Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bitcoin - A Moeda do Futuro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por djovarius » 18/12/2017 16:50

Boas,

A loucura agora é mais ao fds, quando o BTC/USD andou perto dos míticos 20.000 USD - vale a pena lembrar que até nas "bolhas" os números redondos tornam-se épicos.
Em 12 meses, a valorização já vai em 25X - não é o máximo ?? :lol: :lol:

A discussão sobre a utilização de BTC como "hedge" contra uma implosão do sistema bancário nem sequer é assunto, no meu ponto de vista.
Há produtos mais óbvios e de liquidez muito boa, como as OT de países como a Alemanha ou a Suíça, entre outros. E ainda poderia dar lucro, até isso há que ter em conta.

Ao mesmo tempo, fica a pergunta: como se proteger contra um problema nas plataformas de negociação de um ativo como as cripto-moedas?
Ou mesmo como se proteger contra "hackers" que ataquem carteiras reais ou virtuais?

Perigos há em todo o lado, até no ouro: afinal de contas, alguém pode roubá-lo !!!!!! :oops:

Sobre as cripto-moedas, a questão é se são moedas de verdade ou alt-moedas?
A resposta é simples: o BTC e suas congéneres nunca serão moeda enquanto o Estado não as aceitar como forma de pagamento escritural, de taxas e impostos, etc...
Por isso, a Federal Reserve note diz: "this note is legal tender for all debts public and private".
Isto quer dizer que o Estado impõe este meio de pagamento, no caso dos EUA é o seu dólar, na zona Euro é o EUR e assim por diante.
O BTC e congéneres podem ser (já o são) um meio de pagamento entre privados. E isso é muito bom. Em rigor, deve-se dizer um meio de facilitação de troca de bens e serviços.
Mas isso, meios alternativos, podem ser muitos. No limite, até se poderiam usar conchas de praia. Aqui, a inovação vem da tecnologia, do conceito, mas não da ideia em si.
Acredito até que seja um bom meio de pagamento.
Mas falta a capacidade de ser reserva de valor. Algo que pode ganhar ou perder balúrdios em poucos segundos não é uma reserva de valor credível. Nesse ponto até o velho ouro se revela mais credível.
E falta a capacidade de ser meio de pagamento oficial. Daí não dá para ser considerado moeda.

Dito isto, é possível que venha a ser meio de pagamento entre Estados párias, compra e venda de drogas e armas, etc... se assim for, terá procura, mas também será atacado, nem que seja pelo próprio "terrorismo" do Estado.

E se o Estado começar a aceitar estas cripto-moedas?? Não, o Estado jamais aceitará dar protagonismo a algo que não emite, que não controla. Essa é a essência do Governo, dos Estados. O controlo de tudo o que poder controlar.

Antes de conhecer a história do dinheiro, importa conhecer o essencial da política.

Abraço

dj
Editado pela última vez por djovarius em 18/12/2017 17:13, num total de 1 vez.
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por KRYPTO-1970 » 18/12/2017 16:32

É um bocado longo, aqui fica um link.

O que muda para os depositantes com as novas regras de resgate dos bancos?


A partir de 1 de Janeiro, os depositantes acima de 100 mil euros podem ser chamados a assumir perdas quando um banco for resgatado. O que está em jogo com as novas regras europeias? Quinze respostas sobre o mecanismo único de resolução.

https://www.publico.pt/2016/01/01/econo ... os-1718833
 
Mensagens: 83
Registado: 17/10/2013 17:25

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Ulisses Pereira » 18/12/2017 16:07

krypto, mas alguém que tinha dinheiro em depósitos à ordem em Portugal ficou sem esse dinheiro? Acho muito bem que quem defenda as cryptos o faça, mas com argumentos interessantes e os há. Agora falar em falências de Bancos para justificar isso... :roll:

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por KRYPTO-1970 » 18/12/2017 15:48

Não tenho acompanhado este tópico, por isso vou entrar fora de tempo, com o bitcoin numa wallet o dinheiro está sossegado quanto à falência de bancos, podem estoirar à vontade que o dinheiro está seguro, ao menos que existam bancos do estado tipo caixa geral de depósitos que são do estado e ao estoirarem, chamem os contribuintes à sua recapitalização.
 
