Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Edp explosiva... target 2.50€

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tambem eh util rever os acertos,

por bboniek99 » 16/3/2004 20:52

e, mais do que isso, reler este topico e muito do seu conteudo foi interessante.
bboniek99

A intenção não é vangloriar-me de ter acertado no target,

por bertoluci » 16/3/2004 19:24

além de que não fui o unico a acertar... houve muitos mais que defendiam o target atingido.

Já nem me lembrava deste post, mas ao fazer uma pesquisa história reparei neste post... e na acesa discussão que daqui resultou...

De qualquer das formas como posso eu vangloriar-me por detrás de um nike... era uma constatação e nada mais.

abraços e bons negócios

Registado: 19/11/2003 18:17

por Old Trader » 16/3/2004 19:08

Pronto, lá regressam estes posts em que alguém vem passado não sei quanto tempo puxar um tópico a vangloriar-se de que acertou. Porque é que quando as coisas falham rotundamente o mesmo não acontece?
Vir puxar um post antigo para dizer: "Estão a ver como acertei?" parece-me muito pouco modesto e interessante.
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

por bertoluci. » 16/3/2004 19:02

Recordar que a edp sempre atingiu os 2.50€ em pouco mais de um mês...
Neste momento não está com bom aspecto, e a correcção é mais que obvia, no entanto estou convicto que antes de junho teremos a edp a bater um novo máximo...

Abraços
bertoluci.

por JAS » 3/2/2004 2:31

Jonas Escreveu:Por falar em analise tecnica.
Hoje tentei comprar uns put warrants da EDP à cotação a que estavam(0.14).Não consegui!
O que isto pode quer dizer do ponto de vista da evolução da cotação da EDP?
A minha analise é:
Quem detem os warrants em questão não quererá vende-los a 0.14 porque esta confiante que a EDP vai corrigir mais que um 0.01.E aí podera vende-los por mais.
Obviamente que foram feitos negocios a 0.14,mas não chegou a minha vez.
A quantidade de vendedores a 0.14 não satisfez os compradores a 0.14.Se o espirito dos investidores fosse de confiança na subida(a muito curto prazo)da EDP,teriam havido vendedores suficientes para os compradores.
Isto pode querer dizer alguma coisa sobre o espirito dos investidores em relação à EDP(...)

Jonas, não sei de que put estás a falar mas normalmente num warrant tu só tens o Market Maker em jogo. E ele mete as suas ordens de compra e de venda em função da cotação do activo subjacente.
Se tinhas a tua ordem sobreposta à do MM e não chegou até à tua vez isso não quer dizer que quem os tem quer vender por mais... Pode acontecer que mais ninguém os tenha!
(Na minha opinião não deve haver muita gente com puts da EDP neste momento)

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Ao Sr. visitante

por bertoluci » 3/2/2004 1:15

Até pode ser que exista muitas ordens de compra nesses valores que descreveu.... assim como também podem não existir nenhumas. Investir na bolsa não passa somente antecipar movimentos. Se toda a gente pensa que a edp vai subir e que existe uma grande resistência até aos 2.20€, o mais natural é toda a gente antecipar o movimento e comprar mais abaixo e quando chegar a esses valores não há ninguém para comprar... eu penso assim, mas como é natural pode estar errado...

Abraços

por Visitante » 3/2/2004 1:08

as imensas ordems de entrada compra automáticas na edp serão obviamente acima dos 2,20.
talvez nos 2,21-2,23.
Visitante

há uma coisa que se esqueceram de referir

por Visitante » 3/2/2004 0:59

ainda ninguém referiu,(é verdade que este espaço 2,14-2,20 é "osso" duro de roer)mas devem estar imensas imensas ordens automáticas de compra-entrada na edp.
conforme se poe stops tambem se poem compras.
seria interessante aprofundar a questão.
Visitante

por Visitante » 3/2/2004 0:22

porque ainda não saiu noticia?quando sai?
Visitante

Efeito ENI e AT

por bboniek99 » 3/2/2004 0:10

Quando apliquei o "efeito ENI" na minha AT da EDP, as Bandas de Bollinger afastaram-se em esperregata.

