Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estou desiludido com esta administração

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ertai » 23/3/2004 13:45

Depois desta salgalhada toda..
Desejo deixar aqui um pequeno comentário..

Aos Visitantes do Caldeirão: REGISTEM-SE! :mrgreen:

Registado: 11/5/2003 12:11

por Zen » 23/3/2004 13:32

Ó Paulo, não te fica nada mal corrigires a notícia. Não é o facto de todos dizerem uma asneira sem pés nem cabeça que faz dela uma verdade. Hoje podem calcular outra vez o valor teórico que lhes dá um ajuste diferente ...
A vida são dois dias e o Carnaval são três.

Registado: 25/7/2003 12:50

por JAS » 23/3/2004 3:34

Visitante Escreveu:Cada caso é um caso e não perdiam nada informarem-se duvidamente, antes mesmo quando através deste (extraordinario forum) estão a induzir as pessoas em erro. Mais não digo, pois cabe aos Senhores e a todos os que aqui andam, analisar e pesquisar.

Visitantes anónimos sempre me divertiram sobretudo quando parece que não percebem as coisas à primeira.
Cada caso é um caso e eu acrescento que este é mesmo bizarro.
Com que então somos nós que estamos a induzir as pessoas em erro?
Essa tem graça, mais não digo.

Visitante Escreveu:O que se passa na realidade é que na vez de informarem correctamente, andam a criticar negativamente o trabalho que jornalistas e economicos fazem diariamente com muita etica e profissionalismo.

O amigo de apelido "anónimo" acha então que quem disse tamanho disparate o fez "com muita ética e profissionalismo"?
Eu acho que não e mantenho o que disse: -Aquilo é mesmo um disparate.
E, sendo disparate, não existiu certamente profissionalismo na sua redacção.

Visitante Escreveu:"A tecnológica disse que pretendia propor em assembleia geral, a realização de um aumento de capital(...)

Está a ver ou ainda não percebeu?
A administração da PAD disse que "pretendia propôr" portanto ainda não propôs nada.
E quando apresentar a proposta ainda é preciso que a mesma seja aprovada numa Assembleia Geral expressamente convocada para o efeito.
Neste momento nem sequer a AG está convocada...

Visitante Escreveu:Tendo em conta a cotação de fecho da empresa no dia de ontem, nos 0,53 euros, o VTDA, valor para o qual a empresa tende corrigir após o anúncio de um aumento de capital, é de 0,4679 euros"

O amigo "Visitante" não invente siglas novas... O VTDA não significa "depois do anúncio" mas sim "valor teórico depois do aumento".
Percebeu?

Além disso o que é que tinha de especial o dia de ontem além de ser 6ª feira?
Já reparou que a mesma explicação também se aplica à sessão de hoje?

Se na 6ª feira fechou a 0,48 euros o "pseudo VTDA" seria hoje de manhã de 0,43?
E se a cotação era hoje de manhã de 0,38 podemos dizer que fez o 3º "pseudo VTDA" durante a tarde e corrigiu para 0,33?

Bolas, amigo Visitante Anónimo... Com 3 VTDA's em 2 dias aquilo tende exponencialmente para zero!

Já falámos do "profissionalismo", agora passemos à Ética.
A Ética exige que quem disse semelhante barbaridade no dia seguinte corrija a notícia ao verificar que induziu em erro os seus leitores.
Não acha?

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por mv76 » 23/3/2004 3:00

Penso que a questão do aumento de capital tem sido bem explicada pelo Ulisses, Jas, Ming, … e de uma maneira que me parece clara.

Mas haverá sempre quem tem dificuldade em perceber, porque não tem conhecimento prático de anteriores aumentos de capital, e especialmente porque não domina bem a linguagem técnica subjacente.

Na verdade o valor de cotação actual corresponde aquilo que o mercado pensa que é o valor da empresa hoje. Ponto final parágrafo.

