Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estratégia para o BCP, se for ....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 16/4/2004 16:41

Hoje subiu mais do que caiu ontem!!!

Vamos lá ver quais são as "explicações" que vão arranjar...

Quanto a mim o BCP está parado e enquanto não quebrar os 2,07 em alta ou os 1,95 em baixa pouco há a dizer...

Registado: 17/3/2003 22:51

Millennium BCP

por JCS » 16/4/2004 15:39

Parece que temos ali um suporte nos €1,96 para o que der e vier. Foi lá e apesar de alguma fraqueza a meio da sessão de hoje já subiu €0,03 (para os €1,99). Parece-me algo seguro aquele suporte uma vez que não é a primeira vez que lá tocou e reagiu no sentido ascendente. Estar-se-á a formar uma excelente base para o titulo? Há algum tempo que ele anda a consolidar por volta dos €2,00...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Ulisses Pereira » 16/4/2004 12:06

Caro Novo, mas nesta série de posts não me ouviu falar de falta de argumentos. Eu discordei foi de um dos argumentos apresentados, mas isso não é qualquer problema, pois é isso que gera debates interessantes.

Agora noutros posts, sempre que não há argumentos apresentados eu venho chamar a atenção e num futuro próximo teremos que os apagar. O facto do fórum ser frequentado por pessoas que percebem de Bolsa não serve como desculpa para a não apresentação de argumentos. "Acção X vai subir" ou "Acção Y já não cai mais" são frases que mesmo pronunciadas pelo maior guru do mundo, aqui neste fórum não têm lugar.

Precisamos de argumentos pois só eles dão sentido a este fórum. E este tópico não é exemplo disso pois o Reformado argumentou.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Novo » 16/4/2004 10:39

Acho tb possível o cenário colocado pelo Reformado embora me pareça díficil de ter sucesso. O suporte é forte e está cada vez mais reactivo. O Ulisses esqueceu o aumento de capital!!! Nas contas do BCP!!!

Tenho a sensação de que quando PTC e EDP entrarem ex-dividendo vamos ter 4/5 excelentes dias em BCP por isso acho super interessante uma entrada a estes valores.

Caro Ulisses. Já usou vezes sem conta essa postura de querer sempre argumentos, mas veja que isto é um forum de bolsa e quem cá anda tem algum conhecimento. concluindo, Há coisas que estão implicitas....
Novo

res.

por sol » 16/4/2004 0:03

A razão que o reformado aponta para a queda pode até ser aceitável. Nunca fiz esse tipo de operação mas pelos vistos é possível e até legal.(Pedir os títulos emprestados, despejar os mesmos na esperança de as ir buscar mais a baixo e contas arrumadas, ficar com alguma mais valia, é mais um risco, mas não me custa aceitar que haja quem o possa fazer.

Num título como o bcp tenha algumas dúvidas que possa resultar, em títulos menos líquidos é provável que seija mais fácil ter-se algum sucesso neste tipo de aventuras.

Penso que o clima do Mercado é que faz a diferença, isto é o que resulta num dia noutos pode conduzir a penosa experiência.

É como nas pessoas, uns dias mais um copo não faz mal noutos pode virar a carga toda. Por estas e outras é que o mercado uns dias mais graça que outros.

sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por artista_ » 15/4/2004 22:31

O mercado está tão desinteressante que põe o pessoal a divagar por causa de uma queda de 2% do BCP!!??? :roll: :roll:

Penso como o Johnny, testou os 1.95 o resto logo se vê mas para já nada de especial...

Registado: 17/3/2003 22:51

bcp às estrelas

por JohnnySideral » 15/4/2004 21:12

quanto a mim o bcp tinha de ir testar o suporte 1.95 antes da subida que muitos esperam, veja-se o exemplo da EDP que quando começou a corrigir veio dos 2.47/8 aos 2.14 sempre a descer e agora vejam o que subiu. eqto o BCP lateralizava, agora penso que as atenções viraram-se para o BCP e espero uma grande subida.

Registado: 19/3/2004 15:46

BCP

por Dealer » 15/4/2004 20:42

Quanto a mim a queda do BCP deve-se, única e exclusivemente ao início do julgamento por «insider trading» (abuso de informação privilegiada) de José Machado de Almeida, um dos membros do Conselho Superior da empresa.
Cumprimentos,
Dealer

Registado: 14/2/2004 23:15

por Visitante » 15/4/2004 20:36

Claro que a estrutura accionista é demasiado importante, o caso da PT é exemplar, a compra de acções diminuindo o free-float faz com que as mamipulações mafiosas, sem justificação em termos da empresa, apenas com a mera vista de um lucro lançando panico sejam praticamente neste caso agora senão impossiveis, quase. É que retirar 10% é muito.