Como interpretar este fenomeno senhores "analistas" ? :P
bboniek99

por Ming » 3/2/2004 0:00

Bom, eu sou especialmente atreito a gralhas... :oops:

Nem é que não saiba escrever, é mais que tenho pouco cuidado com este tipo de textos. A alternativa era perder tanto tempo/esforço com cada texto que quase não teria vontade de participar...
Em qualquer caso reconheço que uma coisa é trocar uma tecla e outra é dar mesmo um completo erro de português.
De qualquer forma, resta-me o consolo de conhecer a diferença entre "vez" e "vês"... Mesmo que depois escreva como se não a conhecesse... :wink:
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Jonas » 3/2/2004 0:00

Por falar em analise tecnica.
Hoje tentei comprar uns put warrants da EDP à cotação a que estavam(0.14).Não consegui!
O que isto pode quer dizer do ponto de vista da evolução da cotação da EDP?
A minha analise é:
Quem detem os warrants em questão não quererá vende-los a 0.14 porque esta confiante que a EDP vai corrigir mais que um 0.01.E aí podera vende-los por mais.
Obviamente que foram feitos negocios a 0.14,mas não chegou a minha vez.
A quantidade de vendedores a 0.14 não satisfez os compradores a 0.14.Se o espirito dos investidores fosse de confiança na subida(a muito curto prazo)da EDP,teriam havido vendedores suficientes para os compradores.
Isto pode querer dizer alguma coisa sobre o espirito dos investidores em relação à EDP(...)

Registado: 3/1/2004 16:16

Percebi-te

por bertoluci » 2/2/2004 23:39

e acho que me entendes....

Pelo que entendi, não podemos/devemos linearizar a análise técnica... devemos considerá-la talvez como informação adicional, mas nunca como responsavel pelo investimento... uma ferramenta indicativa.

Abraço

Re: Não estou a brincar, caro artista...

por JAS » 2/2/2004 23:29

bertoluci Escreveu:Deve-se comprar antes ou depois de quebrada a resistência, e porquê?

Se acreditares que existe uma resistência em determinado valor, e tendo em conta o próprio significado da palavra "resistência", é natural que o título tenha "alguma dificuldade" em passar esse valor.
Portanto a resposta lógica é que deves aguardar que quebre a resistência.

bertoluci Escreveu:Deve-se vender quando o suporte é quebrado em baixa?

Deves calcular que a resposta que daria seria similar à anterior...

bertoluci Escreveu:O que gostava que me podessem esclarecer... como é que utilizam a análise técnica para comprar este ou aquele activo?

Com a AT identificas que existe uma determinada tendência. Resta aproveitá-la...
Costumo simplificar dizendo que aproveitas 50% do negócio pois, com segurança, só entras quando o movimento está perfeitamente definido (não aproveitas os primeiros 25%) e saias após inverter (não sais no máximo e perdes outros 25%).

De qualquer forma parece-me que a tua pergunta era mais concretamente a seguinte:
Deveríamos hoje sair da EDP porque estávamos próximos de uma resistência?
Quanto a mim a resposta é não.
Mas não deverias entras se estivésses de fora.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

gralha de Português! nada habitual no Ming

por Marco » 2/2/2004 23:06

Ming, é só para corrigir a palavra "vez", em vez de vês!
Sei que foi uma gralha, mas apenas referi, pois pessoas como tu e outros que são referência neste fórum e nunca apresentam um erro, pelo que outros poderão dar como válido o que escreveste, não detectando a gralha.

Como vez, não é que não haja ideias sobre os assuntos de fundo.
Acontece é que por vezes não faz sentido "despejar" aquí tudo aquilo que sabemos/pensamos (senão como é que depois vamos bater o mercado e ganhar os nossos tostoeszinhos? :wink:).
E assim perdemo-nos em discussões secundárias...[/quote]
Marco

por bertoluci » 2/2/2004 22:48

Obrigado pela vossa pré-disposição em tentar-me explicar o que é a análise técnica na vossa prespectica...

O meu investimento em Edp resulta simplesmente por considerar o titulo defensivo... e como acho os mercados tremidos, não vi melhor opção... a minha acção de eleição continua a ser a ptm...

Abraços

comentário

por jotabil » 2/2/2004 22:31

Caro Bertoluci

A AT e como a leitura de uma partitura....se admitirmos uma melodia dramática é capaz de haver com mais frequência tons menores....se sonharmos com a primavera....existirão mais tons maiores....é uma análise sobre os sinais que a melodia trás.
Tem fusas e semi fusas...breves e semi breves....compassos e tudo.....é preciso entender, também, o ritmo.
A chamada dança da velas japonesas.
Se acertarmos com tudo...somos capazes de ficar satisfeitos...comedidamente.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por vvv » 2/2/2004 22:01

Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

por MarcoAntonio » 2/2/2004 21:54

bertoluci Escreveu:Atenção que não sou contra quem usa a análise técnica... Agora, na minha opinião acho muito dificil alguem bater o mercado a guiar-se pela análise tecnica...

