Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Secreta sueca alerta - EURO 2004 ALVO DA AL-QAEDA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Por curiosidade

por valves » 17/3/2004 13:48

Vocês sabiam que a "recompensa" para cada um dos suicidas é ir para o paraíso onde esperam por ele 72 virgens !!! ... a ser verdade estes meninos não são nada estupidos não senhor !!! Estão lá eles em cima melhor do que eu ...
valves
 

...entretanto nosso Primeiro diz não haver nada de concreto

por Visitante » 17/3/2004 9:21

Marrocos alertou Madrid para presença de alegado membro da Al-Qaeda no país

AFP, PUBLICO.PT
As autoridades marroquinas alertaram no passado as congéneres espanholas para a presença em Madrid de Jamal Zugam, um dos marroquinos detidos no âmbito do inquérito aos atentados terroristas de 11 de Março e alegadamente relacionado com a Al-Qaeda.

Em Junho de 2003, Rabat alertou Madrid para o facto de Zugam ter regressado a Espanha após uma visita ao seu país de origem.

O marroquino — assinalado pelas autoridades de Rabat como "particularmente perigoso", indicou um fonte próxima do Governo marroquino, que pediu o anonimato — é um dos principais suspeitos dos atentados na capital espanhola, que causaram mais de 200 mortos e mais de mil feridos.

Jamal Zugam, de 30 anos, abandonou Marrocos três semanas após os atentados-suicida de Casablanca, realizados em Maio de 2003, e que agora as autoridades tentam perceber se estão relacionados com os mais recentes acontecimentos de Madrid.

O marroquino integra um grupo de cinco suspeitos detidos pelas autoridades espanholas no âmbito do inquérito aos atentados e continua sob interrogatório, ao abrigo da lei antiterrorista que permite alargar o período de detenção sem culpa formada. A rádio Cadena Ser e o diário "El País" noticiaram informações que revelam que Jamal Zugam terá participado directamente nos atentados de 11 de Março. O mesmo indivíduo é citado por duas vezes na instrução do juiz Baltasar Garzón sobre o envolvimento da célula espanhola da Al-Qaeda nos atentados terroristas de 11 de Setembro nos EUA.

Dois dos suspeitos são também marroquinos — Muhammad Bekkali e Muhammad Chaui —, estando em Espanha desde a sua infância e, portanto, realça a mesma fonte, "cabe às autoridades espanholas dizerem quem eles são".

Ao mesmo tempo, as autoridades marroquinas — que se predispuseram a colaborar com Madrid para determinar a identidade dos suspeitos detidos e a sua possível ligação com grupo radicais islâmicos e com os ataques de Casablanca — lamentaram o facto de Madrid não ter ainda respondido ao pedido de extradição de Abdalaziz Benyaych, acusado em Espanha e cujo irmão, Salahdin Benyaych foi condenado em Marrocos no âmbito do inquérito aos atentados de Casablanca, atribuídos à Jihad Salafita e que causaram 45 mortos, entre os quais doze bombistas suicidas.

Nos próximos dias vão chegar a Madrid representantes das polícias e serviços de segurança e informações de vários países da Europa, para debater o terrorismo global.

Entretanto, a polícia basca deteve um magrebino que, em Janeiro, na presença de agentes das forças de segurança da região autónoma, prometeu "encher de cadáveres Atocha e Castellana", segundo fontes do Ministério do Interior citadas pela Cadena Ser.

O detido deverá comparecer perante o juiz Baltasar Garzón, para se perceber se tem alguma relação com os atentados de Madrid.

Os factos que levaram à detenção do suspeito em San Sebastián aconteceram em meados de Janeiro, quando uma patrulha da polícia basca se deslocou a um edifício na cidade basca depois de ter recebido denúncias de alguns vizinhos por causa de tráfico de droga na zona. Os polícias localizaram várias pessoas de origem magrebina, que foram identificadas.

Quando solicitaram os documentos aos suspeitos, um deles enfrentou os agentes, proferindo frases como: "Vamos matar montes de madrilenos" e "Vamos encher de cadáveres Atocha [estação de comboios, um dos alvos dos ataques de 11 de Março] e Castellana [uma das principais avenidas da capital espanhola]". O incidente acabou apenas com a identificação do indivíduo.
Visitante
 

Mas atenção...

por Thomas Hobbes » 16/3/2004 16:34

Já repararam que os alvos da al-qaeda, sempre foram coisas triviais ou impensáveis.

Primeiro a embaixada no Kenya, depois o ataque a edificios de escritórios em NY e o pentágono, agora comboios de passageiros em Espanha.

Até agora nunca houve nenhum ataque em nenhum evento, talvez porque ai as forças de segurança estão mais alerta.

Os ataques foram sempre de manhã, e afectaram sempre pessoas que estavam a caminho dos seus locais de trabalho, completamente despreocupadas.

Possivelmente, estou a tentar arranjar uma lógica onde ela não existe, já que qualquer ataque terrorista é sempre inesperado e o seu objectivo é causar o máximo numero e baixas possível.

Uma coisa é certa, no meu ponto de vista de nada adianta ter cuidado, evitar sitios muito frequentados, etc. etc., já que basta sempre estar no local errado na hora errada para acontecer algo, e isso até nem saindo de casa.