No caso do BCP a estrutura accionista também é importante, não acredito que estes pequenos movimentos sem justificação seja do agrado dos principais acionistas, que com a sua capacidade economica podem acabar facilmente com estas brincadeiras e dar cabo destes malabaristas.
Visitante

pergunta

por jotabil » 15/4/2004 20:32

Caro Ulisses

Mas então que razão pode ser adiantada para esta queda de dois por cento?....Será só lateralização consequente da, ainda, correcção?

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Ulisses Pereira » 15/4/2004 19:30

Queria só acrescentar mais um ponto. Porque é que essas tais pessoas que especulam estar a "shortar" o BCP são pessoal de meia tigela? Em Bolsa andamos todos com o objectivo de maximizar o nosso capital, porque é que quem negoceia do lado "short" é meia tigela? São estratégias legais.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 15/4/2004 19:21

Se o BCP for para baixo, vai também....

a Caixa Geral de Depósitos (CGD) com 8.43%, o BPI, o Banco Intesa, etc.. k tem milhões delas. Por isso, cuidado com as encenações de pretensas desgraças e acima de tudo muita calma.

Este género de argumentos nunca me convenceram. A História dos mercados está cheia de fortes perdas das grandes instituições financeiras. Em Portugal temos alguns exemplos recentes, dos quais o mais sintomático foi a Pararede onde alguns dos maiores bancos da nossa praça enterraram muitos milhões de euros.

Se este género de argumentos fossem suficientemente fortes para as acções não cairem, o BCP ainda deveria estar na casa dos 4 euros, valores em que alguns dos seus accionistas de referência estabeleceram as suas posições.

ALiás, eram este género de argumentos que se ouviam nos fóruns de bolsa há 2 anos atrás, dizendo que era impossível o BCP cair mais, senão muita gente grande perdia rios de dinheiro. A verdade é que o BCP, apesar das boas subidas dos últimos meses, está hoje a metade do valor que estava nessa altura... :roll:

Quanto ao facto de serem movimentos de "shorts", não faço ideia e até era bom saber de onde apareceu esse rumor.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Tolinho » 15/4/2004 18:10

Pressupondo que este cenário é correcto ficam-me algumas duvidas.

Quem emprestou as acções? Uma financeira a empresta acções de uma financeira a especuladores ?

Se é para shortar porque foi escolhido o BCP , nesta altura , porque estava a lateralizar ? Não haveria alvos mais faceis?

E quando quiserem devolver as acções não tem de ir buscá-las ao mercado? Conseguirão fazê-lo sem levantar muitas ondas nem a cotação?
Não correrão o risco de entretanto o BCP ser alvo de uma OPA ( uma vez que o preço ficará mais apetecível ) com consequente aumento da cotação?

Será um prenuncio da OPA?

Terá isto a ver com algumas passagens que foram feitas recentemente?

Eu irei manter a calma ( 75% da minha carteira são acções BCP ) mas penso que tal como aconteceu no Japão, os instituicionais estrangeiros especialmente norte-americanos estão a relizar mais valias, e as empresas que mais sofrem são aquelas mais visiveis
nesses mercados ( adr's ? ).

Agradeço a quem me possa esclarecer e bons trades!
"O dinheiro dos tolos é património dos espertos"

Registado: 23/3/2004 20:28

por Visitante » 15/4/2004 17:39

E quem são eles? esses meias-tigelas que fazem essas operações junto de entidades bancárias.
Visitante

Estratégia para o BCP, se for ....

por Reformado » 15/4/2004 17:30

Se o BCP for para baixo, vai também....

a Caixa Geral de Depósitos (CGD) com 8.43%, o BPI, o Banco Intesa, etc.. k tem milhões delas. Por isso, cuidado com as encenações de pretensas desgraças e acima de tudo muita calma.

A situação económica está a melhorar, os resultados do sector da banca são simplesmente excepcionais, e com tendência para melhorar. As manobras, de hoje, feitas por pessoal de meia tigela (vem escaldados da PT) é para tentar provocar desespero nas mentes fracas.

Eles fizeram repos, isto é, pediram emprestado as acções do BCP a entidades bancárias (entidades que por este empréstimo cobram juros) e venderam as acções a 1.98 poucas, a 1.97 a grande maioria, e a 1,96 media quantidade, com a intenção de com este susto provocado na cotação e com a ajuda das pessoas de espírito fraca criar uma avalanche para levar o preço da acção o mais baixo possível, por exemplo a 1,92 e nesse ponto comprarem novamente as acções vendidas inicialmente e apontarem no seu balanço o lucro.
Agora, neste ponto, está a defesa, se ninguém ceder a esta estratégia deste pessoal de meia tigela, não se assustarem e não venderam o preço da acção não desce e eles começam a ficar preocupados e nervosos porque tem que entregar as acções emprestadas, e não descendo o valor começam a olhar uns para os outros e……….começam a comprar o mais rapidamente, é por isso que a calma é necessária contra estes tipos, eles que fiquem nervosos.
Reformado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, caganixo7, Google [Bot], macau5m, navaldoc, queraio1964, rg7803 e 67 visitantes