Mensagens: 83
Registado: 17/10/2013 17:25

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Asterixco » 18/12/2017 15:06

]
Asterixco Escreveu:
Ingenting Escreveu:
hyped78 Escreveu:Cardoso, isso nao é verdade, basta ler sites de economia/ negocios para perceber que bitcoin é cada

Como divisa é interessante apenas quando estamos a falar de montantes elevados. No futuro logo veremos como o código da Blockchain se vai alterar para permitir transacções mais expeditas. O facto de ser extremamente volátil não é bom, mas é possível que, no futuro, isso se altere. Pensei que fosse amansar nestes dias, mas continua a seguir o comportamento de uma dupla exponencial. Mesmo que surjam divisas muito menos voláteis que permitam transacções rápidas e com custos mínimos (e já existem), quando estas forem, de facto, a norma do mercado, a Bitcoin continuará como reserva de valor (ou, pelo menos é expectável que o seja). Assim, quem quiser comprar uma pizza pode, por exemplo, converter Bitcoin na moeda de eleição e, depois, comprar com esta. Da mesma forma que, quem tem ouro em casa, vende-o se quiser comprar algo, mas também parte porque é uma reserva de valor. Entretanto isto tudo pode estoirar, claro está, mas é só ir acompanhando o que acontece.



Estas são boas questões. Aqui fica um video a explicar a "lightning network", a solução que vai ser adoptada no bitcoin para resolver a questão das transacções de montantes menos elevados:
https://www.youtube.com/watch?time_cont ... rr_zPmEiME

Com esta tecnologia o bitcoin vai poder passar de um máximo de 7 transações por segundo, para milhões por segundo ( mais do que o Visa) , com taxas extremamente baixas . Resta saber se o mercado ( mineradoras, negociantes e usuários) vai adoptar ou não a tecnologia, que é " Off chain " ( fora do blockchain) e é opt-in (não obrigatória) . Se não for bem recebida , penso que o maior concorrente no momento para superar o bitcoin ao nível das pequenas transações , é o bicoin cash que já possui essa capacidade de ter taxas muito baixas ( devido ao aumento do bloco para 8 mb) e pretende aumentar a capacidade sempre "on chain" , mantendo as características a que as pessoas já estão habituadas quando transacionam.

Se o Bitcoin perder essa guerra e o bicoin cash (ou outra moeda ) for adoptada como divisa para transações correntes como pagar o café ou fazer compras na Amazon, não vejo porque não hão-de as pessoas de passar a usar essa mesma moeda como reserva de valor, como fazem hoje com o Euro .


A Lightning Network tem problemas técnicos, nomeadamente ao nível do escalamento, entre outros, mas há outras propostas em cima da mesa. O Bitcoin Cash foi basicamente um ataque do Roger Ver à Bitcoin (o que não deixa de ser irónico, dado que como actualmente o número de mineiros é bem mais pequeno do que da Bitcoin, algumas empresas de mineração da Bitcoin podiam atacar facilmente a Bitcoin Cash de forma a ter 51% da pool). As divisas Litecoin, Dash e mesmo o Ethereum já permitem transacções rápidas e a custos desprezáveis. Para além disso a Bitcoin Cash é apoiada sobretudo pelos mineiros que aproveitam um truque dos ASICs de forma a conseguirem mais de 20% de lucro. A questão é que a Bitcoin tem um apoio bastante forte da comunidade - é isso que lhe confere valor. No futuro veremos como é que isto tudo se irá desenrolar mas as coisas ainda estão muito enubladas a esse respeito.

Com isto tudo não pretendo afirmar que a Bitcoin Cash não é um bom veículo de especulação. Simplesmente quero dizer que ainda está tudo em aberto.


Que outras soluções estão em cima da mesa? os desenvolvedores do Bitcoin recusam-se terminantemente a aumentar o tamanho do bloco, pelo que terão de ser sempre soluções "off-chain" , não é assim?

Só mencionei o Bitcoin cash porque conta com a mesma segurança da arquitectura do Bitcoin, com essa diferença de poder escalar "On-Chain". Dizer que é apenas um ataque ao Bitcoin parece-me demasiado redutor já que a maioria das mineradoras que minera o Bitcoin tb minera o Bitcoin cash quando este é mais rentável e a maioria das carteiras e exchanges está a adoptar também o bitcoin cash e pelo contrário ainda não implementaram o "Segwit" ( a ultima inovação do código do bitcoin original ).

Na minha opinião foi positivo que tivesse aparecido o Bitcoin cash porque assim acaba-se com a discussão que dura à anos e os dois campos ficam definidos , cabendo ao mercado escolher qual prefere.