Quando surgem aumentos de capital, lembro-me de acontecer:
- que não tem implicações na cotação,
- que tem aumentado muito ou pouco as valorizações,
- e que tem diminuído muito ou pouco as desvalorizações.

Todas estas situações resultam da maré (onda) (moda) do mercado, sobre a cotação (valorização) da acção e dos aumentos de capital.

O impacto técnico do aumento de capital na cotação dá-se no dia em que é retirado o direito de exercer a preferência no aumento de capital, ou seja quando passa a haver a acção e o direito a exercer o aumento de capital (com este eventualmente a ser cotado).

Se calhar não acrescentei nada ao que já foi dito, nem fui mais claro na exposição, e espero não ter escrito nada errado, mas também quero acrescentar que perfilho totalmente as críticas feitas às tais notícias de alguns jornalistas sobre aumentos de capital., e que nesta matéria há gente sem razão e que está enganada no que escreve.

Um abraço
RS

Registado: 18/12/2002 6:09

É verdade, faltava-me essa data...

por bertoluci » 23/3/2004 2:53

Troco a entrada em negociação dos direitos pelo ultimo dia que dá direito aos direitos.... assim é que está correcto...

Há quem esteja à espera de receber os direitos para vende-los imediatamente em bolsa e não para ir ao aumento de capital...
Não faltam motivos para corrigir a cotação...lol

abraço e bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

Concordo

por bertoluci » 23/3/2004 2:41

Aliás esta empresa a 0.10€ já é cara...
Na minha opinião, todos os aumentos da capital que venham a criar aumento quase imediato de cash flows, são sempre bem vindos e melhoram a cotação da empresa cotada, se fôr um investimento duvidoso ou com risco é natural o ajuste da cotação. No caso da pararede é para limpar prejuízos, não é preciso dizer mais nada... "é obvio que os jornalistas estão a soldo de alguém...." de qualquer das formas não é por falta de aviso dos mais conhecedores do forum que os caldeireiros se metem nela...

Abraço e bons negócios

por Ulisses Pereira » 23/3/2004 2:34

Bertolucci,

Lendo melhor o teu post, esse segundo ajuste de que falas até é mais à frente, quando os direitos estão a ser negociados e em que se vai fazendo arbitragem entre acções e direitos, produzindo variações interessantes nas acções.

Isso ainda é outro aspecto a ter em conta, mas antes disso ainda há uma data relevante que é aquela que determina o último dia em que possuir acções dá direito a ir-se ao aumento de capital. É no final desta sessáo que se dá o ajuste automático e não, como dizes, no dia do anúncio do aumento de capital.

Está aqui o teu erro de raciocínio e de quem escreveu estas notícias.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 23/3/2004 2:29

Não, Bertolucci. O segundo ajuste a que te referes existe sempre e é praticamente automático na altura em que a acção passar a negociar ex-direitos. O primeiro nem sempre existe. Mais... no passado há até aumentos de capital que provocam uma reacção imediata positiva.

Mas o que me choca não é ouvir dizer que a Pararede ajustou ao aumento de capital, pois se apenas isto fosse dito, poderia interpretar como sendo uma reaçcão ao aumento de capital. O que me choca é falarem em valores precisos e até de VTDA nesta altura!!! Isto é um erro de palmatória que me custa a aceitar em meios de comunicação social prestigiados.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

atenção existe erro no valor do minimo do direito

por bertoluci » 23/3/2004 2:28

de memória não me recordo o valor....

