Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Continua a estupidez militante dos jornalistas...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caro Alex Tomás

por HV » 4/5/2004 14:21

O arguido, sujeito apenas a TIR, pode muito bem ir à Conchichina do Norte e ficar por lá mesmo sem informar o Tribunal, mas isso já é fuga à justiça, ou coisa que o valha.

( Também não sou advogado ) :P

Um abraço, bem hajas e cumprimentos ao fórum. :mrgreen:
HV
 

por Thomas Hobbes » 4/5/2004 14:16

bboniek00 Escreveu:

Uns esperam outro 25 de Abril, alguns anseiam outro 25 de Novembro (qualquer dia pedirao um 28 de Maio...) enquanto as elites iluminadas vao consumindo os restos e deixando dividas aos netos.


O pior é que já existem pessoas, algumas bem novas que anseiam por um 28 de Maio.

Quando a Revolução passa a Evolução, e os comunistas ou a extrema esquerda ainda comem crianças ao pequeno almoço (ou serão os socialistas? :mrgreen: )

Nenhum bom augúrio se afigura no horizonte. Já que linha da democracia é ténue e com o desencanto e a falta de valores é muita.

E para nós exsite sempre um D. Sebastião que pode chegar num dia de nevoeiro.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

por djovarius » 4/5/2004 14:13

Bom, sem querer politizar mais ainda o tópico, há que não tentar tapar o Sol com a peneira.

Digam-me se é verdade ou mentira: o nosso pessoal político é fraco, demasiado fraco até !!


Vejamos: não seria mais sensato aguardar tempos melhores para promover a necessária liberalização?

Ora, se nós, comuns mortais, sabemos que a tendência altista do petróleo é uma realidade alimentada por diversos factores, aos quais se junta uma inevitável especulação, é de crer que no Ministério da Economia, alguém poderia dar conta de que os próximos tempos seriam complicados ao nível da formação de preços. Ainda por cima, trata-se de uma commoditie com vida própria, alheia ao sobe e desce cambial.
Portanto, escolheram a pior altura para fazer algo que realmente tinha de ser feito.

Seria mais fácil num período de tendência neutra/baixa. Os combustíveis (preço final) ficariam estáveis havendo espaço e tempo para a necessária pedagogia. As pessoas teriam que entender que os preços poderiam sofrer fenómenos de volatilidade, mesmo que no imediato estivessem estáveis.
Assim, essa volatilidade não seria associada à liberalização, mas sim ao sobe e desce do crude e do produto final (agora ainda afectado por problemas de refinação a exemplo do que sucedeu na América).

Hoje, assim desta maneira, a liberalização ficará sempre na mente do consumidor incauto como algo "que faz subir os preços"...

O pessoal político é fraco...e não consegue comunicar com a sociedade. Lamentável.

Por acaso, voltei a Portugal e não adquiri nenhum veículo. Verei primeiro como param as modas.

Mas tenho familiares e amigos que são muito afectados no bolso por estes aumentos. E não há volta a dar.

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9152
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: ...

por bboniek33 » 4/5/2004 13:58

Alex Tomás Escreveu:Nao quero "partidizar" o meu post mas é incrivel como criticavam o governo pela nao liberalizacao dos combustiveis: "que o governo devia fazer como Espanha, que desde a liberalizacao os combustiveis ... bla, bla, bla, bla....".

Agora já dizem que: "os combustiveis estao liberalizados, nao deveriam ter sido porque as petroliferas aproveitam-se da posicao dominante e fazem o que querem do mercado"!
Por favor, aclarem-se... decidam de que lado estao!

...

Alex Tomás



Pois eh caro Alex Tomas, parece que os portugueses querem 58% de Social-Democracia para um Mercado Livre, 32% de Socialismo para terem Direitos Sociais garantidos, 7% de Democracia-Crista para terem menos Estado, 2% de Comunismo para terem mais Estado e 1% de Ultra-Direita para um combate mais eficaz ao Crime.

E vao mudando a sua colocacao conforme o assunto tratado e a sua posicao especifica nessa esfera.

Um povo que nao le jornais (quanto mais livros) e so discute futebol.