As outras moedas que mencionas não conheço tão bem , mas todas todas me parecem ter tb os seus problemas. Ou são mais centralizadas, ou também têm problemas de escalabilidade , basta vêr como o Ethereum tem estado "empancado" nas ultimas semanas por causa de uma aplicação , o "crypto kittys".
 
Mensagens: 12
Registado: 14/8/2012 0:00

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Ingenting » 18/12/2017 13:17

Asterixco Escreveu:
Ingenting Escreveu:
hyped78 Escreveu:Cardoso, isso nao é verdade, basta ler sites de economia/ negocios para perceber que bitcoin é cada vez menos usada como moeda. Exemplos nao faltam:
http://www.businessinsider.de/merchants ... ?r=US&IR=T
https://www.bloomberg.com/news/articles ... ting-lower
Portanto nao sei onde baseias a tua opiniao mas parece-me errada.
Como o Bar38 referiu, e nem é preciso saber muito de economia para perceber isso, uma moeda com tanta volatidade nunca pode ser utilizada como moeda.
Dizes "quando estabilizar" - em que é que te baseias para dizer que vai estabilizar? Futurologia?
O "lol" era dispensável.


Como divisa é interessante apenas quando estamos a falar de montantes elevados. No futuro logo veremos como o código da Blockchain se vai alterar para permitir transacções mais expeditas. O facto de ser extremamente volátil não é bom, mas é possível que, no futuro, isso se altere. Pensei que fosse amansar nestes dias, mas continua a seguir o comportamento de uma dupla exponencial. Mesmo que surjam divisas muito menos voláteis que permitam transacções rápidas e com custos mínimos (e já existem), quando estas forem, de facto, a norma do mercado, a Bitcoin continuará como reserva de valor (ou, pelo menos é expectável que o seja). Assim, quem quiser comprar uma pizza pode, por exemplo, converter Bitcoin na moeda de eleição e, depois, comprar com esta. Da mesma forma que, quem tem ouro em casa, vende-o se quiser comprar algo, mas também parte porque é uma reserva de valor. Entretanto isto tudo pode estoirar, claro está, mas é só ir acompanhando o que acontece.



Estas são boas questões. Aqui fica um video a explicar a "lightning network", a solução que vai ser adoptada no bitcoin para resolver a questão das transacções de montantes menos elevados:
https://www.youtube.com/watch?time_cont ... rr_zPmEiME

Com esta tecnologia o bitcoin vai poder passar de um máximo de 7 transações por segundo, para milhões por segundo ( mais do que o Visa) , com taxas extremamente baixas . Resta saber se o mercado ( mineradoras, negociantes e usuários) vai adoptar ou não a tecnologia, que é " Off chain " ( fora do blockchain) e é opt-in (não obrigatória) . Se não for bem recebida , penso que o maior concorrente no momento para superar o bitcoin ao nível das pequenas transações , é o bicoin cash que já possui essa capacidade de ter taxas muito baixas ( devido ao aumento do bloco para 8 mb) e pretende aumentar a capacidade sempre "on chain" , mantendo as características a que as pessoas já estão habituadas quando transacionam.

Se o Bitcoin perder essa guerra e o bicoin cash (ou outra moeda ) for adoptada como divisa para transações correntes como pagar o café ou fazer compras na Amazon, não vejo porque não hão-de as pessoas de passar a usar essa mesma moeda como reserva de valor, como fazem hoje com o Euro .


A Lightning Network tem problemas técnicos, nomeadamente ao nível do escalamento, entre outros, mas há outras propostas em cima da mesa. O Bitcoin Cash foi basicamente um ataque do Roger Ver à Bitcoin (o que não deixa de ser irónico, dado que como actualmente o número de mineiros é bem mais pequeno do que da Bitcoin, algumas empresas de mineração da Bitcoin podiam atacar facilmente a Bitcoin Cash de forma a ter 51% da pool). As divisas Litecoin, Dash e mesmo o Ethereum já permitem transacções rápidas e a custos desprezáveis. Para além disso a Bitcoin Cash é apoiada sobretudo pelos mineiros que aproveitam um truque dos ASICs de forma a conseguirem mais de 20% de lucro. A questão é que a Bitcoin tem um apoio bastante forte da comunidade - é isso que lhe confere valor. No futuro veremos como é que isto tudo se irá desenrolar mas as coisas ainda estão muito enubladas a esse respeito.

Com isto tudo não pretendo afirmar que a Bitcoin Cash não é um bom veículo de especulação. Simplesmente quero dizer que ainda está tudo em aberto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por hyped78 » 18/12/2017 9:41

Asterixsco, existe uma "pequena" diferença fundamental - o valor do Euro é garantido pelo Banco Central Europeu mas também pelos governos europeus e bancos comerciais. O valor de uma criptomoeda (neste momento) é garantido por quem?
 
