Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI: Paciênciaaaaaa!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

PSI

por JAS » 5/5/2004 15:30

O nosso PSIzinho depende apenas de 3 títulos (BCP-PTC-EDP) e o resto é apenas música de fundo.
Temos como agravante que as 3 seguintes (BRI-CPR-BES)funcionam como "lastro" pois pouco mexem.

Sendo assim qualquer análise passa sempre por prevermos os que se pode vir a passar com as 3 blue chips.

BCP
Em lateralização num apertado canal 1,92/2,03 até sair a notícia da venda da S&P.
20% do PSI congelados ou com uma variação de + ou - 1%.

PTC
A CAP parece ter conduzido o título aos 9,00 euros e estar a produzir pouco efeito acima disso.
Para mim o canal de negociação situa-se nos 9,00/9,60 e daí também só pode resultar uma varação do PSI de + ou - 1,5%.

EDP
Nesta não há nada de novo e não será o mercado ibérico a melhorar a performance.
Continua a ser um título defensivo.
Manter-se num canal 2,25/2,45 parece-me o mais natural e daí resulta uma variação do PSI de apenas + ou - 0,6%.

Neste tempo de vacas magras (ou de vacas pachorrentas...) continuo a pensar que a PTC ainda é a que mais pode oscilar e se torna mais adequada para trades de curto prazo.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por JAOR » 5/5/2004 15:10

Agradecido aos dois .

No entanto ,eu preferia que fosse acumulação :mrgreen:

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por MarcoAntonio » 5/5/2004 15:05

A lateralização pode tratar-se de facto de um patamar para novas subidas, pessoalmente inclino-me mesmo para esse lado (até prova em contrário dou o «benefício da dúvida» à tendência de médio/longo-prazo). A questão é que, para infelicidade nossa, este período anomalamente monotono pode ainda arrastar-se por bastante tempo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Lateralização

por Razao_Pura » 5/5/2004 15:03

As lateralizações são patamares intermédios entre as subidas e as descidas tendencias dos mercados.

O Cem há atrasado deixou aqui um artigo muito bom sobre as lateralizações que eu não consigo encontrar....
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Ulisses Pereira » 5/5/2004 14:59

Pode, Jaor. O problema é que tanto se pode tratar de acumulação, antecipando o regresso às subidas, como de distribuição, antecipando quedas.

Este é sempre um dos aspectos mais difíceis de distinguir nos mercados e não é fácil, antes do movimento de lateralização terminar, conseguir distinguir qual destas duas hipóteses se trata, sendo certo que - dada a tendência de médio/longo prazo - ser asncendente, as probabilidades são maiores de subida são maiores.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JAOR » 5/5/2004 14:49

Caro Ulisses ,a lateralização não pode ser encarada como um abastecer de oxigénio para novas arrancadas ??? :roll:

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por MarcoAntonio » 5/5/2004 14:46

Totalmente de acordo, Ulisses. Até já me sinto mal quando vou escrever os comentários habituais pois já sei que me vou repetir uma meia duzia de vezes. Mas a verdade é que o nosso mercado está há dois meses numa das lateralizações mais apertadas de que tenho memória nos últimos anos.

Os motivos de interesse são muito reduzidos e começo a olhar com desconfiança para quase tudo o que é movimento pois a tendência tem sido, nos últimos dois meses, de qq sinal de arranque ser afinal um falso arranque prontamente anulado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

PSI: Paciênciaaaaaa!

por Ulisses Pereira » 5/5/2004 14:40

É verdade que o fórum nas últimas semanas tem andado com excesso de "off topics", mas quando olho para o gráfico do PSI não é, de facto, de estranhar. O nosso mercado anda, nos últimos dois meses, num estreitíssimo intervalo de cerca de 3%, numa lateralização extremamente monótona.

Fica complicado encontrar motivos de interesse e as sessões arrastam-se penosamente. Procura-se temas de interesse, mas o padrão de lateralização é tão comum à esmagadora maioria de acções do nosso mercado que fica difícil dizer algo de novo.

Olhando para o gráfico, facilmente se identifica a resistência dos 8 mil pontos e um suporte criado ali na zona dos 7400 pontos.

Mas apetece pedir ao PSI que se mexa, porque assim qualquer dia ainda alguém adormece em frente ao seu ecrã. :)

Ulisses
Anexos
forum-psi1.gif
forum-psi1.gif (11.92 KiB) Visualizado 567 vezes
forum-psi2.gif
forum-psi2.gif (10.79 KiB) Visualizado 565 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard, Pmart 1, Santanderes, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 172 visitantes