Uns esperam outro 25 de Abril, alguns anseiam outro 25 de Novembro (qualquer dia pedirao um 28 de Maio...) enquanto as elites iluminadas vao consumindo os restos e deixando dividas aos netos.
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

por Ming » 4/5/2004 13:49

Calimero:
Quem esteve atento reparou que a Shell subiu os preços mais que os restantes (Galp e BP) durante o fds mas corrigiu a situação na segunda feira, igualando (em baixa ) o preço da Galp. se isto não é cartelização não sei o que será


Eu penso que isso é simplesmente reagir à concorrência.
Nota que neste tipo de mercado, é impossivel a uma das maiores companhias praticar um preço mais alto do que as outras para o mesmo produto, porque perderia imediatamente a quase totalidade das vendas...

Se houvesse cartelização esse tipo de reacção à posteriori a que a Shell foi obrigada não seria necessário, pois haveria uma alteração simultanea dos preços de um nível igual para todas as empresas para um novo nível tambem igual para todas...

Quase diria que essa necessidade de "inverter a marcha" por parte da Shell é a prova de que neste caso não está a haver cartelização...
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

...

por Negocios Mendes » 4/5/2004 13:42

Como nao sou advogado e como nao sabia dessa premissa, é óbvio que aceito a correccao do meu erro.
Sao de facto estas incorrecoes que podem depois gerar uma cadeia de certezas para alguns. Reconheco o meu erro e peco desculpa por isso.

Mas se de facto isso existe na nossa lei, um arguido nao pode ir ate ao Brasil argumentando no tribunal que vai la estar apenas 5 dias e quando la chega, diz que nao volta cá mais??? quem é que controla tudo isso?

Cumprimentos,
Alex Tomás
Negocios Mendes
 

Alex Tomás...

por HV » 4/5/2004 13:26

Nao sei se notaram no outro dia, quando houve uma reuniao em Lisboa na sede do PSD e vários jornalistas a dizer que nao sabiam se o Major VL ia participar ou nao. Mas afinal ele nao está com o termo de identidade e residencia?
Porque diabo é que eles nao sabiam se ia participar ou nao? era óbvio que nao iria participar mas.... como em tudo.... sao os jornalistas que temos porque é o pais que temos.


Convirá aqui referir que não podemos criticar os jornalistas e depois cometer incorrecções deste nível. O Termo de Identidade e Residência, por si só, não impede NENHUM arguido de comparecer seja a que reunião fôr. Nem obriga o Sr. Major ou outro qualquer arguido a ficar à porta de casa e só dar entrevistas aos "media" de roupão...

O Sr. Major, se quiser, até pode ir ao Brasil confraternizar com a Sra. Felgueiras, desde que informe o Tribunal da sua ausência (se superior a 5 dias) e do sítio onde pode ser notificado enquanto está fora e da data de regresso. Daqui resulta que ele até pode ir à China por 4 dias e não ter que dar cavaco a ninguém. Está compreendido, agora ?

Peço desculpa se fui de algum modo ofensivo, sendo certo que tal não foi a minha intenção.[/quote]
HV
 

por Thomas Hobbes » 4/5/2004 12:38

A Noruega é que está a ser uma das beneficiadas pela alta do petróleo, já que o Brent nunca esteve cotado tão alto.

Por isso é que eles não querem fazer parte da união europeia.

Zé povinho escreveu:
que se está a passar com os preços dos combustiveis parece ser um caso de "cartelização"

e a Autoridade para a Concorrência e Preços já está a investigar o assunto.


Dúvido que haja tomates para irem contra as empresas petroliferas, e que por isso a investigação dê alguns resultados.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

por Incognitus » 4/5/2004 12:34

valves, talvez não tenhas compreendido, mas o preço da matéria prima pesa POUCO no custo final dos combustíveis (por muito incrível que isso pareça) aqui em Portugal, e genericamente, na Europa.

Nos EUA - e noutros locais - de facto o peso da matéria prima é importante.
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

Petroleo...

por Surfer » 4/5/2004 12:31

Referindo-me exclusivamente ao petroleo, parece-me evidente pela sequencia de posts que estão a ignorar os valores alarmantes que o petroleo está atingir e a tendência de médio/longo-prazo continua ascendente!!

Hoje o petroleo voltou a fazer um novo máximo, um máximo dos ultimos 13 anos e estamos cada vez mais proximos de atingir os valores da 1ª guerra do Golfo ou seja acima dos 40USD, mas a inflação das principais economias mundias continua a niveis baixos, até quando?!