Mensagens: 31
Registado: 6/8/2014 8:28

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Asterixco » 17/12/2017 20:50

Ingenting Escreveu:
hyped78 Escreveu:Cardoso, isso nao é verdade, basta ler sites de economia/ negocios para perceber que bitcoin é cada vez menos usada como moeda. Exemplos nao faltam:
http://www.businessinsider.de/merchants ... ?r=US&IR=T
https://www.bloomberg.com/news/articles ... ting-lower
Portanto nao sei onde baseias a tua opiniao mas parece-me errada.
Como o Bar38 referiu, e nem é preciso saber muito de economia para perceber isso, uma moeda com tanta volatidade nunca pode ser utilizada como moeda.
Dizes "quando estabilizar" - em que é que te baseias para dizer que vai estabilizar? Futurologia?
O "lol" era dispensável.


Como divisa é interessante apenas quando estamos a falar de montantes elevados. No futuro logo veremos como o código da Blockchain se vai alterar para permitir transacções mais expeditas. O facto de ser extremamente volátil não é bom, mas é possível que, no futuro, isso se altere. Pensei que fosse amansar nestes dias, mas continua a seguir o comportamento de uma dupla exponencial. Mesmo que surjam divisas muito menos voláteis que permitam transacções rápidas e com custos mínimos (e já existem), quando estas forem, de facto, a norma do mercado, a Bitcoin continuará como reserva de valor (ou, pelo menos é expectável que o seja). Assim, quem quiser comprar uma pizza pode, por exemplo, converter Bitcoin na moeda de eleição e, depois, comprar com esta. Da mesma forma que, quem tem ouro em casa, vende-o se quiser comprar algo, mas também parte porque é uma reserva de valor. Entretanto isto tudo pode estoirar, claro está, mas é só ir acompanhando o que acontece.



Estas são boas questões. Aqui fica um video a explicar a "lightning network", a solução que vai ser adoptada no bitcoin para resolver a questão das transacções de montantes menos elevados:
https://www.youtube.com/watch?time_cont ... rr_zPmEiME

Com esta tecnologia o bitcoin vai poder passar de um máximo de 7 transações por segundo, para milhões por segundo ( mais do que o Visa) , com taxas extremamente baixas . Resta saber se o mercado ( mineradoras, negociantes e usuários) vai adoptar ou não a tecnologia, que é " Off chain " ( fora do blockchain) e é opt-in (não obrigatória) . Se não for bem recebida , penso que o maior concorrente no momento para superar o bitcoin ao nível das pequenas transações , é o bicoin cash que já possui essa capacidade de ter taxas muito baixas ( devido ao aumento do bloco para 8 mb) e pretende aumentar a capacidade sempre "on chain" , mantendo as características a que as pessoas já estão habituadas quando transacionam.

Se o Bitcoin perder essa guerra e o bicoin cash (ou outra moeda ) for adoptada como divisa para transações correntes como pagar o café ou fazer compras na Amazon, não vejo porque não hão-de as pessoas de passar a usar essa mesma moeda como reserva de valor, como fazem hoje com o Euro .
 
Mensagens: 12
Registado: 14/8/2012 0:00

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Ingenting » 17/12/2017 7:57

hyped78 Escreveu:Cardoso, isso nao é verdade, basta ler sites de economia/ negocios para perceber que bitcoin é cada vez menos usada como moeda. Exemplos nao faltam:
http://www.businessinsider.de/merchants ... ?r=US&IR=T
https://www.bloomberg.com/news/articles ... ting-lower
Portanto nao sei onde baseias a tua opiniao mas parece-me errada.
Como o Bar38 referiu, e nem é preciso saber muito de economia para perceber isso, uma moeda com tanta volatidade nunca pode ser utilizada como moeda.
Dizes "quando estabilizar" - em que é que te baseias para dizer que vai estabilizar? Futurologia?
O "lol" era dispensável.


