Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

dividendo bcp

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Para JCS

por artista_ » 20/3/2004 23:16

Caro JCS,

Já reparas-te que o que dizes vem de encontro com o que eu disse?? por isso devias concordar! :) :)

De facto este ano não pode ser comparado com o do ano passado e talvez não o possa ser com nenhum outro, eu só fiz a comparação com o ano ano passado para dar um exemplo de que a evolução das cotações tem pouco a ver com o dividendo...com isto não quero dizer que até ao dia ex-dividend a cotação não suba 6 cêntimos, pode subir mais pode subir menos e pode descer, o que acho é que a variação que vier a ter terá pouco a ver com o dividendo... como o Marco diz, a única coisa que é bastante provável é que venha a corrigir mais ou menos 6 cêntimos na abertura do dia em que entra em ex-dividend! ainda assim há alguns casos em que isso não acontece...

Registado: 17/3/2003 22:51

por JCS » 20/3/2004 17:48

MarcoAntonio Escreveu:...Mas isso em função do sentimento geral dos investidores e do estado do mercado. Não é o dividendo em si que o determina...

É exactamente isto que eu penso e que tenho tentado descrever. :mrgreen:

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por JCS » 20/3/2004 17:46

Saliento (e quem "me conhece" já deve ter reparado que é a minha maneira de estar na bolsa) que não sou de maneira nenhuma defensor de ir atrás do dividendo na altura em que este é distribuido. Acho que os dividendos devem fazer parte duma optica de investimento muito mais alargada e de perspectivas das empresas onde se investe. Concordo com o artista que é má politica "jogar para o dividendo" :lol: .

Como referiu o Marco sei também que por vezes até descem (mas creio que toda a envolvente de optimismo etc, etc fazem muita diferença mesmo na evolução das cotações). Daí ter dado o exemplo no meu post anterior de na altura estarmos em eminente AC etc.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por MarcoAntonio » 20/3/2004 17:40

Anonymous Escreveu:Estou de acordo com o que disse, mas acrescentaria só uma coisa, imaginando que o activo não sobe porque já tem incorporado um determinado prémio, pode acontecer que se baixe até lá no sentido de valorizar esse dividendo, é possível que o activo no pós dividendo não corrija a sua totalidade, e aí ao valorizar ser um excelente negócio, pois paga encargos e mais qualquer coisita, ou estou errado?

Pode acontecer qq coisa (inclusivamente o exemplo que citou). Mas isso em função do sentimento geral dos investidores e do estado do mercado. Não é o dividendo em si que o determina...

Pois como pode ocorrer o exemplo que citou também pode acontecer o inverso, com o título a cair bem para além do valor do dividendo assim que entra em ex-dividendos pelo que quem o tentar ganhar não só não ganha nada como ainda sai a perder no fim do trade.

Em suma, o dividendo em si nunca deve ser razão para comprar um activo (pode-se ganhar, pode-se perder, dependerá do mercado e não do dividendo). Já comprar e deter no longo-prazo um activo que tradicionalmente distribui bons dividendos é uma política mais acertada e que poderá/deverá dar frutos.

A questão é que os investidores que compram para receber o dividendo pensam que vão ganhar aqueles 6 ou 10 centimos que vão ser distribuidos. Se o conseguirem ganhar (tendo comprado por este motivo apenas) será por pura sorte (resultado das circunstancias do mercado). Como poderão sair a perder...

É por isso que eu digo: o mercado não dá borlas!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por JCS » 20/3/2004 17:37

artista Escreveu:...a cotação do BCP fechou a 1.69, no dia em que entrou em ex-dividend o máximo que o BCP fez foi 1.53...

Não concordo consigo na comparação que faz deste ano em relação à evolução do titulo no ano passado porque julgo não serem comparáveis.

Digo isto porquê:
O simples facto de no ano passado após a Assembleia Geral ter sido comunicado o aumento de capital faz toda a diferença (tanto no pessimismo de alguns e posterior despejo devido ao AC como em toda a envolvente de desconfiança proveniente da situação geopolitica da altura (começo da guerra etc) daí que a evolução do titulo tenha sido contrária.

Além de que as perspectivas económicas actualmente (se bem que ainda estamos longe do "optimo") são claramente mais favoráveis que no ano passado por esta altura (basta comparar a evolução das diferentes praças mundiais e pensar que pelo menos o Saddam já não anda por aí para se poder achar que a evolução do titulo em relação ao ano passado possa ser ascendente até ao "ex-dividend").