Esta questão é algo abstracta, pois depende do que entende por bater o mercado.

Se prentende significar bater o índice (PSI20, por exemplo), é possível bater largamente o mercado com base na AT. E digo-lho por experiência própria...

bertoluci Escreveu:Reparem nesta situação real, estou investido em Edp desde sexta-feira passada... hoje, no entanto a análise técnica diz que a cotação bateu numa resistência muito forte.... Ora, seguindo a análise técnica, a lógica era vender as acções ao preço da resistência... Eu pergunto, quantos companheiros investidos em edps aqui do forum venderam as acções na resistência? Ou, então quem é que vendeu as acções na resistência... alguém mal informado?

Continua a elaborar no mesmo erro. A AT não é uma «coisa rígida» que diz 'compra' ou 'vende' e muito menos que o diz igual a toda a gente. Certamente que hoje houve quem comprou EDP com base em motivos técnicos e houve quem vendeu com base em motivos técnicos (e muitos mais houve que negociaram a EDP não seguindo qualquer critério técnico).

Sobre o que fazer hoje com a EDP, bem, não sou daytrader... Detenho EDP há vários meses, comprei por motivos exclusivamente técnicos e hoje não fiz absolutamente nada. Foi mais uma sessão como as que tem tido nesta zona sem nada de absolutamente novo...

Porque havería hoje de fazer algum movimento?

A AT não é uma estratégia de investimento, continua a fazer diversas confusões no que à AT diz respeito. Com base na AT podem definir-se diversas estratégias e podemos ter simultaneamente dois analistas, um a comprar e outro a vender, com base em criterios tecnicos.

Se hoje testamos uma resistência é de vender se a estratégia do investidor passar por aí ou se ele entender que não vai ser quebrada. Não é para vender se a estratégia não passar por aí ou se ele entender que a resistência vai ser quebrada...

Não é possível responder muito mais exaustivamente num simples post às questões que colocou pois são tão vagas e para lhes responder com exactidão teríamos de saber muito mais sobre o activo, sobre as condições como testou a resistência e sobre a estratégia que o investidor está a seguir, sobre o seu perfil de risco, etc.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por vvv » 2/2/2004 21:37

Calma pessoal, tudo irritado, calma.
EU vvv penso que a AT tem funcionado muito bem na EDP, aliás não percebo porque a preocupação pois comportamento de hoje(não interessante para quem comprou a 2,16)em nada altera a AT, aliás ALIVIA os indicadores o que pode ser bom para ter folego para saltar esta barreira(a que se acredita acontecer brevemente)
Já estariamos milionários se bolsa fizesse o que a gente quer, mas somos muitos e por isso as cotações podem não ir de encontro do que desejamos.Morto que passe os FAMOSOS 2,20€ estamos todos.
Há varias maneiras de ver as coisas,
Permitam-me esta comparação:
a AT está para o investidor como o instrumentos do tablier de um carro estão para o condutor,
penso que seria importante aprendermos com o que se passou hoje(embora tudo indique que só dará subida o mercado tem destas coias, solução é estar-se prevenido para reforçar quando há recuo de activo que está ascendente-bull)
a AF a AT são importantes para orientação.

abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

por bertoluci » 2/2/2004 21:35

Atenção que não sou contra quem usa a análise técnica... Agora, na minha opinião acho muito dificil alguem bater o mercado a guiar-se pela análise tecnica...

Reparem nesta situação real, estou investido em Edp desde sexta-feira passada... hoje, no entanto a análise técnica diz que a cotação bateu numa resistência muito forte.... Ora, seguindo a análise técnica, a lógica era vender as acções ao preço da resistência... Eu pergunto, quantos companheiros investidos em edps aqui do forum venderam as acções na resistência? Ou, então quem é que vendeu as acções na resistência... alguém mal informado?

Abraços

Não estou a brincar, caro artista...

por bertoluci » 2/2/2004 21:02

Várias coisas que não entendo:

Deve-se comprar antes ou depois de quebrada a resistência, e porquê?

Deve-se vender quando o suporte é quebrado em baixa?

O que gostava que me podessem esclarecer... como é que utilizam a análise técnica para comprar este ou aquele activo?

