Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dividendos (acima dos lucros)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por Àlvaro » 20/4/2017 23:56

E, como se não bastassem os dividendos chorudos, agora os CTT aprovaram em assembleia geral a compra de acções próprias. Há uma clara tentativa das posições curtas em levar os CTT até 4.80, mas assim a luta deixará mais sangue pelo caminho.
 
Mensagens: 9765
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: O que se seguirá ao ex-div nos CTT?

por Artista Romeno » 20/4/2017 22:31

Dr Tretas Escreveu:
rsacramento Escreveu:
RFPB Escreveu:"O mercado acaba sempre por fechar um gap"

a frase é demasiado dogmática para o meu gosto 8-)


Basta um contra-exemplo para mostrar que é falsa. Ora aqui está um gap que nunca mais será fechado:


claro que isso é verdade tretas o banco popular e a pt fizeram quantos gaps que não foram fechados :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5386
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por RFPB » 20/4/2017 15:26

Relativamente ao assunto do tópico, payout acima de 100%, para mim, não serve.
Uma parte dos lucros devem sempre ser colocada como salvaguarda de tempos menos bons. Entre 30 a 50% dos lucros.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1436
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por RFPB » 20/4/2017 15:09

Aceito essa realidade, no entanto mantenho a minha opinião.

Algures por aqui:
3,04€-0,19€= 2.85€;
2,92€-0,19€= 2,73€.

O tempo assim o dirá.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1436
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por Ulisses Pereira » 20/4/2017 15:00

RFPB, há milhares de exemplos, acredita.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por RFPB » 20/4/2017 14:44

Bem visto!

Consegues arranjar muitos mais exemplos?

O BES e a EDP, são empresas diferentes com realidades completamente diferentes e espaços temporais diferentes...

No entanto, é um bom exemplo como nem sempre o mercado fecha um GAP.

Fica o registo.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1436
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: O que se seguirá ao ex-div nos CTT?

por Dr Tretas » 20/4/2017 13:13

rsacramento Escreveu:
RFPB Escreveu:"O mercado acaba sempre por fechar um gap"

a frase é demasiado dogmática para o meu gosto 8-)


Basta um contra-exemplo para mostrar que é falsa. Ora aqui está um gap que nunca mais será fechado:
Anexos
BES_RIP.png
BES_RIP.png (18.99 KiB) Visualizado 6998 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: O que se seguirá ao ex-div nos CTT?

por RFPB » 20/4/2017 11:48

uma coisa que ando para perguntar àqueles que, embora apreciadores de dividendos não são investidores de longo prazo, qual é a vossa expectativa, por exemplo nos CTT, acerca do que se vai passar com o preço nos dias subsequentes ao ex-div, ou seja: estão em crer que o preço vai naturalmente ajustar os 0.48 euros em baixa e depois vai:
manter-se
recuperar
afundar?[/quote]



Vou lançar as cartas .... hummm

Não existe certezas absolutas no mercado, só frases bonitas e perguntas que parecem anedotas.

Relativamente à tua pergunta vou-te dar a minha opinião .... Não sei, não faço ideia e ninguém sabe... isto é um verdade absoluta!

E qual é a tua opinião?
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1436
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: O que se seguirá ao ex-div nos CTT?

por rsacramento » 19/4/2017 18:09

RFPB Escreveu:"O mercado acaba sempre por fechar um gap"

a frase é demasiado dogmática para o meu gosto 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: O que se seguirá ao ex-div nos CTT?

por RFPB » 19/4/2017 11:29

Dos que têm previstos "bons dividendos", apenas tenho posição aberta na EDP. Aproveito para perguntar quais são as v/expetativas nesta cotada pós ex-div?[/quote]

"O mercado acaba sempre por fechar um gap".

A minha expectativa é de abrir posição na cotada, cerca de uma semana após ex-dividendos! Na minha opinião deverá rondar os 2,80€.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1436
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: O que se seguirá ao ex-div nos CTT?

por P-Mendes » 19/4/2017 10:14

Bom tópico.

Respondendo ao sub-tópico: O que se seguirá ao ex-div nos CTT?
-Atendendo às posições curtas atuais, correção do PSI20, cenário bear, entre outras noticias não tão animadoras, não acredito que esta cotada vá aos 5,5 para corrigir após ex-div. Possivelmente manter-se-á nos 5, onde quebrará após ex-div para minimos perto dos 4,5/4,6. O futuro desta cotada será incerto se tal acontecer assim, mas tenho fé que consiga inverter e ainda em 2017 consigamos ver um cenário bull a curto prazo. :pray:
PS: não tenho posição aberta, mas mantenho-me alerta para qualquer inversão positiva que esta cotada possa apresentar

Dos que têm previstos "bons dividendos", apenas tenho posição aberta na EDP. Aproveito para perguntar quais são as v/expetativas nesta cotada pós ex-div?
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: O que se seguirá ao ex-div nos CTT?

por alexsimoes69 » 18/4/2017 16:37

rsacramento Escreveu:como diria o grande semStops, obrigado pelas simpáticas palavras, Ulisses

uma coisa que ando para perguntar àqueles que, embora apreciadores de dividendos não são investidores de longo prazo, qual é a vossa expectativa, por exemplo nos CTT, acerca do que se vai passar com o preço nos dias subsequentes ao ex-div, ou seja: estão em crer que o preço vai naturalmente ajustar os 0.48 euros em baixa e depois vai:
manter-se
recuperar
afundar?