Julgo portanto que a evolução este ano poderá ser positiva por não estarmos em eminente AC e pelo nivel de pessimismo ter vindo a melhorar desde o ano passado (as pessoas têm de uma forma cuidadosa e gradual voltado à bolsa investindo em acções).

Mas isto é como tudo: Não sou bruxo e esta é apenas o que penso que irá acontecer e posso estar redondamente enganado. :) Logo veremos :)

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

Talvez

por jarc » 20/3/2004 17:32

Mas tb é verdade que em alturas de euforia o investimento é canalizado para "qualquer coisa" e que, quando a racionalidade vem ao cimo, há que fazer continhas.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Visitante » 20/3/2004 17:30

Estou de acordo com o que disse, mas acrescentaria só uma coisa, imaginando que o activo não sobe porque já tem incorporado um determinado prémio, pode acontecer que se baixe até lá no sentido de valorizar esse dividendo, é possível que o activo no pós dividendo não corrija a sua totalidade, e aí ao valorizar ser um excelente negócio, pois paga encargos e mais qualquer coisita, ou estou errado?
Visitante

por MarcoAntonio » 20/3/2004 17:26

Para sintetizar, há que distinguir:

:arrow: Lucrar (ou pretender lucrar) no curtíssimo-prazo com a distribuição do dividendo;

:arrow: Lucrar (ou pretender lucrar) no longo-prazo com o facto de a empresa distribuir (tradicionalmente) bons dividendos;

Os primeiros geralmente não conseguem ganhar nada com isso, os segundos sim. Os segundos até se podem dar ao luxo de vender na véspera do ex-dividendo e recomprar no dia de ex-dividendos que continuarão a beneficiar com o facto da empresa distribuir bons dividendos (e nem sequer chegam a receber de facto o dividendo se o fizerem deste modo). Por mais incrível que possa parecer...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 20/3/2004 17:15

Não é assim tão linear, JCS. E quem compra apenas para receber o dividendo, na prática regra geral não ganha absolutamente nada pois o que recebe no dividendo, perde no activo.

De momento estou de saída, mas mais tarde posso-lhe colocar aqui os gráficos de diversos títulos na altura dos dividendos e irá constatar que o unico movimento «certo» que ocorre é o desconto do dividendo no dia de ex-dividendos (pois o activo passou a valer «menos isso» dado que deixou de dar direito ao dividendo, valor perfeitamente conhecido pelo mercado).

Em muitos casos os activos até se encontram a cair nas vésperas do dividendo. Noutros, encontra-se a subir mas não reflecte exactamente o valor do dividendo. Ou seja, os movimentos nas vésperas dos dividendos não têm qq correlação evidente com os mesmos, o mercado segue apenas o seu rumo pois o mercado sabe que vai existir a distribuição de dividendo e portanto o efeito dilui-se ao longo do tempo.

Nem mesmo quando o dividendo é anunciado o activo reflecte o valor do dividendo pois o mercado já tem expectativas quanto a ele podendo apenas ser surpreendido pela positiva ou pela negativa aquando do anúncio.

A esmagadora maioria dos investidores (ou os investidores que representam a esmagadora maioria do capital a circular em bolsa) sabe que não lucra nada com a distribuição do dividendo em si, logo, os investidores que assim pensam não têm um impacto significativo, além de que quem quer vender sabe que nas vésperas do dividendo é uma boa ocasião para vender pois existe um pequeno acréscimo de procura. Enfim, o efeito dilui-se e muitas vezes o resultado acaba por ser, como já referi, o inverso. Com quedas dos activos...

A minha opinião vai de encontra à do Artista: o mercado valoriza o dividendo no longo-prazo mas essa valorização encontra-se diluida no tempo (ao longo do ano e dos anos). E não nas proximidades do dividendo ou quando este é anunciado. O mercado não dá borlas!...

Nas proximidades do dividendo o activo umas vezes sobe, outras vezes desce, mas por razões completamente alheias ao dividendo. No dia de ex-dividendos, aí sim, o título reflecte quase milimetricamente o valor do dividendo pois é óbvio que esse valor foi retirado a cada acção, pois na véspera ela dava esse bónus e no dia de ex-dividendo não dá.