Cumps
Surfer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 864
Registado: 5/11/2002 1:11

por zé povinho » 4/5/2004 12:20

o que se está a passar com os preços dos combustiveis parece ser um caso de "cartelização"

e a Autoridade para a Concorrência e Preços já está a investigar o assunto.

vamos esperar pelas conclusões, que normalmente demoram a saír para conhecimento público, e isso quando saem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1722
Registado: 4/11/2002 23:38

valves

por valves » 4/5/2004 12:10

Eu acho piada o Ming porque ele mete um toque ideologico em tudo o que escreve o que não me deixa de fazer rir um pouco. Bem ideologias á parte existem verdades económicas que não se podem rebater o preço de uma matéria prima deve depender da correlação entre 2 forças a força de quem a procura para tirar proveito dela e a quantidade disponivel em cada momento da Materia prima para satisfazer essa mesma oferta; Não liberalizar mantendo controlo apertado de preços significa enviezar o funcionamento do mercado o que traduzido por miudos significa que na práctica é o consumidor final quem vai sofrer com este enviezamento. Concretizando um bocado a minha reflexão falemos então de Petroleo, ora o Petroleo é fonte de comodidade para todo o planeta Terra a má noticia é que ele é escasso e que as reservas de Petroleo dão na melhor das hipotesses para os próximos 50 anos
Ora então qual das seguintes hipotesses se apresentam :

Mantê -lo artificialmente baixo nos próximos 50 anos para depois o impacto da sua escassez ser brutal ser ou ir reflectindo nos preços essa mesma escassez para que o consumidor e acima de tudo os agentes económicos sejam forçados a investir a sério em fontes de energia alternativa para prevenir o mais que esperado esgotamento do Petroleo

Bem existe sempre a alternativa de Marte é que ultimamente têm se lá descoberto tanta coisa que pode ser que lá haja petroleo :mrgreen:

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

Muito bem Alex...

por Surfer » 4/5/2004 12:08

Muito bem, também partilho da mesma opinião.

As pessoas queixam-se do sistema e fala-se do sistema como se de um submundo se trata-se, na realidade é o submundo em que TODOS estamos enterrados só nos resta a cabeça de fora para os sorrisos amarelos e fazermos de conta.

A verdade sobre o sistem é muito simples e mais transparente do que parece, o sistema somos nós e TODOS fazemos parte do sistema, porque quando nos toca oportunidade cada um cai na tentação de «olhar para o seu umbigo» e quem nunca o fez que a tire a 1ª pedra!

Se não queremos este sistema então temos que mudar as nossas consciências a nossa maneira de agir em sociedade, sem isto só ao fim de muitas décadas é podemos aspirar a algo diferente.

Já lá vão 30 longos anos e ainda não se vé luz ao fundo do tunel!! :cry:
Surfer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 864
Registado: 5/11/2002 1:11

Caro Hobbes

por Dark » 4/5/2004 11:50

Portugal continua assim porque uma boa parte de nós tem brandos costumes e prefere continuar a criticar ao invés de se organizar militantemente para tentar mudar alguma coisa.

Por outro lado, sempre que se tenta aproximar os corredores do poder, o cheiro a desonestidade, vigarice, influências é de tal forma nauseabundo que algumas pessoas (aqui falo só por mim :oops: ) preferem manter-se afastadas para que as não confundam com "as outras". Mas esta técnica de uso de poder existe como barreira aos novos "competidores" (fazendo uma analogia com o discurso de M. Porter).

Como ainda não se encontram muitos políticos verdadeiramente "estadistas", vamos tendo carreiristas e (perdoem-me a generalização :oops: vigaristas :evil: ).

Mas não é nada que duas ou três gerações não mudem.

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark


Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1161
Registado: 29/7/2003 13:52
Localização: Porto

...

por Negocios Mendes » 4/5/2004 11:46

Nao quero "partidizar" o meu post mas é incrivel como criticavam o governo pela nao liberalizacao dos combustiveis: "que o governo devia fazer como Espanha, que desde a liberalizacao os combustiveis ... bla, bla, bla, bla....".

Agora já dizem que: "os combustiveis estao liberalizados, nao deveriam ter sido porque as petroliferas aproveitam-se da posicao dominante e fazem o que querem do mercado"!
Por favor, aclarem-se... decidam de que lado estao!