:? penso que subirá ! à volta dos 5,50 e corrigirá, automaticamente, nos ex- . è a minha Esperança. Mas, entre isto e a realidade !? Eleições, França, Inglatera além do " frisson" USA Coreia do Norte :-k
bons negocios
 
Mensagens: 60
Registado: 29/11/2007 1:49
Localização: Lisboa

O que se seguirá ao ex-div nos CTT?

por rsacramento » 18/4/2017 15:21

como diria o grande semStops, obrigado pelas simpáticas palavras, Ulisses

uma coisa que ando para perguntar àqueles que, embora apreciadores de dividendos não são investidores de longo prazo, qual é a vossa expectativa, por exemplo nos CTT, acerca do que se vai passar com o preço nos dias subsequentes ao ex-div, ou seja: estão em crer que o preço vai naturalmente ajustar os 0.48 euros em baixa e depois vai:
manter-se
recuperar
afundar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por 5640533 » 18/4/2017 0:31

A tBela em coma não está certa. Há no JN uma calculadora com os números certos.
 
Mensagens: 1996
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por Ulisses Pereira » 17/4/2017 21:19

Parabéns ao rscaramento pela perspicácia e por ter trazido ao Caldeirão um tema tão interessante e a todos os que neste tópico têm intervido. Excelente.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por PXYC » 17/4/2017 19:22

aproveitando o tópico, esta pagina com o calendário de divididentos é fidedigna? http://www.dif.pt/web/pt_pt/dividendos-psi20

porque acho estranho a Corticeira AMorim, CTT, EDP e REN nao terem ainda data de pagamento anunciada..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 567
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por rollingsnowball » 19/3/2017 19:19

Sergon Escreveu:Qualquer empresa, lda ou SA, logo que detenham 10% do capital por um período não inferior um ano, pagam zero de IRC sobre distribuição de lucros/reservas ou mais valias realizadas de partes de capital, neste caso não interessa a % detida.

Uma empresa não paga impostos sobre mais valias?? Da parte dos dividendos já tinha percebido que era qualquer empresa. Agora isso das mais valias não conhecia. Tenho que ver isso... Se for mesmo assim compensa abrir uma empresa :)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por Sergon » 19/3/2017 18:25

Qualquer empresa, lda ou SA, logo que detenham 10% do capital por um período não inferior um ano, pagam zero de IRC sobre distribuição de lucros/reservas ou mais valias realizadas de partes de capital, neste caso não interessa a % detida.
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por Artista Romeno » 19/3/2017 18:21

corre Escreveu:O Artista Romeno tem razão, a sonae capital não é exactamente igual, porque embora esteja a distribuir dividendos muito acima dos lucros (mais acima que os CTT) é esperável que o venha a obter no futuro, apesar da dívida.

errado vendeu uns terrenos por 50m, é por isso, de resto os negocios da sonae capital são uma mexeruca :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5386
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por umXdois » 19/3/2017 18:20

Boas tardes,

Eu percebo que distribuir dividendos acima dos lucros não faça sentido .. trata-se de viver acima das possibilidades .. mas dou mais "crédito" a uma cotada que distribui dividendos acima dos lucros do que aquelas que investem em papel comercial da rio forte; ou de outras que vendem a participação numa empresa, tipo "i'm mining", para depois "investir" na "vogais dinâmicas"..
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 270
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por Celsius-reloaded » 19/3/2017 18:04

Já disse e repito:

Inacreditável, especialmente tendo em conta a história recente do nosso país e de certas cotadas que foram ao charco.

O caso da NOS é descabido e dos CTT tb.

Incrivel.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2382
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por Àlvaro » 19/3/2017 16:02

O Artista Romeno tem razão, a sonae capital não é exactamente igual, porque embora esteja a distribuir dividendos muito acima dos lucros (mais acima que os CTT) é esperável que o venha a obter no futuro, apesar da dívida.
 
Mensagens: 9765
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por Dr Tretas » 19/3/2017 15:40

rollingsnowball Escreveu:
Sim, a empresa ideal:
- tem elevados retornos sobre o capital investido
- pode reinvestir o capital na sua totalidade a essas taxas de retorno durante anos e anos a fio

Mas a empresa ideal, por inerência da sua definição, é uma empresa que se torna uma multinacional, e não uma empresa portuguesa que apenas actua por cá e pelos PALOPS. E isso está ao alcance de muito poucas administrações. 95% das empresas tratam melhor os accionistas se distribuirem dividendos altos do que se reinvestirem em áreas alternativas ou na internacionalização à portuguesa (leia-se investir em países como Angola e Venezuela de onde não se consegue depois voltar a trazer o dinheiro que se investiu, quanto mais os lucros...)