É como ter uma embalagem de cereais que custa €2 e trás uma moeda de €0.20 lá dentro (o dividendo). Quem na véspera do ex-dividendo paga pela embalagem €2, no dia de ex-dividendos (em que deixa de trazer a moeda) paga apenas €1.80...
Por seu turno, o mercado sempre soube que a embalagem de cereais trazia uma moeda (antes do anuncio apenas não sabia exactamente o seu valor, mas tinham expectativas quanto a ele). Logo, entre o período em que é anunciado o valor da «moeda» e o último dia em que a embalagem dá direito à «moeda» não há motivos para o mercado valorizar nessa quantidade. O dado já é sabido há muito que está diluído no preço do activo...
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 20/3/2004 17:02

Não JCS, até lá muita coisa pode acontecer...

Por exemplo o ano passado o BCP distribuiu dividendo em 13 de Março, este ano distribui um mês depois, se recuarmos até ao dia 20 de Fevereiro de 2003 (estávamos +- à mesma distância temporal para a distribuição do dividendo) a cotação do BCP fechou a 1.69, no dia em que entrou em ex-dividend o máximo que o BCP fez foi 1.53...

Não vale a pena verificar outros anos porque os mercados estavam em situações diferentes e o do ano passado é só um exemplo! a realidade é que os mercados pouco ligam ao dividendo, embora no geral ele seja importante para a avaliação dos títulos...

por JCS » 20/3/2004 16:44

artista Escreveu:...porque no dia em que o título entrar em "ex-dividend" provavelmente irá corrigir +- os 6 cêntimos do dividendo...

...que até lá acumulou exactamente porque muita gente compra só para obter o dividendo...

JCS
"Every trade is a test"

por artista_ » 20/3/2004 16:33

Comprar por causa de receber o dividendo parece-me um erro, agora se estiver a comprar a longo prazo porque o dividendo representa já um retorno de 2,8% (+-) e em princípio irá subir nos próximos anos talvez faça algum sentido...

O investimento depende muito da situação de cada um... só penso que não é boa idei estar a comprar para receber o dividendo e vender, isso é um tiro no escuro, até porque no dia em que o título entrar em "ex-dividend" provavelmente irá corrigir +- os 6 cêntimos do dividendo...

por Rui Azevedo » 20/3/2004 16:15

acham que compensa comprar bcp para ter dividendos?
Bons negócios...
Rui Azevedo

Registado: 18/3/2004 22:36

É pena ...

por Presa36 » 20/3/2004 11:09

... ser 2003

poderia ser 2004 - incompleto!

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

Dividendos

por oscarcoelho » 20/3/2004 1:47

Registado: 29/3/2003 20:29

dividendo

por acurva » 20/3/2004 0:45

Boas,
alguem sabe se o Modelo_Continente, costuma pagar dividendo?
obrigado

Registado: 19/3/2004 13:55

por Ansas » 19/3/2004 22:38

Boa noite

No site do millenniumbcp tem inf para a PT e para a Brisa
PT a 30/04
Brisa a 22/04

Cumprimentos
Ansas

Registado: 13/12/2003 17:57

por artista_ » 19/3/2004 22:20

Acho que ainda ninguém sabe Asilva...

por silva_39 » 19/3/2004 17:04

Alguem sabe quando as outras empresas do PSI20 pagam: BRISA, EDP, PT, SAG

cumprimentos
A paciência é a chave do negocio

Registado: 5/11/2002 13:18

dividendo bcp

por JohnnySideral » 19/3/2004 16:59

2004-03-19 | 15:42:00

BCP paga dividendo de 6 cêntimos a partir de 13 de Abril

BCP paga dividendo de 6 cêntimos a partir de 13 de Abril

O Banco Comercial Português anunciou hoje que vai pagar o dividendo referente ao exercício de 2003 no próximo dia 13 de Abril, com as acções a negociarem sem direito à remuneração a partir de 6 de Abril.

Num comunicado o BCP diz que o dividendo ilíquido é de 6 cêntimos, enquanto a remuneração líquida ascende a 5,1 cêntimos.

«O pagamento dos dividendos será efectuado através da Central de Valores Mobiliários. As acções serão transaccionadas sem direito a dividendo a partir de dia 6 de Abril de 2004, inclusive», refere o comunicado.

A este dividendo corresponde um «dividend yield» de 2,98% face à cotação de hoje, nos 2,01 euros.

( --- Canal de Negócios --- )

Registado: 19/3/2004 15:46

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1, trend=friend e 256 visitantes