Como divisa é interessante apenas quando estamos a falar de montantes elevados. No futuro logo veremos como o código da Blockchain se vai alterar para permitir transacções mais expeditas. O facto de ser extremamente volátil não é bom, mas é possível que, no futuro, isso se altere. Pensei que fosse amansar nestes dias, mas continua a seguir o comportamento de uma dupla exponencial. Mesmo que surjam divisas muito menos voláteis que permitam transacções rápidas e com custos mínimos (e já existem), quando estas forem, de facto, a norma do mercado, a Bitcoin continuará como reserva de valor (ou, pelo menos é expectável que o seja). Assim, quem quiser comprar uma pizza pode, por exemplo, converter Bitcoin na moeda de eleição e, depois, comprar com esta. Da mesma forma que, quem tem ouro em casa, vende-o se quiser comprar algo, mas também parte porque é uma reserva de valor. Entretanto isto tudo pode estoirar, claro está, mas é só ir acompanhando o que acontece.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Ingenting » 17/12/2017 7:49

Spfgg Escreveu:Ya. Eu percebo o que queres dizer. Eu tambem sou um bocado paranoico com isso. Ha sempre a possibilidade, por mais infima que seja, de alguem (mesmo que seja meramente por acaso) de gerar uma wallet com o mesmo key pair que o teu.
Portanto tambem nao é má ideia ir distribuindo por varios addresses.


Essa probabilidade é estupidamente baixa. Se quiseres posso calculá-la. Ao distribuíres as Bitcoin por mais carteiras estás apenas a aumentar a probabilidade de isso acontecer - portanto, é contraproducente. No entanto, é mais seguro para o caso de perderes uma das chaves. Mas estamos aqui a discutir probabilidades tão ínfimas que nem vale a penas falar disso. Pode dar a ideia errada de que o sistema não é seguro. Pelo contrário.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por rsacramento » 16/12/2017 19:48

goingBack.jpg
goingBack.jpg (54.02 KiB) Visualizado 10050 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por hyped78 » 16/12/2017 18:55

Cardoso, isso nao é verdade, basta ler sites de economia/ negocios para perceber que bitcoin é cada vez menos usada como moeda. Exemplos nao faltam:
http://www.businessinsider.de/merchants ... ?r=US&IR=T
https://www.bloomberg.com/news/articles ... ting-lower
Portanto nao sei onde baseias a tua opiniao mas parece-me errada.
Como o Bar38 referiu, e nem é preciso saber muito de economia para perceber isso, uma moeda com tanta volatidade nunca pode ser utilizada como moeda.
Dizes "quando estabilizar" - em que é que te baseias para dizer que vai estabilizar? Futurologia?
O "lol" era dispensável.
 
Mensagens: 31
Registado: 6/8/2014 8:28

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Spfgg » 16/12/2017 18:05

Ya. Eu percebo o que queres dizer. Eu tambem sou um bocado paranoico com isso. Ha sempre a possibilidade, por mais infima que seja, de alguem (mesmo que seja meramente por acaso) de gerar uma wallet com o mesmo key pair que o teu.
Portanto tambem nao é má ideia ir distribuindo por varios addresses.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Ingenting » 16/12/2017 17:38

Spfgg Escreveu:
Ingenting Escreveu:
Spfgg Escreveu:@Ingenting por uma questao de curiosidade, pq e q recomendas o uso de wallets que nao sejam baseadas em mnemonicas?
Eu pessoalmente customava usar Electrum e agora tenho tudo num Ledger nano s.

Nao estou a par de nenhuma inferioridade.


Porque as mnemónicas são, por vezes, frases ou conjunto de palavras. Tal pode ser permeável a um ataque de dicionário. Imagina a seguinte situação: alguém quer atacar carteiras de Bitcoin. Então arranja um computador e corre um programa para gerar um incontilhão de combinações de palavras (na língua inglesa, por exemplo). Com essas frases gera chaves privadas e públicas através do algoritmo SHA-256 (que é determinista, neste caso). Agarra nas chaves públicas e cruza com as transacções da Blockchain. Se encontrar uma transacção efectuada então pode "casar" a chave pública com a privada. Saca as Bitcoins da carteira em causa (se tiver lá alguma coisa).

Por exemplo, imagina que eu escolhia a seguinte frase:

"I believe in Bitcoin"

De acordo com o SHA-256, a chave pública é: 18XfedESgVuJ7mJKoGCowt98NYXKsPFXrc e a privada: 5JEM7dwgMzNBAgoLJ1xooNuws7yqMmKvEe4r19yK7pKMndjD9qN

Se for à Blockchain posso pesquisar pela chave pública: https://blockchain.info/address/18XfedE ... NYXKsPFXrc

Não há transacções com aquela carteira. Se houvesse significaria que a carteira existe e que é possível que tenha Bitcoins.

