Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As minhas apostas para 2003

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Em relação à PT

por pessoa » 2/1/2003 9:42

O que interessa não é só o nível de endividamento, é a qualidade dos activos que provocaram o endividamento, ou seja se 1 empresa se endivida par fazer investimentos rentáveis (tipo Brisa) tudo bem, agora se a dívida sobe para fazer investimentos como fizeram outras Telecom's (sobretudo DT e FT) e mesmo a EDP, cujas rentabilidades são negativas, mais vale não os fazer. É que com baixo endividamento, existe muita folga, muito espaço de manobra na gestão, que permite inclusive ter um rating de crédito dos melhores das Telecom's europeias.
Quem sabe se a PT não poderá vir a comprar um operador estrangeiro, numa situação de saldos. Bem sei que a PT é 1 anão, comparado com outros, mas, ao contrário do que aqui se deu a entender, o nível de endividamento não deve depender das taxas de juro, mas sim antecipá-las. Dou 1 exemplo: tenho 1 amigo que comprou 1 apartamento por €150.000 para arrendar, pq a prestação é 600 euros e a renda que ele conta receber é €500! Até parece bom negócio, não fosse a sobreavaliação do imóvel e a certeza de as taxas de juro subirem nos próximos 30 anos :wink: Ou ainda 1 outro exemplo de aproveitar para fazer as "férias de 1 vida", pedindo 7.500 euros ao banco, aproveitando o crédito pessoal barato!!!
Isto serviu para exemplificar, o que deve ser 1 empresa cautelosa...
Quanto à redução da dívida, talvez não saibam que a PT gera mais de €1.000.000.000 de cash-flow por ano :lol: Se os custos operacionais são menores e os financeiros tb (já foi provionado tudo o que respeita ao efeito real), os lucros subirão e bastante :)
Quanto à compra da PTM.com, é 1 gota de água na PT, enquanto na PTM representava bastante.
Termino dizendo que não me surpreenderia que a cotação voltasse aos 4,5 a 5 euros, mas o seu potencial de subida é grande, pq os lucros podem subir + de 20%/ano em 2003 e 2004 (o UMTS, ainda não será em 2004 que arrancará?!!!!).

Cumprimentos

Pessoa
"GOD, give me the serenity to accept the things I can't change,
the courage to change the things I can and the wisdom to know the diference"

Da autoria de S. Francisco de Assis, mas que tb se aplica à forma como se deve lidar com os mercados

Registado: 17/12/2002 17:29

Mais uma achega

por ASA Delta » 2/1/2003 4:08

Para que quer a PT reduzir o endividamento com os juros a baixar? Não será má polita de gestão, endividar com juros altos e desendividar com juros baixos?Ou está a PT a adivinhar a subida dos juros(para já é contra censo) ou ainda que o seu negócio vai sofrer um rombo de receitas e não vai ter capacidade de pagar?

Não o quero contradizer , mas apenas que faça uma reflexão sobre o assunto
ASA Delta

Boas previsões

por ASA Delta » 2/1/2003 3:54

Só aquela da subida da PT por redução de dividas é que não comprendi: então a PT comprou a PTM.Com ,cuja venda vai dar origem à subida da PTM porque se livrou dela e a PT vai subir?

A PT comprou a rede fixa,a PTM.com, vez avultados investimentos no Brasil,e parece que a telefónica ainda a quer enterrar em mais, vai comprar uma parte da Oniway....e reduz a divida? Eu já li isso em vários lados mas não me entra na cabeça. Espere pelo Brasil e lucros futuros, e não dou muito tempo que a PT não esteja nos 3€
ASA Delta

As minhas apostas para 2003

por pessoa » 2/1/2003 2:42

Na Euronext Lisboa, as minhas apostas são PT, PTM e Brisa
Razões: PT - redução de custos operacionais, reorganização interna e redução de dívida;
PTM - pode subir cerca + de 100%, pois tem tido 1 política agressiva na Netcabo e canais de codificados, tornando-se 1 "cash cow", agora que se livrou da PTM.com;
Brisa - refúgio em tempos conturbados que se avizinham, taxas de juro descerão mais e política governamental pró-portagem, embora com o risco de disparo dos prços dos combustíveis :cry: .
De fugir - bancos, na generalidade, pois o caminho para os lucros é esfumarem-se debaixo de provisões de crédito incobrável (já digo isto há + de 2 anos no fórum de negócios.pt).

Alguns price targets (Dez/2003):
PT 8 a 10 euros;
PTM 20 euros
Brisa 6 euros (podendo chegar aos 7 antes dos dividendos)
BCP 1,5 a 2
BPI 1,5 a 2
EDP 2

PSI 20:5500 a 6000

Seria curioso, cada 1 lançar palpites e daqui a 363 dias estarmos aqui a fazer o balanço, se os palpites foram certeiros, ou não e porquê.

Cumprimentos

Pessoa
"GOD, give me the serenity to accept the things I can't change,
the courage to change the things I can and the wisdom to know the diference"

Da autoria de S. Francisco de Assis, mas que tb se aplica à forma como se deve lidar com os mercados

Registado: 17/12/2002 17:29

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google [Bot], niceboy, Rolling_Trader e 154 visitantes