Essa é que é essa. Para já, por vezes o accionista tem a hipótese de dar destinos mais rentáveis à massa que a própria empresa. Por outro lado, se em mercados desenvolvidos uma empresa mesmo que não pague dividendos acaba por ser recompensada com uma boa avaliação pelo mercado, já por cá não é bem assim. Será que se a Corticeira ou a F. Ramada não distribuissem dividendos, alguém lhes pegava? Podiam ficar estagnadas durante anos, devido à ineficiência do nosso mercado.

Basta olhar para uma empresa que distribui poucos dividendos, como a Ibersol. Por fim, lá alguém reparou nela e desatou a subir. Aconteceu como podia não ter acontecido. Num mercado eficiente, tudo bem, os dividendos não são essenciais, agora cá em Portugal :shame: sem dividendos, o pequeno accionista pode nunca ter retorno.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por rollingsnowball » 19/3/2017 13:47

Artista Romeno Escreveu:agora é que percebi, porque motivo, o champalimaud reforçou nos ctt... :mrgreen: isso de distribuir dividendos á maluca é um erro evidente, só protege os acionistas se a empresa tiver um modelo de negocio que seja lixo, já disse boas empresas, reivestem os lucros e tem bons retornos, agora sim, nas desportivas, faz sentido isso porque são normalmente empresas cujo negocio não é wow, e estão ultra baratas, mas isso não faz muito o meu estilo, o buffet também começou assim, mas o munger fe-lo evoluir para outro tipo de empresas mais parecido com as que citei......, essa desportivas não é a minha praia, dessas so me meteria na soni
* o prototipo de cena desportiva foi a berkshire hathway enquanto negocio que o buffet comprou nos anos 60 e que teve que fechar

Fora ele são os outros todos... Se já tiveres um monte de acções é um erro não chegares aos 10%.

Sim, a empresa ideal:
- tem elevados retornos sobre o capital investido
- pode reinvestir o capital na sua totalidade a essas taxas de retorno durante anos e anos a fio

Mas a empresa ideal, por inerência da sua definição, é uma empresa que se torna uma multinacional, e não uma empresa portuguesa que apenas actua por cá e pelos PALOPS. E isso está ao alcance de muito poucas administrações. 95% das empresas tratam melhor os accionistas se distribuirem dividendos altos do que se reinvestirem em áreas alternativas ou na internacionalização à portuguesa (leia-se investir em países como Angola e Venezuela de onde não se consegue depois voltar a trazer o dinheiro que se investiu, quanto mais os lucros...)

O investimento na berkshire não foi tão mal como ele o pinta, o erro foi canalizar para lá as boas ideias todas enquanto haviam tantos minoritários e não ter fechado liquidado depressa o negócio textil... a empresa era péssima mas tinha um monte de tax credits que podiam ser usados para evitar pagar impostos de uma boa empresa que lá estivesse anexada... Ainda assim era um negócio da treta que dava prejuizos ano sim ano sim.

ps: o buffett evoluiu, mas como ele próprio disse:
“If I was running $1 million today, or $10 million for that matter, I’d be fully invested. Anyone who says that size does not hurt investment performance is selling. The highest rates of return I’ve ever achieved were in the 1950s. I killed the Dow. You ought to see the numbers. But I was investing peanuts then. It’s a huge structural advantage not to have a lot of money. I think I could make you 50% a year on $1 million. No, I know I could. I guarantee that.”

ou seja, ele conseguiu estes resultados numa altura em que investia praticamente apenas em "desportivas" (como lhes chamas)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Dividendos (acima dos lucros)

por rollingsnowball » 19/3/2017 13:32

rsacramento Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:Se for uma SGPS pagam zero a partir do momento em que tenham 10% do capital da empresa

estás a dizer que se eu detiver, através de uma SGPS, mais de 10% de uma cotada que pague dividendos vou pagar ZERO de impostos sobre esses dividendos?

Estive a pesquisar, não tenho a certeza mas parece que a necessidade de ser através de uma SGPS caiu... sendo assim seria 10% apenas, através de uma SGPS ou de outra empresa qualquer, mas essa parte terias que confirmar. Antes para teres uma SGPS tinhas for força que ter vários accionistas, portanto não serias tu, sozinho, que ficavas isento de dividendos. Agora se calhar já não é preciso teres sócios, mas nada como confirmares.

http://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/guia-fiscal/2016/irc/beneficios-fiscais-empresas-domiciliadas.html
Eliminação da dupla tributação económica de lucros e reservas distribuídos
pressupostos:
- "detenção de uma participação não inferior a 10%"
- participação detida há durante pelo menos um ano (para trás, para a frente ou ambas)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 77 visitantes