Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A teoria das multidões...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por janus » 21/4/2004 14:11

"aliás se o fosse não havia oportunidades de ganhos ..."

bem, se o mercado for 100% eficiente há sempre oportunidades de ganhos em pelo menos 50% das vezes :mrgreen:
It seems to me that a speculator's time is better spent making an assumption and testing the subsequent hypothesis, than to spend time proving an unprovable assumption.
http://www.skeptic.com/

Registado: 29/11/2003 17:30

valves

por valves » 20/4/2004 18:31

Muito de acordo de que o mercado está longe de ser perfeito ... aliás se o fosse não havia oportunidades de ganhos ... como por exemplo aqueles que eu acabei de fazer hoje com a venda das minhas EFACEC :lol: :lol:

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Visitante » 20/4/2004 17:57

Como curiosidade, e se não estou em erro, a um conjunto de macacos chama-se uma capela :!:

Cumprimentos,
Rics
Visitante

por janus » 20/4/2004 17:30

A teoria do George Soros é uma aplicação do principio da incerteza de Heisenberg às ciências sociais. Curiosamente lendo o Alchemy of Finance, vejo-o mais inclinado para a AF do que para a AT...
It seems to me that a speculator's time is better spent making an assumption and testing the subsequent hypothesis, than to spend time proving an unprovable assumption.
http://www.skeptic.com/

Registado: 29/11/2003 17:30

É verdade Ulisses...

por Antunes » 19/4/2004 13:01

...a AF tem lógica no longo prazo mas no curto prazo não é aplicável por causa dos exageros.

gonzaga,

Interessante esse teoria. De facto, estou cada vez mais convencido que a economia normalmente influencia o mercado mas, nos extremos, poderá ser o mercado a influenciar a economia.

Registado: 4/12/2002 11:16

por D1as » 19/4/2004 12:58

pode ser q ache este post interessante:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

Registado: 7/11/2002 19:47

por gonzaga » 19/4/2004 12:38

A proposito do comportamento da macacada (um conj. de macacos, acho eu), vem a teoria da reflexividade de george soros...
Nao sei se ja ouviram falar dela, mas o conceito é este : A teoria economica esta errada, porque que diz que os agentes do mercado (investidores) agem com base em info perfeita. Ao seja o preço do activo incorpora toda a info do mercado e dos seus elementos.
Ora isto é impossivel, porque as expectativas dos agentes influenciam o mercado, e por sua vez o mercado influencia as expectativas = reflexividade.
Em abstracto : o ser pensante influencia o objecto do seu estudo e aquilo que esta a estudar influencia a sua expectativa.

A economia é uma ciencia social, e como social que é tem uma parte humana. Esta parte humana tem a ver com aquilo que os humanos fazem , por ex : compram e vendem acçoes.
Acontece que as nossas acçoes sao influenciadas pela observaçao dakilo que os outros fazem (a macacada), e o mais provavel é dançarmos consante a musica ( a macacada da tareia, porque ve os outros a dar)

Por isso é que me preocupa muito mais aquilo que o mercado pensa, do que propriamente como a empresa faz dinheiro...
Eu ate fecho os olhos a uma firma que venda areia no deserto se o mercado resolve todo comprar, mas isto sou eu que sou um especulador ganancioso

A analise fundamental peca por tentar dar um preço ideal a uma acçao quando no fundo este nao existe...

Gostava ainda de saber o que pensam da teoria do soros, porque acho q ainda nao a percebi bem

Cumprimentos,
Pedro Gonzaga

Registado: 11/3/2004 12:48

por Ulisses Pereira » 19/4/2004 11:59

Já conhecia este texto e acho que foi oportuno teres colocado aqui. As coisas passam-se, de facto, assim nos mercados. Eu próprio confesso que muitas vezes olho muito mais para os outros macacos do que para o resto.

Este é, por exemplo, um dos aspectos que divide os analistas técnicos dos fundamentais. Os analistas fundamentais não querem saber para onde se movem os macacos. Eles acreditam que, mais tarde ou mais cedo, a dose de racionalidade chegará e colocará o preço no sítio que eles consideram justo, pelo que vendem acima desse preço e compram abaixo desse preço. Os analistas técnicos preocupam-se sobretudo em saber como se movem os macacos e não querem é ser o último macaco a chegar, tentando lucrar com o movimento deles (a propósito, como se chama a um conjunto de macacos?).

Eu cada vez mais me convenço que, no longo prazo, os fundamentais fazem mover os mercados mas no curto prazo, a maioria das vezes, os movimentos são irracionais e fruto de motivações de vária ordem por parte dos macacos...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

A irracionalidade dos mercados

por Dark » 19/4/2004 10:57

De alguns anos a esta parte a irracionalidade é uma das constantes dos mercados, a par da psicologia dos investidores.

Hoje, há bastante mais seguidores de tendência (oportunistas ? :wink:) do que analistas de mercado.

A massificação do número de investidores a utilizarem a velha máxima " the trend is your friend " veio alterar de certa maneira a forma como o mercado evolui.

E não penso que haja mal nisso, mesmo porque nenhuma análise por melhor que seja resistirá a movimentos concertados do mercado. Não nos podemos esquecer que "não se pode bater o mercado..." :mrgreen:

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

A teoria das multidões...

por Antunes » 19/4/2004 10:40

...ou como nasce um paradigma:

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. Depois de alguma surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

É também um pouco assim que funcionam os mercados. Porque compramos ou vendemos?

Registado: 4/12/2002 11:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 91 visitantes