É preferível geral carteiras com ruído (pseudo)aleatório ou com frases envolvendo outros caracteres por forma a prevenir um ataque de dicionário. Os ataques de força bruta não são eficientes do ponto de vista computacional no caso do SHA-256.


Ah ok. Estas a falar de mnemonicas establecidas pelo utilizador.
Mas a maioria das seeds sao geradas de forma aleatoria. Tipo no Electrum: sequencia de 24 palavras. E essa seed da-te acesso a uma longa lista de key pairs, em vez de ser só um par de chave privada/publica.


São geradas de forma pseudo-aleatória, sim, mas continuam a ser sequências de palavras e não de caracteres, o que é mais permeável a um ataque de dicionário vs. força bruta. No entanto, a probabilidade é quase nula. Só estava a comentar que uma carteira gerada de forma (pseudo)-aleatória é sempre mais segura. Mas isso é irrelevante em termos de segurança.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Spfgg » 16/12/2017 17:06

Ingenting Escreveu:
Spfgg Escreveu:@Ingenting por uma questao de curiosidade, pq e q recomendas o uso de wallets que nao sejam baseadas em mnemonicas?
Eu pessoalmente customava usar Electrum e agora tenho tudo num Ledger nano s.

Nao estou a par de nenhuma inferioridade.


Porque as mnemónicas são, por vezes, frases ou conjunto de palavras. Tal pode ser permeável a um ataque de dicionário. Imagina a seguinte situação: alguém quer atacar carteiras de Bitcoin. Então arranja um computador e corre um programa para gerar um incontilhão de combinações de palavras (na língua inglesa, por exemplo). Com essas frases gera chaves privadas e públicas através do algoritmo SHA-256 (que é determinista, neste caso). Agarra nas chaves públicas e cruza com as transacções da Blockchain. Se encontrar uma transacção efectuada então pode "casar" a chave pública com a privada. Saca as Bitcoins da carteira em causa (se tiver lá alguma coisa).

Por exemplo, imagina que eu escolhia a seguinte frase:

"I believe in Bitcoin"

De acordo com o SHA-256, a chave pública é: 18XfedESgVuJ7mJKoGCowt98NYXKsPFXrc e a privada: 5JEM7dwgMzNBAgoLJ1xooNuws7yqMmKvEe4r19yK7pKMndjD9qN

Se for à Blockchain posso pesquisar pela chave pública: https://blockchain.info/address/18XfedE ... NYXKsPFXrc

Não há transacções com aquela carteira. Se houvesse significaria que a carteira existe e que é possível que tenha Bitcoins.

É preferível geral carteiras com ruído (pseudo)aleatório ou com frases envolvendo outros caracteres por forma a prevenir um ataque de dicionário. Os ataques de força bruta não são eficientes do ponto de vista computacional no caso do SHA-256.


Ah ok. Estas a falar de mnemonicas establecidas pelo utilizador.
Mas a maioria das seeds sao geradas de forma aleatoria. Tipo no Electrum: sequencia de 24 palavras. E essa seed da-te acesso a uma longa lista de key pairs, em vez de ser só um par de chave privada/publica.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Ingenting » 16/12/2017 16:30

Spfgg Escreveu:@Ingenting por uma questao de curiosidade, pq e q recomendas o uso de wallets que nao sejam baseadas em mnemonicas?
Eu pessoalmente customava usar Electrum e agora tenho tudo num Ledger nano s.

Nao estou a par de nenhuma inferioridade.


Porque as mnemónicas são, por vezes, frases ou conjunto de palavras. Tal pode ser permeável a um ataque de dicionário. Imagina a seguinte situação: alguém quer atacar carteiras de Bitcoin. Então arranja um computador e corre um programa para gerar um incontilhão de combinações de palavras (na língua inglesa, por exemplo). Com essas frases gera chaves privadas e públicas através do algoritmo SHA-256 (que é determinista, neste caso). Agarra nas chaves públicas e cruza com as transacções da Blockchain. Se encontrar uma transacção efectuada então pode "casar" a chave pública com a privada. Saca as Bitcoins da carteira em causa (se tiver lá alguma coisa).

Por exemplo, imagina que eu escolhia a seguinte frase:

"I believe in Bitcoin"

De acordo com o SHA-256, a chave pública é: 18XfedESgVuJ7mJKoGCowt98NYXKsPFXrc e a privada: 5JEM7dwgMzNBAgoLJ1xooNuws7yqMmKvEe4r19yK7pKMndjD9qN

Se for à Blockchain posso pesquisar pela chave pública: https://blockchain.info/address/18XfedE ... NYXKsPFXrc

Não há transacções com aquela carteira. Se houvesse significaria que a carteira existe e que é possível que tenha Bitcoins.

