Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NaoSei » 17/1/2017 10:50

masterpro Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
United1900 Escreveu:Sim mas não percebo uma coisa.
Subscrevo 33% e vendo os 66% e já tenho euro para os subscrever. Mas não tenho de pagar sempre os 28% dos direitos que vendo??


Sim, mas já seria menos. E como digo ainda podes ir mais longe e não pagar nada (vendendo acções e direitos ao mesmo tempo, por forma a cancelar menos valias e mais valias).

United1900 Escreveu:Porque o estado assume isso sempre como lucro?
Não percebo.


A resposta curta penso que é justo dizer "porque dá jeito".

É importante notar que quando vendes as acções que estavam associadas ao Direito acabas por cancelar a menos valia. Mas não faz sentido nem é realmente justo ignorar o ajuste realizado como é feito actualmente (note-se que as regras eram mais justas até há alguns anos atrás). É ignorar como o mercado funciona realmente e tributar da forma que dá mais jeito. E o BCP é excelente para mostras a injustiça: a esmagadora maioria dos investidores está com perdas tremendas neste título e quando vende direitos vê-se obrigado a declarar mais valias que são completamente inexistentes.

Se há caso que mostra como estas regras são injustas e obrigam a malabarismos que de outra forma eram desnecessários, é mesmo este...


A minha ideia é mesmo essa, a de vender as acções, para poder subscrever um maior número de acções através do aumento de capital.

Agora resta saber como vai ser a tendência da cotação dos direitos, uma vez que supostamente terão de ser todos subscritos, tendo sido garantido pelos Bancos.

subscritos pelos bancos??
dá-me ideia que o que está subscrito é a compra das ações sobrantes ou estarei errado? alguem que possa confirmar?
 
Mensagens: 1924
Registado: 8/10/2008 11:04
Localização: 16

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por masterpro » 17/1/2017 10:43

MarcoAntonio Escreveu:
United1900 Escreveu:Sim mas não percebo uma coisa.
Subscrevo 33% e vendo os 66% e já tenho euro para os subscrever. Mas não tenho de pagar sempre os 28% dos direitos que vendo??


Sim, mas já seria menos. E como digo ainda podes ir mais longe e não pagar nada (vendendo acções e direitos ao mesmo tempo, por forma a cancelar menos valias e mais valias).

United1900 Escreveu:Porque o estado assume isso sempre como lucro?
Não percebo.


A resposta curta penso que é justo dizer "porque dá jeito".

É importante notar que quando vendes as acções que estavam associadas ao Direito acabas por cancelar a menos valia. Mas não faz sentido nem é realmente justo ignorar o ajuste realizado como é feito actualmente (note-se que as regras eram mais justas até há alguns anos atrás). É ignorar como o mercado funciona realmente e tributar da forma que dá mais jeito. E o BCP é excelente para mostras a injustiça: a esmagadora maioria dos investidores está com perdas tremendas neste título e quando vende direitos vê-se obrigado a declarar mais valias que são completamente inexistentes.

Se há caso que mostra como estas regras são injustas e obrigam a malabarismos que de outra forma eram desnecessários, é mesmo este...


A minha ideia é mesmo essa, a de vender as acções, para poder subscrever um maior número de acções através do aumento de capital.

Agora resta saber como vai ser a tendência da cotação dos direitos, uma vez que supostamente terão de ser todos subscritos, tendo sido garantido pelos Bancos.
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por silverman » 17/1/2017 10:38

@Maturidade e @Ativo, agradeço a vossa disponibilidade para responderem a minha questão , estava com essa ideia, mas, nada como alguém com mais "estrada" percorrida do que eu, para ma confirmar.
 
Mensagens: 2
Registado: 24/1/2008 0:27

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Xacal » 17/1/2017 10:36

Este aumento de capital pelas características (15 novas para 1 antiga), presta-se a grandes variações, discrepâncias acentuadas entre as cotações dos direitos e das ações. Já vi muitos aumentos de capital por esse mundo fora em empresas mais importantes e líquidas que o BCP a fazerem as coisas mais inacreditáveis.
A Sonangol ao não divulgar o que vai fazer fica com uma vantagem sobre os demais participantes. A sua estratégia certamente estará já definida e visará aproveitar as oportunidades que o mercado proporcionar.
 
Mensagens: 166
Registado: 29/11/2007 14:28
Localização: calendário

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 17/1/2017 10:32

Goldendust Escreveu:A partir de que data é que podemos subscrever o AC e exercer o direito sobre as novas acções?
Muito obrigado e bons negócios

Poderás subscrever o aumento de capital do BCP de 19/01/2017 a 02/02/2017. As novas ações subscritas podem ser transacionadas a partir de 09/02/2017.
Editado pela última vez por Ativo em 17/1/2017 10:38, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 17/1/2017 10:25

silverman Escreveu:Bom dia!

