Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sérias ameaças terroristas à França

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Os islâmicos unirem-se?

por Thomas Hobbes » 17/3/2004 11:12

Não creio, que isso aconteça, já que dentro o mundo islámico existem enormes divergências.

Os arabes não gostam dos persas, os turcos não gostam dos arabes, etc... etc..., ´so que neste caso os ódios são viscerais, remontando ao tempo das tribos.

Alá, tal como Deus, é apenas uma desculpa para o ódio e para a destruição.

O pior é que 1% de islâmicos, estão atentar despertar ódios que vão afectar os outros 99%.

Vamos esperar que a tempestade passe, e que nehum governo Europeu tome medidas que façam recordar épocas que desejamos esquecer.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

comentário

por jotabil » 17/3/2004 1:28

Caro Moisés


não se pode falar assim de terrorismo....o terrorismo é uma fase da guerra subversiva....e tem uma finalidade...está inserido num contexto....não se rebenta uns explosivos...só para fazer terror....matar por matar....ná....as coisas são caras demais...para apenas se amedrontar...sem um objectivo definido.
Anda tudo no ar...fala-se em terrorismo....do mesmo modo que qualquer um fala em estratégia...quando apenas quer referir uma mera metodologia para a acção......estas coisas têm outra significação. Faz-me lembrar as "visões estratégicas" dos bombeiros em frente das chamas do último verão....que coisa!
Existe terror sem dúvida....mas isso mais nos fará pensar que as coisas são muito mais graves do que pensamos e têm mais profundidade do que aquelas que lhe atribuímos. Não é uma luta religiosa.....o islamismo , uma das três religiões proféticas ...a mais moderna...é uma religião tolerante....por onde passou apenas deixou leveza e cultura e arte....os paradigmas que a enformam...são idênticos...ao judaísmo e cristianismo.....o bem e o mal ..são igualmente definidos pelos dez mandamentos ...em todas elas.....os agarenos apenas acrescentaram...mais espiritualidades...se assim se pode dizer....o corão....dá-lhe um carácter absoluto...mas isso apenas determina a inexistência do poder temporal nos árabes. Alá é tudo......além de alá ....nada mais poder ser considerado. Daí o perigo de os árabes se unirem num todo ...sem pátrias particulares...apenas todos unidos em Alá.
Sim...também foi uma bandeira que os europeus brandiram ...como ameaça..a quem quisesse dominar os árabes. Mas de facto a UNA MUSLIMA....sempre foi uma preocupação.....mas os dias de hoje vão desfazendo o mito. As pessoas são aculturadas.
Não se pode falar assim do terrorismo....como coisa adventícia.....e sem contexto. Como coisa indefinida e vaga....cheia de terror e caótica.....mesmo o caos tem uma ordem...subliminar....derivada....somatória.
Já ouviu falar de realidades fractais e da sua beleza em imagens....é
bem. cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por MozHawk » 17/3/2004 0:10

Por acaso jotabil, não é de descartar essa hipótese igualmente...

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

por MozHawk » 16/3/2004 23:59

O mais dramático disto tudo é que, para além dos atrasados mentais que agoram ameçam em toda a parte do mundo e querem brincar aos terroristas, o(s) próximo(s) ataques também não terão muito provavelmente pré-avisos...

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

comentário

por jotabil » 16/3/2004 23:58

É tudo encenado.......para ocultar.Ficamos todos convencidos que a França está sob ameaça.....óh eras....sim talvez daqui por mais uns tempos.....os do outro lado....também pensam e , à sua maneira retaliarão.
Vamos ver.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

por nunofaustino » 16/3/2004 23:47

Infelizmente este deve ser o cenário nos próximos anos/décadas... não acredito que haja algum conjunto de medidas capazes de eliminar a ameaça do terrorismo... tudo o que há a fazer é a nível de prevenção...

lembro-me claramente das palavras do meu chefe (americano) qdo eu cheguei aos estados unidos

"Se vai haver um ataque terrorista? Claro que sim. Espero não estar lá qdo esse ataque houver, mas vou estar sempre atento a tudo e todos para que, se estiver, conseguir sobreviver..."