As minhas desculpas

Ulisses

por bertoluci » 23/3/2004 2:20

Todos têm razão.... existe o ajuste teórico em termos de avaliação de negócio, que é isso a que os Srº.s jornalistas se referem... apesar de achar o preço das acções da pad expeculativamente inflacionadas, o preço teórico ajustado ao preço de fecho antes do anuncio do aumento de capital... aceito os calculos dos jornalistas...
O outro ajuste a que a maioria dos caldeireiros se refere é ao dia ex-direito, que é na proporção do valor do direito antes de sair de negociação(esse valor vai ser determinado pelo mercado). ex: se a cotação do direito fôr de 0.10 cêntimos, a cotação deverá ser de 0.40 cêntimos, os 0.10 cêntimos referem-se ao diferêncial da cotação do activo e o valor da subscrição das acções, se eventualmente as acções cairem abaixo de 0.30, o direito valerá próximo de zero(normalmente o direito ajusta ao preço de cotação do activo)....No caso do bcp, quando se anunciou o aumento de capital também houve um ajuste teórico da cotação, quando os direitos entraram em negociação, entraram ao preço do diferêncial entre o preço do aumento de capital e o valor actual da cotação do activo(e esse sim seria o valor ajustado ao aumento de capital)... os direitos foram variando para cima e para baixo sem nunca terem ultrapassado o valor mais baixo de 0.25... a cotação do bcp nunca foi muito além dos 1.25 euros, penso que tocou uma vez nos 1.22€ e depois foi upa, upa...

Pode-se concluir que normalmente existem dois ajustamentos da cotação , um pelo anúncio do aumento e outro aquando da entrada dos direitos em negociação...

Abraços e bons negócios

Oh!

por Marabunta » 23/3/2004 1:37

Esse foi o preço de ajuste do ANÚNCIO de aumento de capital, não é o preço de ajuste do DIA do aumento de capital que ainda não sabemos quanto será, mas prepara-te se o BES não a segurar vai aos infernos.Se a segurarem agora irá mais tarde. Tudo vai depender das quantidades que forem postas à venda,mas como estão quase todas nas mãos da ganância vai ser um fardo pesado

Porque razão se confundem as coisas!
Marabunta

Oh Ulisses...

por DieHardGoebbels » 23/3/2004 1:37

... mas ainda não percebeu as transcrições?

Vai uma ajuda?
O que é preciso é publicidade
:mrgreen:
DieHardGoebbels

por Ulisses Pereira » 23/3/2004 1:32

Claro que não existem, pois o aumento de capital ainda não está à porta e ainda não decorreu o prazo de negociação dos direitos. Mas vai haver, como sempre.

Não sei se está a perceber a questão, mas está a transcrever-me notícias para me responder quando eu (e mais alguns participantes do fórum) passámos os últimos dias aqui no fórum a explicar porque é que essas notícias estão mal escritas e qual o erro em que estáo a incorrer...

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Não existem direitos na Pararede.

por Visitante » 23/3/2004 1:27

A empresa encontra-se a 31 de Dezembro de 2003 em situação de incumprimento face ao disposto no Art. 35 do Codigo das Sociedades Comerciais, em virtude de os seus capitais proprios serem inferiores a metade do capital social. Não obstante o referido artigo não se encontrar ainda em vigor, é intenção da Administração resolver de imediato esta questão, propondo á assembleia Geral uma redução de capital, seguida de um aumento mediante a subscxrição de 81 milhões de novas acções ao preço de ,30€ cada uma, sendo o valor nominal unitário de ,10€ e o ágio de ,20€, com garantia de colocação do BES.

ParaRede toca no preço de ajuste após anúncio de aumento de capital

Desvaloriza um máximo de 13,21%ParaRede toca no preço de ajuste após anúncio de aumento de capital
A ParaRede chegou a perder hoje um máximo de 13,21% para 0,46 euros, a ajustar o anúncio de aumento de capital por parte da empresa de Paulo Ramos. O valor teórico depois do aumento de capital (VTDA) situa-se entre os 0,46 e 0,47 euros, mais precisamente nos 0,4679, e apesar de o ajuste não ser automático, a cotação da empresa já tocou nestes valores.

A tecnológica disse ontem que pretendia propor em assembleia geral, a realização de um aumento de capital em 24,3 milhões de euros (emissão de 81 milhões de acções a 0,30 euros cada uma), através de uma operação harmónio, com o intuito de cobrir prejuízos. Tendo em conta a cotação de fecho da empresa no dia de ontem, nos 0,53 euros, o VTDA, valor para o qual a empresa tende corrigir após o anúncio de um aumento de capital, é de 0,4679 euros.