A pior coisa que pode acontecer, é sermos dominados pelo terror.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

por PLPINTO » 16/3/2004 9:16

Ainda ontem no telejornal foi dito por um jornal que recebeu pelo menos duas cartas com ameaças para Portugal, o que foi confirmado pelo sr. ministro Arnaud, que adiantou não haver necessidade de receio devido à confiança das nossas forças de segurança (como se eu confiasse nisso) e logo de seguida o sr ministro Figueiredo Lopes veio desmintir tudo, esquivando-se às perguntas directas do jornalista e continuando a dizer que não existe nada contra Portugal.
Fiquei enojado de ver mentir com tanto despreso pela opinião publica (tál e qual como se tem a mania de dizer a um moribundo que não tenha medo, que vai ficar bom), e o facto de ele não tomar em linha de conta a opinião dos agentes do terreno no que será necessario fazer não augura nada de bom.
Na minha opinião só não sofremos um forte atentado se eles não quiserem! Dificilmente será feito dentro de um estadio pois seram revistados à entrada mas há tantos potenciais sitios...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1356
Registado: 22/5/2003 15:08
Localização: Odivelas / Lisboa

se atacarem

por Visitante » 16/3/2004 2:30

vão ser os politicos que decidiram nos Açores vender gato por lebre, com as tais armas de destruição, foram uns ganânciosos e agora deveriam ser eles a pagar as favas e não os desgraçados dos pobres coitados que sem culpa nenhuma estão sujeitos a levar com a morte em cima. Espero bem que não aconteça nada mas se algo correr mal, eu serei o 1º a ir ter com os politicos portugueses que tomaram essa decisão de avançar para o iraque sem provas.
Visitante
 

euro 2004

por ze rato » 16/3/2004 2:25

O euro 2004 começa a 12-6 portanto nao ha dia 11 pode vir a ser noutro lugar (espero para bem de todos que nao haja nenhum ataque)
ze rato
 

por saxo » 15/3/2004 13:33

A ameaça terrorista é tb uma excelente forma de vender jornais. É sensacionalista, mexe com as pessoas e pode-se dizer o que se quiser (afinal, quem vai desmentir o jornalista? O Bin Laden?). Achoe que agora vão surgir dezenas de notícias deste género. Há que tentar filtrá-las.
saxo
 

por Visitante » 15/3/2004 13:21

Para já um conselho: além dos dias 13 agora tenham cuidado com os dias 11.
Visitante
 

Secreta sueca alerta - EURO 2004 ALVO DA AL-QAEDA

por R » 15/3/2004 1:24

"2004-03-14 01:20:00 Correio da Manhã

O Campeonato da Europa de 2004 é um dos potenciais alvos da al-Qaeda. A organização terrorista que muitos acreditam ser responsável pelos recentes atentados em Madrid, tem outros países na mira, incluindo Portugal.
Segundo os serviços secretos da Suécia, citados ontem pelo diário ‘Aftonbladet’, a segurança no Euro’2004 está ameaçada, já que o evento é apontado como um dos possíveis alvos da organização que tem globalizado o terror.
Contudo, os Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia), em Agosto, lideram a lista negra da al-Qaeda, onde figuram também o casamento real do príncipe das Astúrias, Felipe, com Letizia Ortiz, na capital espanhola, em Maio.
Londres e Paris são igualmente mencionados pela fonte da secreta sueca citada pelo ‘Aftonbladet’ – que reforçou as informações a que teve acesso com dados avançados nos últimos dias pelo ‘New York Times’ e pela BBC. A confirmar-se, o facto de a França ter sido um dos principais opositores à guerra no Iraque – sem o aval da ONU – parece não ter “comovido” os fundamentalistas islâmicos.
Os serviços secretos suecos realçam ainda que a organização de bin Laden opta geralmente por ataques espectaculares, onde possa fazer um grande número de vítimas. E, segundo as previsões, o Euro’2004 contará com mais de um milhão e cem mil espectadores.
Como prevenção, a Sociedade Euro’2004 reuniu de urgência para reavaliar a estratégia de segurança. A Força Aérea tem já ordens para abater os aviões que violem o espaço aéreo e está mesmo a ser ponderado um pedido de ajuda à NATO."

OPINIÃO PESSOAL: Se duvidas haviam, o infeliz sucedido com noestros irmanos, vem demostrar um pouco, qual a lógica da Al-Qaeda e se não vejamos?! Esperaram por três dias antes das eleições para actuarem, claramente demostrando que estaria nas mãos do povo, penalizar o governo que esteve ao lado do Bush. Para bem dos Espanhois, penso que com esta viragem politica, vai tirar Espanha da rota terrorista, uma vez que já penalizaram o PP. Quanto a Portugal, Itália e Inglaterra para bem de todos, espero tal como todos vós, que nada se venha a passar.
Tais atentados são sempre imprevisiveis, mas quanto menos nos expor-mos em locais de grande afluencia de massas, melhor. Longe de mim dramatizar ou preocurar em excessivo todos aqueles que acabam de ler esta opinião, querendo unicamente e após esta assuciasão de factos, que todo o cuidado é pouco pois ninguem está livre de tais barbaridades, quer aqui ou em qualquer outro lugar.

Cumprimentos
R
 


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], LionHeart, OCTAMA e 111 visitantes