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por soeirinho » 16/3/2004 23:39

Ter, 16 Mar - 18h26
França recebe ameaça islâmica ligada a chechenos







Por Gerard Bon

PARIS (Reuters) - A França recebeu ameaças de um possível atentado contra alvos do país por parte de um grupo aparentemente batizado em homenagem a um guerrilheiro checheno, disse na terça-feira o Ministério do Interior.

A carta, enviada a vários jornais, ameaçava "mergulhar a França no terror e remorso e espalhar sangue além de suas fronteiras", segundo Jacques Esperandieu, editor-adjunto do diário Le Parisien, que recebeu uma cópia da carta.

O Ministério do Interior confirmou relatos anteriores do Ministério da Justiça, segundo os quais a ameaça, enviada "em nome dos servos de Alá, o poderoso e sábio", mencionava possíveis ataques na França e contra interesses franceses no exterior.

"Estas são ameaças de tal forma articuladas que estão sendo levadas muito a sério", disse uma fonte judicial à Reuters.

O nome do grupo, Comando Movsar Barayev, é uma aparente referência ao militante checheno que organizou a invasão de um teatro de Moscou, em outubro de 2002, que terminou com 129 mortes. Barayev foi assassinado por forças especiais russas que invadiram o local.

O primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Rafarin, disse que o governo está levando essas ameaças a sério, mas alertou para que a população não entre em pânico.

"Temos que manter a calma, estamos em um país que não pode estar com medo", disse Rafarin ao canal de televisão France 2.

Comentando os atentados da semana passada em Madri, que mataram 201 pessoas, o presidente Jacques Chirac disse na terça-feira que a França não recebeu nenhuma ameaça específica, mas que "não está livre de atos terroristas".

A França, que ao contrário da Espanha se opôs à guerra no Iraque, interpretou os atentados nos trens de Madri como um ataque a todos os países europeus, independentemente de sua posição no conflito.

O apoio que a França atraiu no mundo muçulmano por sua posição contra a guerra evaporou devido à nova lei que proíbe o uso do véu islâmico em escolas públicas.

Resumindo a carta, Esperandieu disse que "eles estão basicamente dizendo: 'Vocês achavam que estavam a salvo por causa da sua posição no Iraque, mas a França não está mais segura desde 10 de fevereiro (a data da aprovação da lei sobre o véu)"'.

Especialistas em segurança dizem que a França também é um alvo em potencial por causa da colaboração com autoridades que combatem militantes islâmicos em suas ex-colônias do norte da África (Argélia, Tunísia e Marrocos).

Vários militantes argelinos atualmente estão presos na França. Na quarta-feira, o governo decidiu levar a julgamento David Courtailler, cidadão francês convertido ao Islã e aparentemente ligado a extremistas. Ele teria encontrado um importante suspeito dos atentados de Madri, Jamal Zougam, durante visita a uma mesquita da capital espanhola.

A proibição do véu em escolas públicas, uma medida com a qual o governo tenta evitar a crescente influência da religião sobre os jovens, provocou duras críticas de Ayman Al-Zawahri, número dois da rede Al Qaeda.

"Este é um novo sinal do ódio cruzado que os ocidentais abrigam contra os muçulmanos ao mesmo tempo em que incentivam a liberdade, a democracia e os direitos humanos", afirmou ele em gravação divulgada no dia 24 de fevereiro pela emissora Al Arabiya.

Stephane Berthomet, ex-oficial da polícia antiterror, disse que nunca ouviu falar do grupo Movsar Barayev. "Temo que essas sejam algumas das pessoas que vão aparecer cada vez mais nos próximos meses. Temos uma avalanche de ameaças."