É preferível geral carteiras com ruído (pseudo)aleatório ou com frases envolvendo outros caracteres por forma a prevenir um ataque de dicionário. Os ataques de força bruta não são eficientes do ponto de vista computacional no caso do SHA-256.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Cardoso25 » 16/12/2017 13:04

Bar38 Escreveu:
Cardoso25 Escreveu:
hyped78 Escreveu:Sinceramente acho que a especulacao com criptomoedas vai acabar mal para muita gente. Primeiro as criptomoedas praticamente deixaram de ser utilizadas como... moeda. Depois porque a subida de mercado nao esta correlacionada com nenhuma performance nem com escassez relativa.

Podemos chamar-lhe ponzi scheme, bolha, etc., seja o que for - mas parece-me que quando a bolha explodir as coisas vao ser feias para quem estiver dentro com muito capital.


Eu não vejo lógica, vou repetir-me, em dar opiniões só porque sim. Não vejo, vantagens nem utilidade.

Mas por acaso gostava de saber de onde é que tiraste essa ideia "praticamente deixaram de ser utilizadas como...moeda"?
.


Obviamente que uma moeda com este tipo de volatilidade, com variações e valorizações HORÁRIAS que chegam a ser bastante superior a 1000usd não pode e nem haverá se quer interesse em ser trassacioada como moeda.


Obviamente que ainda não se sabe o que vai acontecer daqui a uns anos. Depois de atingido um certo patamar as coisas vão estabilizar.
No FX até parece que as coisas não tem volatilidade...

Da mesma maneira que eu não sei, ninguém neste fórum saberá. Agora o que sei é que existem países asiáticos a adotar cada vez mais BTC como "moeda". Portanto...
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Bar38 » 16/12/2017 11:08

Cardoso25 Escreveu:
hyped78 Escreveu:Sinceramente acho que a especulacao com criptomoedas vai acabar mal para muita gente. Primeiro as criptomoedas praticamente deixaram de ser utilizadas como... moeda. Depois porque a subida de mercado nao esta correlacionada com nenhuma performance nem com escassez relativa.

Podemos chamar-lhe ponzi scheme, bolha, etc., seja o que for - mas parece-me que quando a bolha explodir as coisas vao ser feias para quem estiver dentro com muito capital.


Eu não vejo lógica, vou repetir-me, em dar opiniões só porque sim. Não vejo, vantagens nem utilidade.

Mas por acaso gostava de saber de onde é que tiraste essa ideia "praticamente deixaram de ser utilizadas como...moeda"?
.


Obviamente que uma moeda com este tipo de volatilidade, com variações e valorizações HORÁRIAS que chegam a ser bastante superior a 1000usd não pode e nem haverá se quer interesse em ser trassacioada como moeda.
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Cardoso25 » 15/12/2017 23:49

hyped78 Escreveu:Sinceramente acho que a especulacao com criptomoedas vai acabar mal para muita gente. Primeiro as criptomoedas praticamente deixaram de ser utilizadas como... moeda. Depois porque a subida de mercado nao esta correlacionada com nenhuma performance nem com escassez relativa.

Podemos chamar-lhe ponzi scheme, bolha, etc., seja o que for - mas parece-me que quando a bolha explodir as coisas vao ser feias para quem estiver dentro com muito capital.


Eu não vejo lógica, vou repetir-me, em dar opiniões só porque sim. Não vejo, vantagens nem utilidade.

Mas por acaso gostava de saber de onde é que tiraste essa ideia "praticamente deixaram de ser utilizadas como...moeda"?

Looool por acaso tem acontecido exatamente o contrário.

A subida (forte) recente tem por base uma explicação. Porque se falarmos de bolha, então de 1$ a 1000$, seria o caos. Vejam o volume que a BTC transacciona, se acham que são os pequenos a movimentar isto...a 15k€ por BTC só na Coinbase o volume é de quase 5k BTCs...volume fraco hoje mas é só para se ter uma ideia.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Spfgg » 15/12/2017 17:59

@Ingenting por uma questao de curiosidade, pq e q recomendas o uso de wallets que nao sejam baseadas em mnemonicas?
Eu pessoalmente customava usar Electrum e agora tenho tudo num Ledger nano s.