Este aumento de capital de 24,3 milhões de euros representa mais do que a empresa valia há nove meses atrás, em Junho de 2002. Nessa altura a empresa valia cerca de 21,3 milhões de euros. Desde então e tendo em conta o valor de cotação [PARA] actual de 0,49 cêntimos, a ParaRede cresceu 188,24%.

A tecnológica nacional é uma das empresas mais voláteis do índice nacional com um beta (mede as variações da cotação da empresa em bolsa face ao PSI-20) de 1,22.

A ParaRede anunciou ontem, na apresentação de resultados, um redução de 62% dos prejuízos para 16,4 milhões de euros, ao passarem de 43,43 em 2002 para 16,38 milhões de euros o ano passado. No quarto trimestre do ano passado a empresa de tecnologias atingiu um EBITDA positivo de 500 mil euros, revelou a empresa em comunicado.

As acções da ParaRede seguiam com uma queda mais amena de 9,43% para os 0,48 euros.

2004/03/19 11:58:00
Visitante

por vvv » 23/3/2004 1:12

Ulisses

que lhe parece, publicar (1ª pag-Caldeirão e no Independente)artigo onde voce explicasse tal situação.

abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

por Ulisses Pereira » 23/3/2004 1:05

Desculpe lá, mas explique-me o que eu disse de errado? Eu, o Ming, o Jas, entre outros, explicámos direitinho qual o erro dessa notícia e dos comentários que alguns jornalistas têm feitos sobre essa matéria.

Diga-me porque é que estamos errados... ou seja, rebata os nossos argumentos se discorda deles...

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Visitante » 23/3/2004 1:05

os prejuizos vão ser reduzidos a zero?assim a pararede deixa de ter prejuizos superiores ao volume de vendas totais?

obrigado pela ajuda
Visitante

Oh Visitante...

por DieHardGoebbels » 23/3/2004 1:01

... agora estou baralhado... então ela vai fazer um aumento de capital para cobrir prejuízos?
Então, mas não percebo... PREJUÍZOS ?
E mesmo assim vale tanto?
DieHardGoebbels

por vvv » 23/3/2004 0:59

Talvez fosse um bom artigo para ULISSES publicar no Independente.

abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

Estou desiludido com esta administração

por Visitante » 23/3/2004 0:55

Ulisses e companhia têm vindo a insistir desde sexta-feira passada com o seguinte:

"Uma nota final para o "Jornal Financeiro" da TSF. o jornalista Paulo Tomé, do Diário Económico voltou a insistir na teoria do ajuste da cotação da Pararede ao aumento de capital, caindo no erro de dizer que a cotação até já está abaixo do valor a que devia ajustar. Mas quando é que alguém lhes explica que o ajuste ao aumento de capital só se dá na data em que a acção negociar ex-direito?

Francamente Senhores.
Cada caso é um caso e não perdiam nada informarem-se duvidamente, antes mesmo quando através deste (extraordinario forum) estão a induzir as pessoas em erro. Mais não digo, pois cabe aos Senhores e a todos os que aqui andam, analisar e pesquisar. O que se passa na realidade é que na vez de informarem correctamente, andam a criticar negativamente o trabalho que jornalistas e economicos fazem diariamente com muita etica e profissionalismo.

"A tecnológica disse que pretendia propor em assembleia geral, a realização de um aumento de capital em 24,3 milhões de euros (emissão de 81 milhões de acções a 0,30 euros cada uma), através de uma operação harmónio, com o intuito de cobrir prejuízos. Tendo em conta a cotação de fecho da empresa no dia de ontem, nos 0,53 euros, o VTDA, valor para o qual a empresa tende corrigir após o anúncio de um aumento de capital, é de 0,4679 euros"
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, Pmart 1 e 353 visitantes