Berthomet afirmou que a França já elevou suas medidas de precaução para o nível "vermelho," o mais elevado abaixo do "violeta," que prevê medidas de extrema rigidez. "Tudo é possível. Eles podem tanto atacar a torre Eiffel como a embaixada dos Estados Unidos", disse.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por Cochim » 16/3/2004 23:22

Lei de proibição do véu na origem da ameaça à França

A aprovação da lei que proíbe o véu nas escolas francesas é a principal razão apontada pelo o grupo islâmico, autodenominado os Servidores de Alá para ameaçar desencadear ataques terroristas na França e nos seus interesses no estrangeiro, avança a edição on line do jornal Le Monde.



As ameaças foram dirigidas ao primeiro ministro gaulês, Jean-Pierre Raffarin, através de cartas enviadas aos jornais Le Parisien e Le Monde. Uma das missivas, escrita «em nome de Alá misericordioso, da parte dos servidores de Alá, o poderoso e o sábio, aos servidores da República francesa».
A carta é assinada pelo «comando de Mosvar Barayev», um nome conhecido pelas autoridades, já era assim que se chamava o chefe do comando checheno que fez 100 reféns num teatro de Moscovo, em Outubro de 2002. Barayev foi morto durante o assalto das forças de segurança russas às instalações.

«Vamos mergulhar a França no terror e no remorso, e fazer transbordar o sangue para além da vossas fronteiras», pode-se ler na carta. De acordo a missiva, a França estará a ser punida pela sua atitude, considerada hostil ao Islão, tanto a nível nacional como internacional.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=120195
 
Mensagens: 1736
Registado: 4/11/2002 22:08
Localização: Praia Azul / Torres Vedras

por MozHawk » 16/3/2004 23:15

Bem, este fenómeno agora vai encher os noticiários dos próximos tempos. E, como sabemos, muitas situações serão completamente bogus. Tudo o que é tarado sairá para a rua neste momento.

Quanto à França, apenas uma recordação do passado. Em 1994 (tanto quanto me lembro) um grupo de terroristas argelinos tomou de assalto um vôo da Air France que fazia Argel-Paris se não estou errado.

O comandante do avião conseguiu convecê-los a aterrar em Marselha por razões técnicas. Segundo se disse na altura, era objectivo dos terroristas fazer despenhar/explodir o avião por cima de Paris (tão familiar não é?). Bom, o que aconteceu depois foi a intervenção das forças especiais da polícia francesa resultando na eliminação física de todos os terroristas e algumas baixas entre os civis/polícias.

Esta fase também passará.

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Sérias ameaças terroristas à França

por Pata-Hari » 16/3/2004 22:31

Aqui fica o texto...

Escolas, gares, aeroportos, combóios já estão desde há uns dias sob estado de alerta com controles de policia, barragens, etc...

Un mystérieux groupe, "les serviteurs d'Allah", menace la France d'attentats


PARIS, 16 mars (AFP) - Un mystérieux groupe se faisant appeler "Les serviteurs d'Allah le Puissant et le Sage" a menacé mardi la France d'attentats, sur son territoire comme à l'étranger, lui reprochant notamment le vote de la loi interdisant le port du voile à l'école.

Ces menaces sont contenues dans une lettre destinée au Premier ministre Jean-Pierre Raffarin et envoyée à deux quotidiens, Le Parisien et Le Monde.

Le courrier menaçant la France d'attentats "est en cours d'expertise", ont indiqué mardi soir l'entourage de Jacques Chirac et Nicolas Sarkozy.

Le Parquet de Paris a ouvert une enquête.

Raffarin : prendre les menaces "au sérieux"

Jean-Pierre Raffarin a affirmé qu'il "faut prendre" les menaces terroristes "avec sérieux mais surtout qu'il n'y ait pas de panique", mardi soir sur France 2.

"Nous recevons beaucoup de menaces, celle-ci est plus structurée qu'à l'ordinaire", a affirmé le Premier ministre à propos des menaces contenues dans une lettre qui lui est adressée et qui a été reçue mardi matin par deux quotidiens, Le Parisien et Le Monde.