Nao estou a par de nenhuma inferioridade.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Ingenting » 15/12/2017 14:32

Pároco Escreveu:
Ingenting Escreveu:Os custos e as margens estão na ajuda e/ou documentação das mesmas. A Kraken, por exemplo, não te pede grande documentação (não estou a aconselhá-la; simplesmente é a que conheço melhor). Esta permite alavancagem até 5:1 na Bitcoin, no Ethereum e em mais umas quantas (não em todas). No entanto não tem disponível conta de simulação (sempre podes colocar lá uma quantia irrisória e experimentar).


não sei porque não permitem contas de simulação, parece que têm algo a esconder e querem que a malta coloque lá dinheiro por mais irrisório que seja


A minha corretora para acções (DeGiro) também não tem contas de simulação. Claro que as bolsas de criptodivisas não são (na sua grande maioria) reguladas. Mas o facto de não permitirem contas de simulação tem mais a ver com a capacidade de resposta do sistema, creio eu. Assim como assim muitas vezes não dá para colocar ordens de tão sobrecarregado que está o sistema... A alternativa a comprares criptodivisas directamente são os ETNs cotados na OMX (Estocolmo), os futuros da CBOE, da CME (estes últimos a partir deste domingo) e de outros tipos que não me recordo agora, e ainda acções de companhias que estão no negócio das fintechs com enorme exposição à Bitcoin. O Group Bitcoin é uma delas, por exemplo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Pároco » 15/12/2017 14:19

Ingenting Escreveu:Os custos e as margens estão na ajuda e/ou documentação das mesmas. A Kraken, por exemplo, não te pede grande documentação (não estou a aconselhá-la; simplesmente é a que conheço melhor). Esta permite alavancagem até 5:1 na Bitcoin, no Ethereum e em mais umas quantas (não em todas). No entanto não tem disponível conta de simulação (sempre podes colocar lá uma quantia irrisória e experimentar).


não sei porque não permitem contas de simulação, parece que têm algo a esconder e querem que a malta coloque lá dinheiro por mais irrisório que seja
E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? Lucas 9:18
 
Mensagens: 15
Registado: 13/12/2017 10:17

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por hyped78 » 15/12/2017 14:18

Sinceramente acho que a especulacao com criptomoedas vai acabar mal para muita gente. Primeiro as criptomoedas praticamente deixaram de ser utilizadas como... moeda. Depois porque a subida de mercado nao esta correlacionada com nenhuma performance nem com escassez relativa.

Podemos chamar-lhe ponzi scheme, bolha, etc., seja o que for - mas parece-me que quando a bolha explodir as coisas vao ser feias para quem estiver dentro com muito capital.
 
Mensagens: 31
Registado: 6/8/2014 8:28

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Ingenting » 15/12/2017 14:11

Pároco Escreveu:Olá a todos

alguém poderá indicar uma boa bolsa para se abrir contas de simulação para negociação das moedas? Já vi algumas mas quando tento abrir pedem-me logo os documentos oficiais e de momento não quero abrir nenhuma conta real mas sim apenas treinar e ver quais os custos, margens, etc.

bons negócios


Os custos e as margens estão na ajuda e/ou documentação das mesmas. A Kraken, por exemplo, não te pede grande documentação (não estou a aconselhá-la; simplesmente é a que conheço melhor). Esta permite alavancagem até 5:1 na Bitcoin, no Ethereum e em mais umas quantas (não em todas). No entanto não tem disponível conta de simulação (sempre podes colocar lá uma quantia irrisória e experimentar).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: Bitcoin / Dollar (BTCUSD)

por Ingenting » 15/12/2017 14:07

Ulisses Pereira Escreveu:
Se vocês têm um imperativo moral em fazê-lo porque acham que são mais inteligentes e espertos que os outros então é convosco.


Foste tu que escreveste isto, não fui eu que deduzi isto ou aquilo. E por aqui a moderação é activa e tenta deixar que este género de agressividade não suceda. Uns acham que intervimos demais. Estão no direito deles, têm outros fóruns em que podem dizer tudo o que lhes apeteça. Aqui não. Por isso existimos e lideramos há mais de 15 anos.

Abraço,
Ulisses


Não vou alimentar polémicas. O "vocês" refere-se a um grupo de pessoas em geral e não me refiro a todos os utilizadores, como é evidente. E muito honestamente só te fica mal estares sempre a dizer que o fórum lidera há não sei quanto tempo. Os fóruns não servem para liderar, servem para discutir ideias.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], caganixo7, CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], hfmagalhaes, jguerreiro.network, latbal, malakas, MR32, Opcard, PAULOJOAO, PMP69, trend=friend, WofG e 181 visitantes