Mais uma excelente noticia ... estas são muito raras ...
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Pois é FT, seria bonito serem os revendedores a fixarem autonomamente os preços dos combustiveis nos seus postos. Como sabes, a margem de comercialização é uniforme em cada companhia, apenas variando a taxa a aplicar sobre a margem, de posto para posto, e negociado pelas companhias individualmente com cada revendedor, de acordo com as suas caracteristicas (volume de vendas).
Isto porque a maioria das bombas é propriedade da respectiva Marca, o revendedor não passa de "um pau mandado" nas mãos da mesma.
Há casos em que a margem de exploração fica abaixo dos 2 centimos por litro, digo bem, 2 centimos por litro. Como é que o revendedor pode ter margem de manobra para entrar em guerra de preços?
A "liberalização de preços" que se fala, não pode ser considerada como tal, porque o preço é decidido pelas 3 grandes Marcas (GALP, BP e SHELL), as outras têm de ir atrás porque não têm peso. A margem comercial apenas pode variar para as Companhias, para os revendedoras é sempre a mesma.
Agora, o governo aproveitou para aumentar o ISP com a dita liberalização em Janeiro e em Fevereiro criou mais a "ecotaxa" de 0.5 centimos por litro. E limpou as mãos. A maioria diz que a culpa do aumento dos preços é das companhias e ninguém fala de problemas politicos para o governo.
Quanto a guerras de preços, ou promoções, apenas a do grupo Sonae com a Galp mexe com o mercado, porque se trata de uma marca de nome. Mas como são promoções locais e de curta duração (menos de um mês), não tem sido nada por aí além.
Até agora, o preço dos combustiveis tem andado mais ou menos de acordo com as condições externas (crude/dollar). Mas o mercado liberalizado ainda está muito verde, aguardemos mais desenvolvimentos.
As 3 maiores marcas, têm andado em sintonia, sem entrar em guerras, com medo umas das outras.
Paira no ar no sector, no entanto, o receio do boato da ExxonMobil voltar a Portugal em força( possivel aquisição da sell?). Aí, teriamos certamente um forte abanão no mercado dos combustiveis em Portugal.
Um grande abraço
j.pinto
Isto porque a maioria das bombas é propriedade da respectiva Marca, o revendedor não passa de "um pau mandado" nas mãos da mesma.
Há casos em que a margem de exploração fica abaixo dos 2 centimos por litro, digo bem, 2 centimos por litro. Como é que o revendedor pode ter margem de manobra para entrar em guerra de preços?
A "liberalização de preços" que se fala, não pode ser considerada como tal, porque o preço é decidido pelas 3 grandes Marcas (GALP, BP e SHELL), as outras têm de ir atrás porque não têm peso. A margem comercial apenas pode variar para as Companhias, para os revendedoras é sempre a mesma.
Agora, o governo aproveitou para aumentar o ISP com a dita liberalização em Janeiro e em Fevereiro criou mais a "ecotaxa" de 0.5 centimos por litro. E limpou as mãos. A maioria diz que a culpa do aumento dos preços é das companhias e ninguém fala de problemas politicos para o governo.
Quanto a guerras de preços, ou promoções, apenas a do grupo Sonae com a Galp mexe com o mercado, porque se trata de uma marca de nome. Mas como são promoções locais e de curta duração (menos de um mês), não tem sido nada por aí além.
Até agora, o preço dos combustiveis tem andado mais ou menos de acordo com as condições externas (crude/dollar). Mas o mercado liberalizado ainda está muito verde, aguardemos mais desenvolvimentos.
As 3 maiores marcas, têm andado em sintonia, sem entrar em guerras, com medo umas das outras.
Paira no ar no sector, no entanto, o receio do boato da ExxonMobil voltar a Portugal em força( possivel aquisição da sell?). Aí, teriamos certamente um forte abanão no mercado dos combustiveis em Portugal.
Um grande abraço
j.pinto
Gostaria de adicionar mais 2 ou 3 considerações apenas:
---> "Em Portugal, o IVA e o Imposto Automóvel encarecem em cerca de 68% o preço base dos automóveis. Em Espanha, a carga fiscal pesa apenas 28% e na Alemanha 16%. "
----> "Os preços do gás e electricidade em Portugal são dos mais altos praticados na Europa. Na energia eléctrica para usos industriais, Portugal tem um diferencial de 17% relativamente a Espanha, valor que sobe para 40% no uso doméstico.
----> "As grandes indústrias suecas conseguem preços 51% mais baratos que as portuguesas. Os consumidores domésticos em Portugal pagam mais 115% que os suecos, o dobro dos gregos e mais 75% que os ingleses"
Hoje saiu uma noticia que indicava que em Portugal o aumento do preço dos automoveis foi o mais baixo de toda a Europa, apenas 4%, iiiiiuupi!
PS- Portugal é o Pais onde os mesmos automoveis têm o valor mais elevado
Já não falo nas chamada telefónicas.
Mas o que é que nos prende a este país???
O que é que este país tem de bom para os seus cidadãos?
O que nos vale, é que apesar de pagarmos quase tudo mais caro, somos o país com maior poder de compra da Europa
itii100
---> "Em Portugal, o IVA e o Imposto Automóvel encarecem em cerca de 68% o preço base dos automóveis. Em Espanha, a carga fiscal pesa apenas 28% e na Alemanha 16%. "
----> "Os preços do gás e electricidade em Portugal são dos mais altos praticados na Europa. Na energia eléctrica para usos industriais, Portugal tem um diferencial de 17% relativamente a Espanha, valor que sobe para 40% no uso doméstico.
----> "As grandes indústrias suecas conseguem preços 51% mais baratos que as portuguesas. Os consumidores domésticos em Portugal pagam mais 115% que os suecos, o dobro dos gregos e mais 75% que os ingleses"



Hoje saiu uma noticia que indicava que em Portugal o aumento do preço dos automoveis foi o mais baixo de toda a Europa, apenas 4%, iiiiiuupi!
PS- Portugal é o Pais onde os mesmos automoveis têm o valor mais elevado



Já não falo nas chamada telefónicas.
Mas o que é que nos prende a este país???
O que é que este país tem de bom para os seus cidadãos?
O que nos vale, é que apesar de pagarmos quase tudo mais caro, somos o país com maior poder de compra da Europa



itii100
- Mensagens: 297
- Registado: 9/7/2003 12:27
A liberalização ocorrida em Portugal não trouxe nada de novo: Os preços fixados anteriormente eram os máximos e, portanto, quem quisesse vender mais barato podia fazê-lo sem problema. A questão é que em Portugal não há concorrência suficiente e, portanto, verifica-se uma situação de "quase cartel", que se reflecte num total alinhamento ente as principais distribuidoras. Quem escapa um pouco a este cenário são as distribuidoras de retalho de produtos de grande consumo (Sonae, Leclerc...), mas apenas devido a políticas de "cross selling".
Enquanto a fixação dos preços estiver nas mãos das petrolíferas e não dos gasolineiros, e enquanto a própria distribuição de combustíveis se mantiver assim concentrada, não há hipóteses de vermos um a verdadeira concorrencia no mercado.
Mas atenção, a subida dos preços que se tem verificado desde Janeiro não tem nada a ver com este problema! Não há que culpar nem o Governo (a não ser nalguns "acertos" que aproveitou para fazeer no ISP) nem as petrolíferas por estas subidas! Não nos esqueçamos de que o USD já subiu relativamente ao EUR mais de 8% e que o petróleo teima em manter-se a níveis recorde de preço, sobretudo devido ao boom económico da China. Isto para além do recrudescimento da instabilidade no Médio Oriente.
E destes três factores negativos, o único que pode inverter a curto prazo é o cross EURUSD. Quanto aos outros, estão para durar. Portanto, habituemo-nos a estes preços, ou até a níveis mais altos, porque não há alternativa para os tempos mais próximos!
Um abraço
FT
Enquanto a fixação dos preços estiver nas mãos das petrolíferas e não dos gasolineiros, e enquanto a própria distribuição de combustíveis se mantiver assim concentrada, não há hipóteses de vermos um a verdadeira concorrencia no mercado.
Mas atenção, a subida dos preços que se tem verificado desde Janeiro não tem nada a ver com este problema! Não há que culpar nem o Governo (a não ser nalguns "acertos" que aproveitou para fazeer no ISP) nem as petrolíferas por estas subidas! Não nos esqueçamos de que o USD já subiu relativamente ao EUR mais de 8% e que o petróleo teima em manter-se a níveis recorde de preço, sobretudo devido ao boom económico da China. Isto para além do recrudescimento da instabilidade no Médio Oriente.
E destes três factores negativos, o único que pode inverter a curto prazo é o cross EURUSD. Quanto aos outros, estão para durar. Portanto, habituemo-nos a estes preços, ou até a níveis mais altos, porque não há alternativa para os tempos mais próximos!
Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Pois, esta é a parte má da liberalização dos preços dos combustíveis. Portugal nesse aspecto tornou-se mais um país de preço livre.
E acho que seria bom fazer as contas do preço do Brent em Euro. Facilmente verificamos que há uma subida ainda não reflectida pelo mercado. Provavelmente, poderemos ver mais aumentos. É pena.
Mas o que me deixa de pulga atrás da orelha é o que vai acontecer no dia em que o Brent começar a cair. Será que vai haver a mesma pressa em baixar os preços???
No Brasil, assisti a grandes oscilações, mas tanto do lado das subidas como das descidas.
Quero só ver se será assim também por cá...
E é aí que veremos se existe mesmo defesa do consumidor !
Um abraço
dj
E acho que seria bom fazer as contas do preço do Brent em Euro. Facilmente verificamos que há uma subida ainda não reflectida pelo mercado. Provavelmente, poderemos ver mais aumentos. É pena.
Mas o que me deixa de pulga atrás da orelha é o que vai acontecer no dia em que o Brent começar a cair. Será que vai haver a mesma pressa em baixar os preços???
No Brasil, assisti a grandes oscilações, mas tanto do lado das subidas como das descidas.
Quero só ver se será assim também por cá...
E é aí que veremos se existe mesmo defesa do consumidor !
Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
....
Angolana Sonangol com Carlyle na corrida à Galp
1 abraço
andrade
1 abraço
andrade
- Mensagens: 1329
- Registado: 12/11/2002 16:18
- Localização: Santarém
Não é bem assim.
Estas noticias, da forma como aparecem é que são enganosas. A primeira companhia a mexer no preço é que vê o seu nome na baila.
A Galp sempre mexeu nos preços à Quinta. E nunca aparecia na noticia, porque a BP mexia nos preços à Quarta, a BP é que aparecia sempre na noticia. Como isto tem sido sempre a subir (excepto a semana passada), não é nada bonito aparecer na noticia - com ar de quem vende mais caro.
Então a BP passou a mudar o preço à Sexta. Assim, a Galp é que parece que vende mais caro.
Questões de imagem
Abraço
j.pinto
Estas noticias, da forma como aparecem é que são enganosas. A primeira companhia a mexer no preço é que vê o seu nome na baila.
A Galp sempre mexeu nos preços à Quinta. E nunca aparecia na noticia, porque a BP mexia nos preços à Quarta, a BP é que aparecia sempre na noticia. Como isto tem sido sempre a subir (excepto a semana passada), não é nada bonito aparecer na noticia - com ar de quem vende mais caro.
Então a BP passou a mudar o preço à Sexta. Assim, a Galp é que parece que vende mais caro.
Questões de imagem

Abraço
j.pinto
Mais uma excelente noticia ... estas são muito raras ...
aparecerem aqui no fórum. Deve ser por todos concordarem com estes aumentos....É preciso encher a GALINHA, para poder ser bem vendida...
Aqui vai:
A Galp Energia, empresa líder do mercado com quase 40%, aumentou hoje o preço dos combustíveis. Os preços recomendados subiram 1,1 cêntimos por litro na gasolina e 0,9 cêntimos por litro no gasóleo rodoviário.
A partir de hoje, a gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a custar 1,015 euros por litro, enquanto que a de 98 octanas custa 1,075 euros. Já o gasóleo rodoviário passa de 0,749 euros para 0,757 euros por litro.
Na semana passada, a Shell tinha dado um sinal contrário ao baixar os preços da gasolina e do gasóleo. No entanto, os preços internacionais continuam instáveis.
www.negócios.pt
1 grande abraço
andrade
Aqui vai:
A Galp Energia, empresa líder do mercado com quase 40%, aumentou hoje o preço dos combustíveis. Os preços recomendados subiram 1,1 cêntimos por litro na gasolina e 0,9 cêntimos por litro no gasóleo rodoviário.
A partir de hoje, a gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a custar 1,015 euros por litro, enquanto que a de 98 octanas custa 1,075 euros. Já o gasóleo rodoviário passa de 0,749 euros para 0,757 euros por litro.
Na semana passada, a Shell tinha dado um sinal contrário ao baixar os preços da gasolina e do gasóleo. No entanto, os preços internacionais continuam instáveis.
www.negócios.pt
1 grande abraço
andrade
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