Eu ja prometi a mim proprio fazer um relatorio sobre a evolucao historica dos precos dos combustiveis mas ainda nao houve vontade nem tempo para comecar. É que também a mim me afecta bastante estes precos.
Sinceramente já nao sei de quem é a culpa mas uma coisa é certa: a uniao europeia tb tem culpa nisto tudo... para cortar nas coisas que nos sao soberanas, sabem eles "mandar" bitaites de Bruxelas. Quando toca uma coisa que é do interesse dos Europeus, como os combustiveis e o escandalo do IA, aí já metem a cabeca debaixo da areia.
Venha o diabo e escolha de que lado quer estar.

So para terminar e falar sobre o topico do Ming: é óbvio que a comunicacao social é um meio de decisao muito forte sobre a cabeca das pessoas. Quantas vezes voces nao estao a ver um jogo de futebol, com comentarios feitos no estudio, e a pessoa que esta ao teu lado no sofá ou no café, tem tendencia para contrapor a falta indiscutivel que tu viste com a opiniao do jornalista que faz os comentarios?
"Ah, tás a ver, tás a ver... o comentador diz que nao é penalti... por isso nao é!".
Mas vamos a ver, eu nao estou tambem a ver como ele??? porque diabo é que o jornalista, estando ele no estudio e eu em casa, vê melhor as coisas do que eu?
Quantas vezes se vê um treinador a bracejar e o comentador diz: "Camacho pede mais movimentacao aos seus laterais"????

Nao sei se notaram no outro dia, quando houve uma reuniao em Lisboa na sede do PSD e vários jornalistas a dizer que nao sabiam se o Major VL ia participar ou nao. Mas afinal ele nao está com o termo de identidade e residencia?
Porque diabo é que eles nao sabiam se ia participar ou nao? era óbvio que nao iria participar mas.... como em tudo.... sao os jornalistas que temos porque é o pais que temos.
Ate no jornalismo há falta de produtividade.

Desculpem ser um post tao longo, mas espero que tenham lido ate aqui.

Cumprimentos,
Alex Tomás
Negocios Mendes
 

por Calimerozinho » 4/5/2004 11:45

Quem esteve atento reparou que a Shell subiu os preços mais que os restantes (Galp e BP) durante o fds mas corrigiu a situação na segunda feira, igualando (em baixa :!: ) o preço da Galp. se isto não é cartelização não sei o que será :mrgreen:
Os preços dos combustíveis entre os 3 "players" do nosso mercado variam umas milésimas de euro, enquanto que os postos com contratos com os "hiper" ou anexos a essas superfícies paticam preços mais baixos uns cêntimos de euro que a média nacional. Há regulamentação que não podem ser instalados postos de abastecimento junto a grandes superfícies por razões de segurança.
Juntando todas as peças temos que quanto mais sobem os combustíveis mais lucram as petrolíferas (vejam os resultados) e mais impostos arrecada a mfl.
Se queremos fazer alguma coisa temos que deixar de abastecer nas grandes petrolíferas, consumir menos combustível, usar meios de transporte mais económicos e, talvez, andar mais a pé (vem aí o Verão :wink: )

Grande abraço.
... em formação... sempre!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 276
Registado: 5/8/2003 15:40

Caro Dark

por Thomas Hobbes » 4/5/2004 11:36

Portugal é o Rei dos Diagnósticos, das comissões de inquérito, dos grupos de trabalho, dos livros brancos, amarelos (azuis só os sacos :mrgreen: ).

E No final chega-mos sempre a conclusões brilhantes. O nosso problema é que deixamos sempre o doente morrer por falta de tratamento.

By the way, a gasolina voltou a aumentar 1 Euro cent, o que faz um aumento de 8,5% desde a liberalização.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

Ó meus amigozzzz não havia necessidadezzzzzz

por Dark » 4/5/2004 11:21

Quando a política fiscal, a fiscalização e a máquina fiscal (que são três coisas bem distintas 8-) ) não funcionam, os impostos directos sobre os bens de consumo suprem a falta de encaixe provocada pelos impostos que se não conseguem (ou não querem :evil: ) cobrar.

Esta é uma das razões do nosso subdesenvolvimento.

