dos meus estudos tenho em desenvolvimento diversos projectos (poucos) para a produção e utilização das energias renováveis que posso disponibilizar a quem estiver interessado.
Se com este post motivar alguém para a melhoria da nossa aldeia global terei feito a minha boa acção diária.
Bons negócios e melhor viver.
Uma forma simples de acompanhar o mercado é comprar no suporte e vender na resistência.

Registado: 22/5/2004 12:23

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GaussSLB47, iniciado1, Musus e 71 visitantes