Abraços

Bertoluci...

por artista_ » 2/2/2004 20:32

Ainda não percebi se estás com essa conversa porque pretendes aprender alguma coisa ou se é mesmo só para chatear?!!! mas aprender acho não vais conseguir simplesmente porque não leste a "Apologia de Sócrates"...

é que a falta de conteúdo do que dizes é tão gritante que eu me custa a perceber como é que te posso esclarecer...

Algumas coisas do que dizes são mais ou menos verdade... é mais ou menos verdade que uma resistência existe porque a cotação anteriormente a justificou/formou mas é isso mesmo que a AT faz analisa as probabilidades de evolução da cotação de um determinado activo em função do seu histórico...

Também é verdade que hoje existiu um suporte nos 2.12 (ás vezes até parece que estás a aprender alguma coisa) mas um suporte diário serve quanto muito para daytraders porque amanhã esse suporte provavelmente já deixará de fazer sentido (quer a cotação suba quer desça)

Agora um suporte que tem funcionado como "barreira" à subida de um título num espaço de 7 meses (caso da EDP) é óbvio que é bastante importante a médio/longo prazo!

isto é complicado???

Registado: 17/3/2003 22:51

comentário

por jotabil » 2/2/2004 19:58

Caro triunviratista

Olha que te meteste aí num molho de bróculos....isso é como explicar o cálculo do valor marginal de uma grandeza económica a um curso de direito...abstrair até à tangente de alfa....quando X tende para zero....óh eras.
Coisas.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Re: O que penso da análise técnica

por MarcoAntonio » 2/2/2004 18:50

bertoluci Escreveu:Ninguém sabe onde é uma resistência ou um suporte antes de o ser...

Isso não é bem verdade. É óbvio que o sentido de suporte/resistência só se reforça e ganha consistencia assim que se verifica. É obvio...

No entanto, é possível prever com elevado grau de acerto, o ponto onde será provável encontrar níveis de suporte/resistência. Nuns casos mais óbvios, noutros menos óbvios.

Por exemplo, talvez não se recorde ou talvez não nos acompanhasse na altura, mas na quebra dos 1.75/1.80 eu apontei precisamente este nível como o grande target da EDP. E ela atingiu-o e desde então tem sido uma barreira óbvia (é claro que não é eterna e como é sabido a minha opinião é a de que a irá quebrar, como tal estou moderadamente bullish e quando (se) isso se verificar o meu sentimento será ainda mais forte).
E como cito este exemplo da EDP, podería citar de muitos outros como SON, BPI, PTM, PTC, SNC, BCP e etc onde tenho acertado em targets e resistencias antes delas se verificarem. Obviamente também há falhanços, mas até têm sido bem raros...

Em relação aos valores que refere, eu não vejo nem considero suportes/resistencias ao tick. Torna-se um pouco absurdo e quando damos por ela todo o tick é uma resistência ou um suporte. Obviamente que quando falamos de suportes/resistencia são os «valores chave», os valores mais importantes. Porque fora esses a cotação toca em muitos valores mas que não chegam a ter força nem relevância suficiente para os considerarmos suporte ou resistência.

Em relação à zona que temos pela frente, volto a frizar, no meu caso pessoal (e não é o unico) estou a considerar toda a zona 2.14-2.21 como zona de resistencia. Se ela vai a 2.16 ou a 2.17 é indiferente porque estamos perante uma zona de resistência de grande importancia e de um plano temporal bastante alargado (nestes casos é vulgar, e compreensível, a resistência não funcionar como um valor fixo mas como uma gama de valores).

E estas questões têm sempre a ver com o plano temporal em análise. Porque num plano de curto/médio-prazo não faz sentido falar dos 2.12 como valor de suporte, porque este valor não tem qualquer relevância técnica nessa escala temporal. Em termos intradíarios (curtíssimo-prazo) sim, podemos dizer que funcionou como suporte. No entanto, para a minha análise, esse valor não tem qualquer relevância...

Sendo muito sincero e frontal (e espero que não me leve a mal o comentário), as suas críticas derivam de não ter compreendido correctamente o que é a AT e de não estar familiarizado com os conceitos e com os contextos. O que é natural... Tanto mais que não é obrigado a sentir-se atraído ou interessado pela AT.

No entanto, devo dizer que as críticas que tem estado a fazer não têm fundamento e não colocam em causa a AT...

Simplesmente porque a AT não é exactamente aquilo que está a pensar que ela é.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], LionHeart, OCTAMA e 146 visitantes