Sou novo neste forum como registado, embora tenha sempre acompanhado como não registado e queria pedir a vossa opinião sobre uma duvida que tenho.
Tendo eu algumas ações do Bcp e como vou ao aumento de capital, pois vendi parte delas para pagar os direitos que vou subscrever e neste momento, surgiu-me a seguinte questão;

Posso vender as minhas ações hoje ou durante a negociação dos direitos e continuarei a ter acesso aos direitos dessas mesmas ações?

Obrigado.

(Não sou ex-ban)

As ações que tu, hoje, venderes, são vendidas sem conferirem direitos de subscrição do aumento de capital a quem as comprar. Os direitos de subscrição foram destacados das ações de ontem para hoje. Portanto, os direitos de subscrição do aumento de capital conferidos pelas ações que venderes hoje ficam contigo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por maturidade » 17/1/2017 10:24

silverman Escreveu:Bom dia!

Sou novo neste forum como registado, embora tenha sempre acompanhado como não registado e queria pedir a vossa opinião sobre uma duvida que tenho.
Tendo eu algumas ações do Bcp e como vou ao aumento de capital, pois vendi parte delas para pagar os direitos que vou subscrever e neste momento, surgiu-me a seguinte questão;

Posso vender as minhas ações hoje ou durante a negociação dos direitos e continuarei a ter acesso aos direitos dessas mesmas ações?

Obrigado.

(Não sou ex-ban)


Bom dia.
Sim, podes vender as tuas ações hoje, que não perdes os direitos que começam a negociar dia 19Jan.
ainda não apareçem na conta, mas ao final do dia de amanhã, já os deves lá ter.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Goldendust » 17/1/2017 10:20

A partir de que data é que podemos subscrever o AC e exercer o direito sobre as novas acções?
Muito obrigado e bons negócios
 
Mensagens: 742
Registado: 12/5/2015 16:47

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por silverman » 17/1/2017 10:17

Bom dia!

Sou novo neste forum como registado, embora tenha sempre acompanhado como não registado e queria pedir a vossa opinião sobre uma duvida que tenho.
Tendo eu algumas ações do Bcp e como vou ao aumento de capital, pois vendi parte delas para pagar os direitos que vou subscrever e neste momento, surgiu-me a seguinte questão;

Posso vender as minhas ações hoje ou durante a negociação dos direitos e continuarei a ter acesso aos direitos dessas mesmas ações?

Obrigado.

(Não sou ex-ban)
 
Mensagens: 2
Registado: 24/1/2008 0:27

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 17/1/2017 10:16

sikens Escreveu:Neste forum existe aqui tanta inveja. É o retrato tipico da Inveja Portuguesa. O sucesso dos outros cria uma enorme azia. Já perdi e já ganhei. Mas não desejo o insucesso aos outros pelo facto de nem sempre ser bem sucedido. Enfim!!!


Mesmo não tendo posição no BCP e desde há muito tempo dizer aqui que investir no BCP significa correr riscos elevados, também me parece que alguns comentários são exagerados e em tom jocoso o que não será fácil de "encaixar" por quem está a perder muito das suas poupanças neste título.

Esta subida de hoje surpreendeu-me, sobretudo pela dimensão, pode ser uma boa oportunidade para muitos equilibrarem as coisas, sobretudo para aqueles que não querem aumentar o capital investido no BCP.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 17/1/2017 10:11

sikens Escreveu:Neste forum existe aqui tanta inveja. É o retrato tipico da Inveja Portuguesa. O sucesso dos outros cria uma enorme azia. Já perdi e já ganhei. Mas não desejo o insucesso aos outros pelo facto de nem sempre ser bem sucedido. Enfim!!!


Aqui não se trata de inveja. Trata-se de as pessoas se iludirem com uma pequena subida e não verem a desvalorização geral e as condicionantes para essa pequena subida e os desenvolvimentos seguintes .

Quem conseguir beneficiar das subidas , e noutras ocasiões não apanhar grandes quedas devido a pressupostos errados acho muito bem.

EU tambem faço todas as mais valias que puder dentro da minha estratégia de risco. Mas não me iludo com determinados movimentos do mercado.

