Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OK, discutamos um pouco a Media Capital...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Resposta

por valves » 26/4/2004 20:05

Bem a minha frase que é uma provocação divertida á malta serve mais para tentar passar a mensagem que o jogo da bolsa é um jogo onde se pode conciliar três vertentes a meu ver muito importantes :

O divertimento - aliás uma das razões que me fazem estar na bolsa é por ser um espaço divertido onde se podem conhecer pessoas divertidas,

A Estratégia - Este jogo alem disso permite estarmos ocupados mentalmente e desenvolvermos as nossas capacidades analiticas e tacticas

Ganhar Dinheiro - Se mesmo assim conseguirmos ganhar dinheiro excelente !!!!

Eu não acho nada que isto seja uma selva aliás uma preocupação minha é que mesmo nas disputas que são normais e giras nunca perder de vista que no fundo somos pessoas que temos muito em comum que é o gosto por este jogo fantastico, aliás por exemplo mesmo nas minhs bicadas ao BCP e á Media Capital procuro sempre usar o Humor e o divertimento se não isto era uma chatice pegada nunca pondo em causa que são empresas que criaram muitos postos de trabalho e que dão de comer a muitas familias.

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re: Comentario á media Capital

por Profitaker » 26/4/2004 19:45

valves Escreveu:_________________
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo não estamos todos mortos ... estamos todos Ricos !!!

Independentemente da ajuda que obtenhamos, na prática do dia-a-dia da Bolsa, apenas nós próprios temos a possibilidade de nos fazermos enriquecer a nós mesmos.

Às vezes até é bom escutarmos menos pessoas e raciocinarmos mais, individualmente.

Boa sorte.

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

Re: Comentario á media Capital

por Profitaker » 26/4/2004 19:37

valves Escreveu:portanto seria de alguma forma ingrato da nossa parte não proteger estas 2 meninas que tanto precisam ...

LOL :lol:

Valves, então suponho que TU vais meter umas ordens de compra no mercado, para proteger a MC das quedas? :P

Abraços.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

Comentario á media Capital

por valves » 26/4/2004 18:40

Depois de um mês de praxes :lol: está a ficar bonita a menina ... é obvio que brincadeiras á parte é muito importante que empresas como a Impresa ou media capital esteja cotadas em bolsa até porque mal ou bem todos somos clientes não pagantes das duas estações SIC e TVI portanto seria de alguma forma ingrato da nossa parte não proteger estas 2 meninas que tanto precisam ...

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Acções da Media Capital sobem mais de 5% p/ máximo histórico

por Internal Watcher » 26/4/2004 16:39

As acções da Media Capital [Cot] valorizavam um máximo de 5,25% para os 4,41 euros, com cerca de 598 mil acções transaccionadas.

A empresa liderada por Miguel Paes do Amaral fez a sua estreia em bolsa no dia 31 de Março, com o preço de referência da oferta pública inicial (IPO) firmado nos 4,35 euros, um valor que resultou do intervalo de 4,25 euros a 5,65 euros estabelecido para a oferta pública de venda (OPV) e para o aumento de capital.

Os colaboradores do grupo de Paes do Amaral compraram na OPV um total de 9.130 acções, com um desconto de 3%, ou seja, por 4,22 euros. Estas acções vão continuar indisponíveis para negociação por mais dois meses.

No primeiro dia de negociação, as acções da Media Capital estiveram a valorizar um máximo de 1,15% para os 4,40 euros, mas fecharam em queda de 3,45% a marcarem 4,20 euros. Desde então, a dona da TVI nunca mais transaccionou ao nível da IPO.

A rival Impresa[Cot], que apresenta os resultados hoje após o fecho dos mercados, negociava em subida de 0,48% a marcar 4,23 euros, com o mercado a avaliar a «holding» de Pinto Balsemão em 355 milhões de euros, contra a avaliação de 364 milhões de euros que está a ser atribuída à Media Capital.

A Media Capital, segundo disse fonte da empresa ao Canal de Negócios, deverá apresentar as suas contas na quarta-feira de manhã.

Note-se que o Banco Espírito Santo Investimento (BESI), na qualidade de Intermediário Financeiro Estabilizador no âmbito do contrato de estabilização referente à oferta combinada de acções da Media Capital, tem estado a intervir no mercado, devendo este contrato prolongar-se até ao final de Abril.

AFINAL quem é que anda a mexer neste valor será o BES
Internal Watcher

por artista_ » 26/4/2004 16:37

Não, eu estou apenas a dizer que, por um lado, não se consegue prever que a PAD cairá ou subirá pela análise dos cofres (pela tua ideia neste momento devia subir pois tem os cofres bem mais carregados na compra), por outro, disse que colocaram lá ordens de compra fortes que depois retiram no dia seguinte, aconteceu quando a PAD estava entre 40/41 e na sexta entre 0,38/39!! nos fechos ficaram lá cerca de 4 milhões a comprar (a 40 na quinta e a 38 na sexta) e essas ordens (e outras) desapareceram na abertura seguinte caindo a cotação para níveis inferiores com uma liquidez muito reduzida...