"C'est pour ça que nous la traitons avec sérieux mais il faut garder la sérénité. Nous sommes dans un pays qui ne doit pas avoir peur, nous avons des capacités de sécurité publique renforcées, nous avons mis beaucoup de moyens, des moyens policiers, des moyens de gendarmes, des moyens financiers pour suivre l'ensemble des renseignements qui sont nécessaires", a ajouté M. Raffarin.

"Nous sommes aujourd'hui en situation d'autorité face à ces questions de terrorisme donc il faut les prendre avec sérieux mais surtout qu'il n'y ait pas de panique", a-t-il également affirmé.

"Au nom d'Allah miséricordieux, de la part des serviteurs d'Allah"

La lettre reçue par Le Parisien est rédigée "au nom d'Allah miséricordieux, de la part des serviteurs d'Allah, le puissant et le sage, aux serviteurs de la République française" et signée "Mosvar Barayev commando", a précisé le quotidien.

Ce nom correspond à une lettre près à celui de Movsar Barayev (bien Movsar), chef d'un commando tchétchène indépendantiste qui avait pris en otage 1.000 personnes dans un théâtre de Moscou en octobre 2002. Il avait été tué lors de l'assaut.

Christian de Villeneuve, directeur de la rédaction du Parisien, a déclaré à l'AFP que la lettre "menace la France de représailles suite au vote de la loi contre le port du voile" islamique à l'école.

Le numéro 2 d'Al-Qaïda, Ayman Al-Zawahiri, dans un document sonore qui lui est attribué et diffusé le 24 février, avait estimé que l'interdiction du voile dans les écoles publiques françaises "dénote une fois encore de la rancune des Croisés occidentaux contre les musulmans".

La lettre évoque une possible punition de la France pour son attitude, jugée hostile, à l'égard de l'Islam, aussi bien en matière internationale qu'intérieure et formule des demandes "irréalisables" de changement de la politique française, a-t-on précisé de source proche du dossier.

"En cours d'analyse"

La lettre de deux pages, écrite dans un français "très correct", dactylographiée, adressée par courrier ordinaire, n'emploie pas explicitement le mot "attentat", selon la même source.

Elle a été postée de France après les attentats de Madrid du 11 mars, a-t-on indiqué au parquet, sans préciser sa date exacte d'envoi.

L'affaire a été révélée par la Chancellerie.

"Le Parisien avait décidé de ne pas rendre publique la lettre tant que l'authenticité et la crédibilité n'étaient pas avérées", a précisé M. de Villeneuve.

Le groupe "les serviteurs d'Allah le Puissant et le Sage" est inconnu des services de renseignement français, des recherches plus approfondies se poursuivant cependant, a-t-on précisé de sources proches de l'enquête.

"Il n'y a pas de tampon, ni de citation de sourate et le seul texte accompagnant la lettre de menaces est une simple reproduction de la première page d'une édition du Coran", a-t-on indiqué de sources policières.

Le ministre de l'Intérieur Nicolas Sarkozy a annoncé que ces menaces d'attentats étaient "en cours d'analyse".

De nombreuses lettres sont reçues régulièrement par les services de police mais, vu le contexte actuel, le Parquet a appliqué le principe de précaution, a-t-on dit au Parquet.

Le Premier ministre Jean-Pierre Raffarin a annoncé qu'il recevrait jeudi matin l'ensemble des responsables du Parlement pour une réunion consacrée aux "risques terroristes" en France et aux dispositifs de sécurité du gouvernement.

La lettre de menaces la plus connue en France en matière de terrorisme islamiste avait été adressée à Jacques Chirac fin août 1995, en pleine campagne d'attentats en France. Signée du "groupe islamique armé" (GIA), elle demandait au président de se convertir à l'islam.

bur-fmi/bp/jlb

16/03/04 18:05
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], jjlefty, LionHeart, OCTAMA, Opcard e 251 visitantes