Olho sempre primeiro para a floresta e só depois para a árvore para tomar o meu rumo
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por sikens » 17/1/2017 10:02

Neste forum existe aqui tanta inveja. É o retrato tipico da Inveja Portuguesa. O sucesso dos outros cria uma enorme azia. Já perdi e já ganhei. Mas não desejo o insucesso aos outros pelo facto de nem sempre ser bem sucedido. Enfim!!!
 
Mensagens: 66
Registado: 26/12/2013 2:08

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 17/1/2017 9:52

Wuzzu. Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
Wuzzu. Escreveu:a meu ver amanha há a subida clássica, devida do facto da cotação aparentemente ter descido muito...
Por outro lado, a meu ver hoje houve uma queda sem sentido (a menos que alguem saiba de alguma coisa, o que duvido...).

Também há um aspeto em que tenho estado sempre a pensar: será que o Sabadell vendeu mesmo a sua posição? Uma transação destas e o que disseram é que venderam a um consórcio. Para mim há a possibilidade de eles acordado uma venda e promessa de recompra. Para eles o importante seria poupar em impostos e isso conseguem-no. Pode ser que eles entendam que o bcp é um banco falido e por isso que o devem mesmo largar - mas isso seria uma demonstração de total incompetência pois perderam imenso na manutencao durante tanto tempo da sua anterior posicao... É por isso que tenho o movimento sabadell debaixo de olho. Outro movimento que ainda não percebi é o da venda da galp e da corticeira por parte do amorim: onde vai ele investir ? Nao se vê nada... Hum...


wuzzu.


É incrivel que depois de este tipo de argumentos serem usados durante meses pelos investidores para auto-justificarem as suas posições e manter a esperança numa futura valorização, não aprenderam nada com as desvalorizações e continuam na busca de quimeras que lhes vão recuperar o capital.

É o amorim , é o sabadell, é os curtos .... A natureza humana não muda .

Pensem é onde vai o BCP no futuro gerar resultados avultados, e excecionais para cobrir eventuais riscos futuros , gerar lucros e remunerar accionistas .

Tudo o resto é lateral.

Boa sorte com os futuros investimentos com esse pensamento.


afinal parece que não perdi o dinheiro :)
pelo menos em parte.

:)
wuzzu


O AC ainda vai a meio. Ainda falta a parte mais importante e totalmente fundamental dos direitos.

Com a negociação reduzida a 1/16 das acções é possível subidas de 15% devido a psicologicamente as acções terem baixado muito o valor absoluto e a maior parte ainda não estar disponivel para negociação.

Nos dias de negociação dos direitos é que quero ver as subidas de 15% ao dia .
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 17/1/2017 10:17, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 17/1/2017 9:43

Comunicado ao mercado: fecho da posição em ações a 0,1580 euro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Optimiza » 17/1/2017 9:31

Para aqueles que ainda têm ações do banco e querem permanecer investidos, esta é uma oportunidade de fazerem gestão activa (e lucrativa) da participação.
A negociação dos Direitos vão levar a quedas - garantidas - das cotações para valores nunca superiores a 0,12 (a cotação actual está artificialmente empolada pela redução do universo de trading a 1/16 do total de curto prazo). Logo a oportunidade passa por vender todas as ações hoje e amanhã, aguardando pela próxima semana para recompras de ações/direitos.
Depois fazemos contas a esta oportunidade de arbitragem clássica (cotação actual a 0,169 vs abertura a 0,1383).
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por iurp » 17/1/2017 7:29

Valor de referência para a abertura face ao fecho de ontem: 0,1383

Negociação já com os direitos destacados (sem direitos). Cuidado com os enganos.
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 2:06

United1900 Escreveu:Terei então primeiro de ter euro para subscrever os direitos? Só depois é que recebo a venda.


Lê por favor o FAQ, isto está tudo lá explicado. A ordem dos procedimentos, as datas, etc.

Se precisas de dinheiro extra ou não depende do que fazes...

FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 2:02

United1900 Escreveu:A outra forma de vender acções e direitos ao mesmo tempo iria reduzir o que tinha no bcp?
Neste caso que me explicaste se subscrevo algumas irei aumentar. Ou estarei errado?


Não, o pressuposto era ires ao AC com o restante dos Direitos e no fim ficares mais ou menos com o mesmo capital investido, o pressuposto é sempre esse.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 2:01

Terei então primeiro de ter euro para subscrever os direitos? Só depois é que recebo a venda. Ou seja terei de ter cerca de 2500 aproximadamente?
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 2:00

A outra forma de vender acções e direitos ao mesmo tempo iria reduzir o que tinha no bcp?
Neste caso que me explicaste se subscrevo algumas irei aumentar. Ou estarei errado?
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 1:52

United1900 Escreveu:O exemplo que deste o 2500 aprox que vou receber (66% da venda de direitos) esta parte é que tenho de fazer contas com os 28%. Melhor que 28% de tudo. É isso???