Apenas referi o que aconteceu, sugeri que talvez tenha sido o BES a tentar suster as quedas (???!) mas tenho algumas dúvidas porque acho que se eles quisessem que a PAD não caisse não lhes devia ser muito difícil já que a liquidez não tem sido muito grande, hoje até foi um dia bom comparativamente com sessões anteriores...

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ming » 26/4/2004 16:25

Artista:

Não compreendo:
Estás a sugerir que estão a tentar fazer baixar a PAD de propósito?
Não vejo quem é que poderia ter interesse nisso...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por artista_ » 26/4/2004 16:21

Em relação à MC no geral concordo contigo...

Em relação aos cofres eu só te tenho vindo a chamar à atenção porque me disseste que eu não tinha feito nenhuma estatística para verificar que os cofres estão normalmente mais carregados do lado para onde uma acção se move (quando se move). Realmente não fiz mas parece-me que é um dado, mais ou menos, adquirido!

Quanto à PAD não me parece que este movimento de queda possa ser previsto da forma que fizeste... se tens acompanhado têm "desaparecido" compradores! se os cofres mantivessem os compradores que estavam nessa altura não podia ter aído tanto com as acções que tem negociado!

Aliás este "desaparecimento" dos compradores tem sido muito estranho, já houve duas sessões em que perto do final introduziram dois milhões na posição compradora mas no dia seguinte desaparecem mais do que esses dois milhões e "catrapumba"... vai uma aposta que todos sabemos quem é que lá colocaa esses dois milhões??? :mrgreen: :mrgreen:

por Ming » 26/4/2004 16:00

Artista:

Sinceramente, não tenho acompanhado a MC porque:
1.
Em termos fundamentais continuo a achar que vale muito pouco.
2.
Em termos técnicos, parece-me inútil, visto que tem uma dispersão nula no mercado.

Sem ir consultar os COFs da MC (ou mesmo a sua cotação :mrgreen: ), a resposta à ideia que levantas (de que os COFs valem pouco neste caso) é dada por tí próprio:
Já ninguém aqui deve ter acções da MCP (?!)

Eu acrescentaria: Nem aquí (onde de facto se deixou por completo de falar da MC) nem nos outros foruns de bolsa, nem nas salas de mercados das corretoras...

Nessas condições restam a "negociar" apenas os market makers... Faz algum sentido esperar que os COFs tenham significado?

E já agora:
Tal como eu tinha defendido, no caso da PAD já fazia sentido, dada a grande dispersão da negociação entre pequenos investidores/especuladores e o numero/volume de ordens carregadas...
E o rumo da cotação foi precisamente o que os COFs indicavam... :wink:
Agora, resta aos especuladores que ainda permanecem investidos esperar que o BES volte a levantar a cotação...
(Deve ser algo desconfortável estar presente numa acção cuja cotação depende principalmente da vontade de um banco minimizar as suas próprias perdas, mas cada um sabe de sí...)
Earthlings? Bah!

por artista_ » 26/4/2004 15:47

Ming,

Já agora vê lá os cofres da MCP, onde é que estão mais carregados?!! :wink:

Já agora gostaria de acrescentar o seguinte: Já ninguém aqui deve ter acções da MCP (?!) eu tb não tenho coragem de entrar embora tecnicamente um entrada se quebrar os 4,40 seja "quase obrigatória"...

Quando as acções ficam em "mãos fortes"...

PS: Não tenho, e duvido que venha a ter acções da MCP!!!

por artista_ » 26/4/2004 15:36

artista Escreveu:A médio longo prazo acho que há muita coisa melhor e sobretudo mais segura, ter MCP neste momento parece-me demasiado perigoso, embora não me surpreendesse se um dia destes disparasse para cima!!

Parece que foi hoje!!!! :wink: :wink:

por TRSM » 5/4/2004 18:58

Paes do Amaral diz que «greenshoe» da Media Capital não vai ser exercido
Paes do Amaral, presidente da Media Capital, disse, em entrevista à TSF, que o «greenshoe» não vai ser exercido depois da Oferta Pública Inicial. O sindicato bancário tinha 30 dias para exercer a opção de venda de um lote suplementar de acções, que podia ir até 15% do total de acções alienada na IPO.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

Paes do Amaral, presidente da Media Capital, disse, em entrevista à TSF, que o «greenshoe» não vai ser exercido depois da Oferta Pública Inicial. O sindicato bancário tinha 30 dias para exercer a opção de venda de um lote suplementar de acções, que podia ir até 15% do total de acções alienada na IPO.

