Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Edp

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vvv » 23/3/2004 1:30

pessoalmente hoje tive de alienar parte da carteira, parece-me que fiz bem já que fechou abaixo de 2,25. e sinceramente estou preparado para despejar mais se quebra 2,20.
Para mim a correcção deverá continuar.
Infelizmente.

abraço forense
vvv
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 261
Registado: 15/1/2004 23:06

por Pata-Hari » 22/3/2004 16:59

A mim o que me parece é que ignorar informação seja de hoje, de ontem ou de anteontem é como conduzir de olhos tapados dizendo que vão ver como conheço o caminho. Mesmo que não aconteça nada, não é a atitude mais ... ponderada. Mas pronto...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Novo » 22/3/2004 16:56

Estas cotações de hoje não servem de referencial para nada. Daqui a dois ou três dias falamos. Quando passar o susto...
Novo
 

por Ulisses Pereira » 22/3/2004 16:55

Aqui ficam os gráficos actualizados da EDP mantendo por inteiro os comentários que tenho feito quer em relação à EDP quer em relação ao mercado, isto é, a correcção mantém-se e ainda não foi dado nenhum sinal do seu fim.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.gif
forum-edp1.gif (23.55 KiB) Visualizado 663 vezes
forum-edp2.gif
forum-edp2.gif (15.24 KiB) Visualizado 674 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Visitante » 22/3/2004 16:47

Não me parece que o gráfico da EDP tenha grande utilidade informativa, depois da reestruturação recente do sector de energia. Dá os valores da cotação, numa leitura simples do gráfico, dos ultimos meses/anos sem ter em conta dados essenciais. É preferível saber como estão a evoluir as cotações das outras companhias do futuro MIBEL e as perspectivas de evolução a c. prazo da EDP. De resto parece-me estar num bom momento para reforçar.
Visitante
 

por Visitante » 22/3/2004 16:33

Alguem tem ai o gráfico actualizado da EDP?
Visitante
 

por BUILDER » 22/3/2004 13:09

EDP desmentiu hoje a notícia do «Cinco Días» que dá conta de negociações com a EnBw para a compra de 35% detidos na Cantábrico. Os analistas estimam que a opção de venda da alemã custaria à EDP 756 milhões de euros, mais o reconhecimento de 100% da dívida da eléctrica espanhola que passaria a ser consolidada integralmente.

A edição de sábado do «Cinco Días» avança que a Electricidade de Portugal (EDP) [Cot] intensificou na semana transacta as negociações com a EnBw, eléctrica alemã controlada pela Électricité de France (EdF), para a compra dos 35% detidos na eléctrica das Astúrias, a Hidrocantábrico, passando a eléctrica nacional a controlar 75% do capital.

O mesmo órgão de informação avança que o valor a ser pago pela EDP oscilaria entre 900 milhões de euros a mil milhões de euros.

«Desmentimos quaisquer negociações com a EnBW para a compra dos 35% da Cantábrico. Tudo o que se disser sobre essa questão é pura especulação», afirmou Horácio Piriquito, porta-voz da EDP em declarações à agência «Reuters» e confirmadas pelo Canal de Negócios.

Os analistas do ES Research (ESR) recordam que a intenção da EDP tem como objectivo a compra só a médio prazo, após a integração dos mercados de electricidade dos países ibéricos.

A EDP e a EnBw estabeleceram um acordo segundo o qual, a eléctrica alemã ficou com uma opção de venda que lhe confere a opção de alienar 35% da Cantábrico pelo valor do capital investido (686 milhões de euros) mais um custo de oportunidade ou «cost of carry».

Os analistas do ESR, considerando uma taxa de «cost of carry» de 5% para o período de dois anos, calcula um encaixe para a EnBw de 756 milhões de euros.

«Consideramos uma probabilidade muito baixa para uma aquisição desta participação a curto prazo e a um preço acima do valor da opção de venda estabelecido no acordo», conclui o ESR que tem um preço alvo de 2,80 euros para a EDP e uma recomendação de «comprar».

O BPI, numa nota diária a clientes refere que, apesar desta aquisição fazer sentido do ponto de vista estratégico, a sua concretização seria vista com maus olhos pelo mercado já que implicaria uma subida da dívida, quer pelo preço pago (900 milhões de euros), quer pela assunção de 100% da dívida da Cantábrico (contra os actuais 40%), já que esta teria de passar a ser consolidada de forma integral e não proporcional. O aumento do endividamento por esta via representaria mais 1,3 mil milhões de euros.

O BPI refere que a EDP pagou 800 milhões de euros pelos 40% da Cantábrico. O banco tem uma recomendação de «compra» e um preço alvo de 2,70 euros.
 
Mensagens: 36
Registado: 10/3/2004 11:16

por Ulisses Pereira » 22/3/2004 13:06

Respeito quem acredita que a EDP está a cair por causa dessa notícia, mas na minha opinião a EDP está a acompanhar o mercado na sua correcção, processo que já se iniciou há quase duas semanas.

Aliás, neste momento a EDP até cai um bocadinho menos que o PSI. Mas, no fundo, está em linha com o que a nossa Bolsa está a fazer.

Mantenho a análise que fiz em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=24642 , ou seja, a correcção continua e, apesar de estar próxima de alguns dos seus suportes, ainda não há qualquer sinal de que a correcção terminou.

Quanto ao que o novo disse: "mais do que uma Empresa Portuguesa a EDP é uma Empresa da Europa e do Mundo com interesse vastos Em vários continentes. ", o facto de ser uma empresa sólida e internacionalizada, não garante que o caminho das cotações é para cima. Se assim fosse, por exemplo, a Microsoft já há muito devia ter abandonado as quedas...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Visitante » 22/3/2004 12:57

O que fará correr o sr. Abel Mateus? Será que ele adora a santa concorrência, ou haverá outros santos a prometer milagres mais significativos:evil: :evil: :evil: Não dá para entender. É o país que temos: todos deviam empenhar-se em termos empresas portuguesas fortes e competitivas. Sempre que alguma tenta levantar a cabeça, lá vem um "abel" qualquer a levantar dificuldades. Além do caso da edp, temos o da portucel, pt, etc...
Visitante
 

por Novo » 22/3/2004 10:34

A acompanhar o teste ao suporte esta finta da EDP. mais do que uma Empresa Portuguesa a EDP é uma Empresa da Europa e do Mundo com interesse vastos Em vários continentes.
Novo
 

Edp

por Visitante » 22/3/2004 10:24

A edp que estava a cair, inverteu após esta notícia. Bom seria um fecho no verde.

A compra dos activos de distribuição do gás pela EDP e pela Eni vai ser notificada na Comissão Europeia e não na Autoridade da Concorrência nacional.

O presidente da Autoridade, Abel Mateus, tem revelado publicamente algumas preocupações em relação à operação, deixando no ar a probabilidade de impor condições.

Abel Mateus desconhece os contornos da operação mas, do ponto de vista hipotético, sublinha que sendo esta uma operação que, ao que tudo indica, mercado nacional, a Autoridade pode, uma vez ouvida pela Comissão Europeia, requerer a devolução do “dossier” a Portugal e ser ela a apreciar a concentração.
Visitante
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, Pmart 1, trend=friend e 117 visitantes