Se percebi o que disseste, no teu caso venderias 68%, ou seja 3398 direitos (o exemplo da citação era para outro participante, mas está ali a formulaa para recalculares para qualquer quantidade e valor de direitos).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 1:48

United1900 Escreveu:Sim mas não percebo uma coisa.
Subscrevo 33% e vendo os 66% e já tenho euro para os subscrever. Mas não tenho de pagar sempre os 28% dos direitos que vendo??


Sim, mas já seria menos. E como digo ainda podes ir mais longe e não pagar nada (vendendo acções e direitos ao mesmo tempo, por forma a cancelar menos valias e mais valias).

United1900 Escreveu:Porque o estado assume isso sempre como lucro?
Não percebo.


A resposta curta penso que é justo dizer "porque dá jeito".

É importante notar que quando vendes as acções que estavam associadas ao Direito acabas por cancelar a menos valia. Mas não faz sentido nem é realmente justo ignorar o ajuste realizado como é feito actualmente (note-se que as regras eram mais justas até há alguns anos atrás). É ignorar como o mercado funciona realmente e tributar da forma que dá mais jeito. E o BCP é excelente para mostras a injustiça: a esmagadora maioria dos investidores está com perdas tremendas neste título e quando vende direitos vê-se obrigado a declarar mais valias que são completamente inexistentes.

Se há caso que mostra como estas regras são injustas e obrigam a malabarismos que de outra forma eram desnecessários, é mesmo este...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 1:47

O exemplo que deste o 2500 aprox que vou receber (66% da venda de direitos) esta parte é que tenho de fazer contas com os 28%. Melhor que 28% de tudo. É isso???
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por United1900 » 17/1/2017 1:37

Sim mas não percebo uma coisa.
Subscrevo 33% e vendo os 66% e já tenho euro para os subscrever. Mas não tenho de pagar sempre os 28% dos direitos que vendo??

Porque o estado assume isso sempre como lucro?
Não percebo.
 
Mensagens: 50
Registado: 8/7/2014 20:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/1/2017 1:28

United1900 Escreveu:Só uma questão.
Tenho 5000 acções.
Pelo que percebi se no caso de... vender meus direitos e reinvestir seguidamente nas acções...
Mas... dizem que continuamos igual mas pagaremos uma taxa de 28% no final do ano a mais...? Certo? Cerca de um terço do que nos dão vai á vida.
Neste caso por exemplo são mais valias. O que seria melhor ? Vender depois da operação algumas do próprio bcp reduzir posição mas depois não pagamos mais valias no final do ano... ou vender outra acção que também temos menos valia?


Existem alternativas a vender todos os direitos (e sim, podes "usar" vendas de acções para "cancelar" essa mais valia, sejam do BCP ou outro título).

Consulta o tópico do FAQ, na segunda página explica como fazer por exemplo para vender apenas uma parte dos direitos, não todos, por forma a manter sensivelmente igual o montante investido (uma alternativa directa ao que estás a referir).

Deixo aqui um quote mas sugiro-te fortemente que dês uma olhada ao tópico e leias tudo:

MarcoAntonio Escreveu:
O mais simples é manter D/(D+1.41) dos Direitos, ou seja, neste caso por exemplo 0.727/(0.727+1.41) = 0.34 dos direitos.
[isto é um rácio, significa manter 34% dos direitos, ou seja, vender 66% dos direitos]

Se são 5333, requer vender 3519. O montante da venda serve para pagar a subscrição dos outros 1814 direitos (os valores servem meramente de exemplo e os calculos estão arredondados, além disso ignora comissões).

Exercer 1814 direitos custa 1814*0.094*15 = 2558 euros.

Vender 3519 direitos rende 0.727*3519 = 2558 euros.



Outra alternativa é ir ao AC e depois vender acções. Mas, para além de requerer disponibilidade de capital, envolve riscos adicionais. Afinal ficas amarrado a todas essas acções até ao dia 9 de Fevereiro e sujeito ao que acontecer.

E ainda outra alternativa é vender acções e direitos - por forma à menos valia das acções cancelar a mais valia dos direitos - e ir ao AC, sempre fazendo a que no final fiques com um montante investido semelhante ao que tinhas antes de todo este processo. Identico ao que já estavas a sugerir no teu post.

Não é mesmo necessário pagar IRS sobre mais valias não existentes...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], J.f.vieira, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 294 visitantes