Fonte próxima do processo disse ao Canal de Negócios que a opção de não exercer o «greenshoe» faz sentido «dada a cotação das acções em bolsa nas últimas sessões».

A Media Capital está a negociar em Bolsa desde a passada quarta-feira. As acções foram admitidas à negociação a 4,35 euros, o preço de referência fixado na OPV. Desde então já desvalorizaram 6,4%, tendo terminado a sessão de hoje a valer 4,07 euros.

Paes do Amaral contra estrangeiros no controle de televisões nacionais

Na mesma entrevista, Miguel Paes do Amaral defende que o sector de media, principalmente a televisão, deve ser considerado um sector estratégico nacional e, portanto, não deve ser deve ser controlado por estrangeiros.

«Não é desejável que as televisões portuguesas sejam controladas por televisões estrangeiras, tendo a televisão a influência que tem sobre a opinião pública», disse o presidente da Media Capital, em entrevista à TSF.

Segundo o prospecto da IPO, Paes do Amaral é obrigado a manter a participação, que ascende a 24,25%, que tem na Media Capital durante um ano.

Questionado sobre a possibilidade de estar vendedor da posição que detém no grupo de media nessa altura, Paes do Amaral respondeu que não.

«A minha intenção, obviamente, não é vender daqui a um ano, é liderar a Media Capital no próximo ciclo de desenvolvimento económico e de desenvolvimento do mercado publicitário», disse.

Registado: 5/11/2002 11:30

por Ming » 5/4/2004 17:31

Artista, tem a ver com todas essas coisas em simultâneo:

Fundamentais:
Os fundamentais eram péssimos, mas melhoraram um pouco com a entrada de cash resultante do IPO, e agora são simplesmente maus.
No entanto a TVI (e sejamos claros, a MC é basicamente a TVI) sempre apresentou prejuizo.
Como empresa, já foi "reconstruida" pelo menos 3 vezes (agora quatro...). Na prática tratou-se de 4 falências: A única razão para que não tivesse simplesmente fechado foi terem sempre aparecido novos investidores convencidos que, pelo menos, a licença (vitalícia?) de emissão de TV tem um valor insubstituivel (porque não há planos para atribuir mais no futuro...).

Sector:
Conheces algum canal de TV português que dê lucro? Sabes como funcionam as coisas em termos de cotratações de "estrelas", etc.? Aquilo lembra imenso o funcionamento de um clube de futebol... :mrgreen:
E depois, terão sempre de concorrer com canais financiados pelos impostos...

Gestão:
A gestão que lá esteve nos últimos 4 ou 5 anos é a que permanece. Porque é que agora é que vai começar a ser eficaz?
Earthlings? Bah!

por artista_ » 5/4/2004 17:12

Sinceramente Ming custa-me a "encaixar" essa tua "certeza"! percebo que a tua convicção tem a ver com os fundamentais da empresa, mas não admites o facto de esta poder vir a ser bem gerida no futuro, sobretudo agora que poderá ser adquirida por qualquer grupo interessado? achas que está assim tão mal?? ou tem a ver com o sector em que está inserida?

por Ming » 5/4/2004 16:59

vvv:

Mesmo que acredites que a prazo a cotação pode vir a recuperar, acho que (por todas as razões bem conhecidas ligadas às facas em queda :wink: ) deves reconsiderar a ideia de fazeres um reforço em plena descida...

Nota que eu pessoalmente acredito exactamente no contrário: No curto prazo até pode recuperar, sei lá. Mas a longo prazo, a MC desce de certeza...
Earthlings? Bah!

por artista_ » 5/4/2004 16:58

A médio longo prazo acho que há muita coisa melhor e sobretudo mais segura, ter MCP neste momento parece-me demasiado perigoso, embora não me surpreendesse se um dia destes disparasse para cima!!

por Visitante » 5/4/2004 16:45

E a queda continua...

Pelos acontecimentos a manada MC é de ursos, cenas proximos capitulos , mais quedas.

Até impresa já tem valor superior.

Estou dentro e esta queda não me agrada nada, já tenho prejuizos avultados, só me resta reinvestir por volta dos 4€.

Abraço forense
vvv
( no médio longo prazo sou da opinião que dará bom investimento, daí estar dentro.)
Visitante

Mercenários

por Profitaker » 5/4/2004 12:53

Esta história tem tantos aspectos sórdidos, que eu já nem sei por onde lhe pegar.

Parece uma história de mercenários, cujo único propósito é enriquecerem-se a eles próprios, e o mais depressa possível, e depois os outros accionistas... logo se vê.

Até assusta, pensar como tudo isto foi (é) possível...

por Ming » 5/4/2004 12:09

Acho que os pormenores dos bonus não foram publicitados. (Afinal, fica tudo em família, porque o maior accionista é tambem o "gestor chefe"...)

Cash:
A MC não tem falta de cash para os próximos tempos, porque recebeu 70 Meuros decorrentes do IPO...
Earthlings? Bah!

por Thomas Hobbes » 5/4/2004 12:05

Só me questiono é o porque deste bónus.

Além do mais, não consigo conceber como é que uma empresa como a MC vai buscar Cash para dar inicio a dois novos canais.

Já agora alguem sabe qual a natureza dos mesmos?

Obrigado.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por Ming » 5/4/2004 9:27

Pata:
Essa ideia foi a que motivou o 1º post desta thread...

Já agora:
A notícia dos 2 possiveis canais na TVcabo não parece estar a fazer animar a MC, pelo menos até ao momento.
Talvez porque foi contrabalançada por:

Media Capital
Paes Amaral com bónus potencial de 2,6 milhões
O presidente do conselho de administração da Media Capital (MC) poderá, após aprovadas as contas de 2004, adquirir acções da empresa a 0,51 euros, caso «sejam atingidos determinados objectivos de performance financeira» da sociedade relativos ao exercício de 2004.

De acordo com informação do prospecto publicado junto da CMVM, Paes do Amaral poderá adquirir um máximo de 705.000 acções, a um preço 88% abaixo da actual cotação da empresa.

Caso o presidente do CA (que controla directamente 13% da MC) opte por exercer a compra das acções da Media Capital, e seguidamente proceda à alienação das mesmas em mercado, e considerando a actual cotação, o ganho potencial derivante do bonús ascende a 2,55 milhões de euros.

(A versão integral desta notícia é publicada na edição de hoje do Jornal de Negócios).

...O que lembra (à nossa escala :mrgreen: ) os milionários packs de opções dos gestores dos USA no tempo da bolha... :roll:
Earthlings? Bah!

por MozHawk » 3/4/2004 20:54

Pata, Pata, lol,

Olha que é Paes e não Pais... O primeiro é muito in e já o segundo é mais vulgar. Consequências do raspanete que apanhámos em 1993 após a entrevista a alguém da Direcção de um partido político actualmente no poder, lol.

Já quanto ao resto, apenas o saberemos daqui a algum tempo. As contas deles são de assustar. Aliás, tudo é de assustar. A não ser que alguém queira pegar naquilo e assim ter acesso a um canal de televisão já instalado, não sei porque carga de água é que eles passariam de uma empresa com enormes prejuízos para uma empresa altamente lucrativa.

Em segundo lugar, apenas mais uma referência que me parece importante: o AC realizado, de acordo com o o comunicado existente na CMVM, foi ao preço da OPV, ie, a €4.35.

É capaz de ser uma matéria interessante para investigação daqui a algum tempo. A este propósito acho que já devia existir algo em termos bibliográficos do tipo Mercator!

Um bom fim-de-semana.

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Pata-Hari » 3/4/2004 20:43

ups, lol, da próxima vez leio antes de abrir o bico : :oops: "É mais provável que a explicação destas quedas inaugurais, seja simplesmente a saída em massa dos accionistas de referência, que estavam ANSIOSOS por esta colocação em bolsa, para poderem finalmente liquidar as suas posições e vender os seus títulos a um preço bem alto. Porquê? Porque desconfiam da sua própria empresa ou da famosa retoma que só o governo consegue ver... Não vejo outro motivo plausível para estas vendas em massa que estamos a ver, por parte dos grandes accionistas da empresa"
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 3/4/2004 20:41

Já alguém colocou a hipotese de serem os outros accionistas principais a vender? porque não Pais do Amaral a vender? é que efectivamente não faz nenhum sentido os institucionais venderem nos primeiros dias.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por artista_ » 3/4/2004 20:10

Exactamente, era aí mesmo que eu queria chegar...

Para mim foi uma grande surpresa a estreia da MCP em bolsa, de facto não esperava um primeiro dia a cair! Explicações para isso, já deixaram aqui algumas hipóteses mas acredito que ainda iremos ter mais certezas sobre o assunto...

Outra questão é tentar perceber o que poderá acontecer à MCP no futuro próximo e neste ponto parece que ainda não me tinhas percebido até agora...tal como tu dizes parece-me que tudo pode acontecer, não me surpreenderá que as quedas continuem, assim como acharei perfeitamente compreensível que os institucionais puxem pela cotação e garantam o seu investimento...

Se eu tivesse obrigatoriamente que apostar em alguma das hipóteses apostaria que a MCP estaria acima dos 4,35 nos próximos tempos, mas jamais poria um tostão nela neste momento... a não ser que alguma razão muito forte me fizesse mudar de opinião!!

bom fim-de-semana

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], marketisnotefficient, StockRider! e 11 visitantes