Aproveito para deixar um link da McKinsey que publicou um artigo que deverá ser interessante sobre Portugal e as razões pelas quais não nos desenvolvemos.

http://www.mckinseyquarterly.com/articl ... &L2=7&L3=8

Como não temho assinatura de membro Premium da McKinsey, não o li ainda. Masvou aqui por o "abstract" do mesmo:

Article at a glance
Making Portugal competitive
Portugal has long relied on low wages and EU membership to drive its economic growth, but its output per capita is still only about half that of more efficient European countries. Competition from Eastern Europe and Asia is increasing; meanwhile, the rate at which the country is catching up with the wealthier European economies has slowed down. A study of seven economic sectors shows that an inefficient labor force, regulations that stifle competition, and the stultifying effects of a large informal economy keep Portugal an economic backwater, at a disadvantage both to countries with cheaper labor and to those with higher productivity.

The take-away
Portugal's government should tackle its productivity problem by easing rigid labor laws, removing barriers to competition, and reining in the informal economy.




Se algum dos participantes o puder consultar, peço desde já que mo envie por MP.



P.S. Pus um mail no site do nosso governo com este link 8-) .
Cmpts
Dark


Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1161
Registado: 29/7/2003 13:52
Localização: Porto

GASOLINA

por DGCI » 4/5/2004 11:21

Isto tudo é muito bonito... todas as razões apontadas contribuem para o aumento da gasolina e teoricamente até a liberalização deveria descer o preço da gasolina . Nesse aspecto até seria melhor que o preço fixado pelo estado.
Agora a verdade , vedade é que chegamos ao fim do ano e vemos o estado a arrecadar mais impostos, as companhias a terem lucros recorde e nós os pobres a ficar com o nosso rendimento mais pequeno. È que o mercado é muito bonito... mas nem sempre funciona...
DGCI
 

Meus amigos...

por O Rei das Ondas » 4/5/2004 11:08

...a decisão de liberalizar não foi ingénua.O aumento de impostos é feito, isentando o governo.Já sabemos o "cartel" que é este País, e agora clamam justiça e moderação, contestam decisões, a retoma resolverá, o desemprego deixará de o ser, a "felicidade" está breve... e eu nem sei que mais.
...
A penalização de quem não merecia...quando o trabalho era a realidade, o operário brindava o filho com um gelado, o empresário seus balanços o deixava confiante, a luz tons e odores de esperança abraçavam a ramo comprado na florista...a casa da família cumpria o seu dever.
...
R.d.O
 
Mensagens: 296
Registado: 5/11/2002 12:03
Localização: Seia

por Lion_Heart » 4/5/2004 11:03

É verdade ,falta dizer que se os impostos nao forem pagos directamente sao pagos de forma indirecta .E depois queixam-se que o nosso deficit anda pelos 5% ,devem achar pouco!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Correção

por Thomas Hobbes » 4/5/2004 10:57

Bem os POrtugueses é que andam a imposto.

Ele é o imposto automóvel, é o IVAA, é a Ecotaxa?,é o Imposto sobre os combustiveis, e por fim é o acabr dos passes :mrgreen:
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

por Visitante » 4/5/2004 10:35

É caso para dizer que os carros em Portugal andam a imposto :evil: .


Kopas
Visitante
 

por Don » 4/5/2004 10:33

Se reparares todos os dias saem noticias sobre o petroleo e todos os dias encontro erros graves na noticia, discrepancias enormes dentro da mema noticia, do genero dizerem que o preco sobe por causa de x factor e em baixo dizem que desce por esse mesmo factor, alem de que nao fazem a minima ideia do que faz cada organismo, por ex dizerem que é a OPEP que regulariza o preço dos combustiveis a nivel mundial... Um amigo meu analista desse mercado até fica azul quando lhe transcrevo certas noticias... Eu fico parvo pq essas noticias que saem é de alguem que supostamente deveria perceber desse mercado e é pago para isso.. E o que me deixa mais parvo é os directores ou responsaveis pelas noticias nem as lerem, pq basta ler para ver que está errada, dado as contradicoes dentro da mesma.

Conselho a quem faz esssas noticias:
Se copiam as noticias da reuters ao menos copiem bem e não tentem dar um toque pessoal à noticia para mostrar serviço.
destiny
 
Mensagens: 113
Registado: 24/3/2004 15:46

por heterocedastico25 » 4/5/2004 10:30

No entanto, não podemos negar que a situação de liberalização dos preços dos combustíveis é, pelo menos teoricamente, menos favorável para os consumidores do que uma situação de fixação de preços por parte do estado.

A liberalização dos preço melhora o excedente da sociedade, mas prejudica o consumidor em particular.
 
Mensagens: 36
Registado: 10/4/2004 12:17
Localização: 14

Próximo

Quem está ligado: