Dividendos vs IRS
4 mensagens
|Página 1 de 1
Atenção: os 25% são apenas nos 5 exercícios subsequentes à privatização, isto quer dizer que quem tiver acções de duas privatizações em anos distintos da mesma empresa vai ter que declarar um valor com 50% e outro com 25% (se apenas uma delas ultrapassar os 5 anos, claro).
Já agora: como se contam esses 5 anos? conta o ano da privatização? contam os exercícios em que são (ou não) distribuidos dividendos?
Agradecia a quem poder esclarecer, talvez postando em exemplo prático (não precisa de ser verdadeiro).
Cumprimentos.
Já agora: como se contam esses 5 anos? conta o ano da privatização? contam os exercícios em que são (ou não) distribuidos dividendos?
Agradecia a quem poder esclarecer, talvez postando em exemplo prático (não precisa de ser verdadeiro).
Cumprimentos.
... em formação... sempre!
Dividendos
No caso da Brisa, EDP, PT e ooutras acções resultado de operações de privatisação efectuadas pelo estado os dividendos só devem ser declarados em 25% do total pago.
Isto porque para além de, como para todas as outras acções, os dividendos só contarem pela metade (50% do total), os dividendos pagos por empresas objecto de privatização também estão adicionalmente isentos em metade do seu valor, logo só devem ser inscritos 25% do total pago por estas acções.
Em ambos os casos a retenção na fonte deve ser inscrita no anexo E pela totalidade.
Infelizmente não tenho aqui acesso aos artigos para deixar aqui a confirmação, mas estou certo que é assim (foi assim que fiz a minha declaração o ano passado e foi aceite quando fui inspecionado, e é assim que vou fazer a minha este ano)
Isto porque para além de, como para todas as outras acções, os dividendos só contarem pela metade (50% do total), os dividendos pagos por empresas objecto de privatização também estão adicionalmente isentos em metade do seu valor, logo só devem ser inscritos 25% do total pago por estas acções.
Em ambos os casos a retenção na fonte deve ser inscrita no anexo E pela totalidade.
Infelizmente não tenho aqui acesso aos artigos para deixar aqui a confirmação, mas estou certo que é assim (foi assim que fiz a minha declaração o ano passado e foi aceite quando fui inspecionado, e é assim que vou fazer a minha este ano)
- Registado: 7/11/2002 19:56
Dividendos vs IRS
A quem puder dar uma ajuda:
Fiz aplicação em BRISA muito forte e vou receber dividendos.
Sou obrigada a declarar os dividendos no IRS?
E se agora comprar EDP ou PTC para ganhar outros dividendos? terei que declarar tudo?
Obrigada
Fiz aplicação em BRISA muito forte e vou receber dividendos.
Sou obrigada a declarar os dividendos no IRS?
E se agora comprar EDP ou PTC para ganhar outros dividendos? terei que declarar tudo?
Obrigada
- Registado: 16/5/2003 15:50
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, alentejo41, AlfaTrader, carlosdsousa, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, Masterchief, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PIKAS, VALHALLA e 139 visitantes