Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Espanhola Masaveu compra 0,7% da EDP por 50 milhões

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Espanhola Masaveu compra 0,7% da EDP por 50 milhões

por JAOR » 3/5/2004 15:35

O grupo industrial e financeiro Masaveu adquiriu 0,7% da Electricidade de Portugal (EDP), que, por sua vez controla 40% da Hidrocantábrico, por 50 milhões de euros, noticiou hoje o jornal «El País».

................

O grupo industrial e financeiro Masaveu adquiriu 0,7% da Electricidade de Portugal (EDP), que, por sua vez controla 40% da Hidrocantábrico, por 50 milhões de euros, noticiou hoje o jornal «El País».

Segundo a mesma fonte, a entrada da «holding» Masaveu no capital da EDP insere-se no âmbito da empresa ter dito que queria um núcleo estável de accionistas antes da próxima fase da sua privatização por parte do Estado português que controla, directa e indirectamente, 30,94% do seu capital.

O administrador financeiro (CFO) da Electricidade de Portugal (EDP), Rui Horta e Costa, tinha defendido quinta-feira que a companhia devia ter um núcleo estável de accionistas, com uma percentagem entre 35% a 40% do capital da eléctrica.

O «El País» explica que o Masaveu é titular de 5,5% do Bankinter e de 0,25% do SCH, entre outras participações nomeadamente no sector cimenteiro e vinicultura, tendo chegado a controlar 5% da Hidrocantábrico.

Em 2001, perante ofertas de vários pretendentes ao controlo da eléctrica, o grupo Masaveu, juntamente com vários accionistas espanhóis privados, trespassaram as suas acções ao grupo alemão EnBW, explica o jornal espanhol.

Para os analistas do BPI, o impacto desta venda é positivo, ou seja, prevêem que o Masaveu «se torne num accionista estável devido às ligações de ambas as empresas à Hidrocantábrico».

A próxima fase de privatização da Electricidade de Portugal «já está a ser tratada» disse, na semana passada, o ministro da Economia, Carlos Tavares, na Comissão de Economia e Finanças, na Assembleia da República. O Estado vai reduzir a posição no capital da eléctrica, dos actuais 26% até 10% e, segundo o mesmo ministro, «esta operação está a já a ser preparada para ser realizada num prazo tão curto quanto possível».

As acções da EDP seguia a seguia inalterada nos 2,28 euros.

http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=242098
................

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4284
Registado: 23/11/2002 1:43
Localização: V. N. Gaia

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Karra, marketisnotefficient e 174 visitantes